Saúde e beleza da pele, cabelos e unhas

Protocolos injetáveis

Relação entre nutrientes e beleza

A saúde e a beleza da pele, dos cabelos e das unhas está interligada com o aporte nutricional que o corpo recebe. Os nutrientes podem ser obtidos através de uma alimentação balanceada, ou na forma de suplementos nutricionais.

Porém, em complemento às terapias orais, há também a possibilidade de serem administrados por vias injetáveis, alcançando a sua máxima absorção.

Protocolos injetáveis

A criação de protocolos utilizando uma combinação de ativos que atuam de forma sinérgica tem sido usada como estratégia eficaz nos tratamentos de beleza, e pode trazer resultados positivos para a pele, os cabelos e as unhas.

Sabendo disso, selecionamos algumas alternativas de protocolos endovenosos, intramusculares e intradérmicos. Como sugestão, eles podem ser utilizados, alternadamente ou não, por um período de 8 a 12 semanas, com aplicações semanais, de acordo com o objetivo de cada abordagem terapêutica.

Saúde e Beleza

Protocolo endovenoso para saúde capilar, pele e unhas

Composto por substâncias essenciais para o corpo, ele pode ajudar pacientes que desejam melhorar a saúde da pele, dos cabelos e das unhas. A administração endovenosa confere uma alta absorção e rápido efeito dos ativos.

  • Pool de Minerais / 2mL 1 ampola
  • Vitamina B5 (D-Pantenol) 40mg / 2mL 1 ampola
  • Complexo B (Sem B1) 2mL 1 ampola
  • L-Metionina 100mg / 2mL 1 ampola
  • N-Acetil Cisteína 300mg / 2mL 1 ampola
  • MSM (Metilsulfonilmetano) 750mg / 5mL 1 ampola
  • Pool de Aminoácidos 3,8% / 10mL 1 ampola

Sugestão de uso:

Diluir 1 ampola de cada produto em 250mL de SF 0,9% e aplicar pela via endovenosa com gotejamento inicial lento (45-60 min/bolsa), avaliando individualmente cada paciente. Recomenda-se a adição de uma ampola por vez na bolsa de soro.

Protocolo endovenoso para flacidez

Composto por substâncias, dentre elas aminoácidos e vitaminas, com ação antioxidante que são essenciais para o corpo. Contém ativos que agem na elasticidade e hidratação da pele, especialmente no auxílio à produção de colágeno e elastina.

  • Inositol 100mg + L-Taurina 100mg / 2mL 1 ampola
  • L-Ornitina 300mg / 2mL 1 ampola
  • Ácido lipoico 10mg / 2mL 1 ampola
  • L-arginina 1g / 2mL 1 ampola
  • Sulfato de cobre 0,5mg / 2mL 1 ampola
  • Vitamina C (Acido ascórbico) 400mg / 2mL 1 ampola
  • L-Prolina 500mg / 2mL 1 ampola

Sugestão de uso:

Diluir 1 ampola de cada produto em 250mL de SF 0,9% e aplicar pela via endovenosa com gotejamento inicial lento (45-60 min/bolsa), avaliando individualmente cada paciente.

Protocolo intramuscular para saúde da pele

A associação desses ativos contribui para a saúde da pele, pois conta com a ação do silício orgânico e da vitamina C, que favorecem a regeneração e reorganização das fibras de colágeno e elastina, além da ação antioxidante e do aumento da hidratação natural na pele.

  • Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg / 2mL 1 ampola
  • Vitamina C (Ácido Ascórbico) 400mg / 2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2% / 1mL 1 ampola

Sugestão de uso:

Aspirar o conteúdo das ampolas e aplicar lentamente pela via intramuscular. Sugerida a região ventroglútea.

Protocolo intramuscular para flacidez

Contém associações de ativos que contribuem para o aumento do colágeno e auxiliam no rejuvenescimento da pele, através da regeneração e reorganização das fibras de colágeno e elastina.

  • DMAE 60mg / 2mL 1 ampola
  • Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg / 2mL 1 ampola
  • L-Arginina 1g + Lidocaína 1% / 2mL 1 ampola
  • Vitamina C (Ácido Ascórbico) 400mg/2mL 1 ampola
  • Condroitina sulfato 100mg / 2mL 1 ampola

Sugestão de uso:

Aspirar o conteúdo das ampolas e aplicar lentamente metade do volume (cerca de 5mL) em cada músculo ventroglúteo.

Protocolo intradérmico para aumento do colágeno e rejuvenescimento da pele

Contém associações de ativos que contribuem no aumento do colágeno e auxiliam no rejuvenescimento da pele, através da regeneração e reorganização das fibras de colágeno e elastina.

  • Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg / 2mL 1 ampola
  • EGF 1% + IGF-1 1% + TGFB-3 1% / 2mL 1 ampola
  • L-Prolina 500mg / 2mL 1 ampola
  • DMAE 60mg / 2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2%/1mL 1 ampola

Sugestão de uso:

Aplicar via ID, ou por retroinjeção, 1 vez por semana ou a cada 15 dias.

Protocolo intramuscular para fortalecimento capilar

Contribui para o fortalecimento e crescimento dos cabelos, especialmente com o aporte nutricional para os fios, dessa forma, diminuindo a queda do cabelo.

  • Pill Food / 2mL 1 ampola
  • Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg / 2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2% / 1mL – Opcional 1 ampola

Sugestão de uso:

Aspirar o conteúdo das ampolas e aplicar lentamente pela via intramuscular. Sugerida a região ventroglútea.

Protocolo intradérmico com fatores de crescimento capilar

Contém ativos que estimulam o crescimento capilar, auxiliam na revitalização do folículo e estimulam a firmeza, promovendo a formação de cabelos mais fortes. O minoxidil aumenta a expressão do fator de crescimento endotelial (VEGF) que mantém a vascularização adequada ao seu redor e, consequentemente, torna-se um mecanismo de ação importante para o crescimento do cabelo.

  • IGF-1 1% + BFGF 1% + VEGF 1% + Cooper peptídeo 1% / 2mL 1 ampola
  • Biotina 10mg / 2mL 1 ampola
  • Vitamina B5 (D-Pantenol) 40mg / 2mL 1 ampola
  • Minoxidil 0,5% / 2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2% / 1mL 1 ampola

Sugestão de uso:

Aplicar por via ID, em todo o couro cabeludo, 1 vez por semana.

Protocolo intradérmico para crescimento e nutrição capilar

Além de contribuir para o fortalecimento e crescimento dos cabelos, esse protocolo também conta com ativos capazes de melhorar o espessamento dos fios, aumentar a resistência e o aporte nutricional, diminuindo a queda.

  • IGF-1 1% + BFGF 1% + VEGF 1% + Cooper peptídeo 1% / 2mL 1 ampola
  • Minoxidil 0,5% / 2mL 1 ampola
  • Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg / 2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2% / 1mL 1 ampola
  • Pill Food/2mL 1 ampola

Sugestão de uso:

Aplicar por via ID, em todo o couro cabeludo, 1 vez por semana.

Biotina

Também conhecida como vitamina H ou B7 e pertencente ao complexo B, é considerada um nutriente hidrossolúvel citado na literatura como um auxílio nos tratamentos para queda capilar. O uso da biotina aumenta a firmeza da pele e do cabelo. Níveis baixos dela podem estar relacionados a problemas dermatológicos e à queda dos fios.

Sua suplementação pode atrasar o início e a progressão dos cabelos grisalhos, assim como os níveis baixos dessa vitamina podem resultar na perda dos fios. Através da deposição de queratina na pele e nas unhas, a biotina melhora a aparência visual da pele e reduz as unhas quebradiças.

É necessária para o metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos. Além disso, como contribui para a queratina, ela se popularizou como um suplemento para melhorar a qualidade do cabelo, da pele e das unhas.

Vitaminas do complexo B

Como um todo, são vitais para o crescimento e desenvolvimento normal do corpo, pele saudável, funcionamento adequado dos nervos e do coração e formação de glóbulos vermelhos. As vitaminas do complexo B estão envolvidas na angiogênese, ativação da síntese proteica, tecidual, DNA, síntese de colágeno, aumento do hormônio do crescimento e remoção de tecido necrótico.

Vitamina B2 (Riboflavina)

Além de auxiliar em casos de acne e eczema, é um componente importante para duas coenzimas: a mononucleotídeo de flavina (FMN) e a dinucleotídeo de flavina adenina (FAD). Ambas desempenham papéis importantes no desenvolvimento e na função das células. Dessa forma, manter os níveis adequados de vitamina B2 é importante para a saúde da pele e para o crescimento capilar.

Vitamina B3 (Nicotinamida)

Mostra-se promissora para o tratamento de uma ampla gama de condições dermatológicas, incluindo distúrbios bolhosos autoimunes, acne, rosácea, envelhecimento da pele e dermatite atópica. É importante para muitas reações metabólicas enzimáticas, atuando como antioxidante. A nicotinamida está envolvida na síntese de esfingolipídios, ácidos graxos livres, colesterol, ceramidas (reduz a perda de água transepidérmica), na supressão da transferência dos melanossomos dos melanócitos para os queratinócitos, e no aumento da produção de colágeno em fibroblastos. Todos esses efeitos podem contribuir para reverter os sinais do envelhecimento cutâneo.

Vitamina B6 (Piridoxina)

Estimula o crescimento e melhora a condição do cabelo em pacientes com alopecia areata. Seus níveis adequados reduzem a queda dos fios e quadros de caspa.

Copper peptídeo

Considerado um oligopeptídeo capaz de inibir a enzima 5α-redutase, responsável por reduzir a testosterona em diidrotestosterona (DHT). Dessa forma, reverte a atrofia folicular induzida pela DHT, auxiliando na revitalização do folículo capilar e no tratamento da queda dos cabelos.

D-Pantenol (Vitamina B5)

Quando utilizado na derme é convertido em ácido pantotênico, um constituinte natural da pele. É capaz de ativar a proliferação dos fibroblastos, o que leva a um aumento da epitelização do tecido, criando uma estrutura epidérmica de alto nível organizacional, também podendo facilitar a proliferação de queratinócitos que são o tipo celular mais comum da pele, compondo a maioria da epiderme. O crescimento e a diferenciação dos queratinócitos são essenciais para a função de barreira epidérmica. O ácido pantotênico pode regular a epiderme por meio da proliferação e diferenciação de queratinócitos direta ou indiretamente por meio da síntese de KGF e colágeno tipo IV.

Além disso, melhora a hidratação, reduzindo a perda de água transepidérmica, o que mantém a maciez e a elasticidade da pele. Promove a formação de cabelos mais fortes aumentando a expressão da proteína 4 associada à queratina (KAP4), que está relacionada na queratinização terminal do córtex capilar. O D-Pantenol também possui ação antisseborreica para o folículo piloso, impedindo a obstrução dos poros do couro cabeludo que causa má nutrição e diminuição da circulação capilar.

DMAE (Dimetilaminoetanol)

Amplifica de forma efetiva o tônus muscular, por aumentar a produção de acetilcolina na derme, causando um efeito tensor na pele, o qual chamamos de efeito lifting. Dessa forma, apresenta ação positiva no combate da flacidez, proporcionando um rosto mais firme e diminuindo o aspecto desidratado, com excelentes resultados na diminuição das rugas.

EGF (Fator de Crescimento Epidermal)

Estimula o crescimento e o reparo da epiderme da pele, assim como o crescimento de fibroblastos e a aceleração das cicatrizes de feridas.

O fator de crescimento epidermal está ligado aos processos de regeneração cutânea, de cicatrização e de estímulo à produção de colágeno. Atua de forma eficaz no rejuvenescimento, reduzindo a profundidade das rugas e melhorando o aspecto geral da pele em relação à elasticidade e à firmeza.

IGF-1 (Fator de Crescimento Insulínico)

É responsável pela função germinativa da pele, capaz de estimular a formação de células como os fibroblastos que são os responsáveis por sintetizar fibras de colágeno, elastina e outros compostos da matriz celular.

O IGF-1 atua de forma sinérgica com outros fatores e aumenta a regeneração da epiderme e da derme. Além disso, é capaz de diminuir as metaloproteinases, enzimas capazes de degradar o colágeno e a elastina.

TGFB-3 (Fator de Crescimento Transformador beta 3)

Atua na regeneração e remodelação da matriz dérmica extracelular por exercer efeito estimulador na produção dos componentes da matriz extracelular, que incluem colágeno do tipo I e II, fibronectina em fibroblastos.

Finasterida

Pode ajudar a prevenir o hirsutismo inibindo a conversão da testosterona em diidrotestosterona (DHT) pela enzima 5-alfa redutase que reduz essa transformação, diminuindo diretamente os níveis de DHT. A finasterida também inibe a caspase 3, uma enzima que estimula a apoptose dos folículos capilares.

Isso é, a DHT, ao se ligar aos receptores androgenéticos do folículo piloso, causa a miniaturização, ou seja, impede seu crescimento adequado. Ao bloquear esse processo, a finasterida favorece o crescimento e a prevenção das perdas adicionais de cabelo. Utiliza principalmente o VEGF para manter a vascularização adequada ao seu redor.

L-Metionina

Potencializa os efeitos antioxidantes e ajuda a prevenir os danos causados pelos radicais livres. Devido a presença de enxofre em sua estrutura, a L-metionina favorece o fortalecimento das unhas e é essencial para a saúde da pele, promovendo melhora do tônus e elasticidade.

L-Prolina

Convertida em hidroxiprolina, ela contribui na formação e produção da estrutura colágena, se tornando um componente importante na melhora da textura da pele.

Possui capacidade de acelerar a cicatrização de feridas, com excelentes benefícios para a integridade da pele, assim como potencializar a síntese de pró-colágeno.

Estudos revelam que ao aumentar a demanda de L-Prolina é possível otimizar a biossíntese de colágeno.

Melatonina

Considerada um neuro-hormônio endógeno que possui um papel essencial no processo de sincronização circadiana do organismo. Parte da melatonina endógena do corpo é produzida na pele, estimulando, dessa forma, o crescimento das células, a proliferação de fibroblastos e impedindo o processo de apoptose dos queratinócitos.

Ela é capaz de auxiliar nos processos de cicatrização de feridas, assim como em tratamentos para psoríase e eczema. Atualmente, alguns estudos correlacionam seu uso ao crescimento capilar. Descobriu-se que os folículos capilares sintetizam e expressam receptores de melatonina. Assim, utilizá-la em processos de queda aumenta o crescimento dos fios por meio da sua ação adjuvante na fase anágena do folículo capilar.

Minoxidil

Diversos estudos sugerem seu uso como um estimulador do crescimento capilar. Através da sua ação vasodilatadora, ele atua prolongando a duração da fase anágena (período de crescimento), evitando a ação antiapoptótica do fio. Além disso, pode contribuir para aumentar o diâmetro dos folículos capilares e, com isso, estimular a proliferação celular na região da papila dérmica. Outro mecanismo de ação possivelmente elucidado é o fato de que ele aumenta a expressão do fator de crescimento endotelial (VEGF), como o folículo piloso na fase anágena utiliza, principalmente, o VEGF para manter a vascularização adequada ao seu redor. Consequentemente, a indução de VEGF mediada pelo minoxidil que ocorre pelos receptores de adenosina torna-se um mecanismo de ação importante para o crescimento do cabelo.

MSM (Metilsulfonilmetano)

Devido ao seu conteúdo de enxofre, o MSM facilita o crescimento das unhas, auxilia em episódios de acne e melhora a condição do cabelo, aumentando seu crescimento. Ele também atua na rosácea, previne novas cicatrizes e elimina algumas já existentes. Auxilia na prevenção da reticulação indesejável do conteúdo de colágeno da pele que está associado ao aumento de rugas, assim como ajuda na elasticidade da pele.

N-Acetil Cisteína

Possui ação antioxidante atuando na captação de radicais livres. Auxilia na prevenção da progressão da calvície de padrão masculino, assim como na cicatrização de feridas.

Pill Food

Composto por vitaminas e aminoácidos, seus ativos são capazes de melhorar o espessamento dos fios, aumentar a resistência, nutrir o cabelo e diminuir a queda.

Pool de Aminoácidos

Contempla diversos aminoácidos que são essenciais para o funcionamento adequado do organismo e que atuam através de diversas vias metabólicas, melhorando a imunidade, a captação de radicais livres, entre outros mecanismos.

A Glicina, por exemplo, é um aminoácido que compõem a estrutura da tripla hélice do colágeno. Possui capacidade de melhorar a saúde da pele aumentando a reparação dos tecidos e consequentemente a cicatrização.

O Ácido L-aspártico diminui a fadiga, aumentando a resistência muscular, além de atuar no fortalecimento de diversas estruturas.

Semelhante ao peptídeo de colágeno, estudos mostram que a Ornitina aumenta o processo de cicatrização da pele, através da regulação efetiva na síntese de colágeno contribuindo para a saúde da pele em geral.

Lisina possui capacidade de melhorar a função da pele devido ao seu envolvimento na fabricação de colágeno endógeno, assim como seus níveis adequados podem auxiliar na redução da queda de cabelo.

Com excelentes benefícios na integridade da pele, a L-Prolina melhora a textura da pele e acelera a cicatrização de feridas, devido sua ação na síntese de colágeno, onde é convertida em hidroxiprolina.

Serina é um aminoácido principal que consiste nos fatores hidratantes naturais e na queratina, o grupo hidroxila em sua estrutura interage ativamente com as moléculas de água, resultando no aumento da capacidade de hidratação da pele.

A metionina pode ajudar a fortalecer as unhas devido ao seu teor de enxofre. É essencial para a saúde da pele, melhorando o tônus e a elasticidade.

A L-arginina é um aminoácido precursor no aumento da deposição de colágeno na derme. Atua normalizando os processos de cicatrização da pele, dessa forma, contribuindo positivamente na reparação dos tecidos. Além disso, ela auxilia na diminuição da queda capilar.

Enquanto o Triptofano reduz a inflamação e estimula a produção de anticorpos

Pool de minerais

São fundamentais, uma vez que atuam como catalisadores de reações enzimáticas e reguladores de processos vitais. Esse pool, inclusive, contempla diversas substâncias que são essenciais para o funcionamento adequado do organismo.

Cloreto Cromo se concentra na pele e pode auxiliar em tratamentos para a acne.

Sulfato Manganês pode ser essencial nos processos de cicatrização.

Sulfato Magnésio pode modular o potencial elétrico das membranas celulares e ajudar a manter a sua permeabilidade, assim como facilitar a sobrevivência dos fibroblastos.

Sulfato de Zinco tem uma grande proporção na pele, concentrado nos folículos capilares. Seus níveis adequados diminuem a queda capilar, devido à sua capacidade de inibir a enzima 5-alfa redutase. Além disso, o zinco demonstrou efetividade na redução dos sintomas da acne.

O Selênio está envolvido na melhora da saúde capilar, diminuindo o aspecto quebradiço dos fios. Na pele, o selênio possui capacidade de diminuir quadros de dermatite e melhorar a saúde dos tecidos.

Sulfato de Cobre pode auxiliar na progressão do início dos cabelos grisalhos, pois está envolvido bioquimicamente na cor (via tirosina e tirosinase), se concentrando e melhorando a função dos folículos capilares. Facilita o crescimento e, portanto, pode estar envolvido na prevenção e tratamento da queda dos fios. O cobre também estimula a síntese de colágeno e outras glicoproteínas nos fibroblastos da papila dérmica dos folículos capilares durante a fase anágena de crescimento, assim como atua na estabilização da formação da estrutura de colágeno, pois é necessário para as reações da enzima lisil hidroxilase.

Trissilinol (Silício Orgânico)

Favorece a regeneração e reorganização das fibras de colágeno e elastina. Além disso, sua suplementação contribui para o crescimento dos cabelos, acelerando em folículos capilares ativos, assim como aumenta a densidade e a espessura dos fios por meio da síntese dos glicosaminoglicanos presentes na queratina e também na síntese do colágeno tipo I, através da ativação dos fibroblastos.

O silício é um elemento predominante em vários locais do corpo humano, especialmente nos cabelos, na pele e nas unhas. Seus benefícios são a diminuição da queda, a menor fragilidade capilar e o aumento dos nutrientes no folículo piloso.

Vitamina C (ácido ascórbico)

Aumenta a função e protege os queratinócitos dos efeitos deletérios associados à exposição à radiação solar. Ela também melhora a saúde da pele, pois possui papel essencial na produção de colágeno, estimulando a formação e proteção dos fibroblastos, minimiza cicatrizes e aumenta os níveis de hidratação natural, através do seu precursor filagrina.

Além dos protocolos injetáveis, formulações orais e tópicas de uso “Home care”, assim como a nossa linha de produtos Essential Nutrition, podem complementar os tratamentos sugeridos e potencializar os resultados. Seguem abaixo algumas sugestões:

Saúde da pele

Creme rejuvenescedor facial com fatores de crescimento

A associação adequada dos fatores de crescimento traz resultados mais eficazes na regeneração cutânea. A ação reepitelizante do Fator de Crescimento Epidermal estimula a diferenciação de queratinócitos e diminui a pigmentação da pele em decorrência de processo inflamatório.

Ele é um importante sinalizador para o fibroblasto no estímulo da síntese e maturação de colágeno e age de forma sinérgica nesse processo. O Juvenile® aumenta a densidade da estrutura cutânea, estimula a produção das fibras e atenua os efeitos da exposição à radiação UV na pele.

  • Fator de Crescimento Epidermal 1%
  • Fator de Crescimento Transformador 1%
  • Fator de Crescimento Fibroblástico Básico 1%
  • Juvenile® 2%
  • Base emulsão qsp 30g

Sugestão de uso:

Aplicar na face diariamente.

Creme antirrugas botox-like para peles maduras

O creme proporciona o reequilíbrio hídrico e a tonificação de peles maduras. O Argireline® é um hexapeptídeo modulador da tensão muscular facial com atividade redutora de rugas e linhas de expressão, de forma natural e não invasiva. E o Algisium C® é um silanol que apresenta atividade regeneradora epidérmica, a qual restabelece as fibras de colágeno e elastina.

  • Argireline® 3%
  • Algisium C® 6%
  • Aquaporine Active® AQP3 2%
  • Creme hidratante qsp 30g

Sugestão posológica

Aplicar no rosto, pescoço e colo pela manhã antes do filtro solar, e à noite.

Saúde dos cabelos

Loção para queda capilar e estímulo de novos folículos com fatores de crescimento e peptídeos

Ativos selecionados de acordo com a sua capacidade em estimular a renovação dos folículos pilosos, propiciando o crescimento do fio e a redução da queda. Apresenta ação inibitória da enzima 5-alfa-redutase, aumento da circulação sanguínea na fase anagênica e estímulo da mitose celular.

  • Copper peptídeo 1%
  • F.C. Vascular (VEGF) 1%
  • F.C. Fibroblástico ácido (aFGF) 1%
  • Auxina Tricógena® 10%
  • Solução hidroalcoólica qsp 50mL

Sugestão de uso:

Aplicar 5 jatos (20 gotas) do produto no couro cabeludo e massagear com as pontas dos dedos para melhor penetração.

Tônico capilar estimulador do crescimento

O minoxidil em associação com Auxina Tricógena® produz efeito estimulador do crescimento capilar, pelo aumento do fluxo vascular cutâneo, e melhora o trofismo da raiz dos cabelos, exercendo efeito revitalizante.

  • Minoxidil sulfato 3%
  • D-pantenol 2%
  • Auxina Tricógena® 5%
  • Extrato de jaborandi 5%
  • Solução hidroalcoólica qsp 50mL

Sugestão de uso:

Aplicar 5 jatos (20 gotas) do produto no couro cabeludo e massagear com as pontas dos dedos para melhor penetração.

Saúde das unhas

Fórmula fortalecedora de fios capilares e unhas – em cápsulas

Esta fórmula fortalecedora de fios capilares e unhas fornece elementos essenciais para o crescimento saudável dos anexos cutâneos. É um complexo formado por vitaminas, minerais e aminoácidos que fazem parte da estrutura do cabelo, da pele e das unhas.

  • Ácido ortosilícico 300mg
  • LN2 IN® 100mg
  • L-cistina 400mg
  • Piridoxina 20mg
  • Biotina 3.000mcg
  • Metionina 200mg
  • Pantotenato de cálcio 150mg

Sugestão de uso:

Tomar 1 dose ao dia, fracionada em duas tomadas.

LYKSTAD J, SHARMA S.Bioquímica, Vitaminas Solúveis em Água. [Atualizado em 7 de março de 2021]. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2021 Jan-. Disponível em: ncbi.nlm.nih.gov/books/ NBK538510/

KOBAYASHI, Daisaku. Et al. The Effect of Pantothenic Acid Deficiency on Keratinocyte Proliferation and the Synthesis of Keratinocyte Growth Factor and Collagen in Fibroblasts. J Pharmacol Sci 115, 230 – 234 (2011).

CHEN, ANDREW. Et al. Nicotinamide and the skin. Australasian Journal of Dermatology (2014) 55, 169–175. doi: 10.1111/ ajd.12163

KHALIFE, ROY. Et al. Scurvy, an old story in a new time: The hematologist’s experience. Blood Cells, Molecules and Diseases. Blood Cells, Molecules and Diseases 76 (2019) 40–44. doi.org/10.1016/ j.bcmd.2019.01.004

BENNETT, Neil; SCHULTZ, Gregory. Growth Factors and Wound Healing: Biochemical Properties of Growth Factors and Their Receptors. The American Journal Of Surgery. Gainesville, p. 728-737. 03 mar. 1993.

ESSENTIA PHARMA. Livro. Disponível em: essentia.com.br/artigo/artigos/livro2016/essentia-saude-resultados-ebook.pdf?utm_campaign=agradecimento_congresso_saude_mental_19&utm_medium=email&utm_source=RD+Station. Acesso em 04 jan 2022.

OLSZEWER, E.; TERUYA, J. Terapia Nutricional Parenteral em Ortomolecular. 2th edição.

ESSENTIA PHARMA. E-Book Terapias estéticas injetáveis. Disponível em: essentia.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Ebook-Estetica.pdf> Acesso em 04 jan 2022.

ESSENTIAL NUTRITION. Site disponível em: essentialnutrition.com.br /?gclid=Cj0KCQiAoNWOBhCwARIsAAiHnEjRcln_u0QG7OIe4IZuX7Kh468WSzkHy4yNWOdELf8NnJcVJlKdyZoaAiRnEALw_wcB Acesso em jan 2022.

POLONINI, H. C.; FERREIRA, A. O.; BRANDÃO, M. A. F.; RAPOSO, N. R. B.Topical monomethylsilanetriol can deliver silicon to the viable skin. International Journal Of Cosmetic Science, [S.L.], v. 41, n. 4, p. 405-409, ago. 2019. Wiley. dx.doi.org/ 10.1111/ ics.12552.

MARTIN, Keith R.. Silicon: the health benefits of a metalloid. Metal Ions In Life Sciences, [S.L.], p. 451-473, 2013. Springer Netherlands. dx.doi.org/10.1007/ 978-94-007-7500-8_14

CHOI, Jin Kyu; JANG, Ji-Hye; JANG, Won-Hee; KIM, Jaekwan; BAE, Il-Hong; BAE, Joonho; PARK, Young-Ho; KIM, Beum Joon; LIM, Kyung-Min; PARK, Jin Woo. The effect of epidermal growth factor (EGF) conjugated with low-molecular-weight protamine (LMWP) on wound healing of the skin. Biomaterials, [S.L.],v. 33, n. 33, p. 8579-8590, nov. 2012. Elsevier BV. dx.doi.org/10.1016/j.biomaterials. 2012.07.061.

YUM, Soohwan; JEONG, Seongkeun; KIM, Dohoon; LEE, Sunyoung; KIM, Wooseong; YOO, Jin-Wook; KIM, Jung-Ae; KWON, Oh; KIM, Dae-Duk; MIN, Do. Minoxidil Induction of VEGF Is Mediated by Inhibition of HIF-Prolyl Hydroxylase. International Journal Of Molecular Sciences, [S.L.], v. 19, n. 1, p. 53, 25 dez. 2017. MDPI AG. dx.doi.org/10.3390/ijms19010053.

TABBAKHIAN, Majid; TAVAKOLI, Naser; JAAFARI, Mahmoud Reza; DANESHAMOUZ, Saeid. Enhancement of follicular delivery of finasteride by liposomes and niosomes. International Journal Of Pharmaceutics, [S.L.], v. 323, n. 1-2, p. 1-10, out. 2006. Elsevier BV. dx.doi.org/ 10.1016/j.ijpharm.2006.05.041.

BACH, Thi Mai Hoa; TAKAGI, Hiroshi. Properties, metabolisms, and applications of l-proline analogues. Applied Microbiology And Biotechnology, [S.L.], v. 97, n. 15, p. 6623-6634, 19 jun. 2013. Springer Science and Business Media LLC. dx.doi.org/10.1007/ s00253-013-5022-7.

RUSANOVA, Iryna; MARTÍNEZ-RUIZ, Laura; FLORIDO, Javier; RODRÍGUEZ-SANTANA, César; GUERRA-LIBRERO, Ana; ACUÑA-CASTROVIEJO, Darío; ESCAMES, Germaine. Protective Effects of Melatonin on the Skin: future perspectives. International Journal Of Molecular Sciences, [S.L.], v. 20, n. 19, p. 4948, 8 out. 2019. MDPI AG. dx.doi.org/10.3390/ijms20194948.

KLESZCZYNSKI, Konrad; FISCHER, Tobias W.. Melatonin and human skin aging. Dermato-Endocrinology, [S.L.], v. 4, n. 3, p. 245-252, jul. 2012. Informa UK Limited. dx.doi.org/10.4161/ derm.22344.

YUM, Soohwan; JEONG, Seongkeun; KIM, Dohoon; LEE, Sunyoung; KIM, Wooseong; YOO, Jin-Wook; KIM, Jung-Ae; KWON, Oh; KIM, Dae-Duk; MIN, Do. Minoxidil Induction of VEGF Is Mediated by Inhibition of HIF-Prolyl Hydroxylase. International Journal Of Molecular Sciences, [S.L.], v. 19, n. 1, p. 53, 25 dez. 2017. MDPI AG. dx.doi.org/10.3390/ijms19010053.

LIU, Su; CHEN, Zhenyu; CAI, Xia; SUN, Ying; ZHAO, Cailing; LIU, Fangjun; LIU, Dalie. Effects of Dimethylaminoethanol and Compound Amino Acid on D-Galactose Induced Skin Aging Model of Rat. The Scientific World Journal, [S.L.], v. 2014, p. 1-7, 2014. Hindawi Limited. dx.doi.org/10.1155/ 2014/507351.

ITO, N.; SEKI, S.; UEDA, F. Effects of Composite Supplement Containing Collagen Peptide and Ornithine on Skin Conditions and Plasma IGF-1 Levels—A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Trial. Mar. Drugs 2018, 16, 482. doi.org/10.3390/ md16120482

HYEONGMIN, Kim. Et al. Combined Skin Moisturization of Liposomal Serine Incorporated in Hydrogels Prepared with Carbopol ETD 2020, Rhesperse RM 100 and Hyaluronic Acid. 06 out 2015. DOI: doi.org/10.4196/ kjpp.2015.19.6.543

WITTE, M. B., & Barbul, A. (2003). Arginine physiology and its implication for wound healing. Wound Repair and Regeneration, 11(6), 419–423. doi:10.1046/j.1524-475x.2003.11605.x url to share this paper: sci-hub.se/10.1046/ j.1524-475X.2003.11605.x

ENCILOPÉDIA DIGITAL HYPERHEALTH PRO – Versão 11. In-Tele-Health © 2012 (from Hyperhealth Pro CD-ROM). Referências:

Pearson, D. & Shaw, S. The Life Extension Companion. Warner Books, New York, USA, 1984:88-89.

Haas, Elson M. Staying Healthy with Nutrition. Celestial Arts, Berkeley, California, USA. 1992:130.

Charles, B. M., et al. Biotin-responsive alopecia and developmental regression. Lancet. 2(8134):118-120, 1979.

Mervyn, L. Thorsons Complete Guide to Vitamins and Minerals (2nd Edition). Thorsons Publishing Group, Wellingborough, England. 1989:23, 57.

Colombo, V. E., et al. Treatment of brittle fingernails and onychoschizia with biotin: scanning electron microscopy. J Am Acad Dermatol. 23(6 Part 1):1127-1132, 1990.

Pearson, D. & Shaw, S. The Life Extension Companion. Warner Books, New York, USA, 1984:88-89.

Haas, Elson M. Staying Healthy with Nutrition. Celestial Arts, Berkeley, California, USA. 1992:116.

Dessner, L. [Riboflavin therapy of cheilosis and glossitis.] Odontol Tidskr. 59(3):200-204, 1951.

Lo, C. S., et al. Riboflavin status of adolescents in southern China. Average intake of riboflavin and clinical findings. Med J Aust. 141(10):635-637, 1984.

Draelos, Z. D., et al. The effect of 2% niacinamide on facial sebum production. J Cosmet Laser Ther. 8(2):96-101, 2006.

Brzezinska-Wcislo, L. [Evaluation of vitamin B6 and calcium pantothenate effectiveness on hair growth from clinical and trichographic aspects for treatment of diffuse alopecia in women]. Wiad Lek. 54(1-2):11-18, 2001.

Grossman, R. The role of dimethylaminoethanol in cosmetic dermatology. Am J Clin Dermatol. 6(1):39-47, 2005.

Tadini, K. A., et al. In vivo skin effects of a dimethylaminoethanol (DMAE) based formulation. Pharmazie. 64(12):818-822, 2009.

Uhoda, I., et al. Split face study on the cutaneous tensile effect of 2-dimethylaminoethanol (deanol) gel. Skin Res Technol. 8(3):164-167, 2002.

Grossman, R. M. The role of dimethylaminoethanol in cosmetic dermatology. Am J Clin Dermatol. 6(1):39-47, 2005.

Morissette, G., et al. The antiwrinkle effect of topical concentrated 2-dimethylaminoethanol involves a vacuolar cytopathology. British Journal of Dermatology. 156(3):433-439, 2007.

The Directory of Life Extension Supplements. Life Extension Media, Florida, USA. 2000:45.

Chvapil, M. et al. Effect of cis-hydroxyproline on collagen and other proteins in skin wounds, granuloma tissue, and liver of mice and rats. Experimental and Molecular Pathology. 20(3): 363-374, 1974.

Chaitow, L. Individual amino acids: Therapeutic roles: Proline. In: Amino Acids in Therapy. Thortons Publishers, Northamptonshire, UK, 1985:72.

Lawrence, R. M. The effectiveness of the use of oral LIGNISULmsm (methylsulfonylmethane) supplementation on hair & nail health.

Uebelacker, C. Hair: the critical building blocks. Journal of Longevity. February 2005.

Uebelacker, C. Hair: the critical building blocks. Journal of Longevity. February 2005.

Parcell, S. W. Sulfur in human nutrition and applications in medicine. Alternative Medicine Review. 7(1), 2002.

Mindell, Earl R. The MSM Miracle. Keats Publishing, Lincolnwood, Illinois, USA, 1997:25.

Nutritional significance and medical applications of MSM – a biologically active sulfur compound. [a paper outlining the claims made in a number of U.S. patents for MSM].

D’Agostini, F., et al. Induction of alopecia in mice exposed to cigarette smoke. Toxicol Lett. 114(1-3):117-123, 2000.

Braverman, Eric R. The Healing Nutrients Within. Keats Publishing, New Canaan, Connecticut, USA. 1997:29

Wesson, M., et al. Effects of oral administration of aspartic acid salts on the endurance capacity of trained athletes. Res Q Exercise Sport. 59:234, 1988.

Chvapil, M. et al. Effect of cis-hydroxyproline on collagen and other proteins in skin wounds, granuloma tissue, and liver of mice and rats. Experimental and Molecular Pathology. 20(3): 363-374, 1974.

Chaitow, L. Individual amino acids: Therapeutic roles: Proline. In: Amino Acids in Therapy. Thortons Publishers, Northamptonshire, UK, 1985:72.

Madan, B. R., et al. Anti-inflammatory activity of L-tryptophan and DL-tryptophan. Indian Journal of Medical Research. 68:708-713, 1978.

McCarty, M. High chromium yeast for acne? Medical Hypotheses. 14(3):307-310, 1984.

Shetlar, M. R. & Shetlar, C. L. The role of manganese in wound healing. In: Klimis-Tavantzis DL, (editor). Manganese in Health and Disease. Boca Raton: CRC Press, Inc.; 1994:145-157.

Frank, J. Zinc and your skin. Australian Wellbeing. 10:69-71, 1985.

Lutz, G., et al. [Selective changes in lymphocytic differentiation antigens in the peripheral blood of patients with alopecia areata treated with oral zinc.] Z Hautkr. 65(2):132-134, 1990.

Ranjbar, A., et al. Selenium and atopic dermatitis – systemic treatment with sodium selenite, a new therapeutical concept for the treatment of atopic dermatitis in children. International Pediatrics. 16(2):96, 2001.

Ranjbar, A., et al. Selenium and atopic dermatitis – systemic treatment with sodium selenite, a new therapeutical concept for the treatment of atopic dermatitis in children. International Pediatrics. 16(2):96, 2001.

Heinrich, U., et al. Antioxidant supplements improve parameters related to skin structure in humans. Skin Pharmacol Physiol. 19(4):224-231, 2006.

Fatemi Naieni, F., et al. Serum iron, zinc, and copper concentration in premature graying of hair. Biol Trace Elem Res. 2011.

Wegrowski, et al. Stimulation of sulfated glycosaminoglycan synthesis by the tripeptide copper complex glycyl-L-histidyl-L-lysine-Cu2+. Life Sciences. 51(13):1049, 1992.