HOLY BASIL

Propriedades antiestresse / hipoglicemiante e hipolipemiante / equilíbrio metabólico

Holy Basil ou Tulsi, nome dado para o manjericão santo (Ocimum tenuiflorum, embora seja conhecida formalmente como Ocimum Sanctum Linn), tem uma história de uso muito antiga. É uma planta tradicionalmente usada na medicina Ayurvédica (medicina tradicional indiana) para a saúde geral e para a longevidade saudável.

Hoje é comumente classificado como um adaptógeno (atua na redução dos efeitos do estresse sobre o corpo) e é valorizado por sua capacidade em restaurar o equilíbrio do organismo.

O Holy Basil possui numerosos compostos ativos. O principal deles é o eugenol, contendo também carvacrol, cirsilinol, cirsimaritina, isotiramina, isotionina, apigenina, luteína, ácido rosmarínico, vestígios de zinco e outros minerais, ácido ursólico, e alguns ácidos graxos (ácidos esteárico, palmítico, oleico, linoleico e linolênico). Pesquisadores também identificaram polissacarídeos, juntamente com flavonoides, incluindo orientina e vicenina.

Principais indicações

1. Ansiedade e estresse

2. Hiperglicemia

3. Hiperlipidemia

4. Hepatoproteção

Como o Holy Basil atua no organismo?

O eugenol, um dos principais ingredientes ativos no Holy Basil, é distribuído rapidamente por todo o corpo e desempenha um papel importante na atividade antiestresse e antioxidante.

A redução do estresse é consequência do seu efeito modulador sobre a comunicação do eixo HPA (associação entre hipotálamo, glândula pituitária e glândula adrenal), o qual está envolvido na regulação de hormônios, como o cortisol, e o sistema monoaminérgico do cérebro. Esse efeito modulador resulta em um decréscimo nos níveis de corticosterona no cérebro.

Baseado no conceito de que o cortisol é também um hormônio responsável pelo controle do metabolismo dos carboidratos, gorduras e proteínas, um artigo publicado na revista Pharmazie descreve que o efeito hipoglicemiante do Holy Basil é possivelmente devido à sua capacidade de regular os níveis séricos de cortisol.

Muitas vezes ignorado, o cortisol (popularmente conhecido como “hormônio do estresse”) é responsável por um grande número de casos de diabetes mellitus em todo o mundo. Seus efeitos de longo alcance sobre o corpo podem prejudicar a aprendizagem, memória, função imunológica, densidade óssea, ganho de peso e doenças cardíacas.

Estudos científicos sobre o Holy Basil

Estresse e ansiedade

Indivíduos saudáveis receberam 500mg de Holy Basil duas vezes ao dia, durante 2 meses, e essa suplementação parece ter reduzido os sintomas de distúrbios de ansiedade generalizada. As observações exibiram de forma significativa (p < 0,001) que a suplementação de Holy Basil atenuou transtornos de ansiedade, como também atenuou estresse e depressão correlacionados.

Os resultados da escala de avaliação psiquiátrica breve também demonstraram melhora na adaptação (25,1%) e atenção (33,9%) dos indivíduos avaliados. Resultados que demonstram que o Holy Basil pode ser útil no tratamento de doenças relacionadas a distúrbios de ansiedade generalizada em humanos e pode ser um agente ansiolítico promissor.

Em um outro estudo, realizado em 2016, demonstrou-se que o efeito do Holy Basil tem como mecanismo a inibição da secreção de cortisol e atividade inibidora da catecol-O-metiltransferase, o que evita a degradação da dopamina e dá suporte ao indivíduo para lidar com os estímulos estressantes.

Diretamente, o extrato inibiu a secreção de cortisol e, ao mesmo tempo, exerceu um efeito antagonista no receptor CRHR1, por sua vez reduzindo a liberação de cortisol a partir de células adrenais.

Diabetes e obesidade

O efeito da suplementação de Holy Basil sobre o controle glicêmico, a hemoglobina glicada e o controle lipidêmico foi avaliado em 27 indivíduos com diabetes mellitus tipo 2, sendo os parâmetros bioquímicos monitorizados no início e após 30 dias de suplementação. O estudo mostrou que 1g durante 1 mês reduziu a glicemia (20,8%), hemoglobina glicada (11,2%), níveis de colesterol total (11,3%), LDL (14,0%) e triglicerídeos (16,4%).

Já em um estudo de 2016, o efeito de Holy Basil foi investigado sobre os parâmetros metabólicos de trinta indivíduos com sobrepeso/obesidade. Nesse estudo, pacientes de um grupo (n = 16) receberam 250mg do extrato de Holy Basil duas vezes ao dia por 8 semanas e o outro grupo (n = 14) não recebeu nenhuma intervenção.

Melhorias significativas foram encontradas nos valores dos triglicerídeos, LDL, HDL, VLDL, resistência à insulina e IMC, comprovando os benefícios dessa suplementação.

Dose usual

Sugere-se utilizar de 250mg a 1000mg, de 1 a 2 vezes ao dia.

Para solicitar referências, entre em contato com nossa equipe técnica:
essentia@essentia.com.br

IMPORTANTE

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação
para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

As formas farmacêuticas fazem parte
da personalização do tratamento.
Conheça todas as opções da Essentia Pharma.

As formas farmacêuticas fazem parte
da personalização do tratamento.
Conheça todas as opções da Essentia Pharma.

Fórmula fitoterápica para energia adrenal

Formulação contendo fitoterápicos adaptógenos capazes de modular um conjunto diferente de
alterações relacionadas ao estresse, auxiliando no alívio dos sintomas.

  • HOLY BASIL (extrato 20:1) 250mg
  • Cordyceps sinensis (7% Ác. Cordiséptico) 200mg
  • Sensoril 100mg

Sugestão posológica:

Tomar 1 dose, pela manhã.

Fórmula para ansiedade com Holy Basil

Além do efeito natural do Holy Basil contra o estresse e ansiedade, a L-teanina otimiza a atividade relaxante das ondas cerebrais; a taurina, para aliviar a tensão; o GABA possui efeito inibitório sobre SNC.

  • HOLY BASIL (extrato 20:1) 250mg
  • Taurina 250mg
  • GABA 250mg
  • L-teanina 250mg

Sugestão posológica:

Tomar 2 doses ao dia.

Fórmula fitoterápica ativadora de dopamina

Contém compostos fitoterápicos que estimulam a produção de dopamina ou que previnem sua degradação.

  • HOLY BASIL (extrato 20:1) 500mg
  • Mucuna pruriens (20% L-dopa) 500mg
  • Rhodiola rosea 250mg

Sugestão posológica:

Tomar 1 dose, pela manhã.

Fórmula moduladora da glicemia

Auxilia na manutenção de níveis saudáveis de glicemia, através de múltiplos sistemas envolvidos no metabolismo da glicose.

  • HOLY BASIL (extrato 20:1) 400mg
  • Gymnema sylvestre 100mg
  • Bitter melon 100mg
  • Cinnamomun ceylanicum 100mg

Sugestão posológica:

Tomar 1 dose antes das refeições.