Ativos para modular a imunidade

Você já acorda pensando em tudo que vai fazer durante o dia. Organiza a agenda de trabalho, de treino e separa um tempo para a família e para os amigos. São múltiplas as tarefas às quais você se dedica e muitos os fatores que podem influenciar a imunidade e a saúde como um todo: estresse, distúrbios de sono, deficiências nutricionais, excesso de exercício, consumo de álcool.

No entanto, para manter a saúde em dia já existem ativos que podem melhorar a resposta imune e promover uma vida mais saudável. Sejam associados, ou usados isoladamente, os ativos que descrevemos abaixo são excelentes estratégias terapêuticas que podem ser utilizados na imunomodulação:

Synbioff®

São cepas de lactobacillus inativadas, obtidas a partir do processo de tindalização. Esse método promove a inativação desses microrganismos, sem fragmentar as cepas, e não afeta a integridade das suas membranas celulares. De acordo com estudos, a integridade da membrana celular preservada permite que as cepas de SynbiOFF® fiquem aderidas às microvilosidades do epitélio intestinal, inibindo a colonização e proliferação por patógenos. Além disso, promovem uma excelente imunomodulação ao ativar a cascata de sinalização do sistema imune ao interagir com os receptores presentes na membrana de células epiteliais intestinais.

Estão disponíveis 4 cepas de lactobacillus com essa tecnologia. São elas:

• SynbiOFF® Lactobacillus acidophilus
• SynbiOFF® Lactobacillus casei
• SynbiOFF® Lactobacillus plantarum
• SynbiOFF® Lactobacillus rhamnosus

Sugestão posológica

50 a 100mg de cada um,
em cápsulas ou sachês.

Formas farmacêuticas

Própolis verde

Produzido a partir do consumo da planta Baccharis dracunculifolia (alecrim-do-campo) pelas abelhas, por isso a coloração esverdeada. A Baccharis dracunculifolia é rica em fitoquímicos, contribuindo para as funções conhecidas do própolis verde, principalmente, propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias.

Sugestão posológica

30 gotas até 3x ao dia (para tintura
de própolis verde) e de 20 a
500mg ao dia (para extrato seco de
própolis verde).

Formas farmacêuticas

Curcumin Micro-SR™

Excelente antioxidante, anti-inflamatório não esteroide e estimulador do sistema imunológico. As evidências indicaram uma absorção de Micro-SR™ Curcumina 10 vezes superior à curcumina 95% e liberação prolongada de 12 horas.

Sugestão posológica

Utilizar de 25 a 250mg ao dia,
podendo dividir a dose em 2 tomadas
(corresponde de 250mg a 2,5g de
curcumina). Pode ser associada a
outros ativos.

Formas farmacêuticas

Andrographis paniculata

Uma planta utilizada na medicina tradicional chinesa. Estudos apontam efeitos anti-inflamatórios terapêuticos e benefício no tratamento de infecções do trato respiratório.

Um estudo clínico utilizando 100mg do extrato 2 vezes ao dia, em pacientes com infecção do trato respiratório superior, demonstrou uma redução significativa no escore geral dos sintomas, como redução da tosse, mal-estar e fadiga, dor de cabeça do grupo tratado em comparação com o grupo placebo.

Sugestão posológica

100 a 1800mg ao dia.

Formas farmacêuticas

Betaglucana plus (1,3-1,6 betaglucanas)

Proveniente de leveduras (1,3–1,6 betaglucanas) possui maior poder imunogênico quando comparada a outras opções de betaglucanas provenientes da aveia. Ensaios clínicos demonstraram que as betaglucanas reforçam a resposta imune específica ao estimular a imunidade celular, aumentando a resistência para infecções virais e bacterianas.

Sugestão posológica

100 a 500mg.

Formas farmacêuticas

Olive leaf extract (Extrato padronizado com 20% de oleuropeínas)

É o extrato seco padronizado das folhas da oliveira. O componente ativo mais importante presente no seu extrato é o polifenol oleuropeína, além de outros flavonoides, como rutina, apigenina e luteolina. No organismo humano, a oleuropeína interrompe o processo de replicação de patógenos, incluindo fungos, bactérias e diversas espécies virais.

Sugestão posológica

500mg ao dia.

Formas farmacêuticas

Zinco quelado

Mineral essencial com ampla gama de funções biológicas, como funções catalisadoras, estruturais ou regulatórias. É essencial na manutenção da integridade das membranas biológicas. A deficiência de zinco aumenta a suscetibilidade a infecções, desequilibrando o sistema imunológico.

Sugestão posológica

5 a 50mg ao dia.

Formas farmacêuticas

Rosmarinus Officinalis (Extrato padronizado em 0,1% de flavonoides)

Este extrato é composto, dentre outras substâncias, por flavonoides. O potencial anti-infeccioso dessas substâncias provém da sua capacidade de reduzir os processos inflamatórios, evitar a liberação de histamina, combater radicais livres e reforçar a imunidade.

Sugestão posológica

200 a 500mg.

Formas farmacêuticas

Vitamina D3 lipofílica

É responsável pela produção de peptídeos antimicrobianos (como a catelicidina), que são essenciais para defesa do vírus da gripe. Seu efeito imunológico é documentado com níveis séricos de 25-hidroxi vitamina D acima de 40 ng/ml. Autores preconizam o uso de doses mais elevadas por um período curto para o tratamento de gripe, e não apenas como preventivo. A vitamina D3 lipofílica apresenta resultados bastante positivos devido à sua maior absorção.

Sugestão posológica

Como prevenção, 1.000UI a 5.000UI
ao dia; como tratamento, 50.000UI
ao dia, por três dias.

Formas farmacêuticas

Echinacea Purpurea* (Extrato padronizado com 4% de compostos fenólicos)

Possui atividade imunoestimulante, pois aumenta os níveis de interferon alfa, beta e gama e TNF-alfa. Entretanto, necessitam-se doses elevadas para se obter o efeito benéfico. Apresenta benefícios nos pacientes que apresentem, junto com alergia, também infecções virais.

Sugestão posológica

500 a 1.000mg.
(*) Ativo de venda sob prescrição
médica.

Formas farmacêuticas

Quercetina

quercetina-img

Além do seu efeito antioxidante, ela exerce atividades antipatogênicas contra uma ampla variedade de vírus e bactérias, podendo diminuir os danos causados por doenças infecciosas. Estudos clínicos de suplementação de quercetina afirmam resultados positivos sobre a infecção do trato respiratório. Após testes em duas doses (500mg e 1.000mg de quercetina) em infecção do trato respiratório superior, a redução no total de dias da doença e gravidade foi observada em indivíduos de meia-idade e idosos ingerindo 1.000mg de quercetina ao dia. Aumentamos sua biodisponibilidade através da forma lipofílica.

Sugestão posológica

200 a 1.000mg.

Formas farmacêuticas

Allium sativum

O Allium sativum possui inúmeros benefícios à saúde, entre eles a modulação da imunidade. Estudos demonstram que ele ativa os macrófagos, células NKs, entre outras, e que inibe o crescimento de 22 microrganismos diferentes, em condições laboratoriais, inclusive microrganismos prejudiciais causadores de pneumonia. Pesquisadores revelaram que o Streptococcus pneumoniae e Klebsiella pneumoniae foram inibidos pelo extrato, o qual pode ser utilizado como adjuvante antibacteriano eficaz para esses microrganismos patogênicos. A significativa atividade antifúngica do alho foi também demonstrada pelo seu uso clínico em infecções de Candida.

Sugestão posológica

250 a 500mg.

Formas farmacêuticas

Imuno TF

ImunoTF post

Composto de fatores de transferência isolados (peptídeos responsáveis pela memória imunológica), prontos para reconhecer e eliminar diferentes espécies de patógenos. A alta biodisponibilidade e eficácia age no equilíbrio e fortalecimento imunológico, através da capacidade de ativar os mecanismos de defesa do organismo.

Sugestão posológica

Adultos: 50 a 100mg ao dia,
isolado ou associado a outras substâncias.

Formas farmacêuticas

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação para consumidores, no termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Synbioff® imunomodulador

Fórmula com cepas íntegras inativadas, que ficam aderidas às microvilosidades do epitélio intestinal, inibindo a colonização e proliferação por patógenos e induzindo a imunomodulação.

  • SynbiOFF® Lactobacillus acidophilus 50mg
  • SynbiOFF® Lactobacillus casei 50mg
  • SynbiOFF® Lactobacillus plantarum 50mg
  • SynbiOFF® Lactobacillus rhamnosus 50mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose ao dia.
(Não é necessário armazenamento em geladeira)
30 doses.

Tintura para gripes e resfriados

Associação de tinturas com ações na modulação da imunidade, antisséptica e antibiótica natural, antitussígena, expectorante, antigripal, fluidificante das secreções e antialérgica, sendo indicada para infecções na garganta, resfriados e gripes.

  • Tintura alcaçuz (Glycyrrhiza glabra) 20%
  • Tintura angélica (Angelica archangelica)20%
  • Tintura sabugueiro 20%
  • Tintura própolis verde (Baccharis dracunculifolia)20%
  • Tintura sucupira (Bowdichia virgilioides)20%

Sugestão posológica:
Tomar de 40 a 80 gotas em 100ml de água, 3 vezes ao dia.
30 doses.

Booster do sistema imune

Apresenta compostos que proporcionam ampla gama de atividades na função imunológica e que ajudam a reforçar os componentes celulares do sistema imunológico, como redução de interleucina-6 e aumento de células natural killer e linfócitos T.

  • Betaglucana Plus 200mg
  • Vitamina C Total 500mg
  • Zinco quelado 15mg
  • Vitamina D lipofílica 2000UI
  • Alliums ativum 250mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose ao dia.
30 doses.

Imunomodulador para inverno

Fórmula com componentes que agem na imunomodulação e auxiliam no combate a doenças virais, típicas desta estação. Seus efeitos podem ser aliados ao tratamento de doenças do trato respiratório superior, diminuindo sintomas, duração e severidade de infecções.

  • Andrographis paniculata 250mg
  • Vitamina C Total 500mg
  • Vitamina E Total 100UI
  • Zinco (quelado) 20mg
  • Vitamina D3 (lipofílica) 5.000UI
  • Vitamina A 5.000UI
  • Beta-Glucan Plus 70% 250mg

Sugestão posológica:
Como prevenção, tomar 1 dose ao dia; como tratamento, tomar 1 dose, 4 vezes ao dia.
30 doses.

Vitamina D3 para adultos

Gotas lipofílicas para otimização da absorção da vitamina D, importante cofator para imunidade.

  • Vitamina D3 (lipofílica) 5.000UI

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose ao dia.
30 doses.

Fórmula vitamínica superimune

Potente pool de vitaminas necessárias à saúde do paciente e que, junto a outros componentes com ação antioxidante, combatem os radicais livres, aumentam bem-estar e energia, bem como modulam a imunidade.

  • Vitamina C Total 600mg
  • Vitamina B1 30mg
  • Vitamina B2 5mg
  • Vitamina B3 50mg
  • Vitamina B5 50mg
  • Vitamina B6 25mg
  • Vitamina B12 100mcg
  • Tocomax (mix de tocotrienóis) 200mg
  • Betacaroteno 15mg
  • Ácido folínico 800mcg
  • Ácido R-alfa-lipoico 25mg
  • Zinco (quelado) 40mg
  • Magnésio (quelado) 100mg
  • Manganês (quelado) 2mg
  • N-acetilcisteína 600mg
  • Cobre (quelado) 0,5mg
  • Selênio (metilselenocisteína) 100mcg

Sugestão posológica:
1 dose fracionada para ser tomada após 2 ou 3 refeições.
30 doses.

Solução imunoestimulante para crianças

Composição para otimização da função imune infantil.

  • Betaglucana 70% 50mg
  • Timomodulina 25mg
  • Solução-base qsp 3ml

Sugestão posológica:
Tomar 3ml (1 dose), 1 a 2 vezes ao dia.
30 doses.

Vitamina D3 para crianças

Gotas lipofílicas para otimização da absorção da vitamina D, importante cofator para imunidade.

  • Vitamina D3 (lipofílica) 800UI
  • Solução (lipofílica) qsp 2 gotas

Sugestão posológica:
Tomar 2 gotas (1 dose) ao dia.
30 doses.

Polivitamínico criança saudável

Formulação de vitaminas e minerais visando ao aporte nutricional e reforço do sistema imune das crianças.

  • Vitamina C Total 100mg
  • Ferro (quelado) 5mg
  • Vitamina A (betacaroteno) 3mg
  • Vitamina D3 (lipofílica) 200UI
  • Vitamina B2 2mg
  • Vitamina B3 (niacinamida) 20mg
  • Vitamina B5 10mg
  • Vitamina B6 3mg
  • Vitamina B12 5mcg
  • Zinco (quelado) 2mg
  • Selênio (quelado) 20mcg
  • Em solução oral, sachês ou cápsulas pequenas.

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose ao dia. Acima de 6 anos, tomar duas doses ao dia.
30 doses.

Goma

Sachê

Cápsula

Xarope

Liquid capsules

Chocolate

Filme orodispersível

Gotas lipofílicas
e Tinturas