Melhora da celulite
Protocolos injetáveis
Tratamentos complementares
O que é celulite?
A celulite é uma condição caracterizada por uma ondulação irregular no tecido adiposo, que ocorre em resultado a alterações endócrino-metabólicas e afetam o sistema microcirculatório, assim como a aparência protuberante na superfície da pele, sendo normalmente encontrada em áreas do corpo como coxas, nádegas e abdômen.
Principais causas
O conjunto dessas alterações começa no tecido conjuntivo, através do aumento das células adiposas que empurram o tecido conjuntivo subcutâneo. Precisamente na matriz extracelular, onde ocorre uma alteração na função dos fibroblastos com diminuição da produção de colágeno, elastina e glicosaminoglicanos (GAGs), causando a formação de radicais livres e redução do fluxo microcirculatório no local.
Há também uma mudança na permeabilidade dos capilares e aumento de água livre na matriz extracelular, o que em alguns casos pode levar ao enrijecimento dos adipócitos e a formação de fibroses, intensificando o grau da celulite.
Como podemos tratar?
Atualmente, existe uma grande variedade de procedimentos que podem ser utilizados com sucesso na redução da celulite.
Nos tratamentos para celulite, compostos cujos mecanismos de ação melhoram o fluxo vascular e linfático, acelerando a lipólise, reorganizando as fibras colágenas e diminuindo a hipertrofia do tecido adiposo podem contribuir para a melhora da aparência da pele e redução da adiposidade no local administrado.
Protocolos injetáveis adjuvantes
para a melhora da celulite
Na sequência, selecionamos algumas sugestões de protocolos injetáveis que auxiliam na redução das celulites classificadas conforme seu grau de avaliação, trazendo também alternativas de formulações tópicas e orais, as quais podem ser complementares aos tratamentos subcutâneos.
A administração subcutânea (SC) dos protocolos em questão é realizada através da técnica de mesoterapia, podendo ser administrada semanalmente ou de forma intercalada, por um período de acordo com o objetivo e prática clínica abordada.
Protocolo adjuvante para
CELULITE GRAUS I E II
Esse protocolo possui ativos que atuam na microcirculação do tecido, através da ação lipolítica nos adipócitos e o remodelamento do tecido conjuntivo. É recomendado para celulites iniciais, onde a alteração estética apresenta leves ondulações ao comprimir o local ou alteração de relevo sem contração muscular, porém sem aspecto denso.
- Pentoxifilina 40mg/2mL 1 ampola
- Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg/2mL 1 ampola
- Benzopirona 0,5%/2mL (amp 5mL) 1 ampola
- SAC 20mg/2mL 1 ampola
- Lidocaína 2%/1mL 1 ampola
Sugestão de uso: Aplicar por via subcutânea (SC), 1 vez por semana, ou intercalando com outros protocolos, a cada 15 dias, na região afetada.
Protocolo adjuvante para
CELULITE GRAUS III E IV
Protocolo composto por ativos que auxiliam na redução do conteúdo adipocitário, melhorando o retorno venoso e a irrigação dos tecidos, além de favorecer a eliminação dos resíduos metabólicos e a reestruturação das fibras colágenas. Recomendado em celulites que apresentam retrações visíveis, mesmo em repouso, redução térmica no local e presença de nódulos na região.
- Tripeptídeo – 41 1,2%/2mL 1 ampola
- Pentoxifilina 40mg/2mL 1 ampola
- L-Arginina 400mg/2mL 1 ampola
- Trissilinol (Silício Orgânico) 10mg/2mL 1 ampola
- Lidocaína 2%/1mL 1 ampola
Sugestão de uso: Aplicar por via subcutânea (SC), 1 vez por semana, ou intercalando com outros protocolos, a cada 15 dias, na região afetada.
Protocolo adjuvante para CELULITE GRAUS
III e IV com RETENÇÃO HÍDRICA
O protocolo é composto por ativos que atuam em sinergia na melhora da circulação venosa e drenagem linfática, promove ação lipolítica e diminui o processo inflamatório. Recomendado para celulites que apresentam nodulações evidentes, associadas à edema local exacerbado.
- Pentoxifilina 40mg/2mL 1 ampola
- Crisina 100mcg/2mL 1 ampola
- Benzopirona 0,5%/2mL (amp 5mL) 1 ampola
- Tripeptídeo – 41 1,2%/2mL 1 ampola
- Lidocaína 2%/1mL 1 ampola
Sugestão de uso: Aplicar por via subcutânea (SC), 1 vez por semana, ou intercalando com outros protocolos, a cada 15 dias, na região afetada.
Conheça mais
sobre os ativos
Pentoxifilina
A pentoxifilina é um derivado da metilxantina que age através da inibição da fosfodiesterase. Sua ação contribui para o estímulo da microcirculação tecidual, favorecendo em conjunto a eliminação de resíduos metabólicos.
É considerada também uma substância lipolítica, pois atua na estimulação da hidrólise dos triglicerídeos de reserva, aumentando os níveis de AMPc, o que resulta na ativação da lipase hormônio sensível (LHS).
Trissilinol (Silício Orgânico)
É um oligoelemento essencial que interage com as fibras de colágeno e elastina, enriquecendo os proteoglicanos da pele.
Com a diminuição da microcirculação e, consequentemente, do déficit de nutrientes nos tecidos, a matriz intersticial se torna mais densa, fazendo com que as fibras colágenas apresentem-se mais curtas e espessas, causando o repuxamento da pele. Dessa maneira, o silício atua na reorganização, favorecendo a regeneração, com atividade na drenagem dos tecidos e atuação na lipólise através da ativação da adenilciclase.
Benzopirona
A benzopirona apresenta ação proteolítica através da ativação dos macrófagos teciduais.
Seu mecanismo de ação reduz o excesso de proteínas que afetam a região do interstício vascular, diminuindo a pressão osmótica no local e, consequentemente, os processos e o edema.
Além disso, a benzopirona estimula os receptores de células linfocitárias, favorecendo o processo de drenagem linfática.
SAC (Siloxanetriol Alginato de Cafeína)
O siloxanetriol é um ativo que associa a cafeína pura e o ácido algínico à molécula de silanol.
Sua ação está relacionada com dois mecanismos, ou seja, tem açao anticelulítica, através do estímulo da lipólise sob o AMPc, e inibe a lipoproteína lipase, resultando na diminuição da formação e do armazenamento de triglicerídeos nos adipócitos.
Tripeptídeo-41
O tripeptídeo-41 é um ativo que atua por comunicação celular e auxilia no estímulo da síntese das moléculas mensageiras com capacidade lipolítica.
A ação lipolítica do tripeptídeo-41 é baseada em quatro etapas: estimula a síntese de citocinas que desencadeiam a lipólise, aumenta a formação de AMPc no interior dos adipócitos, facilitando o esvaziamento dos mesmos, libera substâncias que diminuem a entrada de ácidos graxos nos adipócitos e, consequentemente, a formação de gordura de reserva a partir da entrada de ácidos graxos através da dieta, além de reduzir a hipertrofia dos adipócitos.
L-Arginina
Além de estimular a lipólise, a L-Arginina induz o aumento de hormônios lipolíticos, reduzindo a massa de tecido adiposo. Dessa maneira, promove a melhora em locais que apresentam celulite.
Crisina
A celulite possui tendência a aparecer em regiões onde a gordura localizada está sob influência dos hormônios estrogênicos.
Nesse caso, a ação da crisina se dá através da diminuição da aromatase, o que reduz o tecido adiposo do local e melhora o processo inflamatório, além de otimizar o retorno venoso e a diminuição de edemas, melhorando o aspecto geral da pele.
Tratamentos
Complementares
Além dos protocolos injetáveis, formulações orais e tópicas de uso home care, assim como nossa linha de produtos Essential Nutrition, podem complementar os tratamentos sugeridos e potencializar os resultados.
Seguem abaixo algumas sugestões:
Creme ANTICELULITE
e GORDURA LOCALIZADA
A fórmula associa as propriedades anti-inflamatória, descongestionante e queratolítica do ácido salicílico biodisponível (Celulinol) com o efeito drenador e lipolítico do Lanachrys™, além de ação reestruturante do silício (Xantalgosil®).
Proporciona uma pele mais firme, redução dos estados inflamatórios e da gordura localizada.
- Celulinol Complex CL 5%
- Lanachrys™ 3%
- Xantalgosil® 3%
- Creme cristais líquidos qsp 100mg
Sugestão posológica: Aplicar massageando as áreas de celulite e gordura localizada, 2 vezes ao dia.
Gel-creme DRENANTE
e REDUTOR DE MEDIDAS
Gel-creme composto por castanha-da-índia com atividades tônica circulatória, adstringente, anti-hemorrágica, anti-inflamatória e vasoconstritora.
A L-carnitina que facilita a oxidação de ácidos graxos livres e geração de adenosina trifosfato (ATP), estimulando a produção de colágeno. Cafeisilane C® é um ativo que associa cafeína pura e ácido algínico à molécula do silanol, fornecendo atividade anti-inflamatória, reestruturante e hidratante sobre a epiderme. O Lanachrys®, lipolítico e drenador.
Indicado para a atenuação das alterações do relevo cutâneo e eliminação da gordura localizada.
- Castanha-da-índia 4%
- L-Carnitina 2%
- Cafeisilane C® 2%
- Lanachrys® 2%
- Base gel-creme qsq 100g
Sugestão posológica: Aplicar sobre a região afetada, massageando com movimentos circulares até a sua completa absorção.
Gel esfoliante para RETENÇÃO DE LÍQUIDOS e TRATAMENTO DA CELULITE
O gel esfoliante tem ação drenadora com atividades termogênicas e estimulante da microcirculação.
Promove a eliminação de toxinas e renovação da pele, melhorando assim sua aparência.
- AlgeaEsthe Powder® AEP 5%
- Semente de damasco 5%
- Microesferas de polietileno 2%
- Base gel qsp 50g
Sugestão posológica: Aplicar na região afetada 2 vezes na semana.
Fitoterápico ANTICELULITE
e RETENÇÃO HÍDRICA
A associação dos fitoterápicos padronizados Centella asiática, chá verde e hibiscus favorece a microcirculação e eliminação de líquidos e toxinas responsáveis pela formação de celulites, além de apresentar alto potencial diurético e substâncias anti-inflamatórias. Enquanto a diosmina é um bioflavonoide utilizado no tratamento dos distúrbios venosos e da circulação periférica de retorno.
- Centella asiatica (1% taninos totais) 200mg
- Hibiscus (ácido cítrico 2%) 100mg
- Diosmina 100mg
- Chá verde (95% polifenóis) 150mg
- Equisetum arvense (extrato) 150mg
- Fucus vesiculosus 100mg
Sugestão posológica: Tomar 1 dose, 2 vezes ao dia. Associar 1 dose de Collagen Skin Essential.
Máscara de ARGILA VERDE ANTICELULITE
A máscara combina as propriedades naturais da argila verde que combatem edemas, eliminam toxinas e agem como anti-inflamatórias às atividades termogênicas e estimulantes da microcirculação do mentol, da AlgeaEsthe e da Centella asiática.
Promove a melhora do relevo cutâneo e redução de medidas.
- AlgeaEsthe Powder® AEP 3%
- Mentol 0,5%
- Centella asiatica 5%
- Máscara de argila verde qsp 100g
Sugestão posológica: Aplicar nas áreas desejadas e deixar agir de 20 a 30 minutos. Remover com água. Utilizar a máscara de argila 2 vezes na semana.
Sugestões de produtos
Essential Nutrition
Heat Up
Hydrolift
Pro-Collagen Vegan
Collagen Skin
Super Omega-3 TG
CoQ10
IMPORTANTE
Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação
para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.
BOISNIC, Sylvie; BRANCHET, Marie Christine. Ex vivo human skin evaluation of localized fat reduction and anti-aging effect by TriPollar™ radio frequency treatments. Journal Of Cosmetic And Laser Therapy, [S.L.], v. 12, n. 1, p. 25-31, dez. 2009. Informa UK Limited. dx.doi.org/10.3109/ 14764170903376232.
BUCALOSSI, M., IZZO, M., MACCIÒ, A., PISACRETA, M., & MARIANI, F. Effectiveness of elastic stockings versus Fleboderm® to improve VCI and associated cellulite symptoms. Acta Phlebologica. Vol 14. 2013.
Campbell, D. R., & Kurzer, M. S. (1993). Flavonoid inhibition of aromatase enzyme activity in human preadipocytes. The Journal of Steroid Biochemistry and Molecular Biology, 46(3), 381–388. doi:10.1016/ 0960-0760(93)90228-o
FOLCH, José; ALCOLEA, Justo M. Actualizacion de fármacos empleados en mesoterapia.
KEDE, M. P. V.; SABATOVICH, O. Dermatologia estética. 2 ed. São Paulo, SP: Atheneu, 2009.
LEE, Il-Kyu; CHOI, Yun-Jung; SHIM, In-Sop; KIM, Kyung-Soo; CHOI, Chang-Jin. Pentoxifylline Induces Lipolysis and Apoptosis of Human Preadipocytes, Keratinocytes and Fibroblasts In Vitro. Biomolecules And Therapeutics, [S.L.], v. 18, n. 1, p. 56-64, 31 jan. 2010. The Korean Society of Applied Pharmacology. dx.doi.org/10.4062/ biomolther.2010.18.1.056.
Leibaschoff, G. H. (1997). Cellulite (Liposclerosis): Etiology and Treatment. The American Journal of Cosmetic Surgery, 14(4), 395–401. doi:10.1177/ 074880689701400404
Leibaschoff, Gustavo. Mesotherapy and Cellulite. American Journal of Mesotherapy. 2017. McKnight, J.R., Satterfield, M.C., Jobgen, W.S. et al. Beneficial effects of L-arginine on reducing obesity: potential mechanisms and important implications for human health. Amino Acids 39, 349–357 (2010). doi.org/10.1007/ s00726-010-0598-z
Muri EMF, Sposito MM de M, Metsavaht L. Farmacologia de drogas vasoativas. Acta Fisiátr. [Internet]. 9 de março de 2010 [citado 31 de janeiro de 2022];17(1):22-7. Disponível em: www.revistas.usp.br/actafisiatrica/ article/view/103306.
MUROSAKI, Shinji; LEE, Tae Ryong; MUROYAMA, Koutarou; SHIN, Eui Seok; CHO, Si Young; AMAMOTO, Yoshihiro; LEE, Sang Jun. A Combination of Caffeine, Arginine, Soy Isoflavones, and l-Carnitine nhances Both Lipolysis and Fatty Acid Oxidation in 3T3-L1 and HepG2 Cells in Vitro and in KK Mice in Vivo. The Journal Of Nutrition, [S.L.], v. 137, n. 10, p. 2252-2257, out. 2007. Oxford University Press (OUP). dx.doi.org/10.1093/jn/137.10.2252.org/10.1111/j.1473-2165.2008.00357.x.
ROTUNDA, Adam M.; AVRAM, Mathew M.; AVRAM, Alison Sharpe. Cellulite: is there a role for injectables?. Journal Of Cosmetic And Laser Therapy, [S.L.], v. 7, n. 3-4, p. 147-154, jan. 2005. Informa UK Limited. dx.doi.org/10.1080/ 14764170500430234
SARKAR, Rashmi; GARG, Vijaykumar; MYSORE, Venkataram. Position paper on mesotherapy. Indian Journal Of Dermatology, Venereology, And Leprology, [S.L.], v. 77, n. 2, p. 232, 2011. Scientific Scholar. dx.doi.org/10.4103/ 0378-6323.77479
Sivagnanam, G. “Mesotherapy – The french connection.” Journal of pharmacology & pharmacotherapeutics vol. 1,1 (2010): 4-8. doi:10.4103/ 0976-500X.64529
Tan B, Li X, Yin Y, Wu Z, Liu C, Tekwe CD, Wu G. Regulatory roles for L-arginine in reducing white adipose tissue. Front Biosci (Landmark Ed). 2012 Jun 1;17:2237-46. doi: 10.2741/ 4047. PMID: 22652774; PMCID: PMC3422877.
VELASCO, Maria Valéria Robles; TANO, Clara Tsugmi Nakamura; MACHADO-SANTELLI, Gláucia Maria; CONSIGLIERI, Vladi Olga; KANEKO, Telma Mary; BABY, André Rolim. Effects of caffeine and siloxanetriol alginate caffeine, as anticellulite agents, on fatty tissue: histological evaluation. Journal Of Cosmetic Dermatology, [S.L.], v. 7, n. 1, p. 23-29, mar. 2008. Wiley. dx.doi.org/ 10.1111/j.1473-2165.2008.00357.x.
WU, Zhenlong; SATTERFIELD, Michael C.; BAZER, Fuller W.; WU, Guoyao. Regulation of brown adipose tissue development and white fat reduction by L-arginine. Current Opinion In Clinical Nutrition And Metabolic Care, [S.L.], v. 15, n. 6, p. 529-538, nov. 2012. Ovid Technologies (Wolters Kluwer Health). dx.doi.org/10.1097/ mco.0b013e3283595cff
Comentários