Homotaurina
Melhora da memória e cognição
Auxilia no tratamento de Alzheimer e glaucoma
Potente atividade neuroprotetora
A homotaurina é um composto de aminossulfonato natural encontrado em diferentes espécies de algas marinhas vermelhas, conhecido também pelo nome de Tramiprosato. Sua estrutura semelhante ao GABA faz com ela tenha uma importante ação gabaérgica e neuroprotetora, exercendo efeitos anticonvulsivos, ansiolíticos, sedativos e analgésicos.
Benefícos no tratamento de Alzheimer
A atividade de maior destaque da homotaurina é sua ação neuroprotetora na região do hipocampo, auxiliando nos processos de aprendizado e memória, bem como no tratamento de Alzheimer pela redução da formação e deposição das placas de amilóide, retardando assim a progressão da doença.
Na angiopatia amilóide cerebral – outra condição que ocorre com o envelhecimento, em que há o acúmulo de amilóide nos vasos sanguíneos cerebrais, causando rupturas e AVC hemorrágico – a homotaurina também se mostra eficaz, reduzindo a deposição de amilóide.
Biodisponibilidade via oral
Quando administrada por via oral, a homotaurina apresenta uma boa biodisponibilidade e é capaz de ser transportada até o cérebro através da barreira hematoencefálica. Os níveis plasmáticos máximos ocorrem entre 1 hora e meia a 2 horas e meia após a ingestão das cápsulas, e podem ser aumentados se a ingestão de homotaurina for feita em conjunto com refeições ricas em gordura.
Sugestão de dosagem: 50mg ao dia, em cápsulas gastrorresistentes.
Principais indicações
ALZHEIMER
Em um estudo que envolveu 1052 pacientes por 78 semanas e comparou o uso de homotaurina com placebo, observou-se que aqueles pacientes que receberam a medicação apresentaram resultados estatisticamente significativos no quesito melhora da compreensão e linguagem, sugerindo que seu uso possa apresentar benefícios em relação à memória, linguagem e habilidade práxis em indivíduos com doença de Alzheimer moderada, sendo capaz inclusive de retardar a atrofia da região do hipocampo.
Um recente trabalho publicado na The Journal of the Prevention of Alzheimer’s Disease envolvendo pacientes com doença de Alzheimer leve a moderada concluiu que a homotaurina é uma medicação segura e com resultados promissores na melhora da cognição principalmente para aqueles pacientes portadores de Alzheimer homozigotos para o alelo APOE4.
COGNIÇÃO E MEMÓRIA
Os resultados obtidos para pacientes com Alzheimer se estendem aos indivíduos sem acometimento da doença, observando-se que o uso de homotaurina apresenta atividade neuroprotetora com melhora do processo de cognição e memória.
ANGIOPATIA AMILOIDE CEREBRAL
Um estudo clínico preliminar avaliou a segurança da homotaurina para o tratamento da angiopatia amiloide cerebral, que está associada a acidentes vasculares cerebrais hemorrágicos. A homotaurina pareceu segura em 24 pacientes que foram estudados com doses de 50mg, 100mg ou 150mg duas vezes ao dia durante 12 semanas.
GLAUCOMA
Uma pesquisa realizada com um tratamento combinado com forskolina, homotaurina e L-carnosina propôs avaliar o potencial neuroprotetor da morte das células ganglionares retinianas (evento que conduz a deficiência visual no glaucoma). Foi observado um efeito neuroprotetor e sobrevivência das células ganglionares após administração do tratamento combinado quando comparado ao uso de forskolina isolada.
Os pesquisadores concluíram que a abordagem multidrogas foi eficaz por ser capaz de interferir em várias vias envolvidas na degeneração das células ganglionares retinianas, mostrando-se promissora para o tratamento e prevenção do glaucoma.
Em humanos, um estudo avaliou os efeitos de uma associação de forskolina, homotaurina, ácido fólico, magnésio e vitaminas B1, B2 e B6 em pacientes com glaucoma primário de ângulo aberto, já em tratamento, e com a pressão intraocular estabilizada por um período de 12 meses. Os resultados mostram uma melhora na pressão intraocular e nos resultados do eletrorretinograma a partir dos 6 meses de uso, sugerindo que o tratamento apresenta bons resultados no âmbito ocular mesmo que por via oral.
IMPORTANTE
Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação
para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.
Tratamento adjuvante para doença de Alzheimer
- Homotaurina 50mg
Forma farmacêutica:
cápsulas gastroresistentes.
Sugestão posológica:
tomar 1 dose ao dia, junto a refeição.
Fórmula para cognição e memória
- Homotaurina 50mg
- Bacopin 100mg
- Cognizin® 200mg
- Noopept 30mg
Forma farmacêutica:
cápsulas gastroresistentes.
Sugestão posológica:
tomar 1 dose ao dia.
Fórmula otimizadora de glaucoma
- Homotaurina 50mg
- L-Carnosina 150mg
- Ácido Folínico200mcg
- Sulbutiamina10mg
- Vitamina B25mg
- Piridoxal-5-fosfato 20mg
- Metilcobalamina 100mcg
- Magnésio (citrato) 100mg
Forma farmacêutica:
cápsulas gastroresistentes.
Sugestão posológica:
tomar 1 dose ao dia.
Fórmula relaxante gabaérgica
- Homotaurina 50mg
- L-Teanina 200mg
- 5-HTP50mg
Forma farmacêutica:
cápsulas gastroresistentes.
Sugestão posológica:
tomar 1 dose ao dia.
Comentários