Redução da Gordura Localizada

Protocolos injetáveis
Tratamentos complementares

O que é a gordura localizada?

A gordura localizada resulta do crescimento das células adiposas no tecido conjuntivo.

O padrão de distribuição de gordura no corpo está relacionado a alguns fatores, como o desequilíbrio na alimentação, o gasto energético e o nível de atividade física, favorecendo seu acúmulo em algumas partes do corpo, especialmente no quadril, abdômen, coxas, região subescapular, pré-axilar e papada.

Em alguns casos, mesmo com a prática de atividade física e alimentação adequada, a gordura localizada pode ser difícil de ser eliminada, o que requer tratamentos de contorno corporal adicionais.

Atualmente, através de procedimentos estéticos é possível eliminar a gordura localizada com produtos injetáveis que possuem ação lipolítica.

Benefícios das terapias estéticas injetáveis

A criação de protocolos estéticos que atuam de forma sinérgica na gordura localizada pode ser um excelente aliado em complemento a outras condutas técnicas, como terapias orais, boa alimentação e atividade física, maximizando, dessa forma, os resultados.

Através dessa prática é possível eliminar a gordura localizada, uma vez que os ativos, quando injetados na região, facilitam o processo de lipólise, atuando na metabolização do conteúdo lipídico dentro do adipócito, que resulta na quebra de triacilgliceróis em ácidos graxos livres e glicerol que serão beta oxidados nas mitocôndrias para formação de energia (ATP), além da absorção do glicerol pelo fígado que será direcionado para a via glicolítica ou gliconeogênica. Enquanto outros promovem a lise da membrana do adipócito, facilitando o esvaziamento do conteúdo lipídico.

Protocolos injetáveis adjuvantes para redução da gordura localizada

A administração subcutânea (SC) dos tratamentos em questão é realizada através da técnica de mesoterapia e pode ser administrada semanalmente ou de forma intercalada nos locais onde se deseja reduzir a adiposidade local, por um período de acordo com o objetivo e a prática clínica abordada.

Confira a seguir o mecanismo de ação de cada um dos ativos ou produtos selecionados como sugestão aos protocolos injetáveis, além de formulações tópicas e orais, que podem ser complementares aos tratamentos subcutâneos.

Protocolo subcutâneo adjuvante para GORDURA LOCALIZADA I e II

Os protocolos de gordura localizada I e II com desoxicolato de sódio são sugestões para condições onde a prega cutânea é maior que 3cm. Nesse caso, os ativos atuam no rompimento da membrana da célula de gordura, facilitando o esvaziamento da mesma, além de auxiliar nos processos para conversão dos ácidos graxos em energia.

PROTOCOLO SUBCUTÂNEO PARA GORDURA LOCALIZADA I

  • Desoxicolato de Sódio 60mg/2mL 1 ampola
  • Cafeína Benzoica 100mg/2mL 1 ampola
  • L-Carnitina 600mg/2mL 1 ampola
  • Tripeptídeo-41 1,2%/2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2%/1mL 1 ampola

Sugestão de uso: aplicar por via SC, 1x por semana ou intercalando com outros protocolos a cada 15 dias, na região de gordura localizada com prega de gordura maior que 3cm.

PROTOCOLO SUBCUTÂNEO PARA GORDURA LOCALIZADA II

  • Desoxicolato de Sódio 60mg/2mL 1 ampola
  • Cafeína Benzoica 100mg/2mL 1 ampola
  • Crisina 100mcg/2mL 1 ampola
  • Pentoxifilina 40mg/2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2%/1mL 1 ampola

Sugestão de uso: aplicar por via SC, 1x por semana ou intercalando com outros protocolos a cada 15 dias, na região de gordura localizada com prega de gordura maior que 3cm.

Protocolo subcutâneo adjuvante para GORDURA LOCALIZADA do tipo GINOIDE

O protocolo para gordura localizada do tipo ginoide é uma sugestão para tratamentos de gordura localizada nas regiões de culotes. Devido a presença da Ioimbina em sua formulação, a mesma possui um mecanismo de ação diferenciado em alguns receptores específicos, sendo uma excelente alternativa para aplicação nessa região.

  • Ioimbina 5mg/1mL 1 ampola
  • L-Carnitina 600mg/2mL 1 ampola
  • Cafeína Benzoica 100mg/2mL 1 ampola
  • Benzopirona 0,5%/2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2%/1mL 1 ampola

Sugestão de uso: aplicar por via subcutânea (SC), 1x por semana ou intercalando com outros protocolos a cada 15 dias, na região de gordura localizada.

Protocolo subcutâneo adjuvante para GORDURA LOCALIZADA e CELULITE

O protocolo de gordura localizada e celulite atua estimulando a lipólise, reduzindo a adiposidade local e aumentando a secreção do hormônio do crescimento, que auxilia na queima de gordura. Possui também efeito auxiliar na inibição da lipogênese, pois impede a recidiva na formação do panículo adiposo. Trata-se de uma sugestão que pode ser utilizada em pregas cutâneas menores que 3cm tanto quanto em pregas maiores que 3cm, assim como em tratamentos para celulite, principalmente em regiões como interno de coxas, reduzindo a gordura localizada e ativando a microcirculação da região.

  • L-Arginina 400mg/2mL 1 ampola
  • L-Carnitina 600mg/2mL 1 ampola
  • SAC 20mg/2mL 1 ampola
  • Tripeptídeo – 41 1,2%/2mL 1 ampola
  • Lidocaína 2%/1mL 1 ampola

Sugestão de uso: aplicar por via subcutânea (SC), 1x por semana ou intercalando com outros protocolos a cada 15 dias, na região de gordura localizada.

Protocolo adjuvante para GORDURA LOCALIZADA</strong com ação LIPOTROÓPICA

O protocolo Lipolift Essentia apresenta em sua composição ativos que atuam na lipólise, os quais facilitam o processo de betaoxidação dos ácidos graxos, que são então transformados em energia. Além disso, ele também promove, através da sua ação lipotrópica, o aumento do perfil de de metabolização de gorduras no fígado, auxiliando no seu funcionamento e detoxificação.

Metilcobalamina 500mcg
L-Metionina 100mg
Inositol 150mg
Cloreto de Colina 150mg
Cafeína Benzoica 50mg
L-Carnitina 600mg
Pentoxifilina 40mg
Vitamina B6 100mg
Lidocaína 20mg
Ampolas ou Frascos de 10mL

Sugestão de uso: aplicar por via subcutânea (SC), 1x por semana ou intercalando com outros protocolos a cada 15 dias, na região de gordura localizada.

Saiba mais
sobre os ativos

Desoxicolato de sódio

Com ação lipolítica quando administrado por via subcutânea, o desoxicolato de sódio promove de forma local um processo de lipólise química no adipócito. O processo inicia-se com a diminuição do oxigênio da célula adipocitária, o que resulta em inchaço celular e subsequente aumento da permeabilidade da membrana, além da alteração do pH do meio. Como a ação é irreversível na membrana dos adipócitos , ocorre a ruptura da parede celular. Com isso, facilita a liberação do conteúdo lipídico armazenado no interior da célula de gordura.

Cafeína

A cafeína possui efeito lipolítico através do mecanismo de ação relacionado à adenosina e aos seus receptores. Isso porque a adenosina, ao se ligar no seu receptor adenosina A1, medeia uma ação anti-lipolítica sobre os adipócitos, inibindo a via da adenilato ciclase (AC) e a produção de AMP ciclíco (AMPc).

Como a cafeína possui característica de antagonismo aos receptores de adenosina, ao se ligar aos receptores inibe a enzima fosfodiesterase aumentando a produção de AMPc e a liberação de epinefrina, o que, consequentemente, aumenta a lipólise.

L-Carnitina

Essencial no metabolismo lipídico, a L-Carnitina transporta os ácidos graxos de cadeia longa do citosol para a matriz mitocondrial, tornando-os disponíveis e permitindo que as células quebrem a gordura pelo processo de betaoxidação, facilitando a produção de energia celular. Além disso, ela tem atuação no aumento de massa muscular, melhora a resistência e diminui a fadiga.

Tripeptídeo-41

O tripeptídeo-41 é um ativo que atua por comunicação celular e auxilia no estímulo da síntese das moléculas mensageiras com capacidade lipolítica. Sua ação lipolítica é baseada em quatro etapas: estimula a síntese de citocinas que desencadeiam a lipólise, aumenta a formação de AMPc no interior dos adipócitos, facilitando o esvaziamento dos mesmos, libera substâncias que diminuem a entrada de ácidos graxos nos adipócitos e, consequentemente, reduz a formação de gordura de reserva a partir da entrada de ácidos graxos com o auxílio da dieta.

Crisina

A crisina possui ação inibidora da enzima aromatase, que está relacionada com a conversão de testosterona em estrógenos, podendo influenciar no metabolismo do tecido adiposo.

Essa ação acontece com o aumento da aromatase na gordura subcutânea nos adipócitos e pré-adipócitos, fazendo com que cresçam os níveis de distribuição do tecido adiposo. O controle sobre esse processo pode trazer resultados positivos na redução da gordura localizada.

Pentoxifilina

Com o seu mecanismo de inibição da fosfodiesterase, a pentoxifilina estimula a quebra da gordura armazenada (lipólise) por meio do aumento dos níveis de AMPc.

Ioimbina

A ioimbina é muito utilizada em tratamentos de gordura localizada e celulite, principalmente do tipo ginoide, em que observamos um aumento na expressão de adrenoceptores alfa 2 nos quadris, coxas e glúteos.

Por sua ação antagonista a esses receptores, a ioimbina é capaz de estimular a lipólise de forma eficaz, diminuindo os depósitos de gordura nessas regiões.

Benzopirona

A benzopirona atua na redução de edema e inflamação pelo aumento do fluxo vascular e linfático, na diminuição da permeabilidade capilar e na quantidade de fluido formado no tecido subcutâneo. Ao aumentar o fluxo vascular e linfático, restabelecemos a microcirculação no tecido adiposo, assim como o processo de lipólise.

L-Arginina

A L-arginina é capaz de reduzir a adiposidade através de diversos mecanismos, como por exemplo: promovendo a oxidação da glicose e ácidos graxos de cadeia longa, modulação da expressão e função de enzimas que atuam no metabolismo lipídico em tecidos sensíveis à insulina, além da resposta antioxidante que aumenta o processo de lipólise.

Como ela é convertida em óxido nítrico (NO) pela NO sintetase (NOS), resultados indicam que a alta da disponibilidade de NO através da L-arginina aumenta significativamente a lipólise, contribuindo para uma redução de gordura corporal, assim como pelo aumento da biogênese mitocondrial, resultando em maior gasto de energia pelo corpo.

Lipolift

Lipolift é um composto de ativos que participa de diversos processos metabólicos, incluindo sua ação lipotrópica e lipolítica, que auxilia no funcionamento do fígado, facilitando o metabolismo lipídico e também contribui para a diminuição da gordura localizada através da mobilização dos adipócitos.

Sua fórmula é capaz de melhorar o metabolismo energético, principalmente na utilização de ácidos graxos como fonte de energia, utilizando essa via de quebra das células de gordura, promovendo melhora na microcirculação no local e reduzindo o armazenamento de ácidos graxos nas células adiposas.

SAC (Siloxanetriol Alginato de Cafeína)

O siloxanetriol é um ativo que associa a cafeína pura e o ácido algínico à molécula de silanol. Sua ação lipolítica auxiliar atua através do aumento de AMPc, que estimula a quebra de triglicerídeos em ácidos graxos e glicerol. Além disso, o SAC é capaz de inibir a lipoproteína lipase, enzima responsável pela estocagem de triglicerídeos dentro dos adipócitos. Em conjunto, sua molécula de silício orgânico atua na reorganização das fibras colágenas que foram desorganizadas pelo aumento de conteúdo lipídico no local, fator esse fundamental após o processo de lipólise.

Tratamentos
complementares

Além dos protocolos injetáveis, selecionamos algumas formulações orais e tópicas de uso home care, incluindo os nossos produtos da Essential Nutrition, que podem complementar os tratamentos sugeridos e potencializar os resultados.

Melange LIPOREDUTORA

A Melange Liporedutora associa ativos que atuam diretamente na gordura subcutânea, promovendo a redução de medidas e melhorando o aspecto da celulite. A fórmula possui atividade lipolítica por combinar os mecanismos de ação distintos do Cafeisilane C® e Lipoxyn® e a aceleração de quebra da gordura proporcionada pelo multiativo Regu®-Slim.

  • Regu®-Slim 0,5%
  • CafeisilaneC® 1,5%
  • Lipoxyn® 3%
  • Base creme para Melange qsp 100g

Sugestão posológica: aplicar sobre a região afetada, massageando com movimentos circulares até sua completa absorção.

Gel-creme DRENANTE e REDUTOR DE MEDIDAS

Gel-creme é indicado para a atenuação das alterações do relevo cutâneo e eliminação da gordura localizada.

Sua composição contém: castanha-da-índia com atividade tônica circulatória, adstringente, anti-hemorrágica, anti-inflamatória e vasoconstritora; L-carnitina que facilita a oxidação de ácidos graxos livres e geração de adenosina trifosfato (ATP) e estimula a produção de colágeno; Cafeisilane C®, um ativo que associa cafeína pura e ácido algínico à molécula do silanol, com atividade anti-inflamatória, reestruturante e hidratante sobre a epiderme; e o Lanachrys®, lipolítico e drenador.

  • Castanha-da-índia 4%
  • L-carnitina 2%
  • CafeisilaneC® 2%
  • Lipoxyn® 2%
  • Base creme para Melange qsp 100g

Sugestão posológica: aplicar sobre a região afetada, massageando com movimentos circulares até sua completa absorção.

Creme LIPOLÍTICO REDUTOR DE MEDIDAS

O creme combina ativos que promovem a lipólise, fornece silício biodisponível, além de estimular a síntese de colágeno, melhorando a estrutura e aparência do relevo cutâneo e reduzindo medidas.

  • TheophyllisilaneC® 2%
  • Scopariane® 1%
  • Liporeductyl® 2,5%
  • Base creme qsp 100g

Sugestão posológica: aplicar massageando nas áreas de celulite e gordura localizada, 2 vezes ao dia.


Conheça alguns produtos da Essential Nutrition que podem complementar os tratamentos sugeridos e potencializar os resultados.

Heat Up

Hydrolift

Collagen Gut

Collagen Skin

Super Omega-3 TG

CoQ10

IMPORTANTE

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação
para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Boisnic S, Branchet MC. Ex vivo human skin evaluation of localized fat reduction and anti-aging effect by TriPollar radio frequency treatments. J Cosmet Laser Ther. 2010 Feb;12(1):25-31. doi: 10.3109/14764170903376232. PMID: 19951186.

Campbell, D. R., & Kurzer, M. S. (1993). Flavonoid inhibition of aromatase enzyme activity in human preadipocytes. The Journal of Steroid Biochemistry and Molecular Biology, 46(3), 381–388. doi:10.1016/0960-0760(93)90228-o

Dayanand, Cd & Krishnamurthy, N & Ashakiran, S & Shashidhar, K.N.. (2010). Carnitine: A novel health factor-An overview. Int J Pharm Biomed Res. 2.

Duncan, D., & Rotunda, A. M. (2011). Injectable Therapies for Localized Fat Loss: State of the Art. Clinics in Plastic Surgery, 38(3), 489–501. doi:10.1016/j.cps.2011.02.005.

Froes Meyer P, Da Silva RMV, Carreiro EM, Da Costa BS, Freire D, Silva JDCE, Farias SLQ, Maia RR, De Vasconcellos LS, Serafim GMA. Analysis of the Effects of Cryofrequency on Localized Fat. J Clin Aesthet Dermatol. 2020 Jul;13(7):58-63. Epub 2020 Jul 1. PMID: 32983340; PMCID: PMC7492019

Kutlubay, Z. (2011). Evaluation of mesotherapeutic injections of three different combinations of lipolytic agents for body contouring. Journal of Cosmetic and Laser Therapy, 13(4), 142–153. doi:10.3109/14764172.2011.594059

Lee, Il-Kyu, Yun-Jung Choi, In-Sop Shim, Kyung-Soo Kim, and Chang-Jin Choi. “Pentoxifylline Induces Lipolysis and Apoptosis of Human Preadipocytes, Keratinocytes and Fibroblasts In Vitro.” Biomolecules and Therapeutics, vol. 18, no. 1, The Korean Society of Applied Pharmacology, 31 Jan. 2010, pp. 56–64. doi:10.4062/biomolther.2010.18.1.056.

Leibaschoff, G. H. (1997). Cellulite (Liposclerosis): Etiology and Treatment. The American Journal of Cosmetic Surgery, 14(4), 395–401. doi:10.1177/074880689701400404

MCCARTY, Mark F.. Pre-exercise administration of yohimbine may enhance the efficacy of exercise training as a fat loss strategy by boosting lipolysis. Medical Hypotheses, [S.L.], v. 58, n. 6, p. 491-495, jun. 2002. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1054/mehy.2001.1459.

McKnight, J.R., Satterfield, M.C., Jobgen, W.S. et al. Beneficial effects of L-arginine on reducing obesity: potential mechanisms and important implications for human health. Amino Acids 39, 349–357 (2010). https://doi.org/10.1007/s00726-010-0598-z

Muri EMF, Sposito MM de M, Metsavaht L. Farmacologia de drogas vasoativas. Acta Fisiátr. [Internet]. 9 de março de 2010 [citado 31 de janeiro de 2022];17(1):22-7. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/actafisiatrica/article/view/103306.

Pekala, J., Patkowska-Sokola, B., Bodkowski, R., Jamroz, D., Nowakowski, P., Lochynski, S., & Librowski, T. (2011). L-Carnitine – Metabolic Functions and Meaning in Humans Life. Current Drug Metabolism, 12(7), 667–678. doi:10.2174/138920011796504536

POOYANDJOO, M.; NOUHI, M.; SHAB-BIDAR, S.; DJAFARIAN, K.; OLYAEEMANESH, A.. The effect of (L-)carnitine on weight loss in adults: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. Obesity Reviews, [S.L.], v. 17, n. 10, p. 970-976, 22 jun. 2016. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/obr.12436.

Rotunda, A. M., Avram, M. M., & Avram, A. S. (2005). Cellulite: Is there a role for injectables? Journal of Cosmetic and Laser Therapy, 7(3-4), 147–154. doi:10.1080/14764170500430234

Tan B, Li X, Yin Y, Wu Z, Liu C, Tekwe CD, Wu G. Regulatory roles for L-arginine in reducing white adipose tissue. Front Biosci (Landmark Ed). 2012 Jun 1;17:2237-46. doi: 10.2741/4047. PMID: 22652774; PMCID: PMC3422877.

VELASCO, Maria Valéria Robles; TANO, Clara Tsugmi Nakamura; MACHADO-SANTELLI, Gláucia Maria; CONSIGLIERI, Vladi Olga; KANEKO, Telma Mary; BABY, André Rolim. Effects of caffeine and siloxanetriol alginate caffeine, as anticellulite agents, on fatty tissue: histological evaluation. Journal Of Cosmetic Dermatology, [S.L.], v. 7, n. 1, p. 23-29, mar. 2008. Wiley. http://dx.doi.org/10.1111/j.1473-2165.2008.00357.x.

Wu, Zhenlonga; Satterfield, Michael C.b; Bazer, Fuller W.b; Wu, Guoyaoa,b Regulation of brown adipose tissue development and white fat reduction by L-arginine, Current Opinion in Clinical Nutrition and Metabolic Care: November 2012 – Volume 15 – Issue 6 – p 529-538 doi: 10.1097/MCO.0b013e3283595cff.