Nootrópicos

Nutrição inteligente para um melhor desempenho cognitivo.

Nootrópicos: aliados da cognição e da performance mental

Os nootrópicos são substâncias capazes de modular neurotransmissores-chave, como a acetilcolina, a dopamina e a noradrenalina, e de aumentar o metabolismo e a oxigenação cerebral. Além disso, eles podem otimizar a produção de energia neuronal e proteger o tecido nervoso contra o estresse oxidativo e a hipóxia.

Estudos indicam que esses fatores podem auxiliar no aumento do foco, da atenção, da memória e do raciocínio, além de favorecer a performance intelectual. Esses benefícios têm sido observados tanto em pacientes com déficit cognitivo, Alzheimer, Parkinson, TDAH e depressão, quanto em indivíduos saudáveis que buscam aprimorar a performance cognitiva, a memória e a produtividade nos estudos ou no trabalho.

Pensando nisso e na crescente busca por essas substâncias, a Essentia Pharma apresenta algumas sugestões de ativos com ação nootrópica que podem ser manipulados de forma isolada ou associada. Confira no material a seguir.

Ativos com ação nootrópica

Desempenho cognitivo com maior tempo de ação.

Derivado lipofílico do piracetam, o pramiracetam destaca-se por sua maior biodisponibilidade e tempo de ação prolongado [1] em comparação ao seu precursor. Estudos clínicos mostraram melhora da memória e da atenção em idosos, pacientes com sequelas pós-trauma cranioencefálico e declínio cognitivo leve.[1–4] Na prática, observa-se também uma boa resposta em pacientes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Dose sugerida: 200 a 600mg, de 1 a 2 vezes ao dia.

Fenilpiracetam*

Foco e energia mental com rápida ação.

Possui uma estrutura aprimorada a partir do piracetam, o que favorece sua passagem pela barreira hematoencefálica.[1] Apresenta efeito rápido e estimulante da cognição e do desempenho físico, com estudos que indicam benefícios em casos de AVC, depressão e síndrome da fadiga crônica, além de possível aumento da resistência ao estresse.[5,6]

Dose sugerida: 50 a 300mg ao dia.

Noopept*

Clareza mental e neuroproteção.

Dipeptídeo análogo ao piracetam, que potencializa a comunicação neuronal, melhora o fluxo sanguíneo cerebral e eleva os níveis de acetilcolina (neurotransmissor essencial para a memória).[7-9] Favorece a clareza mental e apresenta efeito ansiolítico e antioxidante, auxiliando na prevenção da neurotoxicidade associada ao excesso de cálcio e glutamato.[10]

Dose sugerida: 10 a 30mg ao dia. Para favorecer a melhora da cognição, recomenda-se o uso até 1h antes de atividades que exigem maior concentração. O uso intermitente, como de segunda a sexta-feira, é indicado para evitar o desenvolvimento de tolerância.

Bacopa monnieri (50% bacosídeos)*

Melhora do aprendizado e proteção cerebral.

Tradicionalmente utilizada na medicina ayurvédica para “fortalecer o intelecto”, a Bacopa monnieri possui revisão sistemática recente [11] sobre seu impacto na melhora do aprendizado e da memória em adultos, idosos e crianças com déficit de atenção. Outro estudo apontou possível benefício em casos de Alzheimer, devido à sua ação antioxidante, à melhora das funções colinérgicas e à prevenção da deposição da substância amiloide no cérebro.[12]

Dose sugerida: 150 a 450mg (sendo 100mg, 3 vezes ao dia, o mais indicado para adultos) e 50 a 150mg ao dia (para crianças entre 7 e 13 anos).

Lion’s mane

Efeitos cognitivos aliados à neuroproteção.

Cogumelo comestível (Hericium erinaceus) rico em compostos bioativos, como as erinacinas, capazes de atravessar a barreira hematoencefálica e exercerem efeitos positivos sobre a função cognitiva e a neuroproteção.[13] Estudos apontam melhora no desempenho cognitivo, especialmente em idosos e indivíduos com declínio cognitivo leve, associada ao aumento dos níveis de BDNF (proteína essencial à plasticidade cerebral).[14, 15]

Além disso, o Lion’s mane exerce efeito neuroprotetor, reduzindo a formação de placas β-amiloides, associadas à doença de Alzheimer, e modulando neurotransmissores como dopamina e serotonina, o que contribui para o equilíbrio emocional e cognitivo.[14, 16]

Dose sugerida: 250mg a 5g ao dia.

Alfa-glicerilfosforilcolina (alfa-GPC)

Precursor colinérgico com alta biodisponibilidade cerebral.

Fosfolipídio precursor da biossíntese de acetilcolina, com alta biodisponibilidade cerebral.[17] Pode potencializar a memória, a atenção e o desempenho cognitivo em indivíduos saudáveis.[18] Há, ainda, evidências interessantes para a recuperação neurológica, indicando menor tempo para o retorno funcional após AVC, isquemia cerebral ou traumatismo craniano.[19]

Dose sugerida: 200 a 300mg, de 2 a 3 vezes ao dia (como suplementação), e 300 a 600mg, de 2 a 3 vezes ao dia (para terapia de disfunção cognitiva).

Citicolina*

Foco, memória e proteção neuronal.

Amplamente estudada por seu papel na melhora da cognição e na proteção das membranas neuronais. Atua como precursora natural da fosfatidilcolina (componente essencial da estrutura celular) e da acetilcolina (neurotransmissor fundamental para memória, atenção e concentração).[20] Evidências clínicas indicam benefícios na memória e nas habilidades cognitivas, tanto em adultos saudáveis quanto em indivíduos com declínio cognitivo leve, grupo que tende a apresentar os maiores ganhos devido à sua ação neuroprotetora.[21-24]

Dose sugerida: 200 a 2000mg ao dia. Por ser parassimpaticomimético, pode ser tomado à noite para ajudar o sono, quando associado à melatonina, ou durante o dia para ter efeito tranquilizante.

Homotaurina*

Neuroproteção e suporte cognitivo.

A homotaurina é um composto análogo ao GABA, que combina ação gabaérgica e neuroprotetora, favorecendo o equilíbrio cerebral. Estudos clínicos sugerem que a sua suplementação pode reduzir a atrofia do hipocampo e preservar a memória em indivíduos com comprometimento cognitivo leve ou Alzheimer precoce.[25] Esses efeitos refletem seu papel na modulação neuronal e na proteção das sinapses, sugerindo potencial também para a manutenção da função cognitiva em indivíduos saudáveis.

Dose sugerida: 50mg ao dia, em cápsulas gastrorresistentes.

Idebenona

Potente antioxidante cerebral.

Análogo lipofílico da coenzima Q10, com potente ação antioxidante e estimuladora do metabolismo cerebral, modulando níveis de neurotransmissores e do fator de crescimento neural (NGF) e, consequentemente, aumentando a capacidade de aprendizado. Estudos apontam que o aumento de neurotransmissores e fatores neurotróficos refletem na melhora da memória, do aprendizado e da função cognitiva em pacientes com Alzheimer e declínio cognitivo.[26,27]

Dose sugerida: 40 a 120mg ao dia, fracionada em 2 a 3 vezes (prevenção), e 180 a 270mg ao dia (casos de Alzheimer ou AVC isquêmicos). Disponível também na versão lipofílica para uma melhor absorção.

Vimpocetina*

Aumento do metabolismo e fluxo sanguíneo cerebral.

A vimpocetina, um neuroprotetor natural que melhora o fluxo sanguíneo e o metabolismo cerebral, aumentando a oxigenação e a produção de energia nos neurônios. É indicada em casos de doenças neurodegenerativas devido à sua ação antioxidante e à prevenção do acúmulo neurotóxico de cálcio e sódio.[28] Entre os resultados clínicos observados nesses quadros, destacam-se os efeitos sobre a memória de curto e longo prazo, a coordenação motora e a recuperação da fala.

Dose sugerida: 15 a 60mg, divididas em 3 vezes ao dia. Iniciar com doses menores e aumentar progressivamente.

Ginkgo biloba (extrato padronizado)*

Aumento do metabolismo cerebral para maior desempenho.

Estimula a regeneração neuronal e melhora a atividade de neurotransmissores como acetilcolina, dopamina e GABA, essenciais para memória e foco. Possui potente ação antioxidante e neuroprotetora, contribui para retardar o declínio cognitivo e atua como nootrópico natural e coadjuvante em demências e no Alzheimer, promovendo vitalidade e desempenho cerebral.[29,30]

Dose sugerida: 120 a 360mg ao dia.

*Ativos manipulados sob prescrição médica.

Fórmula para aumento do foco e da atenção

Favorece a melhora da concentração e da clareza mental, potencializando a comunicação neuronal e o desempenho cognitivo em situações de alta demanda mental.

  • Ativos Dose
  • Noopept 30mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia, preferencialmente 1h antes de atividade que exija maior concentração.

Fórmula máxima cognição

Associação sinérgica de ativos que intensificam as atividades colinérgica e dopaminérgica, melhorando a memória, o foco e a velocidade de processamento cerebral.

  • Ativos Dose
  • Fenilpiracetam 100mg
  • Noopept 15mg
  • Magnésio (treonato) 100mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia, após o café da manhã.

Fórmula com Pramiracetam e Noopept

Associação sinérgica de ativos que modulam a neurotransmissão colinérgica, dopaminérgica e serotoninérgica, promovendo melhora da atenção, da memória e do desempenho cognitivo.

  • Ativos Dose
  • Pramiracetam 200mg
  • Noopept 30mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia, junto da principal refeição.

Estimulante de atenção para crianças em idade escolar

Favorece o foco, a concentração e o aprendizado, combinando ativos que aumentam as atividades colinérgica e dopaminérgica e equilibram a resposta ao estresse e à excitação mental.

  • Ativos Dose
  • Bacopa monnieri (50% bacosídeos) 100mg
  • Gotu kola (1% taninos) 150mg
  • Paulinea cupana (5% cafeína) 100mg
  • L-teanina 150mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia, antes do período escolar.

Fórmula para humor e aprendizado

Associação de ativos que aumentam as sínteses de acetilcolina e dopamina, promovendo melhora do humor, da memória e do desempenho cognitivo.

  • Ativos Dose
  • Citicolina 200mg
  • Melatonina 1mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose à noite.

Fórmula para nutrição cerebral

Combina compostos neuroprotetores e regeneradores neuronais que favorecem a integridade sináptica e a plasticidade cerebral, sustentando a função cognitiva e a vitalidade mental.

  • Ativos Dose
  • Lion’s mane 1.000mg
  • Homotaurina 50mg

Cápsulas gastrorresistentes.

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula boost cognitivo

Associação de ativos que melhoram a cognição, o foco e a resistência ao estresse, estimulando a síntese de neurotransmissores e a neuroplasticidade.

  • Ativos Dose
  • Lion’s mane 500mg
  • Noopept 20mg
  • Huperzine A 25mcg
  • Bacopa monnieri (50% bacosídeos) 150mg
  • Rhodiola rosea 150mg
  • L-teanina 100mg
  • N-acetil-tirosina 150mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula cerebral super

Combina ativos que aumentam a síntese e a disponibilidade de acetilcolina, otimizando a memória, o foco e o desempenho cognitivo. Atua também na neuroplasticidade e na oxigenação cerebral, promovendo suporte global à função cerebral.

  • Ativos Dose
  • Bacopa monnieri (50% bacosídeos) 150mg
  • Vimpocetina 10mg
  • DMAE 100mg
  • Huperzine A 2,5mg
  • Noopept 15mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose, 2 vezes ao dia.

IMPORTANTE

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Produtos relacionados

1. Malykh AG, Sadaie MR. Piracetam and piracetam-like drugs: from basic science to novel clinical applications to CNS disorders. Drugs. 2010 Feb 12;70(3):287–312.

2. Mauri M, Sinforiani E, Reverberi F, Merlo P, Bono G. Pramiracetam effects on scopolamine-induced amnesia in healthy volunteers. Arch Gerontol Geriatr. 1994 Mar;18(2):133–9.

3. Chang T, Young RM, Goulet JR, Yakatan GJ. Pharmacokinetics of oral pramiracetam in normal volunteers. J Clin Pharmacol. 1985;25(4):291–5.

4. MCLEAN A, CARDENAS D, BURGESS D, GAMZUS E. Placebo-controlled study of pramiracetarn in young males with memory and cognitive problems resulting from head injury and anoxia.

5. Samotrueva MA, Tyurenkov IN, Teplyi DL, Serezhnikova TK, Berestovitskaya VM, Vasilieva OS, et al. Phenotropil Succinate as a Substance Correcting Neuroimmune Impairments in Conditions of Informational-Physical Stress. Neurosci Behav Physiol. 2013 Jan;43(1):135–8.

6. Patocka J. Carphedon at the crossroads: A dangerous drug or a promising psychopharmaceutical? GJPPS. 2019 Jun 4;7(3).

7. Pivovarov AS, Murzina GB, Vasilyeva NV. Effects of Noopept and Piracetam on Depression of the Acetylcholine-Induced Current in Common Snail Command Neurons. Neurosci Behav Physiol. 2020 Oct;50(8):1012–7.

8. Kondratenko RV, Povarov IS, Kolbaev SN, Derevyagin VI, Ostrovskaya RU, Gudasheva TA, et al. Effect of nootropic dipeptide noopept on CA1 pyramidal neurons involves α7AChRs on interneurons in hippocampal slices from rat. Neurosci Lett. 2022 Nov 1;790:136898.

9. Neznamov GG, Teleshova ES. Comparative studies of Noopept and piracetam in the treatment of patients with mild cognitive disorders in organic brain diseases of vascular and traumatic origin. Neurosci Behav Physiol. 2009 Mar;39(3):311–21.

10. Ostrovskaya RU, Vakhitova YV, Kuzmina US, Salimgareeva MK, Zainullina LF, Gudasheva TA, et al. Neuroprotective effect of novel cognitive enhancer noopept on AD-related cellular model involves the attenuation of apoptosis and tau hyperphosphorylation. J Biomed Sci. 2014 Aug 6;21(1):74.

11. Valotto Neto LJ, Reverete de Araujo M, Moretti Junior RC, Mendes Machado N, Joshi RK, Dos Santos Buglio D, et al. Investigating the Neuroprotective and Cognitive-Enhancing Effects of Bacopa monnieri: A Systematic Review Focused on Inflammation, Oxidative Stress, Mitochondrial Dysfunction, and Apoptosis. Antioxidants (Basel). 2024 Mar 25;13(4).

12. Abdul Manap AS, Vijayabalan S, Madhavan P, Chia YY, Arya A, Wong EH, et al. Bacopa monnieri, a Neuroprotective Lead in Alzheimer Disease: A Review on Its Properties, Mechanisms of Action, and Preclinical and Clinical Studies. Drug Target Insights. 2019 Jul 31;13:1177392819866412.

13. Szućko-Kociuba I, Trzeciak-Ryczek A, Kupnicka P, Chlubek D. Neurotrophic and Neuroprotective Effects of Hericium erinaceus. Int J Mol Sci. 2023 Nov 3;24(21).

14. Qiu Y, Lin G, Liu W, Zhang F, Linhardt RJ, Wang X, et al. Bioactive compounds in Hericium erinaceus and their biological properties: a review. Food Science and Human Wellness. 2024 Jul;13(4):1825–44.

15. Komoń A, Romańczuk KB, Kamińska-Omasta K, Wójtowicz J, Ujazda D, Bodziony K, et al. Neuroprotective and Cognitive Benefits of Hericium erinaceus : A Comprehensive Review of Recent Clinical Studies. Biuletyn Głównej Biblioteki Lekarskiej. 2024 Dec 1;57(383):279–90.

16. Tsai-Teng T, Chin-Chu C, Li-Ya L, Wan-Ping C, Chung-Kuang L, Chien-Chang S, et al. Erinacine A-enriched Hericium erinaceus mycelium ameliorates Alzheimer’s disease-related pathologies in APPswe/PS1dE9 transgenic mice. J Biomed Sci. 2016 Jun 27;23(1):49.

17. Che X, Zhao Y, Xu Z, Hu Y, Ren A, Wu C, et al. Unlocking the Potential of l-α-Glycerylphosphorylcholine: From Metabolic Pathways to Therapeutic Applications. Nutr Rev. 2025 Aug 1;83(8):1594–620.

18. Sagaro GG, Traini E, Amenta F. Activity of Choline Alphoscerate on Adult-Onset Cognitive Dysfunctions: A Systematic Review and Meta-Analysis. J Alzheimers Dis. 2023;92(1):59–70.

19. Sangiorgi GB, Barbagallo M, Giordano M, Meli M, Panzarasa R. α-Glycerophosphocholine in the Mental Recovery of Cerebral Ischemic Attacks. Ann N Y Acad Sci. 1994 Jun;717(1):253–69.

20. Kansakar U, Trimarco V, Mone P, Varzideh F, Lombardi A, Santulli G. Choline supplements: An update. Front Endocrinol (Lausanne). 2023 Mar 7;14:1148166.

21. Jasielski P, Piędel F, Piwek M, Rocka A, Petit V, Rejdak K. Application of citicoline in neurological disorders: A systematic review. Nutrients. 2020 Oct 12;12(10).

22. Cotroneo AM, Castagna A, Putignano S, Lacava R, Fantò F, Monteleone F, et al. Effectiveness and safety of citicoline in mild vascular cognitive impairment: the IDEALE study. Clin Interv Aging. 2013 Feb 5;8:131–7.

23. Nakazaki E, Mah E, Sanoshy K, Citrolo D, Watanabe F. Citicoline and Memory Function in Healthy Older Adults: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Clinical Trial. J Nutr. 2021 Aug 7;151(8):2153–60.

24. Almeria M, Alvarez I, Molina-Seguin J, Besora S, Buongiorno M, Romero S, et al. Citicoline May Prevent Cognitive Decline in Patients with Cerebrovascular Disease. Clin Interv Aging. 2023 Jul 19;18:1093–102.

25. Bossù P, Salani F, Ciaramella A, Sacchinelli E, Mosca A, Banaj N, et al. Anti-inflammatory Effects of Homotaurine in Patients With Amnestic Mild Cognitive Impairment. Front Aging Neurosci. 2018 Nov 2;10:285.

26. Gillis JC, Benefield P, McTavish D. Idebenone. A review of its pharmacodynamic and pharmacokinetic properties, and therapeutic use in age-related cognitive disorders. Drugs Aging. 1994 Aug;5(2):133–52.

27. Wang H, Wang X, Wang W, Feng D. Effects of idebenone on cognitive function and serum biomarkers in patients with amnestic mild cognitive impairment. Eur J Med Res. 2024 Dec 19;29(1):600.

28. Zhang Y-S, Li J-D, Yan C. An update on vinpocetine: New discoveries and clinical implications. Eur J Pharmacol. 2018 Jan 15;819:30–4.

29. Barbalho SM, Direito R, Laurindo LF, Marton LT, Guiguer EL, Goulart R de A, et al. Ginkgo biloba in the Aging Process: A Narrative Review. Antioxidants (Basel). 2022 Mar 9;11(3).

30. Liu H, Ye M, Guo H. An Updated Review of Randomized Clinical Trials Testing the Improvement of Cognitive Function of Ginkgo biloba Extract in Healthy People and Alzheimer’s Patients. Front Pharmacol. 2019;10:1688.