Saúde intestinal

A influência do intestino na nossa saúde.

A íntima relação entre o intestino e a saúde

A saúde integral de nosso organismo está intimamente ligada à saúde intestinal. Nosso intestino é colonizado por bilhões de bactérias que ajudam a digerir e absorver os alimentos, estimulam o sistema imune e, junto com a camada epitelial intestinal, formam uma barreira protetora. Essa barreira funciona como uma proteção tanto contra micro-organismos agentes de doença quanto contra substâncias potencialmente causadoras de alergias e intolerâncias alimentares.

A síndrome do intestino permeável – Leaky gut

A nossa flora intestinal pode ser alterada por alguns fatores, como a alimentação, medicamentos anti-inflamatórios e de antibióticos, o estresse e os poluentes ambientais. Tais fatores podem provocar a disbiose, um desequilíbrio capaz de desencadear a permeabilidade da barreira intestinal.

O aumento dessa permeabilidade intestinal, condição clínica que pode ser chamada de Síndrome do Intestino Permeável ou “Leaky Gut”, implica a ativação do sistema imune, o que pode gerar alergias, autoimunidade e intolerâncias alimentares que resultarão em uma série de patologias (vide imagem abaixo). Isso ocorre pois a junção das células intestinais fica prejudicada, o que permite a passagem de alérgenos, imunocomplexos ou micro-organismos para a corrente sanguínea.

Causas e consequências da permeabilidade intestinal

Cândida

Toxinas

Micro-organismos

Estresse

Medicamentos

Mau funcionamento de órgãos

Intestino, nosso segundo cérebro

A disbiose e a permeabilidade do intestino também têm sido associadas a doenças neurológicas e psiquiátricas.

Em um intestino que apresenta disbiose, bactérias patogênicas geram toxinas que podem atravessar a barreira intestinal e chegar ao cérebro. Estas toxinas estão relacionadas à progressão de distúrbios psiquiátricos e neurológicos, como autismo, ansiedade, depressão, estresse e até mesmo Alzheimer e Parkinson.

Benefícios de um intestino saudável

Reforça o sistema imune, prevenindo infecções

Reduz episódios de candidíase e infecções urinárias, devido à diminuição da população de fungos e bactérias patogênicas

Melhora de sintomas da depressão (cerca de 90% da nossa serotonina produzida vem do intestino)

Diminui alergias e intolerâncias alimentares, pois reduz a permeabilidade intestinal

Reduz o peso corporal e os níveis de colesterol

Reduz cólicas em recém-nascidos

Melhora de doenças inflamatórias intestinais, como Doença de Chron e Síndrome do Intestino Irritável

Regula o trânsito intestinal e promove absorção efetiva de nutrientes

Ativos para restaurar a saúde intestinal

Akkermancia Muciniphila Bio-MAMPs®

Bactéria mucolítica muito importante para a integridade da mucosa intestinal, encontrada em abundância nos indivíduos saudáveis. Seu mecanismo de ação consiste em reduzir a permeabilidade intestinal e a equilibrar a microbiota, aumentando a imunidade do intestino. Do mesmo modo, ajuda na redução da endotoxemia metabólica e na regulação do metabolismo da glicose e dos lipídios, auxiliando nos tratamentos da obesidade e da síndrome metabólica.

Sugestão posológica: 5 a 100mg ao dia.

Intest Booster®

Blend probiótico com uma combinação única de 10 cepas, selecionadas para proporcionar a saúde do sistema gastrointestinal. Inúmeras evidências científicas têm demonstrado a eficácia clínica da combinação adequada de probióticos nas desordens gastrointestinais, tais como a Síndrome do Intestino Irritável, colite, refluxo, diarreia, constipação, entre outras patologias. É indicado para desordens intestinais de bebês, crianças e adultos.

Sugestão posológica: Adultos: 25 a 100mg. Crianças: 10 a 50mg.

IBS Care®

Combina 8 cepas probióticas liofilizadas: Lactobacillus acidophilus + L. plantarum + L. paracasei + L. delbrueckii + Bifidobacterium lactis + B. longum + B. infantis + Streptococcus thermophilus. É indicado para o tratamento de disbioses intestinais, para o reforço do sistema imunológico, assim com para a melhora da digestão, da absorção de nutrientes e dos sintomas relacionados à Síndrome do Intestino Irritável.

Sugestão posológica: 50 a 100mg, de 1 a 2 vezes ao dia.

Lactobacillus Rhamnosus GG

Atua na saúde da microbiota intestinal, no tratamento da diarreia de diferentes tipos como a aguda, relacionada ao uso dos antibióticos, ao tratamento oncológico, e também atua no tratamento da dermatite atópica e de infecções gastrointestinais.

Sugestão posológica: 1 a 10 BLH UFC ao dia.

Corebiome®

Pós-biótico composto por três moléculas de butirato (ácido graxo de cadeia curta) ligadas a uma molécula de glicerol, resultante do metabolismo bacteriano, sem a necessidade de passar pelo processo de fermentação. É indicado para o manejo dos sintomas relacionados à inflamação na Doença de Crohn e na colite ulcerativa, na inibição do crescimento de bactérias patogênicas no trato gastrointestinal, para pessoas que praticam dietas Low-FODMAP e indivíduos sensíveis ao consumo de fibras. Possui ainda a vantagem de ser microencapsulado, o que garante a biodisponibilidade do ativo.

Sugestão posológica: 300mg ao dia. Para o tratamento de condições gastrointestinais de difícil manejo, recomenda-se a ingestão de 900mg, divididas em três tomadas ao dia.

Active Kefir®

Com as sete principais cepas de bactérias encontradas no kefir, em forma de pó, Active Kefir tem como principais ações: reforço do sistema imune; melhoria no processo de digestão; redução da constipação e da diarreia, e aumento da biodisponibilidade de nutrientes.

Sugestão posológica: 1 a 30 BLH UFC ao dia. Não precisa de refrigeração.

Curcumin Micro-SR®

Estudos científicos indicam que a curcumina é um anti-inflamatório que atua no intestino, demonstrando uma significativa redução na atividade de doenças inflamatórias intestinais e modulação imune. Seu efeito pode ser potencializado se associado com Boswellia e Ginger. A tecnologia Micro-SR® proporciona uma absorção 10 vezes maior se comparada à do extrato padrão de curcumina.

Sugestão posológica: 25 a 250mg ao dia (corresponde a 250 e 2500mg do extrato de curcumina).

Perilla frutescens

Planta da família da menta rica em polifenóis e com potencial anti-inflamatório. Estudos demonstraram seu benefício em doenças inflamatórias intestinais, em espasmos intestinais e em alergias alimentares. Além disso, promove uma melhora em sintomas de depressão e ansiedade, frequentemente associados à Síndrome do Intestino Irritável.

Sugestão posológica: 200 a 400mg ao dia.

Ginger Extract

Estudos sugerem que o gengibre pode agir como um coadjuvante no tratamento da Doença de Crohn e na colite ulcerativa, devido à capacidade de inibir a produção de leucotrienos B4. Além disso, ele apresenta efeito anti-inflamatório intestinal e tem uma ação sinérgica com Boswellin e Curcumina.

Sugestão posológica: 200 a 500mg, até 3 vezes ao dia.

XOS (Xilooligossacarídeos)

Fibras prebióticas presentes naturalmente em frutos e vegetais que, quando ingeridas, são metabolizadas por bifidobactérias. Nesse processo, são produzidos ácidos graxos de cadeia curta, o que promove a colonização de bactérias benéficas e a inibição das patogênicas no trato gastrointestinal. Indicado para grávidas, bebês e crianças.

Sugestão posológica: 500mg a 4g ao dia.

Boswellin PS® (padronizado em 10% AKBBA)

Extrato de Boswellia serrata, padronizado em 35% de ácidos boswellicos totais e 10% de AKBBA, o mais poderoso dos ácidos boswellicos. Tem importante ação no tratamento de doenças inflamatórias intestinais. Estudos demonstraram que seu uso reduz a inflamação intestinal e a progressão de doenças intestinais como colites ulcerativas e Doença de Crohn, quando comparado ao fármaco já bem-conceituado sulfazalazina.

Sugestão posológica: 200 a 500mg, até 3 vezes ao dia.

Fibregum®

Fibra prebiótica FODMAP friendly, purificada a partir da goma acácia. Atua estimulando o crescimento das bactérias benéficas do cólon e reduzindo a concentração de glicose no sangue. Tem uma excelente tolerância digestiva, devido à sua fermentação lenta pela microflora intestinal, o que evita o desconforto abdominal.

Sugestão posológica: 2 a 10g ao dia.

IMPORTANTE

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação
para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Produtos Essential Nutrition

Opções que auxiliam na saúde intestinal.

Tratamento da diarreia com Lactobacilllus rhamonosus GG

Fórmula com cepa probiótica que proporciona o tratamento da diarreia e restabelece o equilíbrio da saúde intestinal.

  • Lactobacilllus rhamonosus GG 10 BLH

Sugestão posológica: tomar 1 dose antes de dormir.

Fórmula pós-biótica com Corebiome®

Fonte de ácidos graxos de cadeia curta, como o butirato, são produtos do metabolismo bacteriano que atuam de forma benéfica à saúde intestinal. É indicado em casos de doenças inflamatórias intestinais como colite ulcerativa e Doença de Crohn, e de permeabilidade intestinal.

  • Corebiome® 300mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula com Akkermansia – síndrome metabólica

Composto que auxilia no restabelecimento da microbiota saudável, com auxílio no tratamento da obesidade e da síndrome metabólica.

  • Akkermansia muciniphila Bio-MAMPs 25mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula em sachês para constipação

Fornece uma mistura de fibras solúveis e insolúveis na razão adequada para atuar na constipação, de forma suave e sem causar irritação ao intestino. A fórmula possui fibras que absorvem água no cólon, agindo como emoliente e facilitando a passagem das fezes. A ótima fonte de fibras insolúveis aumenta o volume das fezes e estimula naturalmente os movimentos peristálticos do intestino.

  • Psyllium 3g
  • Inulina 1g
  • Fibra de bambu 2g

Sugestão posológica: misturar 1 dose em 1 copo d’água ou suco e tomar imediatamente após o preparo, 2 vezes ao dia. Sugere-se também adicionar a alimentos como iogurte, salada de frutas, cereais, smoothies e sopas.

Prebiótico – Fodmap Friendly

Fórmula ideal para pacientes em dietas com baixos teores de FODMAP, não causando distensão abdominal, gases e desconforto.

  • Fibregum® 2g

Sugestão posológica: misturar 1 dose em 1 copo d’água ou suco. Tomar imediatamente após o preparo, pela manhã em jejum. Aliar a uma dieta com baixos teores de FODMAP (sigla em inglês que significa oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis).

Fórmula Leaky Gut Repair

Fórmula com probióticos e glutamina, que restauram a flora, aumentando a adesão entre os enterócitos e reduzindo a permeabilidade intestinal.

  • Lactobacillus bulgaricus 0,5 BLH UFC
  • Lactobacillus gasseri 1 BLH UFC
  • Lactobacillus delbrueckii 0,5 BLH UFC
  • Bifidobacterium brevis 1 BLH UFC
  • Bifidobacterium lactis 1 BLH UFC
  • Bifidobacterium longum 1 BLH UFC
  • Glutamina 500mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia, pela manhã, em jejum.

Fórmula para Síndrome do Intestino Irritável

Associação de probióticos e fitoterápicos que restauram a microbiota, reduzem sintomas de ansiedade e espasmos intestinais.

  • Ginger (5% gingerols) 500mg
  • Perilla frutescens 300mg
  • Intest booster 25mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Lactobacillus para gestantes e lactantes

A suplementação com lactobacillus na gestação reduz a incidência de cólicas e alergias no recém-nascido. É indicada a suplementação no último trimestre e durante a amamentação inicial. Caso o parto seja cesáreo, indica-se dar para o recém-nascido.

  • Lactobacillus acidophilus 1 BLH UFC
  • Lactobacillus bulgaricus 1 BLH UFC
  • Lactobacillus casei 1 BLH UFC
  • Lactobacillus gasseri 1 BLH UFC
  • Lactobacillus paracasei 1 BLH UFC
  • Lactobacillus plantarum 1 BLH UFC
  • Bifidobacterium brevis 1 BLH UFC
  • Bifidobacterium infantis 1 BLH UFC
  • Bifidobacterium lactis 1 BLH UFC
  • Bifidobacterium longum 1 BLH UFC
  • Bifidobacterium animalis 1 BLH UFC

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia. No pré-parto, recomenda-se dobrar a dose.

Lactobacillus Baby

Fórmula benéfica à microbiota intestinal dos bebês, auxiliando na redução de cólicas e desconforto.

  • Lactobacillus acidophilus 500mlh
  • Bifidobacterium bifidum 500mlh
  • Lactobacillus reuteris 100mlh

Sugestão posológica: adicionar o conteúdo do sachê no leite (mamadeira), 1 vez ao dia ou conforme orientação. Tomar imediatamente após o preparo.

Simbiótico com Active Kefir®

Associação de prebiótico e probiótico que restabelece o equilíbrio da microbiota.

  • Active Kefir® 5BLH
  • XOS 1g

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia pela manhã.

Fórmula Fitoterápica auxiliar na Doença de Crohn e Retocolite

A seguir, temos fitoterápicos anti-inflamatórios que reduzem a progressão da doença.

  • Ginger (5% gingerols) 200mg
  • Boswellin PS® 200mg
  • Curcumin Micro-SR® 50mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose, de uma a duas vezes ao dia.

Fórmula de apoio ao Tratamento da Depressão

Restabelece a flora e a permeabilidade intestinal, que desempenham um papel importante na comunicação bidirecional entre o intestino e o cérebro, na secreção de neurotransmissores e na regulação de citocinas potencialmente tóxicas às funções cerebrais.

  • Lactobacillus helveticus 1 BLH UFC
  • Lactobacillus rhamnosus GG 1 BLH UFC
  • Bifidobacterium longum 1 BLH UFC
  • Perilla frutescens 200mg

Sugestão posológica: tomar 1 a 2 doses ao dia.

Biofilme Intestinal

Fórmula potencializada para a remoção do biofilme e com ação antimicrobiana.

  • Berberina HCl 200mg
  • NAC 300mg
  • Curcumin Micro SR® 50mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose, duas vezes ao dia.

Grosicki, G. (2021). Effects of 3-week Tributyrin Supplementation on the Gut Microbiome: A Pilot Study. Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, 121(9), A23. doi:10.1016/j.jand.2021.06.051.

Seo KH, Gyu Lee H, Young Eor J, Jin Jeon H, Yokoyama W, Kim H. Effects of kefir lactic acid bacteria-derived postbiotic components on high fat diet-induced gut microbiota and obesity. Food Res Int. 2022 Jul;157:111445. doi: 10.1016/j.foodres.2022.111445. Epub 2022 May 30. PMID: 35761685.

Ghosh SS, He H, Wang J, Gehr TW, Ghosh S. Curcumin-mediated regulation of intestinal barrier function: The mechanism underlying its beneficial effects. Tissue Barriers. 2018 Jan 2;6(1):e1425085. doi: 10.1080/21688370.2018.1425085. Epub 2018 Feb 8. PMID: 29420166; PMCID: PMC5823546.

Shen CL, Wang R, Yakhnitsa V, Santos JM, Watson C, Kiritoshi T, Ji G, Hamood AN, Neugebauer V. Gingerol-Enriched Ginger Supplementation Mitigates Neuropathic Pain via Mitigating Intestinal Permeability and Neuroinflammation: Gut-Brain Connection. Front Pharmacol. 2022 Jul 8;13:912609. doi: 10.3389/fphar.2022.912609. PMID: 35873544; PMCID: PMC9305072.

Méance, Séverine. (2004). Health effects and food applications of Acacia Gum, Fibregum™ - Part 2. Agro Food Industry Hi-Tech. 15. 32-35.

Asbjornsdottir, B., Snorradottir, H., Andresdottir, E., Fasano, A., Lauth, B., Gudmundsson, L. S., & Birgisdottir, B. E. (2020). Zonulin-Dependent Intestinal

Permeability in Children Diagnosed with Mental Disorders: A Systematic Review and Meta-Analysis. Nutrients, 12(7), 1982. https://doi.org/10.3390/nu12071982

Camilleri, M. (2019). Leaky gut: mechanisms, measurement and clinical implications in humans. Gut, 68(8), 1516–1526. https://doi.org/10.1136/gutjnl-2019-318427

Helena Vaz Tolloto, G. ., & Saragiotto, L. . (2022). RELATIONSHIP OF LEAKY GUT SYNDROME AND METABOLIC SYNDROME. Health and Society, 2(01). https://doi.org/10.51249/hs.v2i01.661

Santos Aleman, Ricardo & Moncada, Marvin & Aryana, Kayanush. (2023). Leaky Gut and the Ingredients That Help Treat It: A Review. Molecules. 28. 619. 10.3390/molecules28020619.