Síndrome Metabólica

Novas possibilidades de tratamento

O que é a Síndrome Metabólica?

Síndrome metabólica é um grupo de condições clínicas relacionadas à obesidade, gordura abdominal, hipertensão arterial, resistência à insulina, dislipidemia e estado pró-inflamatório. Em conjunto, elas levam ao aumento do risco de doenças cardiovasculares e diabetes. Essas condições clínicas se originam de um desequilíbrio entre uso e armazenamento de energia no corpo, que está relacionado principalmente a um estilo de vida sedentário, com altos níveis de estresse, dieta inadequada e fatores genéticos, o que impacta diretamente na qualidade de vida e longevidade saudável.

Como tratar?

Uma das intervenções mais efetivas para combater os efeitos da síndrome metabólica, demonstrada por estudos, é a mudança do estilo de vida. Em alguns casos, outros tratamentos podem ser considerados para agir em cada fator de risco separadamente ou visando múltiplos alvos simultaneamente.

Atualmente, substâncias com atividade probiótica, que possuem ação na regulação da microbiota intestinal, e os fitoquímicos têm ganhado a atenção no tratamento da síndrome metabólica. Seus principais benefícios são os efeitos preventivos e terapêuticos, a segurança em seu uso e a possível diminuição de efeitos colaterais, em comparação a outros medicamentos.

Conheça alguns ativos indicados para combater os efeitos da síndrome metabólica.

Miricetina

A miricetina é um flavonoide encontrado naturalmente em diversas frutas e vegetais, e tem demonstrado seu grande potencial terapêutico em diversas condições clínicas, entre elas na síndrome metabólica. Através da redução da glicemia, esse fitoativo atua na diabetes mellitus (tipo 2), ajudando em problemas decorrentes dessa condição, como na neuropatia periférica diabética (NPD). Além disso, apresenta benefícios para a proteção cardiovascular, redução de triglicerídeos hepáticos, teores de colesterol, estresse oxidativo e gerenciamento de peso.

Sugestão posológica: 50 a 100mg ao dia.

Metta Biotic

Metta Biotic é um blend composto por 10 cepas probióticas com ação comprovada em estudos para auxílio no tratamento da obesidade e síndrome metabólica. Sua ação envolve a redução da disbiose, inflamação e permeabilidade intestinal (leaky gut). Além disso, estimula a saciedade, reduz a compulsão alimentar através da diminuição da ansiedade e melhora a inflamação relacionada à obesidade, contribuindo também na redução da resistência insulínica, do colesterol, do peso e das medidas corporais.

Sugestão posológica:100mg, 2 vezes ao dia.

Berberina

Extrato fonde de berberina HCl, um alcalóide que atua na ativação da AMPK – enzima envolvida na regulação da homeostase energética das células, provocando uma série de reações biológicas que contribuem para a prevenção e tratamento da diabetes, hipercolesterolemia, doenças cardiovasculares e obesidade. Além disso, estudos demonstraram seu efeito na microbiota intestinal, reduzindo o processo inflamatório, a formação de biofilme e a agregação bacteriana através da sua ação bacteriostática.

Sugestão posológica: 200 a 500mg, de 2 a 3 vezes ao dia, 30 minutos antes das principais refeições.

Akkermansia muciniphila Bio-MAMPs®

Encontrada em abundância em indivíduos saudáveis, Akkermansia muciniphila é uma bactéria mucolítica importante para integridade da mucosa intestinal. Em um estudo pré-clínico, o tratamento oral com A. muciniphila diminuiu a resistência à insulina e os níveis de endotoxinas circulantes em camundongos obesos em dieta hiperlipídica. Estudos clínicos mostraram que sua presença na microbiota intestinal se correlaciona de maneira dose-dependente com a diminuição do risco de síndrome metabólica, regulando parâmetros como peso corporal e hipertrigliceridemia, assim como ajudando na melhora da sensibilidade à insulina.

Sugestão posológica: 25 a 100mg ao dia.

Okralin™

É obtido por meio do fruto do Abelmoschus esculentus, também conhecido como okra ou quiabo. Possui uma fórmula patenteada composta por pectina da okra, inulina e ácido cítrico, que irão atuar de forma sinérgica na redução da absorção da gordura presente nos alimentos. Diversos estudos in vitro e in vivo mostram efeitos da okra na redução de açúcar e lipídeos semelhantes aos de medicamentos sintéticos como glibenclamida e estatinas, além de efeitos anti-hipertensivos e diuréticos.

Sugestão posológica: 600 a 1.200mg ao dia 15 min. após as principais refeições, quando em uso contínuo, ou 1,3g 15 min. após refeição rica em gordura, quando em uso esporádico.

Black tea (20% teaflavinas)

Existem evidências de que o chá preto e seus componentes (principalmente flavonoides, entre eles a teaflavina) contribuem para a saúde cardiovascular. Pesquisadores recrutaram consumidores regulares e não consumidores de chá preto entre 35 e 75 anos e monitoraram seu peso corporal e circunferência abdominal. Após 3 meses, observaram redução desses parâmetros entre os consumidores de chá. Outro estudo demonstrou redução dos níveis de LDL após 12 semanas de consumo diário de 375mg de teaflavina em indivíduos com hipercolesterolemia.

Sugestão posológica: 200 a 350mg ao dia.

Clock®

É uma associação de fitoterápicos das folhas de Rosmarinus officinalis e das flores de Hemerocallis fulva, com padronização de ácido ursólico. Um estudo clínico demonstrou que sua suplementação levou ao aumento de 23% de irisina, um hormônio que eleva a expressão de UCP-1, provocando o aumento do gasto energético e estimulando o escurecimento do tecido adiposo branco. Com a sua utilização, também há um aumento de 8% nos níveis de melatonina, trazendo benefícios para a qualidade do sono e redução da ansiedade.

Sugestão posológica: 500 a 1.000mg ao dia, quando prescrito isoladamente, e 500mg ao dia, quando em associação.

MetaBody®

É um extrato seco padronizado em 4% de antocianinas, obtido através da casca da Jabuticaba (Myrciaria jaboticaba). Na literatura, são encontradas várias evidências do potencial terapêutico de fitoquímicos da jabuticaba na proteção dos sistemas nervoso e cardiovascular, além da ação antioxidante. Em estudos pré-clínicos feitos com o uso de extrato em camundongos obesos idosos, foi vista a redução da ingesta calórica com consequente perda de peso, a diminuição do colesterol total, do LDL, da glicemia em jejum e da resistência à insulina e o aumento de HDL.

Sugestão posológica: de 500mg a 1g ao dia.

Ácido alfa-lipoico

Evidências sugerem que o ácido lipoico promove benefícios em um vasto espectro de condições por seu potencial antioxidante, entre elas as complicações relacionadas ao diabetes. Possui mecanismo de ação semelhante ao de fármacos como metformina e potencial de modular moléculas-chave para o balanço energético do corpo, contribuindo em nível sistêmico para a melhora de componentes da síndrome metabólica.

Sugestão posológica: 50 a 600mg por dia. Pode ser prescrito na forma de ácido alfa-lipoico ou em sua forma mais ativa, ácido R-alfa-lipoico.

Naringenina

Flavonoide derivado do Citrus grandis, com atividade antioxidante e anti-inflamatória, e efeitos positivos no tratamento da obesidade, diabetes, hipertensão e síndrome metabólica. Um estudo pré-clínico demonstrou que a naringenina induz a expressão de genes envolvidos no catabolismo de ácidos graxos, o que resulta em redução dos conteúdos de triglicerídeos e colesterol, inclusive no tecido adiposo, diminuindo a adiposidade. Além disso, aumenta a expressão de adiponectina, molécula que melhora a sensibilidade à insulina e inibe o processo inflamatório decorrente da obesidade.

Sugestão posológica: 500 a 1.000mg ao dia.

Resveratrol Micro-SR™

É um polifenol encontrado na casca e nas sementes de uvas, amoras e mirtilo. Apresenta benefícios nas alterações provocadas pela síndrome metabólica, tais como melhora da homeostase glicêmica e lipídica, redução do índice de massa corporal e circunferência abdominal, melhora da pressão arterial, diminuição da inflamação e redução do estresse oxidativo. O resveratrol exerce seus efeitos por conta da modulação de diversas moléculas e proteínas que agem como sensores metabólicos, como AMPK e SIRT1. Suas propriedades são potencializadas pela tecnologia Micro-SR™, por meio da qual o ativo é primeiramente micronizado e microencapsulado, aumentando sua biodisponibilidade em 2,5x, quando comparado ao resveratrol padrão.

Sugestão posológica: 20 a 80mg ao dia (corresponde a 50-200mg de resveratrol padrão). Pode ser associado a outros ativos.

Cissus quadrangularis

Um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, avaliou a eficácia do Cissus quadrangularis na perda de peso e na síndrome metabólica. Tanto os indivíduos obesos como os que apresentavam sobrepeso obtiveram redução de peso e gordura.

Além disso, observou-se melhora do perfil lipídico, redução do colesterol total, colesterol-LDL, triglicerídeos, proteína C-reativa e glicemia, e aumento do colesterol-HDL, reduzindo os sintomas associados à síndrome metabólica independentemente da restrição ou não da dieta.

Sugestão posológica: 300 a 500mg, 1 a 2 vezes ao dia.

Morosil®

É um extrato seco obtido a partir do suco de laranjas vermelhas Moro, cultivadas exclusivamente na área em torno do vulcão Etna, na Sicília (Itália). Essa laranja se destaca por sua excelente ação antioxidante e elevada concentração de vitamina C, flavonoides e ácidos hidroxicinâmicos. Contribui para uma redução acentuada no tamanho dos adipócitos pela diminuição do acúmulo de lipídios e aumento da sensibilidade à insulina.

Sugestão posológica: 400mg a 500mg ao dia.

Vitamina D3

A deficiência de vitamina D está associada à redução da sensibilidade à insulina e ao aumento do risco de desenvolver a síndrome metabólica e diabetes mellitus tipo 2. Essa vitamina tem efeito na secreção pancreática de insulina e na sensibilidade à ação desse hormônio. Estudos mostram que, em pacientes com deficiência de vitamina D, a suplementação melhorou o tratamento de resistência à insulina e os níveis de glicemia.

Sugestão posológica: 1.000 a 10.000UI ao dia, ou conforme necessidade do paciente.

Diglothin®

É um extrato dos frutos de Dichrostachys glomerata, padronizado em 10% de polifenóis, que ajuda no gerenciamento de peso e controle metabólico. Os polifenóis contribuem para a melhora da sensibilidade à insulina, permitindo que mais glicose sérica seja transportada para os músculos na geração de energia e menos seja captado e convertido pelas células de gordura. Ele ainda ajuda a fornecer proteção antioxidante para melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo o estresse oxidativo responsável pela geração de placas ateroscleróticas e a geração de eventos cardiovasculares deletérios.

Sugestão posológica: 200mg, 2 vezes ao dia.

Fitoesteróis (90% fitoesteróis)

O extrato padronizado de fitoesteróis apresenta em média 45% de beta-sitosterol, 20% de campesterol e 20% de estigmasterol, sendo que os mais estudados são os dois primeiros. Possui ação anti-inflamatória e ajuda a reduzir os níveis de colesterol por competição de absorção no intestino. Sua capacidade de auxiliar na redução do colesterol é devida à sua semelhança estrutural com a molécula de colesterol.

Os dois competem dentro do intestino, o que resulta em menores níveis de colesterol no sangue e em uma diminuição do acúmulo de colesterol nas artérias.

Sugestão posológica: 500 a 900mg, 2 a 3 vezes ao dia, antes das refeições.

IMPORTANTE

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação
para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Fórmula microbiota saudável para síndrome metabólica

Composto que auxilia no restabelecimento da microbiota saudável, no tratamento da obesidade e síndrome metabólica.

  • Akkermansia muciniphila BioMAMPs® 50mg

Sugestão posológica: tomar uma dose ao dia.

Fórmula para síndrome metabólica com probióticos

Associação da Naringenina e cepas probióticas que atuam na melhora de parâmetros relacionados à síndrome metabólica, como o perfil lipídico, a diminuição da pressão arterial, controle glicêmico e redução de peso corporal.

  • Naringenina 500mg
  • SynbiOFF® L. plantarum 50mg
  • Lactobacillus sakei 1 blh UFC
  • Lactobacillus delbrueckii 1 blh UFC
  • Lactobacillus gasseri 1 blh UFC
  • Bifidobacterium animalis 2 blh UFC
  • Saccharomyces cerevisiae 150mg

Sugestão posológica: tomar uma dose ao dia.

Fórmula redução gordura abdominal – efeito browning

Fórmula que proporciona aumento de irisina, um hormônio que eleva o gasto energético, estimulando o “escurecimento” do tecido adiposo branco, ação essa que favorece o processo do emagrecimento.

  • Clock® 500mg

Sugestão posológica: tomar uma dose ao dia, antes da refeição rica em gordura.

Fórmula redutora de gordura corporal

Combinação de ativos que agem no emagrecimento e saciedade, auxiliando no controle do peso corporal.

  • Diglothin® 200mg
  • Citrus aurantium (6% sinefrina) 50mg
  • Gymmena sylvestre (75% ácido gymnemico) 50mg
  • 5-HTP 50mg

Sugestão posológica: tomar uma ao dia, após refeição.

Emagrecimento natural com Okralin™

Ativo composto por uma associação de fibra do quiabo com outras fibras insolúveis, as quais proporcionam o emagrecimento saudável, absorvendo a gordura da alimentação, sem efeitos colaterais intestinais.

  • Okralin™ 600mg

Sugestão posológica: tomar uma dose, 15 minutos após refeição rica em gordura.

Fórmula reguladora do metabolismo

Formulação que associa flavonoides com outras substâncias. Atua na melhora do metabolismo, redução da resistência à insulina e do peso corporal de forma saudável.

  • Miricetina 30mg
  • Black tea (20% teaflavinas) 100mg
  • Naringenina 250mg
  • Hexanicotinato de inositol (Niacin Flush Free) 250mg

Sugestão posológica: tomar uma dose ao dia, pela manhã.

Fórmula emagrecedora com Metabody

Combinação de ativos que agem no emagrecimento e nas medidas na região abdominal. Beneficia também o controle dos níveis de colesterol total e triglicérides, assim como o aumento do HDL colesterol, redução do estresse oxidativo, diminuição no acúmulo de gordura e infiltrados inflamatórios no fígado.

  • Metabody® 500mg
  • Hibiscus (extrato seco) 300mg

Sugestão posológica: tomar uma dose ao dia.

Chocolate sacietógeno

Base nutracêutica com alto teor de cacau. Zembrin® é composto pelo extrato padronizado de Sceletium tortuosum, uma planta utilizada para alívio da fome e melhora do humor. Possui efeitos sedativos e é coadjuvante no tratamento da ansiedade e sintomas de depressão.

  • Zembrin® 8mg
  • Chocolate qsp 1 barra

Sugestão posológica: ingerir 1 barras 2 vezes ao dia, ou conforme orientação.

Calda de cacau sacietogênica

Calda com cacau em sua composição. Proporciona efeito antioxidante, associado à sensação de saciedade, reduzindo compulsão por doces e auxiliando no gerenciamento do peso.

  • Gymmena sylvestre (75% ácido gymnemico) 50mg
  • Polidextrose 1g
  • Cafeína 50mg
  • Calda de cacau qsp 1 dose

Sugestão posológica: tomar uma dose (5ml) quando sentir necessidade de comer doce.

Fórmula para melhora do perfil lipídico e glicemia

Associação de ativos que melhoram o perfil lipídico e regulam a glicemia, contribuindo para redução dos riscos associados à síndrome metabólica.

  • Hexanicotinato de inositol (Niacin Flush Free) 100mg
  • Ácido R-alfa-lipoico 50mg
  • Naringenina 500mg

Sugestão posológica: tomar uma cápsula 30 minutos antes das refeições.

Alternativa ao uso das estatinas

Atua na redução do colesterol com a vantagem de ocasionar menos efeitos colaterais.

  • Hexanicotinato de inositol (Niacin Flush Free) 500mg
  • Fitoesteróis 500mg

Sugestão posológica: tomar uma dose, 2 vezes ao dia.

Fórmula para redução da absorção de colesterol

Fórmula com nutrientes que atuam na redução da absorção do colesterol proveniente da dieta.

  • Fitoesteróis (90% fitoesterois) 500mg
  • Policosanol 20mg
  • Hexanicotinato de inositol (Niacin Flush Free) 500mg

Sugestão posológica: tomar uma dose ao dia, fracionada em duas vezes, antes das 2 principais refeições.

Fórmula redutora de apolipoproteína B

Composto de nutrientes que visam a redução da APO B.

  • Piridoxal 5-fosfato 25mg
  • Coenzima Q10 Micro-SR™ 50mg
  • Ácido folínico 800mcg
  • Cobalamina 1mg
  • Colina (bitartarato) 300mg
  • Riboflavina 10mg

Sugestão posológica: tomar uma dose ao dia.

Ativador de AMPK e SIRT1

Seu mecanismo de ação primário se baseia na ativação de AMPK – proteína quinase ativada por AMP, que auxilia na manutenção do balanço energético. A presença de Cissus e Resveratrol Micro-SR™, em conjunto com os minerais, melhora o perfil lipídico, reduz o colesterol total, colesterol LDL, triglicerídeos, proteína C-reativa e glicemia, além de aumentar o colesterol HDL.

  • Cromo (GTF) 200mcg
  • Vanádio (quelado) 100mcg
  • Zinco (acetato) 10mg
  • Manganês (quelado) 1,5mg
  • Magnésio (quelado) 200mg
  • Cissus quadrangularis (extrato seco) 500mg
  • Resveratrol Micro-SR™ 50mg

Sugestão posológica: tomar uma cápsula ao dia.

Fórmula para redução da resistência insulínica

Composição de ativos que auxiliam na modulação da ínsula e redução da resistência insulínica, importante fator associado à síndrome metabólica.

  • Vitamina D3 lipofílica 5.000UI
  • Naringenina 200mg
  • Berberina HCl 400mg
  • Green tea (extrato seco) 200mg
  • Ácido alfa lipóico 50mg

Sugestão posológica: tomar 1 cápsula ao dia, após a refeição.

Produtos Essential Nutrition
Opções para complementar os tratamentos sugeridos e potencializar os resultados.

Omega Core

Fiberlift

Vit D3

Chocolift BE UNIQUE

Akaberi, M., & Hosseinzadeh, H. (2022). Grapes (Vitis vinifera) as a Potential Candidate
for the Therapy of the Metabolic Syndrome. Phytother Res, 30(4), 540-56.

Anaeigoudari, A., Safari, H., & Khazdair, M. R. (2021). Effects of Nigella sativa,
Camellia sinensis, and Allium sativum as Food Additives on Metabolic Disorders, a Literature Review. Front.
Pharmacol., 12, 1-15.

Anhê, F. F., Schertzer, J. D., & Marette, A. (2019). Bacteria to alleviate metabolic
syndrome. Nature medicine, 25(1), 1030-1036. https://doi.org/10.1038/s41591-019-0516-1

Bag, S., Mondal, A., Majumder, A., & Banik, A. (2022). Tea and its phytochemicals: Hidden
health benefits & modulation of signaling cascade by phytochemicals. Food Chem, 1(1), 131098.
10.1016/j.foodchem.2021.131098

Bohn, S. K., Croft, K. D., Burrows, S., & Puddey, I. B. (2014). Effects of black tea on
body composition and metabolic outcomes related to cardiovascular disease risk: a randomized controlled trial. Food
Funct, 25(5), 1613-20. 10.1039/c4fo00209a

Bovolini, A., Garcia, J., Andrade, M. A., & Duarte, J. A. (2021). Metabolic syndrome
pathophysiology and predisposing factors. Int J Sports Med, 42(3), 199-214. 10.1055/a-1263-0898

Cho, K., Kim, Y., Andrade, J., Burgess, J., & Kim, Y.-C. (2011). Dietary naringenin
increases hepatic peroxisome proliferators-activated receptor α protein expression and decreases plasma triglyceride
and adiposity in rats. Eur J Nutr, 50(2), 81-8.

Dragano, N., Marques, A., Cintra, D., & Solon, C. (2013). Freeze-dried jaboticaba peel
powder improves insulin sensitivity in high-fat-fed mice. British Journal os Nutrition, 110, 447-455.

ESFA. (2009). Inositol hexanicotinate (inositol hexaniacinate) as a source of niacin
(vitamin B3) added for nutritional purposes in food supplements. The EFSA Journal, 949, 1-20.

Esmaeilzadeh, D., Razavi, B. M., & Hosseinzadeh, H. (2020). Effect os Abelmoschus
esculentus (okra) on metabolic syndrome: a review. Phytotherapy Research, 34(9), 2192-2202.

Grundy, S. M. (2006). Drug therapy of the metabolic syndrome: minimizing the emerging
crisis in polypharmacy. Nature Reviews Drug Discovery, 5(1), 295-309. https://doi.org/10.1038/nrd2005

Hassani, F., Shirani, K., & Hosseinzadeh, H. (2016). Rosemary (Rosmarinus officinalis) as
a potential therapeutic plant in metabolic syndrome: a review. Naunyn-Schmiedeberg’s Archives of Pharmacology, 389,
931-949.

Horiba, T., Nishimura, I., Nakai, Y., & Abe, K. (2010). Naringenin chalcone improves
adipocyte functions by enhancing adiponectin production. Molecular and Cellular Endocrinology, 323(2), 208-214.

Hou, C., Tain, Y., Yu, H., & Huang, L. (2019). The Effects of Resveratrol in the Treatment
of Metabolic Syndrome. Int J Mol Sci, 20(3), 535.

Keenan, J. (2013). Wax-matrix extended-release niacin vs inositol hexanicotinate: a
comparison of wax-matrix, extended-release niacin to inositol hexanicotinate “no-flush” niacin in persons with mild
to moderate dyslipidemia. J Clin Lipidol, 7(1), 14-23.

Lamas, C.A., Lenquiste, S.A., Baseggio, A.M., Cuquetto-Leite, L., & Kido, L.A. (2018).
Jaboticaba extract prevents prediabetes and liver steatosis in high-fat-fed aging mice. Journal of Functional Foods,
47, 434-446. https://doi.org/10.1016/j.jff.2018.06.005

Lemieux, I., & Després, J.-P. (2020). Metabolic syndrome: past, present and future.
Nutrients, 12(1), 3501.

Li, D., Zhu, J., Lopez, E., Zhang, T., & Tong, Q. (2021). Berberine remodels adipose
tissue to attenuate metabolic disorders by activating sirtuin 3. Acta Pharmacologica Sinica, 43, 1285-1298.

Lusis, A. J., Attie, A. D., & Reue, K. (2008). Metabolic syndrome: from epidemiology to
systems biology. Nature Reviews Genetics, 9(1), 819-830. https://doi.org/10.1038/nrg2468

Maron, D. J., Lu, G. P., Cai, N., & Wu, Z. (2003). Cholesterol-lowering effect of a
theaflavin-enriched green tea extract: a randomized controlled trial. Arch Intern Med, 163(12), 1448-53.
10.1001/archinte.163.12.1448

Neag, M., Mocan, A., Echeverria, J., Pop, R., & Bocsan, C. (2018). Berberine: Botanical
Occurrence, Traditional Uses, Extraction Methods, and Relevance in Cardiovascular, Metabolic, Hepatic, and Renal
Disorders. Front Pharmacol, 9, 557.

Nikpayam, O., Safaei, E., Bahreini, N., & Saghafi-Asl, M. (2021). The effects of okra
(Abelmoschus esculentus L.) products on glycemic control and lipid profile: A comprehensive systematic review.
Journal of Functional Foods, 87(1), 104795.

Oben, J., Kuate, D., Agbor, G., Momo, C., & Talla, X. (2006). The use of a Cissus
quadrangularis formulation in the management of weight loss and metabolic syndrome. Lipids Health Dis, 2(5), 24.

Pershadsingh, H. (2007). Alpha-lipoic acid: physiologic mechanisms and indications for the
treatment of metabolic syndrome. Expert Opin Investig Drugs, 16(3), 291-302.

Plaza, M., Batista, A., Cazarin, C., & Sandahl, M. (2016). Characterization of antioxidant
polyphenols from Myrciaria jaboticaba peel and their effects on glucose metabolism and antioxidant status: A pilot
clinical study. Food Chem, 15, 185-97.

Sabitha, V., Ramachandran, S., Naveen, K. R., & Pannerselvam, K. (2011). Antidiabetic and
antihyperlipidemic potential of Abelmoschus esculentus (L.) Moench. in streptozotocin-induced diabetic rats. J Pharm
Bioallied Sci, 3(3), 397-402. 2011

Salehi, B., Ata, A., Kumar, N., & Sharopov, F. (2019). Antidiabetic Potential of Medicinal
Plants and Their Active Components. Biomolecules, 9(10), 551. 10.3390/biom9100551

Salehi, B., Sharifi-Rad, J., Cappellini, F., & Reiner, Z. (2020). The Therapeutic
Potential of Anthocyanins: Current Approaches Based on Their Molecular Mechanism of Action. Front Pharmacol, 11(1),
1300.

Shi, M., Lu, Y., Wu, J., & Zheng, Z. (2022). Beneficial Effects of Theaflavins on
Metabolic Syndrome: From Molecular Evidence to Gut Microbiome. Int J Mol Sci, 23(14), 7595.

Toth, P., Patti, A., Nikolic, D., & Giglio, R. (2016). Bergamot Reduces Plasma Lipids,
Atherogenic Small Dense LDL, and Subclinical Atherosclerosis in Subjects with Moderate Hypercholesterolemia: A 6
Months Prospective Study. Front Pharmacol, 6(6), 299.

Xu, J., Li, M., Zhang, Y., & Huo, Y. (2020). Huangjinya Black Tea Alleviates Obesity and
Insulin Resistance via Modulating Fecal Metabolome in High-Fat Diet-Fed Mice. Molecular Nutrition & Food Research,
64(22), 200353. https://doi.org/10.1002/mnfr.202000353

Yahyazadeh, R., Rahbardar, M., Razavi, B., Karimi, G., & Hosseinzadeh, H. (2021). The
effect of Elettaria cardamomum (cardamom) on the metabolic syndrome: Narrative review. Iran J Basic Med Sci, 24(11),
1462-1469.

Zhao, M.-M., Lu, J., Wang, H., Cao, X., & Li, Q. (2021). Berberine is an insulin
secretagogue targeting the KCNH6 potassium channel. Nature Communications, 12, 5616.

Zhou, Q., Pang, G., Zhang, Z., Yuan, H., Chen, C., Zhang, N., Yang, Z., & Sun, L. (2021).
Association Between Gut Akkermansia and Metabolic Syndrome is Dose-Dependent and Affected by Microbial Interactions:
A Cross-Sectional Study. Diabetes Metab Syndr Obes, 14(1), 2177-2188.