Emagrecimento. Gerenciamento de peso de forma natural.

A busca pelos medicamentos fitoterápicos visando ao emagrecimento vem aumentando bastante. A ideia de um tratamento natural, sendo uma terapia não agressiva e de fácil acesso, desperta o interesse de prescritores e pacientes.

Os fitoterápicos utilizados para emagrecimento agem no organismo como moderadores de apetite ou aceleradores de metabolismo, promovendo redução da ingestão alimentar, diminuindo os níveis séricos de colesterol, além de ação antioxidante, diurética e lipolítica ou, ainda, inibindo a absorção de gorduras e carboidratos.

A Essentia Pharma apresenta neste material um compilado dos principais ativos emagrecedores disponíveis atualmente, que podem ser manipulados de forma isolada ou associados entre si.

Akkermancia muciniphila Biomamps

Novo

Fragmento ativo de cepa Akkermansia muciniphila

Conhecida como uma bactéria mucolítica muito importante para a integridade da mucosa intestinal, Akkermansia muciniphila é encontrada em abundância nos indivíduos saudáveis. Entretanto, sua produção diminui naturalmente com o passar dos anos, além de estar em menor concentração nos pacientes que sofrem inflamações intestinais, obesidade e diabetes do tipo II.

A baixa quantidade dessa espécie no intestino pode indicar uma camada de muco fina, resultando em uma função enfraquecida da barreira intestinal e possibilitando o aumento da translocação de toxinas bacterianas.

Seu mecanismo de ação consiste em reduzir a permeabilidade intestinal e equilibrar a microbiota, aumentando a imunidade do intestino, assim como a redução da endotoxemia metabólica e a regulação do metabolismo da glicose e dos lipídios, auxiliando nos tratamentos da obesidade e síndrome metabólica.

Sugestão posológica

25mg a 100mg ao dia.

Formas farmacêuticas

Black Tea (20% teaflavinas)

Novo

O black tea extract, com padronização de 20% do polifenol teaflavina, tem ação demonstrada em estudos na inibição da absorção da gordura dos alimentos pelo organismo. Além de auxiliar no emagrecimento, ele atua na prevenção de doenças cardiovasculares pela redução do colesterol LDL, da pressão arterial e da glicose.Também possui atividade antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena.

Sugestão posológica

100mg a 350mg ao dia.

Formas farmacêuticas

Clock®

Novo

Combinação de Rosmarinus officinalis e Hemerocallis fulva com padronização em ácido ursólico. Sua atuação consiste em estimular a produção do hormônio irisina, o que, consequentemente, aumenta a expressão da proteína UCP-1, também conhecida como termogenina.

Essa proteína está relacionada ao efeito browning (transformação do tecido adiposo branco em tecido adiposo bege), o que promove a produção de energia pelos ácidos graxos, que é dissipada em forma de calor e não armazenada como gordura. Esse mecanismo de ação promove a termogênese e gasto energético, contribuindo para o gerenciamento do peso.

Sugestão posológica

500 a 1000mg ao dia quando isolado.
500mg ao dia quando associado
a outros ativos.

Formas farmacêuticas

Metabolaid®

Novo

Fitoterápico padronizado em 3% antocianidinas e 15% verbacosídeos, a partir da associação de Hibisco sabdariffa e Lippia citriodora. Esse fitocomplexo atua no emagrecimento através do estímulo da saciedade pelo aumento de GLP-1, além de impulsionar o gasto energético através do efeito browning, que transforma tecido adiposo branco em bege. Este tecido possui alto número de mitocôndrias que utilizam a energia dos ácidos graxos para gerar calor.

Sugestão posológica

500mg ao dia 30 minutos antes
do café da manhã, ou fracionado
em 2 vezes ao dia.

Formas farmacêuticas

MetaBody

Novo

Extrato seco padronizado em 4 % antocianinas, obtido através da casca da jabuticaba (Myrciaria jaboticaba). Sua principal indicação é para o manejo do peso corporal e controle de glicemia e insulinemia em indivíduos saudáveis, pré-diabeticos e intolerantes ou resistentes à glicose.

Além disso, possui vasta literatura científica comprovando seus benefícios quanto ao controle dos níveis de colesterol total e triglicérides, aumento do HDL colesterol, redução do estresse oxidativo, diminuição no acúmulo de gordura e infiltrados inflamatórios no fígado.

Sugestão posológica

1g ao dia ou fracionado em 2 vezes
ao dia antes das principais refeições,
quando administrado de maneira isolada.
500mg ao dia, quando associado
a outros ativos.

Formas farmacêuticas

Fourslim

Novo

Blend de extratos de folhas de Alchemilla vulgaris L., Olea europaea L., Mentha piperita/longifolia L. e sementes de cominho (Cuminum cyminum L.), utilizado como alternativa terapêutica segura e eficaz no tratamento da obesidade. Dentre os principais compostos fenólicos de Fourslim, estão presentes a oleuropeína, o ácido rosmarínico, a miquelianina e o ácido p-cumárico. Essa rica composição de compostos fenólicos, potencializa seus efeitos no gerenciamento do peso de forma natural, de acordo com estudos clínicos.

Sugestão posológica

150mg 3 vezes ao dia, 30 minutos antes das refeições.

Formas farmacêuticas

MitBurn®

Novo

Ativo obtido das oliveiras orgânicas, composto por ácido oleanólico, oleuropeína e polifenóis. Exerce atividade termogênica, oxidante nos ácidos graxos e contribui para a lipólise, devido ao estímulo da biogênese mitocondrial, o qual acontece através da ativação de TGR5 e aumento de UCP-1.

MitBurn® atua na redução da quantidade de gordura corporal, principalmente nas regiões como flancos, abdômen e quadris. Além disso, possui atividade antioxidante, antidiabética, hepatoprotetora e antiobesidade, melhorando a tolerância à glicose.

Sugestão posológica

Uso interno: 50mg a 100mg
Uso externo: 0,5% a 2,0%

Formas farmacêuticas

DNF-10

Novo

Composto por uma seleção específica de peptídeos, que possui ação nos mecanismos reguladores da fome e saciedade, promovendo o controle da ingestão alimentar.

Suas propriedades são benéficas para a perda de peso, podendo ser usado para prevenir o ganho ou reduzir o peso corporal, especialmente o acúmulo de gordura abdominal. Além disso, é recomendado como um suplemento alimentar antiobesidade, dentro da classe de ingredientes sacietógenos.

Sugestão posológica

500mg ao dia antes da refeição principal.

Formas farmacêuticas

CalReduct®


Produto à base de fibra vegetal que absorve a gordura da alimentação. CalReduct® liga-se e reveste as gotículas de gordura, tornando-as resistentes à digestão e menos suscetíveis de serem absorvidas. Esse complexo formado pelo CalReduct® e a gordura passa pelo aparelho digestivo e é eliminado como resíduo, possibilitando uma redução calórica de até 500kcal ao dia, proporcionando um emagrecimento seguro e saudável.

Sugestão posológica

2g com as principais refeições.

Formas farmacêuticas

Meratrim®


É um composto que associa os fitoterápicos Sphaeranthus indicus e Garcinia mangostana, desenvolvido especialmente para o manejo do emagrecimento. Entre seus vários mecanismos de ação destacam-se:

  • redução da expressão de PPARγ, inibindo a formação de novas células de gordura;
  • redução da expressão da proteína ADRP, diminuindo o acúmulo de gordura e a produção de adipócitos;
  • redução da expressão de CD36, receptor que facilita a absorção de ácidos graxos pelos adipócitos;
  • aumento dos níveis de adiponectina, hormônio que ajuda na quebra de gordura;
  • redução da expressão de perilipina, proteína que recobre as partículas de gordura, impedindo que sejam degradadas.

Sugestão posológica

400mg, 2 vezes ao dia, meia hora
antes do almoço e do jantar.
Quando associado, pode-se reduzir a dose.

Formas farmacêuticas

Drenow C®


Fitoativo exclusivo de tripla padronização: 10% de betalaínas, 0,06% de indicaxantina e 30% de vitamina C. Atua na redução da retenção de líquidos e tem atividade anti-inflamatória e antioxidante. É indicado no tratamento de desordens estéticas como a celulite, dos edemas característicos da tensão pré-menstrual e de outras doenças, como a hipertensão arterial.

Sugestão posológica

500mg, 2 vezes ao dia.

Formas farmacêuticas

Laranja vermelha moro


Extrato seco obtido a partir do seu suco, que possui uma ação exclusiva que não acontece com outras variedades da Citrus sinensis. Contribui para uma redução acentuada no tamanho dos adipócitos pela diminuição do acúmulo de lipídios e aumento da sensibilidade à insulina. Contribui também para o controle da expressão da proteína transportadora de ácidos graxos, envolvidos na captação de lipídios pelos adipócitos. Auxilia no gerenciamento do peso e na redução da resistência à insulina, dos triglicerídeos e colesterol total pela diminuição da HMG-CoA redutase.

Sugestão posológica

400mg a 500mg ao dia. Quando
associado, pode-se reduzir a dose.

Formas farmacêuticas

Crocus sativus (Extrato padronizado com 0,3% safranal)


Erva mediterrânea conhecida como saffron, muito utilizada na culinária. Suas propriedades benéficas à saúde estão principalmente atribuídas ao crocin, um carotenoide hidrossolúvel com alto teor de glicosil e capacidade antioxidante, que torna a cor do estigma amarelo brilhante. Atua como um inibidor da recaptação de serotonina – neurotransmissor que influencia na saciedade, apetite, humor, compulsão e ansiedade.

Sugestão posológica

30 a 200mg ao dia.

Formas farmacêuticas

Citrus Aurantium (6% de Sinefrina)


Extrato rico em sinefrina, um alcaloide de ação adrenérgica que estimula a transformação de gorduras em energia. Promove a perda de peso, o aumento da performance física, o gasto calórico e a lipólise.

Sugestão posológica

200 a 600mg, duas vezes ao dia.

Formas farmacêuticas

Fucoxantin 10%


(Extrato de Laminaria japonica com fucoxantina mín. de 10%).
A Laminaria japonica é uma alga marrom rica em Fucoxantina, responsável pelo pigmento marrom característico. A Fucoxantina aumenta os níveis da proteína termogenina, que é responsável pelo processo da termogênese no organismo. Essa proteína estimula a oxidação e a conversão de gordura em energia.

Sugestão posológica

150 a 300mg ao dia.

Formas farmacêuticas

Paradoxine


Extrato de Aframomum melegueta padronizado em 6-paradol, estudado por seus efeitos sobre a obesidade. Aumenta a termogênese e reduz a gordura abdominal por aumentar a atividade do tecido adiposo marrom e a queima de calorias. Além disso, evidências demonstram ação preventiva do diabetes tipo II e aumento nos níveis de testosterona em homens.

Sugestão posológica

40mg, de 1 a 3x ao dia,
preferencialmente após as refeições.

Formas farmacêuticas

Green Coffee Extract (50% de ácido clorogênico)


Coffea robusta é uma espécie de café originário da África Ocidental, rico em ácido clorogênico, éster polifenólico do ácido cafeico. O ácido possui ação sobre o metabolismo da glicose e lipídios, elevado potencial antioxidante, além de influenciar o humor e o sono. Ele apresenta também ação inibitória de absorção de açúcares no intestino, controlando os níveis plasmáticos de glicose. Além disso, atua estimulando a atividade de enzimas hepáticas responsáveis pela oxidação dos lipídios no fígado, auxiliando na queima de gordura.

Sugestão posológica

250mg a 500mg, 1 a 2 vezes ao dia,
20 minutos antes das principais
refeições.

Formas farmacêuticas

Adipogen


Extraído das folhas de Piper betle e das sementes de Dolichos biflorus, é capaz de atuar no gerenciamento de peso de maneira eficaz, reduzindo o acúmulo excessivo de gordura, estimulando a lipólise e controlando o apetite. Apresenta uma potente ação antiadipogênica, inibindo o processo de diferenciação de pré-adipócitos em adipócitos maduros e, consequentemente, o acúmulo excessivo de gordura. Além disso, estimula a lipólise e a metabolização da gordura nos adipócitos maduros. Atua também reduzindo os níveis séricos de grelina, hormônio responsável pela fome, e aumentando os níveis de adiponectina, hormônio relacionado com o catabolismo de ácidos graxos e controle da glicemia.

Sugestão posológica

900mg ao dia, se administrado de
forma isolada, dividido em 3 vezes
ao dia, preferencialmente 30
minutos antes do café da manhã,
almoço e jantar.

Formas farmacêuticas

Diglothin


É um extrato dos frutos de Dichrostachys glomerata padronizado em 10% de polifenóis que ajudam a proporcionar um gerenciamento de peso e controle metabólico. Os polifenóis ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina, permitindo que mais glicose sérica seja transportada para os músculos na geração de energia e menos seja captado e convertido pelas células de gordura. Ele ainda ajuda a fornecer proteção antioxidante para melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo o estresse oxidativo responsável pela geração de placas ateroscleróticas e a geração de eventos cardiovasculares deletérios. Quando associado, pode-se reduzir a dose.

Sugestão posológica

200mg, duas vezes ao dia, se
utilizado de forma isolada.

Formas farmacêuticas

Irvingia Gabonensis


(Extrato padronizado com 85% de mangiferina)
É um extrato de um tipo específico de manga que pode ser uma ferramenta útil para o controle da obesidade, hiperlipidemia, resistência à insulina e suas comorbidades. Resultados de estudos sugeriram que os efeitos benéficos da Irvingia gabonensis não são causados apenas pelo seu alto conteúdo de fibras. Um dos seus possíveis mecanismos é a inibição da adipogênese pela regulação para baixo do PPAR-gama, um fator de transcrição que participa da regulação do metabolismo de lipídios e açúcares. Há também referências às alterações nos níveis de adiponectina e leptina em pacientes recebendo Irvingia gabonensis.

Sugestão posológica

150mg a 300mg, 2 vezes ao dia, antes
das principais refeições.

Formas farmacêuticas

Slimcarb®


Extrato com dupla padronização em 20% de Saponinas triterpenoides e 1% de mangiferin, utilizado no tratamento da obesidade e da síndrome metabólica. Os efeitos de SlimCarb® na inibição da absorção de carboidratos e redução da glicemia estão relacionados ao bloqueio das enzimas alfa-amilase e alfaglicosidase, reduzindo a digestão de amido e a absorção de glicose. Utilizar com cautela em indivíduos que já fazem o uso de outros hipoglicemiantes. Quando associado, pode-se reduzir a dose.

Sugestão posológica

Tomar uma cápsula de 200mg, duas
vezes ao dia, antes das principais
refeições.

Formas farmacêuticas

Zembrin®


Ativo inovador, patenteado, composto pelo extrato padronizado de Sceletium tortuosum, possui benefícios apoiados por validação científica clínica, com dados clínicos formais de segurança humana, in vivo e in vitro. Com mais de 300 anos de uso histórico publicado, Zembrin® oferece benefícios significativos na melhora do humor e bem-estar, melhora da ansiedade e aumento da função cognitiva em pessoas saudáveis que sofrem de transtorno alimentar, ansiedade, tensão e TPM.

Sugestão posológica

8mg a 25mg, 1 vez ao dia.

Formas farmacêuticas

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação para consumidores, no termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Fórmula com Akkermansia muciniphila Biomamps

Composto que auxilia no restabelecimento da microbiota saudável, auxiliando no tratamento da obesidade e síndrome metabólica.

  • Akkermansia muciniphila Biomamps 25mg

Sugestão posológica:
Tomar uma dose ao dia.

Fórmula Bloqueadora de Absorção de Gorduras com Fibras e Fitoterápicos

Ativos que atuam na inibição da absorção da gordura ingerida na alimentação, auxiliando na diminuição de calorias e, consequentemente, no processo de emagrecimento. Seu uso é recomendado junto a refeições com aporte de gorduras.

  • Cassiolamina 200mg
  • Black tea (20% teaflavinas) 100mg
  • Calreduct 1000mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose 2 vezes ao dia, antes das principais refeições.

Fórmula Termogênica com MitBurn®

Associação de ativos estimulantes, para redução de gordura corporal, especialmente nas regiões dos flancos, abdômen e quadris, pela presença do MitBurn®.
Esse ativo possui mecanismos específicos e inovadores através do aumento da biogênese mitocondrial, proporcionando atividade termogênica, oxidante nos ácidos graxos e contribuindo para a lipólise.

  • MitBurn® 50mg
  • Ginger (5% gingerols) 100mg
  • Green tea (75% catequinas) 200mg
  • Citrus aurantium (6% sinefrina) 250mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose ao dia, após o café da manhã ou antes do treino.

Fórmula Termogênica com efeito Browning

Composição que estimula a termogênese e o gasto energético, auxiliando o processo de queima de gordura. O Clock® promove a transformação de tecido adiposo branco em bege (efeito browning), através do aumento de irisina, a qual estimula o uso de energia dos ácidos graxos para produção de calor.

  • Clock® 500mg
  • Green tea (75% catequinas) 200mg
  • Green coffee (50% ácido clorogênico) 200mg
  • Citrus aurantium (6% sinefrina) 250mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose ao dia.

Fórmula para Saciedade com DNF-10

O ativo DNF-10 é composto por uma associação de peptídeos que atuam na regulação da grelina, leptina e outros mediadores da saciedade e do apetite. Dessa forma, auxiliam no controle da ingestão alimentar, contribuindo para a redução de peso, especialmente o acúmulo de gordura abdominal.

  • DNF-10 500mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose antes da refeição principal.

Fórmula para Saciedade e Termogênica

Através do estímulo da saciedade pelo aumento de GLP-1, Metabolaid® atua no emagrecimento, auxiliando no gasto energético pelo efeito browning. A laranja vermelho moro atua na redução de adipócitos, na redução da resistência à insulina, dos triglicerídeos e colesterol total.

  • Metabolaid® 250mg
  • Laranja vermelho moro 200mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose 2 vezes ao dia, antes das principais refeições.

Calreduct® – Bloqueio na absorção de gorduras

CalReduct® é a fibra alfaciclodextrina que se liga e reveste as gotículas de gordura, tornando-as resistentes à digestão e, assim, menos suscetíveis de serem absorvidas. Pode ser utilizado por hipertensos. Não provoca efeitos intestinais indesejáveis como os bloqueadores de enzimas digestivas.

  • CalReduct® 500mg

Comprimido mastigável.

Sugestão posológica:
Mastigar 4 comprimidos antes das principais refeições.
120 comprimidos mastigáveis.

Fórmula bloqueadora de absorção de carboidratos e gorduras

Fórmula que atua inibindo a absorção de carboidratos e gorduras da alimentação por bloqueio enzimático com fitoterápicos e medicamentos associados.

  • Casiolamina (8% de flavonoides) 150mg
  • Fabenol® 200mg
  • Orlistate 50mg
  • Acarbose 25mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose antes das principais refeições.
ATENÇÃO: pode provocar fezes amolecidas.
60 doses em cápsulas.

Fórmula para fome relacionada à ansiedade

Para os pacientes ansiosos, a elevação de alguns neurotransmissores como serotonina, dopamina e gaba podem reduzir a ansiedade e, por consequência, a vontade de beliscar e a compulsão alimentar, além de melhorar a sensação de bem-estar.

  • Crocus sativus (0,3% de safranal) 70mg
  • L-teanina 50mg
  • 5-Hidroxitriptofano 50mg
  • L-glicina 200mg
  • L-taurina 150mg
  • Gaba 150mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose, 2 vezes ao dia.
60 doses em cápsulas.

Fórmula para modulação lipolítica

Este blend de ativos, além do benefício principal de queima de gordura e consequente emagrecimento, traz como benefícios também a ação antioxidante, estímulo da lipólise, inibição da lipogênese e aumento da sensibilidade à insulina.

  • Laranja vermelha moro 200mg
  • Fucoxantin (extrato padronizado em 10%) 100mg
  • Green tea (95% de polifenóis) 250mg
  • Cafeína 50mg
  • L-carnitina 100mg
  • Picolinato de cromo 100mcg
  • Adipogen 300mg
  • Diglothin 200mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose ao dia.
30 doses em cápsulas.

Fitoterápico termogênico e aumento de foco

Alia os benefícios da suplementação natural dos fitoterápicos, estimulando a termogênese e disposição, favorecendo o equilíbrio metabólico saudável.

  • BioPerine 15mg
  • Teacrina 50mg
  • Green coffe (50% de ácido clorogênico) 100mg
  • Gengibre tailandês 100mg
  • Cafeína 50mg
  • Naringenina 50mg
  • Paradoxine 40mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose pela manhã.
30 doses em cápsulas.

Fórmula diurética e anticelulite

Extratos de plantas que atuam em sinergia na redução de medidas através do efeito diurético e na diminuição da retenção hídrica.

  • Drenow C 250mg
  • Cavalinha (extrato seco) 200mg
  • Centella asiatica (extrato seco) 200mg
  • Hibiscus (extrato seco) 200mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose 2x ao dia.
60 doses em cápsulas.

Fórmula Mega Lactobacillus Para Emagrecimento

O processo de disbiose (rompimento do equilíbrio entre microbiota intestinal e hospedeiro) tem sido associado à obesidade. Sendo assim, fórmulas com probióticos estão sendo utilizadas por sua ação comprovada na obesidade e no metabolismo de gorduras e carboidratos.

  • Lactobacillus bulgaricus 1 x 109 UFC
  • Lactobacillus gasseri 1 x 109 UFC
  • Lactobacillus paracasei 1 x 109 UFC
  • Lactobacillus plantarum 1 x 109 UFC
  • Lactobacillus helveticus 1 x 109 UFC
  • Lactobacillus rhamnosus 1 x 109 UFC
  • Lactobacillus curvatus 1 x 109 UFC
  • Bifidobacterium lactis 1 x 109 UFC
  • Bifidobacterium longum 1 x 109 UFC
  • Bifidobacterium animalis 1 x 109 UFC
  • Saccharomyces boulardii 100mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose ao dia.
30 doses em cápsulas.

Fórmula redutora da compulsão alimentar

Fórmula composta por Zembrin (Sceletium tortuosum) que visa reduzir a compulsão alimentar através da melhora da ansiedade, humor e bem-estar.

  • Zembrim® 8mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose ao dia.
30 doses em cápsulas.

Fórmula Emagrecedora com Metabody

Combinação da ativos que agem no emagrecimento e redução de medidas na região abdominal. Beneficia também o controle dos níveis de colesterol total e triglicérides, assim como o aumento do HDL colesterol, redução do estresse oxidativo, diminuição no acúmulo de gordura e infiltrados inflamatórios no fígado.

  • Metabody 500mg
  • Hibiscus extrato seco 300mg
  • Laranja vermelho moro 200mg

Sugestão posológica:
Tomar uma dose ao dia.

Goma

Sachê

Cápsula

Xarope

Pastilhas

Chocolate

Filme orodispersível

Comprimido mastigável

Calda de Chocolate

Spray sublingual

Creme

Loções