Saúde sexual e libido feminina e masculina

A sexualidade tem sua importância reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, que a reconhece como um dos pilares da qualidade de vida. A disfunção sexual engloba diversos transtornos ligados ao libido, orgasmo, ejaculação e satisfação sexual, que pode ser influenciada por fatores psicológicos, culturais, doenças associadas e pela predisposição genética.

A inabilidade de alcançar ou manter a ereção suficiente para uma função sexual satisfatória é chamada de disfunção erétil. Esta condição apresenta um impacto considerável nos relacionamentos interpessoais e na qualidade de vida. Em alguns casos, não há quadro clínico de disfunção erétil, porém o desejo de realizar a atividade sexual está comprometido.

O distúrbio de desejo sexual hipoativo é a redução do desejo sexual acompanhado por ansiedade e baixa libido. Biologicamente, os níveis dos hormônios são os que estão mais relacionados ao desejo sexual. Além disso, vários medicamentos podem influenciar, incluindo o uso de medicações antidepressivas, antipsicóticas, anti-hipertensivas, hormonais e corticosteroides, por exemplo.

Pensando na alta prevalência das disfunções sexuais, a Essentia Pharma traz algumas sugestões voltadas a otimização da função sexual em homens e mulheres.

Disfunção erétil

FENTOLAMINA

Utilizada para disfunção erétil, seu mecanismo permite o aumento do fluxo sanguíneo arterial ao corpo cavernoso, levando à ereção. Seu início de ação é em média 30 minutos após a ingestão oral e seu tempo de duração da ação é de 1 a 2 horas.

Sugestão de dosagem: 40mg ao dia, cerca de 30 minutos antes da relação sexual.
Não exceder 40mg ao dia.

SILDENAFILA

Seu mecanismo de ação responsável pela ereção do pênis é via inibição da enzima fosfodiesterase, que degrada o óxido nítrico nos corpos cavernosos durante a estimulação sexual. Seu tempo de ação é de 4 a 8 horas, com início da ação de 30 a 60 minutos após tomado via oral.

Sugestão de dosagem: 50mg a 100mg, administrada 1 hora antes da atividade sexual.

TADALAFILA

Tadalafila é um potente e seletivo inibidor da enzima fosfodiesterase. Possui um maior tempo de ação quando comparado aos demais ativos da mesma classe, resultando em uma duração de 24 a 36 horas, com início da ação cerca de 45 minutos após tomado via oral.

Sugestão de dosagem: 5mg a 30mg. Para uso diário, 5mg a 10mg.

VARDENAFILA

Pertence a classe dos inibidores da enzima fosfodiesterase, aumentando o fluxo sanguíneo arterial ao corpo cavernoso, levando à ereção. Seu tempo de ação é de 2 a 8 horas, com início da ação cerca de 25 a 40 minutos após tomado via oral. Possui ação semelhante a sildenafila, com menos efeitos colaterais.

Sugestão de dosagem: 10mg a 20mg ao dia, cerca de 30 minutos antes da relação sexual.

REDNITE™

Extrato padronizado de beterraba com 1,5% de nitratos. Estes nitratos são precursores de óxido nítrico, composto fundamental para ter uma boa ereção.

Sugestão de dosagem: 500mg a 2.000mg ao dia.

OXITOCINA

Considerada como o “hormônio do amor”, nos homens promove melhora da sensibilidade peniana. Indicado para distúrbios de ejaculação secundários ao uso de antidepressivos, ou para pacientes com ejaculação tardia ou falta de orgasmo. Para as mulheres aumenta a libido e o orgasmo, intensificando a experiência sexual.

Sugestão de dosagem: 10UI a 40UI, 1 a 4 vezes ao dia via sublingual.

NORVALINA

A L-Norvalina é um análogo do aminoácido de cadeia ramificada valina. Tem sido proposto que a L-Norvalina promove inibição da enzima arginase, responsável pela conversão de arginina em ornitina, aumentando dessa forma os níveis de arginina que é precursora de óxido nítrico. Assim, todos os processos relacionados ao óxido nítrico parecem ser beneficiados com a suplementação de L-Norvalina, como pressão sanguínea, vascularização e ereção peniana.

Sugestão de dosagem: 200mg a 400mg ao dia.

PINUS PINASTER

(Extrato padronizado com 95% de proantocianidinas)

O Pinus Pinaster é um potente antioxidante extraído da casca do pinho marítimo francês, que promove a melhora da função sexual. Seu mecanismo de ação envolve a vasodilatação, através do aumento da produção de óxido nítrico, por isto pode ter efeito potencionalizador dos bloqueadores da enzima fosfodiesterase.

Sugestão de dosagem: 100mg a 150mg ao dia, podendo ser associado à citrulina, 500mg a 2g ao dia.

ARGININA, CITRULINA E L-CARNITINA

Alguns aminoácidos melhoram o desempenho sexual por aumentar a produção de óxido nítrico, como arginina e citrulina ou que aumentam a produção de energia, como a L-Carnitina. Uma fórmula de aminoácidos associado a Pinus Pinaster e Metilfolato podem ter um efeito sinérgico que levam ao aumento da produção de óxido nítrico e favorecem a ereção.

Sugestão de dosagem: Citrulina 1.000mg e L-Carnitina 500mg ao dia, podendo ser associado ao Picnogenol 100mg e Metilfolato 200mcg ao dia.

Ejaculação precoce

DAPOXETINA (PORTARIA 344)

O mecanismo de ação da dapoxetina está ligado à recaptação da serotonina e à potencialização do neurotransmissor nos receptores. É rapidamente absorvida e eliminada, sendo eficaz desde a primeira tomada. Para uso oral é necessário envio da receita controlada.

Sugestão de dosagem: deve ser tomado na dose de 30mg a 60mg ao dia, 1 a 3 horas antes da atividade sexual.

IOIMBINA

A ioimbina bloqueia os receptores alfa-2 adrenérgicos pré-sinápticos. Estudos demonstram um melhor controle da ejaculação com o uso da ioimbina.

Sugestão de dosagem: 5mg ao dia.

Aumento do desejo sexual

MACA (LEPIDIUM MEYENII)

(Extrato padronizado 30% de saponinas)

A Maca é rica em esteróis e esses podem ter ação hormonal e afrodisíaca. A Maca age estimulando diretamente a glândula pituitária à produção hormonal, aumentando o desejo sexual.

Sugestão de dosagem: 500mg a 750mg, 2 a 4 vezes ao dia.

PRASTERONA (PORTARIA 344)

A Prasterona, também conhecida como Dehidroepiandrosterona (DHEA), é um dos hormônios endógenos que decai com a progressão da idade. Atua como precursor de hormônios sexuais e melhora a função sexual principalmente nas mulheres, a Prasterona se transforma em testosterona, aumentando assim o desejo sexual. Pode ser utilizado via transdérmica, vaginal ou oral. Para uso oral é necessário envio da receita controlada.

Sugestão de dosagem: para mulheres 10mg a 50mg a noite e para homens de 25mg a 100mg a noite.

BUPROPIONA (PORTARIA 344)

A bupropiona é um antidepressivo que inibe a recaptação da dopamina (associada ao impulso sexual) e a noradrenalina (ligada à motivação) e, portanto, atua sobre as vias excitatórias de desejo sexual. Dados clínicos de um estudo que avaliou o impacto da bupropiona em mulheres (idade 25 a 45 anos) com disfunção sexual demonstrou uma melhora significativa no desejo, excitação, lubrificação, orgasmo e satisfação. Para uso oral é necessário envio da receita controlada.

Sugestão de dosagem: 50mg a 150mg, 1 a 2 vezes ao dia.

MUCUNA PRURIENS

(Extrato padronizado 20% de L-DOPA)

Uma forma natural de L-dopa que no corpo se transforma em dopamina pode ser um substituto natural a bupropiona. Aumentando a dopamina, aumenta-se o impulso sexual, principalmente em mulheres.

Sugestão de dosagem: 500mg a 1.500mg ao dia.

TESTOACTIVE

(Extrato padronizado 70% fenusídeos)

Extrato da semente de Trigonella foenum-graecum, também conhecida como fenogrego, com uma das mais altas padronizações em fenusídeos encontradas no mercado (70%). Promove aumento dos níveis de testosterona, massa muscular e do desejo sexual.

Sugestão de dosagem: 300mg a 600mg ao dia.

BLACK GINGER

(Extrato padronizado 5% flavonoides)

Extrato seco de Kaempferia parvifora, com ação no aumento da produção de óxido nítrico celular. Atua na melhora da performance física e na prevenção da fadiga, além de melhorar o desempenho sexual.

Sugestão de dosagem: 50mg a 150mg ao dia.

EPIMEDIUM ICARIIN

(Extrato padronizado com 5% de icariin)

Epimedium icariin é utilizado como um potencializador da libido, na melhora da função erétil e no aumento da sensibilidade durante o ato sexual. O Epimedium icariin promove aumento dos níveis de testosterona e de óxido nítrico, e pode ser utilizado como um afrodisíaco natural por homens e mulheres. Além disso, atua como um inibidor leve da fosfodiesterase-5 que proporciona efeito similar ao Sildenafila.

Sugestão de dosagem: 150mg a 1.500mg ao dia.

TRIBULUS TERRESTRIS

(Extrato padronizado com 40% de saponinas)

Amplamente conhecido pelo seu efeito afrodisíaco, promove aumento dos níveis de LH, aumento dos níveis de testosterona, melhora da função sexual, aumento dos níveis de DHEA nos pacientes diabéticos, aumento significativo da frequência sexual com sucesso (> 60%), assim como da libido.

Sugestão de dosagem: 250mg, 3 vezes ao dia, ou 750mg a 1,5g ao deitar.

TESTOSTERONA (PORTARIA 344)

Por muitos anos a testosterona exógena tem sido reconhecida por desempenhar um papel na melhoria do desejo sexual. Na idade fértil, o nível desse hormônio na mulher sobe antes da ovulação e provoca aumento da libido. Nos homens é responsável pelo aumento do desejo sexual e melhora da ereção. Para uso oral é necessário envio da receita controlada.

Sugestão de dosagem: para mulheres, de 1mg a 10mg via transdérmica ao dia; ou via sublingual, de 1mg a 5mg ao dia. Em homens 50mg a 100mg via transdérmica, ou de 25mg a 50mg via sublingual.

SILDENAFILA

A Sildenafila é um inibidor seletivo da 5-fosfodiesterase e possui a capacidade de aumentar o óxido nítrico clitoriano e, consequentemente,incrementar o fluxo vascular genital, o entumecimento clitoriano e a lubrificação genital. Estudos em mulheres com disfunção sexual associada à utilização de antidepressivos, a administração de Sildenafila em doses de 25 a 50mg antes da relação sexual promoveu uma melhora da disfunção sexual.

Sugestão de dosagem: 25mg a 50mg podendo ser usada como creme vaginal, antes da relação sexual.

LONG JACK

O Long Jack (Eurycoma longifolia) tem sido usado há séculos como erva medicinal na Ásia. Pesquisas demonstram a utilidade da planta como alternativa às drogas excitantes sexuais. É rico em vários compostos bioativos (como euricomasideos e euricolactonas) como também alcaloides e quassinoides, que elevam a produção da testosterona. Estudos comprovaram restaurar os níveis séricos de testosterona, melhorando significativamente a saúde sexual. Seu efeito pode ser intensificado associando-se a Tribulus terrestris.

Sugestão de dosagem: 200mg a 1.000mg ao dia.

HYPERICUM PERFORATUM

(Extrato padronizado com 0,3% de hipericina)

Popularmente conhecido como erva-de-são-joão, o Hypericum perforatum é um dos fitoterápicos mais estudados no tratamento da depressão. Estudos relatam efeitos positivos em mulheres na menopausa, apresentando inclusive, melhora na satisfação sexual.

Sugestão de dosagem: 300mg, 2 a 3 vezes ao dia.

FENILETILAMINA

Feniletilamina (FEA) é uma neuroamina endógena biosintetizada, que além de seu efeito excitante, gera a sensação de motivação e prazer. Pode ser encontrada naturalmente em alguns alimentos como o chocolate.

Sugestão de dosagem: 250mg a 500mg 1 a 2 vezes ao dia.

Lubrificação vaginal

ESTROGÊNIOS

A terapêutica hormonal diminui a atrofia vulvovaginal e melhora a função sexual global nas mulheres na pós-menopausa
com atrofia genital. Em termos fisiológicos, os estrogênios têm a capacidade de aumentar a sensibilidade, a vascularização clitoriana e a lubrificação vaginal.

Sugestão de dosagem: estradiol, de 0,5mg a 2,5mg ao dia; e estriol, de 1mg a 3mg ao dia.

HA POWDER®

(Ácido hialurônico)

O ácido hialurônico é uma alternativa para pacientes com atrofia vaginal. A prevalência de vaginite atrófica é particularmente elevada entre as mulheres na pós-menopausa, as quais apresentam diminuição da produção de estrogênios, ocasionando perda da lubrificação natural.

Sugestão de dosagem: 5mg em filmes vaginais ou óvulos, ao dia.

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação para consumidores, no termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Lubrificante feminino

A intenção desta fórmula é aumentar o orgasmo feminino. Possui princípios que aumentam a vasodilatação clitoriana e com isto o prazer da mulher, além do aumento súbito da testosterona por via vaginal que aumentará o desejo.

  • L-Arginina 2%
  • Isossorbida 0,25%
  • Sildenafil 2,5%
  • Testosterona 1%
  • Pentoxifilina 5%
  • Gel lubrificante vaginal qsp 1ml

Sugestão posológica:
Aplicar antes da relação sexual.
*Pacientes que já tiveram episódios de herpes vaginal devem utilizar a formulação sem a Arginina.

Shot Estimulante Sexual

Este shot pode ser tomado diariamente num período de atividade sexual mais intensa. A Tadalafila tem a vantagem de ter meia vida longa, o que permite ser tomada 1x ao dia longe do momento da relação sexual. RedNite™ auxilia aumentando a produção de óxido nítrico. Este shot pode também ser aviado na forma de cápsulas.

  • Tadalafila 15mg
  • RedNite™ 1.000mg
  • Base Flaconete morango qsp 1 unidade

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose, 1 a 3 horas antes da relação sexual.

Prasterona Transdérmica

Benéfico principalmente para mulheres, pois é convertida em testosterona.

  • Prasterona 10mg a 100mg
  • Creme transdérmico de alta absorção qsp 1ml

Sugestão posológica:
Aplicar 1 dose = 1 ml = 1 pump na pele a noite. Para mulheres 10mg a 50mg e para homens de 25mg a 100mg.

Fórmula otimizadora da ereção

Associando compostos sinérgicos aos bloqueadores da fosfodiesterase pode-se reduzir sua dose e aumentar o tempo de seu efeito.

  • RedNite™ 500mg
  • Pinus pinaster (95% de proantocianidinas) 50mg
  • Vardenafila 5mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose, 1 a 3 horas antes da relação sexual.

Fórmula fitoterápica afrodisíaca

Estas plantas tem conhecido efeito afrodisíaco, e sua associação tem efeito sinérgico.
Esta fórmula terá mais efeito se for usada diariamente.

  • Mucuna pruriens (20% L-dopa) 200mg
  • Long Jack (ext.) 200mg
  • Epimedium (ext.) 200mg
  • Testoactive 200mg
  • Tribulus Terrestris 200mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose, 2 vezes ao dia.

Filme orodispersível de ação rápida

Os bloqueadores da fosfodiesterase podem ser usados por absorção oral ou sublingual, desta forma acelera o início de seu efeito.

  • Sildenafila 50mg
  • Filme orodispersível qsp 1 unidade

Sugestão posológica:
Usar 1 dose via sublingual antes da relação.

Cápsula sublingual com oxitocina

Para a mulher aumenta o desejo e o prazer sexual, para o homem ajuda a antecipar ou permitir a ejaculação de quem sofre de retardo ou ausência da ejaculação. É contraindicado para quem possui ejaculação precoce.

  • Oxitocina 20ui
  • Cápsula sublingual qsp 1 unidade

Sugestão posológica:
Usar 1 cápsula via sublingual antes da relação sexual.

Fórmula Pró-Óxido Nítrico

A ereção é fruto da ação vasodilatadora do óxido nítrico nos vasos penianos. Este processo pode ser estimulado com precursores e cofatores de sua produção. Esta fórmula pode ser utilizada em casos leves de dificuldade de ereção, antes de usar os bloqueadores da fosfodiesterase.

  • L-Citrulina 600mg
  • Picnogenol 100mg
  • Metilfolato 200mcg
  • RedNite™ 400mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose, 2 vezes ao dia.

Fórmula relaxante sexual (PORTARIA 344)

A ejaculação precoce está associada a ansiedade, esta fórmula auxilia no aumento de serotonina, que aumenta a auto-confiança e reduz a ansiedade.

  • Dapoxetina 30mg
  • 5-HTP 100mg
  • L-Teanina 400mg
  • Metilfolato 200mcg
  • Taurato de Magnésio 500mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose, antes da relação.

Óleo afrodisíaco para massagem

  • Essência afrodisíaca 0,5%
  • Óleo especial para massagem qsp 100ml