Ciência aplicada ao
rejuvenescimento da pele

O processo de envelhecimento e os danos cumulativos à pele alteram sua estrutura e função, resultando em linhas finas, rugas e flacidez. Essas mudanças dependem de fatores genéticos, ambientais, nutricionais e do cuidado diário.

Nesse contexto, ativos e cosméticos são muito utilizados pela população em geral com o objetivo de retardar ou reverter essas alterações, mas nem todos possuem comprovações científicas com estudos de qualidade em pele humana. Para saber mais sobre o processo de envelhecimento cutâneo e conhecer ativos comprovadamente eficazes na prevenção e melhora dos sinais do envelhecimento, siga a leitura.

Arquitetura da pele

A pele é um órgão formado por camadas: epiderme, derme e hipoderme. Entre a epiderme
e a derme há a junção dermoepidérmica (JDE), que mantém as duas camadas juntas, garantindo estabilidade, resistência e flexibilidade, indispensáveis para a integridade cutânea.

A firmeza e a elasticidade e a resistência à tração da pele se devem principalmente às fibras de colágeno e elastina, produzidas pelos fibroblastos da derme:

  • a elastina contribui para a rigidez e elasticidade cutânea, e suas fibras são organizadas em uma rede tridimensional intrincada, com fibras orientadas perpendicularmente e paralelamente, permitindo acomodação do movimento e alongamento em várias direções;
  • as fibras de colágeno representam 75% do peso seco da pele, e oferecem resistência à tração e elasticidade, além de suporte estrutural e papel importante na cicatrização de feridas.

Ainda, outros componentes como proteoglicanos e glicosaminoglicanos – como o ácido hialurônico, por exemplo – também são importantes, agindo na estrutura, hidratação e suporte da pele.

Envelhecimento cutâneo

Estudos mostram que no envelhecimento há o aumento da degradação proteolítica, a senescência dos fibroblastos, refletindo nos níveis de colágeno, elastina e tenascina-X, e a desorganização e redução das ligações entre as fibras, levando à perda da elasticidade, à redução da firmeza e ao surgimento.

Uma pesquisa que analisou amostras de pele do rosto jovem, do rosto envelhecido e de pele mamária verificou que há uma redução progressiva com a idade na rigidez e na resposta elástica. A derme fica atrofiada, a junção dermoepidérmica se achata e as redes de colágeno se deterioram.

Na pele mamária jovem, as fibras elásticas eram esticadas de forma perpendicular às JDE, mas se tornavam gradualmente fragmentadas e onduladas com a idade. Já na pele da bochecha envelhecida, maiores quantidades de tecido elastótico puderam ser observadas, enquanto o colágeno desapareceu quase completamente. O colágeno foi mais degradado com a idade. O declínio da firmeza da pele depende da idade, e está associado .a reduções no tamanho, número e volume das fibras de colágeno.

As fibras de elastina são degradadas por vários mecanismos, como pelas metaloproteinases de matriz (MMPs), mudando significativamente as características geométricas da pele. Um estudo que avaliou amostras de pele abdominal de mulheres entre 38 e 78 anos verificou diminuição no diâmetro, contagem total e volume das fibras de elastina, além de redes mais esparsas e desorganizadas e com reduções na densidade e no comprimento

Ativos well-aging

A indústria cosmética está em constante aprimoramento de ativos e tecnologias para promover o envelhecer bem, ou “well-aging”, que substitui o “anti-aging” e propõe um cuidado que une ciência, bem-estar emocional, autocuidado e nutrição para manter a saúde e a vitalidade à medida que a idade avança. Saiba o que os estudos mostram sobre três desses ativos.

Anigozanthos Flavidus Extract

O extrato da flor da planta Anigozanthos flavidus, conhecida como pata-de-canguru, contém açúcares que apresentam efeito tensor na pele, além de flavonoides, como a rutina, que combatem os radicais livres. Também possui fitoalexinas e fitoanticipinas, agentes conhecidos pelas ações antimicrobianas.

O Skinectura™ é um ativo extraído dessa planta, cuja performance é cientificamente comprovada em estudos in vitro e in vivo. A substância demonstrou potencial de aumentar a síntese de Tenascina-X, proteína que organiza as fibrilas de colágeno na matriz extracelular, impactando a rigidez e elasticidade da pele, além de regular a estrutura e a estabilidade das fibras de elastina.

O aumento de Tenascina-X significa maior ligação entre o colágeno e a elastina e regulação do seu espaço e síntese, resultando em uma pele com maior resistência à deformação, maior elasticidade.

Estudos mostraram que a aplicação de Skinectura™ em fibroblastos humanos:

  • aumentou a síntese de tenascina-X em 24% e 39%, nas concentrações de 0,1% e 0,2%, respectivamente;
  • aumentou a síntese de pró-colágeno tipo I em 102% e 135%, nas concentrações de 0,05% e 0,1%, respectivamente;
  • aumentou a síntese de elastina em 12% e 41%, nas concentrações de 0,025% e 0,05%, respectivamente;
  • aumentou em 10% as forças contráteis da derme em equivalente acelular (modelo GlaSBox Plus), demonstrando rápido efeito tensor;
  • aumentou em 11% e 18% as forças contráteis dos fibroblastos enrugados, nas concentrações de 0,1% e 0,2% (modelo GlaSBox Plus), demonstrando recuperação das forças contráteis e otimização da firmeza da pele.

Em humanos, um estudo feito com 42 mulheres (idade média 45 anos;
50% com pele sensível) que aplicaram SkinecturaTM a 2% duas vezes ao dia, concluiu que:

  • após 1 hora da primeira aplicação, houve diminuição em 5% da profundidade das rugas em comparação ao placebo;
  • no dia 28, a profundidade diminuiu em 10%;
  • após 1 hora da primeira aplicação, houve diminuição em 3% das rugas na área do pescoço;
  • após 28 dias, a área com rugas diminuiu em até 65%;
  • o comprimento das rugas do pescoço também diminuiu em até 61% após 28 dias.

O Skinectura é um ingrediente ativo natural e orgânico, com propriedades de aumentar a produção de tenascina-X, de colágeno, de elastina e as forças contráteis dos fibroblastos. Também reduz o aparecimento de rugas nas áreas dos olhos e pescoço, melhora a firmeza da pele e e diminui a flacidez com efeito lifting imediato e progressivo.

Peptídeos de cobre

Os peptídeos de cobre são complexos bioativos formados por peptídeos ligados a íons de cobre (Cu²⁺). O GHK-Cu (glicil-L-histidil-L-lisina-cobre) é o mais estudado, com reconhecida ação nas sínteses de colágeno e elastina, além de modular a inflamação e ter efeitos antioxidantes.

No contexto dermatológico, os peptídeos de cobre estimulam fibroblastos, promovem melhora da firmeza e textura cutânea, aceleram o reparo da pele após agressores e podem melhorar a integridade da barreira.

O Drone Copper é um método de entrega dos peptídeos de cobre incorporados ao sistema de delivery DRONE®, que utiliza nanoesferas para guiá-lo até o seu alvo específico. Esse ativo tecnológico promove o reparo tecidual, a renovação celular e o aumento de proteínas de sustentação, como colágeno e glicosaminoglicanos – incluindo o ácido hialurônico. Também intensifica a comunicação celular entre queratinócitos da epiderme e fibroblastos da derme.

Em testes celulares em sistema 3D com queratinócitos e fibroblastos, o Drone® Copper a 1%:

  • intensificou a comunicação celular para a produção de matriz extracelular, proporcionando crescimento celular ordenado e coeso de ambos os tipos de células;
  • como consequência, houve aumento da produção da estrutura da matriz, como colágeno e glicosaminoglicanos (incluindo o ácido hialurônico);
  • em ferida induzida, houve redução da mesma e aumento da cicatrização em 70% em 24h;
  • em 48h de tratamento, a cicatrização observada foi de 90%;

Dessa forma, o ativo pode restabelecer a sustentação da matriz celular danificada pelo envelhecimento e intensificar a síntese de colágeno e a comunicação entre queratinócitos e fibroblastos.

Ascophyllum nodosum extract

O extrato de Ascophyllum nodosum, ou alga marrom, conhecido como Sea Rockweed, é um ativo com propriedades antienvelhecimento preventivo e curativo, além de calmante e hidratante.

Essenc’Age® é um extrato patenteado de alga marrom com propriedades well-aging. Rico em florotaninos, apresenta efeitos antioxidantes, anti-inflamatórias e pró-SIRT1 – proteína envolvida em vias do envelhecimento celular cuja concentração naturalmente diminui com a idade.

Em fibroblastos humanos tratados com Essenc’Age® verificou-se, em comparação ao controle:

  • aumento da viabilidade celular em 52%, 70% e 86%, nas concentrações de 0,025%, 0,05% e 0,1%, respectivamente, após 72h da aplicação;
  • proteção do comprimento dos telômeros em 23% e 32%, nas concentrações de 0,05% e 0,1%, respectivamente;
  • modulação em até 23% na liberação do mediador inflamatório IL-8, que faz parte do Fenótipo Secretor Associado à Senescência (SASP) (concentração de 0,1%) após senescência celular induzida por estresse;
  • inibição da liberação de radicais livres em 20% sob condição de não-estresse (concentração de 0,025%);
  • em condições pró-oxidantes, houve a proteção da liberação de radicais livres em 29%;
  • aumento do potencial de membrana mitocondrial em até 27% (concentração de 0,01%), aumentando o metabolismo celular;
  • redução na expressão de mediadores pró-inflamatórios: em 39% para o CCL-20 e em 72% para a IL-8 (concentração de 0,005%) após adição de agente pró-inflamatório;
  • aumento em até 41% na expressão de laminina-5 (concentração de 0,025%), reforçando a coesão entre a derme e a epiderme, limitando a aparência de rugas;
  • aumento da expressão de sulfato de condroitina em até 195% (concentração de 0,025%), que é parte dos glicosaminoglicanos que estão ligados às propriedades de retenção de água e rigidez cutânea;
  • diminuição na expressão de metaloproteinases de matriz em até 58% (concentração de 0,05%);
  • aumento na síntese de ácido hialurônico em até 109% na epiderme e 25% na derme (concentração de 0,05%)

Pesquisas com homens e mulheres (idade média 39 anos) que aplicaram um creme contendo 0,2% de Essenc’Age® ou placebo duas vezes ao dia por 56 dias, mostraram (em comparação ao placebo):

  • diminuição da fatigabilidade da pele em até 130%;
  • aumento da elasticidade biológica da pele em até 35% após uma única deformação;
  • na autoavaliação, 69% dos voluntários constataram que sua pele estava mais firme e preenchida;
  • 76% perceberam sua pele mais rejuvenescida;
  • 76% sentiram a pele mais fresca;
  • 69% tiveram a percepção de melhora da pele ao olhar no espelho, com efeito “glow”.

Em outra pesquisa com adultos que utilizaram o mesmo produto por 28 dias, houve:

  • diferença significativa diferença da idade fisiológica da pele entre o grupo placebo e o experimental;
  • redução de cerca de 1,5 ano na média entre a idade fisiológica e biológica no grupo experimental;
  • ganho de 2 anos na idade fisiológica no grupo placebo;
  • diminuição da densidade das rugas em até 34%;
  • na autoavaliação, cerca de 66% dos participantes relataram perceber sua pele mais jovem;
  • 93% perceberam a pele mais macia e suave ao toque.

Homens que aplicaram um creme contendo 0,2% de Essenc’Age® duas vezes ao dia tiveram diminuição em até 12% na rugosidade dos pés de galinha. Ainda, 75% deles relataram perceber a pele mais macia e sinais da idade reduzidos ou atenuados após 56 dias.

Já com relação às mulheres, 65% delas relataram perceber a pele com sinais de fadiga menos visíveis e 59% acharam a pele mais radiante e brilhante após 56 dias.

O Essenc’Age® mostrou aumentar a longevidade celular, atuando na prevenção do envelhecimento programado, além de proteger os telômeros e reduzir mensagens pró-senescência. Ainda, reforçou a arquitetura da pele, com potencial antifadiga e de estimular o metabolismo celular.

Beauty Structure Noorskin

O Beauty Structure é o sérum da Noorskin com ingredientes limpos e de alta performance para todos os tipos de pele e uso diário. Sua formulação conta com peptídeos de cobre no sistema Drone Copper®, extrato de flor de pata-de-canguru na forma de Skinectura™ e extrato de alga marrom Essenc’Age®, além de um blend composto por Solagum™ AX, com tecnologia de formação de filme leve e não oclusivo, que suaviza linhas de expressão e proporciona sensorial fresco.

Sua combinação de ativos penetra na pele e promove firmeza, elasticidade e definição do contorno facial, resultando em um efeito firmador. Além disso, estimula a produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, além do potencial antioxidante e protetor celular. O resultado é uma pele mais tonificada, com redução da flacidez e das linhas de expressão.

Testes in vitro e clínicos

Como todos os produtos Noorskin, o Beauty Structure tem testes científicos que comprovam sua eficácia. Estudos in vitro com fibroblastos humanos atestam que o produto aumentou em 96% a síntese de colágeno e em 16,5% a expressão de elastina.

img-6

Figura 1 – Resultado da análise de expressão de colágeno (*** p<0,001).

img-7

Figura 2 – Resultado da análise de expressão de elastina (** p<0,01).

Além disso, apresenta potencial antienvelhecimento, com aumento expressivo de indicadores envolvidos na longevidade celular:

  • aumento de 39,1% em FoxO3;
  • a expressão de SIRT-1 aumentou 22%;
  • para a SIRT-3, o aumento foi de 66,7%.
img-8

Figura 1 – Resultado da análise de expressão relativa de Fox03 entre os grupos. A representação é em relação ao grupo controle (**p<0,01)

img-9

Figura 2 – Resultado da análise de expressão relativa de SIRT-1 entre os grupos. A representação é em relação ao grupo controle (**p<0,01)

img-10

Figura 3 – Resultado da análise de expressão relativa de SIRT-3 entre os grupos. A representação estatística é em relação ao grupo de controle (***p<0,001).

No teste clínico, realizado com 31 voluntários que utilizaram o produto por trinta dias, dermatologistas que acompanharam o tratamento constataram que, na maioria dos participantes, houve melhora nas rugas tipo pé-de-galinha (68%), nos sulcos nasolabiais (65%), nas rugas da testa (61%) e na elasticidade (68%), firmeza (68%) e hidratação (71%) da pele.

Na avaliação da apreciabilidade cosmética (opinião dos participantes):

  • 87% concordam que a textura do produto é leve;
  • 65% relataram que o produto funciona bem com a maquiagem;
  • 87% perceberam que a pele ficou mais iluminada logo após a aplicação;
  • 87% perceberam mais vitalidade na pele com o uso contínuo;
  • 74% perceberam alívio nos sinais de fadiga logo após a aplicação;
  • 87% perceberam que o relevo e a textura da pele ficaram mais uniformes com o uso contínuo;
  • 77% perceberam o efeito lifting na pele logo após a aplicação e 87% após o uso contínuo;
  • 87% notaram que a pele está mais rejuvenescida com o uso contínuo;
  • 81% relataram que as linhas finas foram suavizadas;
  • 81% relataram que as rugas foram suavizadas;
  • 81% relataram que o produto melhorou a elasticidade da pele;
  • 87% relataram que a pele ficou mais tonificada;
  • 81% relataram que houve melhora na firmeza da pele;
  • 77% relataram que o contorno facial (mandibular) ficou mais definido;
  • 81% relataram que a pele do pescoço ficou mais firme.

Conheça Beauty Structure

Uma fórmula inteligente, tecnológica e eficaz, sem carga tóxica e dentro do conceito cleanical. Transforme seu skincare em um ritual com significado com Noorskin.

IMPORTANTE

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Conteúdos relacionados

GLIA INNOVATION. Drone Copper – Linha Drone: Technical data sheet V3. Glia Innovation, 2023.19 p. Documento técnico interno, não disponibilizado para acesso público.

GRUCHLIK, Arkadiusz; CHODUREK, Ewa; DZIERZEWICZ, Zofia. Effect of GLY-HIS-LYS and its copper complex on TGF-β secretion in normal human dermal fibroblasts. Acta Poloniae Pharmaceutica, v. 71, n. 6, p. 954-958, 2014.

JIANG, Fei et al. Influence of aging on dermal elastin fiber architecture and skin firmness assessed by finite element modeling. Scientific Reports, v. 15, n. 1, 2025.

LIANG, Yihuai; SU, Wenrou; WANG, Feifei. Skin Ageing: a progressive, multi-factorial condition demanding an integrated, multilayer-targeted remedy. Clinical, Cosmetic And Investigational Dermatology, v. 16, p. 1215-1229, 2023.

LUCAS MEYER COSMETICS. SKINectura™: Flower nectar for younger skin structure – Technical file. Southern Cross Botanicals, [s.d.]. 59 p. Documento técnico interno, não disponibilizado para acesso público.

LYNCH, Barbara et al. A mechanistic view on the aging human skin through ex vivo layer-by-layer analysis of mechanics and microstructure of facial and mammary dermis. Scientific Reports, v. 12, n. 1, 2022.

MAQUART, François-Xavier et al. In vivo stimulation of connective tissue accumulation by the tripeptide-copper complex glycyl-L-histidyl-L-lysine-Cu2+ in rat experimental wounds. Journal Of Clinical Investigation, v. 92, n. 5, p. 2368-2376, 1993.

SHIN, Jung-Won et al. Molecular Mechanisms of Dermal Aging and Antiaging Approaches. International Journal Of Molecular Sciences, v. 20, n. 9, 2019.

SOLABIA GROUP. Essenc’Age®: Longevity booster – Product sheet V4. Solabia Group, 2021. 14 p. Documento técnico interno, não disponibilizado para acesso público.