Protocolos injetáveis para a saúde capilar

Tratamentos adjuvantes para o crescimento, a prevenção da queda e a melhora da saúde dos fios.

A relação da saúde capilar com a nutrição

A saúde dos cabelos está diretamente ligada ao aporte nutricional que o corpo recebe. Um cabelo saudável apresenta brilho, maciez e hidratação, refletindo, assim, na autoestima e no bem-estar.

Por outro lado, a queda capilar pode representar alguma carência no couro cabeludo ou no organismo. Embora, na maioria dos casos, essa queda esteja relacionada com o processo de envelhecimento e à predisposição hereditária, como o quadro de alopecia androgenética, ela também pode estar ligada a outras causas, como a necessidade de reposição de alguns nutrientes essenciais.

Novas possibilidades para tratamentos capilares

Os nutrientes essenciais para os cabelos podem ser obtidos através de uma alimentação balanceada ou de suplementos nutricionais. Mas, em complemento a essas terapias, existe a possibilidade de administrações injetáveis, que auxiliam no alcance da sua absorção máxima.

A partir disso, elaboramos algumas sugestões de protocolos injetáveis, com diferentes combinações de ativos que possuem ações sinérgicas e são altamente potentes e eficazes para os fios, apresentando muitos resultados positivos. Eles estão disponíveis em protocolos endovenosos, intramusculares e intradérmicos.

Protocolos injetáveis adjuvantes para a saúde capilar

Protocolos endovenosos e intramusculares

Icon EV e IM

Os protocolos endovenosos (EV) e intramusculares (IM) podem ser utilizados, alternadamente ou não, por um período de 8 a 10 sessões, com aplicações semanais, de acordo com o objetivo de cada abordagem terapêutica.

Protocolo adjuvante para saúde dos cabelos, da pele e unhas - EV

Esse protocolo contempla ativos que irão contribuir para a reparação de tecidos, com ação antioxidante e efeito anti-inflamatório, nutrindo a pele e as unhas e estimulando o crescimento capilar.

  • Pool de Minerais/2mL 1 ampola
  • Vitamina B5 (D-pantenol) 40mg/2mL 1 ampola
  • Complexo B (sem B1)/2mL 1 ampola
  • L-metionina 100mg/2mL 1 ampola
  • N-acetilcisteína 300mg/2mL 1 ampola
  • MSM (Metilsulfonilmetano) 750mg/5mL 1 ampola
  • Pool de Aminoácidos (3,8%)/10mL 1 ampola

Sugestão de uso: diluir as ampolas em 250mL de SF 0,9% e aplicar por via endovenosa, com gotejamento inicial lento (45-60min/bolsa), 1x por semana, de 8 a 10 sessões, avaliando individualmente cada paciente.

Protocolo adjuvante para fortalecimento capilar - IM

Essa sugestão de protocolo contém ativos que contribuem para o fortalecimento e crescimento dos cabelos, especialmente com o aporte nutricional para os fios, o que auxilia na redução da queda capilar.

  • Pill Food/2mL 1 ampola
  • Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg/2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2%/1mL – opcional 1 ampola

Sugestão de uso: aspirar o conteúdo das ampolas e aplicar lentamente pela via intramuscular (sugere-se a região ventroglútea).

Protocolo de vitaminas, minerais, antioxidantes e aminoácidos - EV

Esse protocolo contempla substâncias que são essenciais para o funcionamento adequado do organismo e que atuam através de diversas vias metabólicas, melhorando o aporte nutricional necessário para todo o corpo, inclusive para a nutrição capilar.

  • N-acetilcisteína 300mg/2mL 1 ampola
  • L-glutathion 100mg/2mL 1 ampola
  • Vitamina B3 (Nicotinamida) 30mg/2mL 1 ampola
  • Complexo B (sem B1) /2mL 1 ampola
  • Pool de Aminoácidos (3,8%)/10mL 1 ampola
  • Pool de Minerais/2mL 1 ampola

Sugestão de uso: diluir as ampolas do protocolo em uma bolsa de 250mL de SF 0,9% e aplicar pela via endovenosa, com gotejamento inicial lento (60-90min/bolsa), avaliando individualmente cada paciente.

+ (Intramuscular)

  • Coenzima Q10 50mg/1mL - veículo oleoso 1 ampola

Sugestão de uso: aplicar 1 ampola por via intramuscular, de forma profunda e lenta (sugere-se músculo ventroglúteo).

Protocolos intradérmicos

Icon ID

Os protocolos intradérmicos (ID) podem ser utilizados de forma alternada ou não, com o número de sessões estendidas, conforme a particularidade de cada paciente. Em média, são realizadas 10 aplicações exclusivas através da técnica de intradermoterapia.

Protoco adjuvante para alopécia androgenética - ID

A alopecia androgenética é a forma mais comum de perda de cabelo. Nesse caso, o folículo piloso reduz de forma gradual devido à ação dos hormônios androgênicos. Esse protocolo contempla ação de ativos que irão contribuir para o aumento da firmeza do cabelo, promovendo a formação de cabelos mais fortes.

  • Biotina 10mg/2mL 1 ampola
  • Vitamina B5 40mg/2mL 1 ampola
  • Finasterida 0,05%/2mL 1 ampola
  • Minoxidil 0,5% /2mL 1 ampola
  • Lidocaína 1%/2mL 1 ampola

Sugestão de uso: aplicar por via intradérmica, em todo o couro cabeludo, 1x por semana.

Protocolo adjuvante para alopécia intensa - ID

A alopecia capilar é uma condição que afeta o crescimento do cabelo, conhecida popularmente como queda capilar. A junção dos ativos presentes nesse protocolo irá agir na firmeza e espessura do cabelo, na diminuição da queda, no aumento do crescimento e na densidade dos fios. Além disso, eles irão contribuir para o aumento dos nutrientes no folículo piloso, mantendo a vascularização adequada.

  • Biotina 10mg/2mL 1 ampola
  • Melatonina 3mg/2mL 1 ampola
  • Trissilinol 10mg/2mL 1 ampola
  • Minoxidil 0,5% /2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2%/1mL 1 ampola

Sugestão de uso: aplicar por via intradérmica, em todo o couro cabeludo, 1x por semana.

Protocolo com fatores de crescimento capilar - ID

Os fatores de crescimento desse protocolo atuam na saúde capilar revertendo a atrofia folicular e aumentando o tamanho dos folículos (bulbos), contribuindo, assim, para o crescimento dos fios. Além disso, esta fórmula possui ação fortificante através do aumento da síntese de proteínas relacionadas à ancoragem dos fios, aumenta o aporte de oxigênio e favorece a microcirculação local, beneficiando o metabolismo da região capilar, o que é essencial para manter os cabelos fortes.

  • IGF 1% + BFGF 1% + VEGF 1% + Copper Peptídeo 1%/2mL 1 ampola
  • Biotina 10mg/2mL 1 ampola
  • Vitamina B5 40mg/2mL 1 ampola
  • Minoxidil 0,5% /2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2%/1mL 1 ampola

Sugestão de uso: aplicar por via intradérmica, em todo o couro cabeludo, 1x por semana.

Protocolo adjuvante para crescimento e nutrição capilar - ID

A associação destes ativos contempla todos os benefícios dos fatores de crescimento, aumentando a reposição de nutrientes no folículo piloso, a densidade e a espessura dos fios, o que é importante para diminuir a queda. Além disso, o composto de vitaminas e aminoácidos auxilia no fortalecimento e no crescimento, melhora o espessamento, aumenta a resistência e nutre o cabelo. Também mantém a vascularização adequada, o que, consequentemente, torna-se um mecanismo de ação importante para o crescimento saudável.

  • IGF 1% + BFGF 1% + VEGF 1% + Copper Peptídeo 1%/2mL 1 ampola
  • Trissilinol 10mg/2 mL 1 ampola
  • Pill Food/2mL 1 ampola
  • Minoxidil 0,5% /2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2%/1mL 1 ampola

Sugestão de uso: aplicar por via intradérmica, em todo o couro cabeludo, 1x por semana.

Técnicas para aplicação intradérmica no couro cabeludo

Técnicas para aplicação intradérmica no couro cabeludo

Para a realização da aplicação intradérmica, é necessário começar pela união das ampolas que compõem o kit de tratamento, aspirando uma ampola de cada vez na mesma seringa (sugere-se seringa de 10mL), em ordem decrescente do pH, isso é, do maior para o menor.

Depois, comece aplicando por via intradérmica, em média 0,05mL a 0,1mL, em toda a região do couro cabeludo, mantendo um distanciamento entre pontos de 1cm.

Sugestão de uso: utilizar, preferencialmente, agulha de 4mm (32G) ou agulha de 0,3x13mm (30G½). É importante lembrar que o ângulo da agulha deve ser de 15°, com o bisel para cima.

Conheça mais sobre os ativos

D-pantenol

Ativo com ação estimulante na proliferação celular e auxílio na reparação de tecidos lesados, o que promove a queratinização normal e a cicatrização de feridas. Além disso, também pode ser utilizado como possível tratamento para alopecia androgenética masculina.

L-metionina

Aminoácido essencial que, de acordo com pesquisas, pode regular os processos metabólicos, o sistema imunológico, a ativação de enzimas antioxidantes e a biossíntese da glutationa, para neutralizar o estresse oxidativo.

N-acetilcisteína (NAC)

Ativo com efeitos anti-inflamatórios, responsável pela inibição da proliferação de fibroblastos, queratinócitos e vasodilatação. Por conta disso, tem sido utilizado em diversas condições dermatológicas na forma sistêmica. Além de apresentar um papel interessante na proteção contra os danos à pele induzidos pela radiação (como fotoenvelhecimento, fotocarcinogênese e dermatite por radiação), o NAC também promove o crescimento de bactérias benéficas, ajuda a equilibrar a flora bacteriana intestinal e age eliminando os radicais livres.

Metilsulfonilmetano (MSM)

É uma substância orgânica natural que possui muitas funções biológicas, como efeitos nutritivos para a pele e agentes estimuladores capilar. Atua na prevenção e no tratamento da permeabilidade intestinal, reveste as membranas mucosas dos intestinos e possui ação anti-inflamatória gástrica, reduzindo os níveis de citocinas pró-inflamatórias.

L-glutamina

Principal substrato utilizado pelas células intestinais, com um papel importante na fisiologia intestinal e no manejo de múltiplas condições intestinais e regeneração da mucosa.

Sulfato de Magnésio

Mineral importante para diversas funções no organismo. Melhora a inflamação intestinal induzida pelo estresse oxidativo.

L-glutathion

Potente antioxidante, considerado um dos maiores protetores contra lesões causadas pelo estresse oxidativo, que pode melhorar a condição inflamatória do trato gastrointestinal.

Além disso, possui um papel central na biotransformação, na eliminação de xenobióticos, na defesa das células contra o estresse oxidativo devido ao seu potencial redox intracelular, no aumento da desintoxicação metabólica e na regulação da função do sistema imunológico.

L-taurina

Aminoácido importante para prevenção de reação inflamatória no cólon.

Vitamina C

Vitamina necessária para a manter a função imune adequada, considerada também um antioxidante tecidual. Pode atenuar as respostas inflamatórias intestinais e o estresse oxidativo, além de atuar na recuperação da integridade e homeostase da microbiota intestinal.

Nicotinamida (B3)

Potente modulador de várias citocinas pró-inflamatórias, que, de acordo com testes realizados, pode ter um grande potencial em tratamentos de condições inflamatórias humanas.

Complexo B

Conjunto de vitaminas essenciais para o equilíbrio saudável dos sistemas imune e nervoso (produção de neurotransmissores), que estão envolvidas também na angiogênese, ativação da síntese proteica, tecidual, DNA e síntese de colágeno. São vitais para o crescimento e desenvolvimento normal do corpo e para manter a pele saudável, além de contribuírem para a formação de glóbulos vermelhos e para o funcionamento adequado dos nervos e do coração.

Coenzima Q10

Antioxidante que atua protegendo as membranas biológicas contra a oxidação, inibindo a peroxidação lipídica, participando da reciclagem do α-tocoferol e estabilizando indiretamente os canais de cálcio para prevenir a sobrecarga de cálcio.

Pool de Aminoácidos

Aminoácidos essenciais para o funcionamento adequado do organismo.

Glicina

Compõe a estrutura da tripla hélice do colágeno. Possui capacidade de melhorar a saúde da pele através do aumento da reparação dos tecidos e, consequentemente, a cicatrização. Além disso, tem propriedades anti-inflamatórias, atua como cicatrizante celular e pode proteger as células intestinais do dano oxidativo.

Ácido L-aspártico

Diminui a fadiga, aumenta a resistência muscular e atua no fortalecimento de diversas estruturas.

Ornitina

De acordo com estudos, a ornitina aumenta o processo de cicatrização por meio da regulação efetiva na síntese de colágeno e contribui para a saúde da pele em geral.

Lisina

Possui a capacidade de melhorar a função da pele a partir do seu envolvimento na fabricação de colágeno endógeno, com contribuição para redução da queda capilar.

L-prolina

A partir da sua ação na síntese de colágeno convertida em hidroxiprolina, promove excelentes benefícios para a saúde cutânea, como a melhora da textura da pele e acelera a cicatrização de feridas.

Serina

Faz parte dos fatores hidratantes naturais e da queratina, um grupo hidroxila que, em sua estrutura, interage ativamente com as moléculas de água, resultando no aumento da capacidade de hidratação da pele.

Metionina

Ajuda a fortalecer as unhas devido ao seu teor de enxofre. É essencial para a saúde da pele, visto que melhora o tônus e a elasticidade.

L-arginina

Aminoácido precursor no aumento da deposição de colágeno na derme. Atua normalizando os processos de cicatrização da pele e, dessa forma, contribuindo positivamente na reparação dos tecidos. Além disso, ele auxilia na diminuição da queda capilar.

Triptofano

Reduz a inflamação e estimula a produção de anticorpos.

Pool de minerais

Minerais fundamentais, que atuam como catalisadores de reações enzimáticas e reguladores de processos vitais.

Cloreto Cromo

Se concentra na pele e pode auxiliar em tratamentos para a acne.

Sulfato Manganês

Essencial nos processos de cicatrização.

Sulfato Magnésio

Pode modular o potencial elétrico das membranas celulares e ajudar a manter a sua permeabilidade, assim como facilitar a sobrevivência dos fibroblastos.

Sulfato de Zinco

Presente em grande proporção na pele e concentrado nos folículos capilares. Seus níveis adequados diminuem a queda dos fios, devido à sua capacidade de inibir a enzima 5-alfa redutase. Além disso, é efetivo na redução dos sintomas da acne.

Selênio

Está envolvido na melhora da saúde capilar, diminuindo o aspecto quebradiço dos fios. Na pele, possui capacidade de reduzir quadros de dermatite e melhorar a saúde dos tecidos.

Sulfato de Cobre

Pode auxiliar na progressão do início dos cabelos grisalhos, pois está envolvido bioquimicamente na cor (via tirosina e tirosinase), através da concentração e melhora da função dos folículos capilares. Pelo fato de também facilitar o crescimento, pode contribuir para a prevenção e tratamento da queda dos fios. Além disso, estimula a síntese de colágeno e outras glicoproteínas nos fibroblastos da papila dérmica dos folículos capilares durante a fase anágena de crescimento, assim como atua na estabilização da formação da estrutura de colágeno.

Biotina

Conhecida também como vitamina H, a biotina é uma vitamina hidrossolúvel do complexo B, citada na literatura como auxiliar nos tratamentos para queda capilar. Sua presença no organismo aumenta a firmeza da pele e do cabelo, enquanto seus níveis baixos podem estar relacionados a condições dermatológicas e queda dos fios. Pode ser usada de forma isolada ou associada com outros ativos, como minoxidil, finasterida, entre outros.

Pill Food

Composto de vitaminas e aminoácidos que auxiliam no fortalecimento e no crescimento dos cabelos, sendo capazes de melhorar o espessamento, aumentar a resistência e nutrir os fios, diminuindo também a queda.

Vitamina B5 (D-pantenol)

Ativo que promove a formação de cabelos mais fortes, aumentando a expressão da proteína 4 associada à queratina (KAP4), a qual está relacionada na queratinização terminal do córtex capilar. Além da sua capacidade regeneradora, o D-pantenol possui atividade antisseborreica para o folículo piloso, o que impede a obstrução dos poros do couro cabeludo (ação responsável pela má nutrição capilar e diminuição da circulação capilar).

Copper peptídeo

Oligopeptídeo que inibe a enzima 5α-redutase, responsável por reduzir a testosterona em diidrotestosterona (DHT). A partir disso, reverte a atrofia folicular induzida pela DHT, auxilia na revitalização do folículo capilar e, consequentemente, no tratamento da queda dos cabelos.

Finasterida

Inibidor da enzima 5α-redutase do tipo II, responsável por reduzir a transformação da testosterona em DHT e diminuir diretamente os níveis de DHT - hormônio que, ao ligar-se aos receptores androgenéticos do folículo piloso, causa a miniaturização do folículo, ou seja, impede seu crescimento adequado. Mas, bloqueando esse processo, é possível favorecer o crescimento capilar e a prevenção das perdas adicionais de cabelo.

Trissilinol (Silício Orgânico)

Elemento predominante em vários locais do corpo humano, especialmente no cabelo, pele e unhas. No cabelo, o silício aumenta a densidade e a espessura dos fios por meio da síntese dos glicosaminoglicanos presentes na queratina e também da síntese do colágeno tipo I, reações obtidas pela ativação dos fibroblastos. Seus benefícios são a diminuição da queda, menor fragilidade capilar e o aumento dos nutrientes no folículo piloso.

Melatonina

Considerada um neuro-hormônio endógeno, com um papel essencial no processo de sincronização circadiana do organismo. Atualmente, alguns estudos correlacionam o seu uso ao crescimento dos cabelos, visto que os folículos capilares sintetizam e expressam receptores de melatonina. Com isso, a melatonina tem sido cada vez mais utilizada nos processos de queda capilar, com a intenção de promover o crescimento dos fios por meio da sua ação adjuvante na fase anágena do folículo.

IGF (fator de crescimento insulínico)

Fator de crescimento insulínico (IGF) que atua na saúde capilar, revertendo a atrofia folicular e aumentando o tamanho dos folículos (bulbos). Dessa forma, contribui para acelerar o crescimento dos fios.

BFGF (fator de crescimento fibroblástico)

Possui ação fortificante derivada do aumento da síntese de proteínas relacionadas à ancoragem dos fios. Atua de forma sinérgica com fatores de ação angiogênica.

VEGF (fator de crescimento vascular)

Apresenta ação vasodilatadora, que reverte a atrofia folicular induzida pela DHT e aumenta o tamanho dos folículos. Além de aumentar o aporte de oxigênio e favorecer a microcirculação local, beneficia também o metabolismo da região capilar, o que é essencial no crescimento de cabelos fortes.

Minoxidil

Aumenta a expressão do fator de crescimento endotelial (VEGF) e mantém a vascularização adequada ao seu redor, o que, consequentemente, torna-se um mecanismo de ação importante para o crescimento do cabelo.

IMPORTANTE

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Além dos protocolos injetáveis e bons hábitos diários, como uma alimentação equilibrada, o consumo de água e o manejo do estresse, algumas fórmulas manipuladas da Essentia Pharma e produtos Essential Nutrition e Noorskin podem complementar os tratamentos sugeridos e potencializar os resultados. Confira algumas sugestões:

Fórmula vitamínica para fortalecimento capilar – Alopecia androgênica

  • Saw palmetto (25% ácidos graxos totais) 350mg
  • Chá verde (95% polifenóis) 250mg
  • Pinus pinaster 50mg
  • L-taurina 200mg
  • L-cistina 400mg
  • Metionina 200mg
  • Complexo B 100mg
  • Vitamina E Total 150mg
  • Vitamina C Total 300mg
  • Zinco (Albion®) 30mg
  • Selênio (quelado) 100mcg
  • Molibdênio (quelado) 100mcg
  • Silício (quelado) 10mg

Sugestão de uso: tomar 1 dose ao dia, longe das refeições. Associar 1 dose de Collagen Skin Essential como fonte proteica.

Shampoo para tratamento da alopecia androgênica

  • Saw palmetto 3%
  • Extrato de jaborandi 2%
  • D-pantenol 3%
  • Bioex® Capilar 3%
  • Shampoo base qsp 100mL

Sugestão de uso: lavar os cabelos massageando o couro cabeludo por, no mínimo, 5 minutos.

Loção capilar estimulante do couro cabeludo

  • Cappilisil HC® 1%
  • Capixyl™ 1%
  • Folicusan™ 2%
  • Vitamina B6® Capilar 0,5%
  • Loção spray capilar 50mL

Sugestão de uso: aplicar 5 jatos no couro cabeludo e massagear com as pontas dos dedos para melhor penetração.

Loção para queda capilar e estímulo de novos folículos com fatores de crescimento e peptídeos

  • Copper peptídeo 1%
  • F.C. Vascular (VEGF) 1%
  • F.C. Fibroblástico ácido (aFGF) 1%
  • Auxina Tricógena® Capilar 10%
  • Solução hidroalcoólica qsp 50mL

Sugestão de uso: aplicar 5 jatos (20 gotas) do produto no couro cabeludo e massagear com as pontas dos dedos para melhor penetração.

Fórmula fortalecedora de fios capilares e unhas

  • Ácido ortosilícico 300mg
  • LN2 IN® 100mg
  • L-cistina 400mg
  • Piridoxina 20mg
  • Biotina 3.000mcg
  • Metionina 200mg
  • Pantotenato de cálcio 150mg

Sugestão de uso: tomar 1 dose ao dia, fracionada em duas tomadas.

Produtos Essential Nutrition e Noorskin

Vitalift

Collagen Skin

image-product-pro-collagen-vegan

Vegan Pro-Collagen

CoQ10

Super Ômega-3 TG

Renaissance

image-brilliance

Brilliance

A Consultoria Técnica de Injetáveis

O nosso objetivo é prestar um suporte completo e personalizado, a fim de fornecer uma base sólida e confiável para o uso desses tratamentos, garantindo também que os injetáveis sejam administrados da forma mais segura e eficaz possível.

Por isso, através da nossa Consultoria Técnica de Injetáveis, formada por profissionais farmacêuticos, enfermeiros e médicos, nos colocamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas, compartilhar os artigos científicos e estudos que embasaram a escolha dos ativos e fornecer orientações sobre a utilização dos protocolos injetáveis em seus pacientes.

Caso tenha interesse, entre em contato conosco através dos seguintes canais:

(48) 9 8802.9876

consultoriainjetaveis@essentia.com.br

Conteúdos relacionados

MELO, Daniel Fernandes et al. Excelente resposta à mesoterapia como tratamento adjuvante na alopecia masculina androgenética. Jornal de Dermatologia Cosmética. Rio de Janeiro, pág. 1-3. 17 de fevereiro 2019.

YUM, Soohwan; JEONG, Seongkeun; KIM, Dohoon; LEE, Sunyoung; KIM, Wooseong; YOO, Jin-Wook; KIM, Jung-Ae; KWON, Oh; KIM, Dae-Duk; MIN, faça. A indução do minoxidil do VEGF é mediada pela inibição da HIF-prolil hidroxilase. International Journal Of Molecular Sciences, [SL], v. 19, n. 1, pág. 53, 25 dez. 2017. MDPI AG. dx.doi.org/10.3390/ijms19010053.

TABBAKHIAN, Majid; TAVAKOLI, Nasser; PERDÃO, Mahmoud Reza; DANESHAMOUZ, Said. Melhoria da entrega folicular de finasterida por lipossomas e niossomas. International Journal Of Pharmaceutics, [SL], v. 323, n. 1-2, pág. 1-10, fora. 2006. Elsevier BV. dx.doi.org/10.1016/j.ijpharm.2006.05.041.

TATARU, Alexandru; BOCA, Andreia Nicoleta. Vitaminas e suplementos nutricionais. In: Manual Europeu de Tratamentos Dermatológicos. Springer, Berlim, Heidelberg, 2015. p. 1561-1579.

ESSENTIA PHARMA. Saúde e beleza da pele, cabelos e unhas. Disponível em: Acesso em 28 jun 2023.

Lawrence, RM A eficácia do uso da suplementação oral de LIGNISUL msm (metilsulfonilmetano) na saúde do cabelo e das unhas.

Uebelacker, C. Cabelo: os blocos de construção críticos. Jornal da Longevidade. fevereiro de 2005.

OLSZEWER, E.; TERUYA, J. Terapia Nutricional Parenteral em Ortomolecular. 2th edição.

GOMES, Cátia; SILVA, Ana Catarina; MARQUES, Ana Camila; LOBO, José Sousa; AMARAL, Maria Helena. Biotechnology Applied to Cosmetics and Aesthetic Medicines. Cosmetics, [S.L.], v. 7, n. 2, p. 33, 11 maio 2020. MDPI AG. dx.doi.org/10.3390/cosmetics7020033.

KAPOOR, Rinky; SHOME, Debraj. Intradermal injections of a hair growth factor formulation for enhancement of human hair regrowth – safety and efficacy evaluation in a first-in-man pilot clinical study. Journal Of Cosmetic And Laser Therapy, [S.L.], v. 20, n. 6, p. 369-379, 26 fev. 2018. Informa UK Limited. dx.doi.org/10.1080/14764172.2018.1439965.

ESSENTIA PHARMA. E-Book Terapias estéticas injetáveis. Disponível em: essentia.com.br/wp-content/uploads/2021/11/Ebook-Estetica.pdf> Acesso em 28 jun 2023.

ESSENTIAL NUTRITION. Site disponível em: essentialnutrition.com.br /?gclid=Cj0KCQiAoNWOBhCwARIsAAiHnEjRcln_u0QG7OIe4IZuX7Kh468WSzkHy4yNWOdELf8NnJcVJlKdyZoaAiRnEALw_wcB Acesso em 28 jun 2023.

ENCILOPÉDIA DIGITAL HYPERHEALTH PRO – Versão 11. In-Tele-Health © 2012 (from Hyperhealth Pro CD-ROM).