TART CHERRY EXTRACT
Poderoso antioxidante e anti-inflamatório
Melhora da qualidade do sono
Saúde cardiovascular
Acesso rápido
Como Tart Cherry age no organismo
O poder do Tart Cherry
Principais diferenciais
Estudos sobre a eficácia de Tart Cherry
Redução de marcadores inflamatórios
Aumento dos níveis de melatonina e melhora da qualidade do sono
Redução da percepção de dor pós-treino
Redução do stress fisiológico e dano sobre tecido muscular
Redução da pressão arterial e colesterol
Auxiliar no tratamento da gota
Sugestões de fórmulas
O que é
Tart Cherry (Prunus cerasus) é um liofilizado com cerejas, rico em compostos fenólicos, antocianinas e flavonoides.
Suas poderosas substâncias bioativas proporcionam benefícios no organismo, como ação anti-inflamatória, antioxidante e reguladora de cortisol.
As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias das cerejas levaram a numerosos estudos que demonstraram seus benefícios em pacientes com gota, insônia, resistência e recuperação muscular, bem como potencial benefício em doenças cardiovasculares.
Como Tart Cherry age no organismo
As antocianinas presentes nesse extrato apresentam atividade anti-inflamatória, pois são inibidoras da enzima COX-2 (ciclo-oxigenase 2), auxiliam na redução da concentração de fatores pró-inflamatórios, como IL-2 e TNF-α, assim como a peroxidação lipídica.
Tart Cherry possui também ação antioxidante ao estimular a atividade da SOD (superóxido dismutase) e GSH (glutationa peroxidase), enzimas que fazem parte da nossa defesa antioxidante endógena e que contribuem para a redução do estresse oxidativo sobre o tecido muscular. Outro benefício é a modulação dos níveis de cortisol, que favorece a redução do catabolismo muscular e a melhora da qualidade do sono.
O poder do Tart Cherry
1. Anti-inflamatório.
2. Ação antioxidante.
3. Modula níveis de cortisol.
4. Melhora a qualidade do sono.
5. Auxilia na recuperação pós-treino.
6. Ajuda a reduzir crises de gota.
7. Reduz a pressão arterial e o colesterol.
Principais diferenciais
Tart Cherry é livre de organismos geneticamente modificados (GMO FREE) e livre de glúten (Glúten Free), pode ser utilizado por veganos e vegetarianos, pois não é um derivado de procedência animal e o seu processo de produção não envolve animais.
Estudos sobre a eficácia de Tart Cherry
Redução de marcadores inflamatórios
Em um estudo randomizado e controlado por placebo, participantes obesos consumiram diariamente 240ml de suco de cerejas amargas ou uma bebida placebo, por 4 semanas.
A velocidade de hemossedimentação (VHS), um indicador de inflamação crônica, foi significativamente menor no grupo que ingeriu o suco de cerejas amargas, assim como outros marcadores como MCP1 e TNF-alfa. Esses dados indicam um potencial efeito benéfico das cerejas amargas na redução da inflamação associada com muitas condições clínicas, incluindo a obesidade.
Aumento dos níveis de melatonina e melhora da qualidade do sono
Outro estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, reuniu 20 voluntários que consumiram concentrado de suco de cerejas amargas ou um placebo por um período de 7 dias.
Dados como qualidade do sono foram coletados por questionários preenchidos e níveis de melatonina, por registro de doseamento de seus metabólitos na urina.
Houve aumentos significativos no doseamento de melatonina no grupo que consumiu o suco de cerejas amargas, no tempo total na cama e na eficiência do sono. Esses dados sugerem que o consumo de um concentrado de suco de cerejas amargas fornece um aumento nos níveis de melatonina, o que é potencialmente benéfico para a qualidade do sono.
Mais um estudo foi realizado com 19 voluntários saudáveis, com idade maior ou igual a 65 anos, que relataram apresentar insônia, e que não utilizavam medicamentos sedativos. O estudo foi conduzido em um período de 8 semanas. Ao final, foi demonstrado que o consumo do suco de cerejas amargas promove efeitos positivos no sono em idosos com insônia e esses resultados já podem ser alcançados a partir da segunda semana de tratamento.
Redução da percepção de dor pós-treino
Um ensaio randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, avaliou atletas antes e após uma competição de meia maratona (21.1 km). Os voluntários foram suplementados por um período de 10 dias com 480mg diárias de cerejas amargas, iniciando 7 dias antes da competição.
Após avaliação dos resultados do estudo, foi observado uma percepção de dor no quadríceps medial diferente entre os grupos. A percepção da dor no grupo que consumiu o extrato de cerejas amargas foi 34% menor. O estudo demonstra que essa suplementação utilizada dias antes, durante e após o exercício físico intenso pode minimizar a dor e melhorar a recuperação muscular.
Redução do stress fisiológico e dano sobre tecido muscular
No mesmo estudo foi analisada a concentração sanguínea de cortisol e marcadores de catabolismo muscular. Foi observada redução desses marcadores, do estresse fisiológico e dos níveis de cortisol. Esses dados demonstram uma redução potencial do dano muscular secundário, sugerindo que o suplemento de cerejas amargas pode ser uma opção bastante eficaz na redução de stress fisiológico e catabolismo muscular.
Redução da pressão arterial e colesterol
Em um ensaio clínico randomizado de 12 semanas, conduzido na Universidade de Delaware no Estados Unidos, homens e mulheres com idades entre anos 65 e 80 anos foram aleatoriamente designados para consumir 480ml de suco de cerejas amargas ou uma bebida controle placebo, por 12 semanas.
Após as 12 semanas, os participantes do grupo das cerejas amargas tiveram menor pressão arterial sistólica, níveis mais baixos de colesterol LDL e colesterol total, em comparação ao grupo controle. Nenhum evento adverso foi relatado no estudo.
Auxiliar no tratamento da gota
Em uma revisão sistemática foi observada correlação positiva entre o consumo de suco de cerejas amargas e a diminuição da concentração sérica de ácido úrico.
A redução do ácido úrico ocasiona a minimização da sua cristalização em torno das articulações, mecanismo causador de desconforto e dor, conhecido como crises de gota.
Nos artigos revisados com o uso de cerejas amargas, foi demonstrada uma redução no número de crises de gota, e um aumento no número de dias sem a necessidade de outros medicamentos redutores de ácido úrico.
Para solicitar referências, entre em contato com nossa equipe técnica:
essentia@essentia.com.br
IMPORTANTE
Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação
para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.
As formas farmacêuticas fazem parte da personalização do tratamento.
Conheça todas as opções da Essentia Pharma.
Fórmula Recovery
Fórmula com extrato de cereja amarga. Contém substâncias bioativas com ações anti-inflamatória, antioxidante e reguladora de cortisol, melhorando a recuperação pós-treino, bem como a qualidade do sono.
- Tart Cherry 500mg
Sugestão de dosagem:
1 dose após o treino.
Formas farmacêuticas possíveis:
cápsula, sachê, xarope, goma e shot.
Fórmula sono reparador com Tart Cherry
Fórmula desenvolvida para melhorar a qualidade do sono em indivíduos que dormem pouco ou sentem cansaço pela manhã ao acordar. A fórmula conta com o ativo Tart Cherry e aminoácidos que agem na redução da ansiedade e no relaxamento dos músculos durante o estado REM.
- Tart Cherry 250mg
- Glicina 500mg
- Teanina 250mg
Sugestão de dosagem:
1 dose à noite.
Formas farmacêuticas possíveis:
cápsula, sachê e xarope.
Recuperação muscular e redução do stress
Ativos com ação na recuperação muscular e melhora do rendimento devido à redução de dor após os treinos. Auxilia também na regulação dos níveis de cortisol, proporcionando sensação de bem-estar e redução do stress. Ideal para períodos de treinos mais intensos.
- Tart Cherry 400mg
- Creatina 1000mg
Sugestão de dosagem:
1 dose à noite.
Formas farmacêuticas possíveis:
sachê e cápsula.
Sachê hidratação e recuperação muscular pós-treino
Fórmula feita com Sustamine® e Tart Cherry. Promove um aumento na absorção de água e eletrólitos no intestino, oferecendo excelente hidratação.
- Sustamine® 500mg
- Tart Cherry 250mg
Sugestão de dosagem:
1 sachê após o treino.
Formas farmacêuticas possíveis:
sachê.
Fórmula anticatabólica
A associação com BCAA aumenta o efeito anticatabólico, pois induz de forma muito efetiva a cetose nutricional, modificando o metabolismo durante o exercício, e preserva as reservas de glicogênio, reduzindo a degradação de proteínas musculares.
- BCAA 1,5g
- Tart Cherry 250mg
Sugestão de dosagem:
1 dose antes ou após o treino.
Formas farmacêuticas possíveis:
sachê.
Fórmula para redução do colesterol e da pressão arterial
Composto que promove um fluxo sanguíneo saudável, reduzindo naturalmente o colesterol e a pressão arterial.
- Tart Cherry 250mg
- Naringenina 200mg
- Vitamina C revestida 500mg
- Pinus pinaster 100mg
- L-citrulina 250mg
- Policosanol 30mg
- Red Rice Yeast 250mg
Sugestão de dosagem:
1 dose ao dia.
Formas farmacêuticas possíveis:
cápsula e sachê.
Fórmula para redução do ácido úrico
Associação de extrato de cereja amarga com substâncias que podem auxiliar no controle dos níveis de ácido úrico e na redução das crises de gota.
- Tart Cherry 250mg
- Metilfolato 200mcg
- Bromelina 150mg
- Cobre quelado 1mg
- Molibdênio quelado 100mcg
- Zinco quelado 20mg
Sugestão de dosagem:
1 dose ao dia.
Formas farmacêuticas possíveis:
cápsula e sachê.
Comentários