PROBIÓTICOS

E MAIS: PREBIÓTICOS, PARAPROBIÓTICOS, PÓS-BIÓTICOS E PROBIÓTICOS TÓPICOS
Entenda a diferença, conheça seus benefícios e principais indicações

Probióticos e Paraprobióticos
Tabela de cepas x Indicações clínicas

Confira os ativos recomendados para cada indicação clínica.
Clique nos botões para baixar as tabelas.

img-cicle-probioticos

Laboratório exclusivo de probióticos

Probióticos são elementos extremamente delicados. Suas condições de armazenamento e manipulação requerem temperatura e umidade controladas, que são determinantes para a eficácia do produto final.

Não basta apenas que a matéria-prima seja armazenada refrigerada. Tamanha sensibilidade à temperatura e umidade exige condições específicas também na hora da manipulação. Sendo assim, para garantir a eficácia terapêutica dos lactobacillus, nosso laboratório foi especialmente desenvolvido para essa finalidade. Um ambiente com controle térmico e com umidade máxima de 30%, o qual recebe aferições duas vezes ao dia.

Essas boas práticas cumprem com os padrões de referência internacionais para a manipulação de lactobacillus, permitindo que os probióticos se mantenham estáveis e biodisponíveis no organismo, o que faz total diferença no resultado do tratamento.

Conheça mais
sobre os ativos

Cepas probióticas

Há tempos que os probióticos são recomendados para quem quer impulsionar sua saúde. Isso, porque a ingestão desses microrganismos auxilia no equilíbrio intestinal, facilitando a absorção de vitaminas, a digestão de nutrientes e o reforço da barreira intestinal contra enfermidades, entre outros processos vitais.

É uma bactéria que degrada a mucina e que atua na melhora do metabolismo da glicose e dos lipídios. Além disso, reduz a inflamação ao melhorar a integridade da barreira intestinal e auxilia na regulação da composição da microbiota intestinal.

Atua na saúde da microbiota intestinal, ajudando no tratamento da diarreia de diferentes tipos, como a aguda, a relacionada ao uso dos antibióticos ou a tratamento oncológico, além de auxiliar também na melhora da dermatite atópica e infecções gastrointestinais.

Melhora a microbiota, tem ação anti-infecciosa e atua na saúde vaginal.

Atua na saúde da flora vaginal, na candidíase, na prevenção de vaginoses bacterianas e de infecções urinárias recorrentes e na melhora do sistema imune.

Atua na saúde da flora vaginal, candidíase e na vaginose bacteriana e auxilia o sistema imune e a halitose, além de inibir o crescimento da E. coli (cistite).

Ajuda na redução do peso corporal e na melhora de perfil lipídico e de condições inflamatórias intestinais.

Auxilia na redução do peso corporal e na melhora do perfil lipídico, glicose, dermatite tópica e acne e ajuda o sistema imune, atuando também nas alergias respiratórias, como rinite e sinusite, além de possuir ação anti-inflamatória.

Trata a diarreia por uso de antibióticos e a infecciosa, a intolerância à lactose e o controle glicêmico, possui ação anti-inflamatória, melhora o sistema imune, assim como alergias e infecções urogenitais, e ajuda em tratamentos de colites ulcerativas, acnes e úlceras bucais.

Contribui para a melhora do sistema imune, da digestão, da absorção de minerais e da intolerância à lactose, assim como para o controle do colesterol e de infecções intestinais.

Auxilia no tratamento de infecções intestinais, diarreia e constipação e melhora o sistema imune e anti-inflamatório, além de atuar na melhora da digestão, redução de estresse e qualidade do sono.

Contribui para a melhora do sistema imune, dos quadros respiratórios e resfriados. Também tem ação anti-inflamatória na dermatite atópica e na colite, auxiliando na intolerância à lactose, infecções gastrointestinais, diarreia e cólicas abdominais, diverticulite, gastrite e úlceras (H. pylori), além de atuar no perfil lipídico e glicêmico e na boa digestão e ser antiviral para Influenza H1N1.

Ajuda na melhora do sistema imune, dermatite atópica, diarreia, infecções vaginais, como candidíase e gardnerella vaginalis, além de contribuir para a eficácia de vacinas.

Contribui para redução do peso corporal, da glicêmica, do percentual de gordura e do abdômen, além de ajudar a intolerância à lactose, atuar na melhora do sistema imune, tratamentos de alergias respiratórias e infecções intestinais e vaginais.

Melhora o sistema imune e a diarreia associada ao uso de antibióticos, contribui para o controle da hipertensão arterial, estresse, ansiedade e depressão e reduz o risco de infecções em crianças.

Ajuda o sistema imune e anti-inflamatório e auxilia em alergias respiratórias, como rinites, além de melhorar o melasma e a proteção da pele, reduzir também os danos da radiação UV e combater a H. pylori (gastrite e úlcera estomacal).

Melhora o sistema imune e anti-inflamatório, reduz alergias e condições inflamatórias, como as intestinais, infecções do trato respiratório e constipação intestinal crônica, e contribui para a saúde da pele (hidratação).

Atua na saúde da microbiota intestinal e na diarreia, melhora o sistema imune, possui ação anti-inflamatória, ajuda no manejo de alergias respiratórias (espirros e coceiras no nariz) e na síndrome do intestino irritável.

Atua na síndrome do intestino irritável (dor e distensão abdominal), diarreia e constipação crônica, melhora o sistema imune, asma e rinite e reduz o peso corporal, o estresse e a depressão, além de auxiliar nos aspectos da pele.

Contribui no tratamento da H. pylori em crianças e adultos (gastrite), úlcera estomacal, diarreia infecciosa e a associada ao uso de antibióticos, constipação crônica, cólicas infantis e asma, melhorando também o sistema imune e aumentando a absorção de nutrientes.

Ajuda na redução do peso corporal, melhora a diarreia infecciosa e a associada ao uso de antibióticos, assim como a saúde da pele, eczemas, dermatite atópica, melasma, infecções vaginais, como a candidíase, alergias alimentares (amendoim e lactose), asma e rinite.

Melhora o sistema imune, o controle glicêmico, o sono e a saúde vaginal e é antioxidante.

Melhora a saúde bucal, a redução de placa bacteriana e a carcinogênese e auxilia na digestão e no manejo corporal, atuando também no sistema imune e nas condições alérgicas, como a rinite e a dermatite atópica.

Atua na melhora do perfil lipídico, da estomatite, das aftas, da acne e da diarreia infantil.

Ajuda na diarreia, melhora do perfil lipídico, possui ação anti-inflamatória, combate a E.coli e auxilia no sistema imune.

Melhora casos de diarreia, infecções alimentares e constipação, auxilia o sistema imune e a atividade antiviral para herpes simples e outros vírus, uniformiza o tom da pele e promove síntese de vitaminas do complexo B.

Contribui para a redução de peso e condições inflamatórias intestinais e ajuda na síntese de vitaminas do complexo B. Além disso, auxilia na melhora do sistema imune, das alergias, das infecções intestinais, das diarreias e das constipações e também favorece o perfil lipídico.

Melhora os sistemas imune e anti-inflamatório, assim como as infecções respiratórias, a rinite, a dermatite atópica, a esteatose hepática não alcoólica, os sintomas da síndrome do intestino irritável (dor, desconforto e distensão abdominal) e a intolerância à lactose, além de ajudar na digestão, diarreia e no controle do colesterol.

Ajuda na constipação, na redução do peso corporal e melhora o sistema imune, a rinite, a dermatite atópica e as infecções por E.coli. Também auxilia na aparência da pele (hidratação e elasticidade) e previne danos cutâneos por radiação ultravioleta.

Melhora os sistemas imune e anti-inflamatório, assim como a síndrome do intestino irritável (dor abdominal e inchaço), as condições inflamatórias intestinais, a constipação, o estresse e a depressão.

Contribui para a imunidade, para a ação anti-inflamatória e para a redução de peso, melhora a diarreia, a constipação intestinal e a síndrome metabólica, reduz os danos causados pelo glúten a celíacos e auxilia no perfil lipídico.

Combate a diarréia, a intolerância à lactose, a constipação e a colite. Além disso, traz benefícios para a doença de Crohn e para a síndrome do intestino irritável (dor abdominal e inchaço) e melhora o sistema imune, as alergias alimentares e respiratórias, o estresse, a depressão e o sono.

Trata as alergias alimentares, rinite, diarreia associada ao uso de antibióticos e etiologia infecciosa, cólicas abdominais (também em crianças e lactantes) e dermatite atópica, além de possuir propriedades antioxidantes e melhorar o perfil lipídico.

Combate à diarreia associada ao uso de antibióticos e etiologia infecciosa e em pacientes infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), melhora o sistema imune, as infecções por H. pylori (gastrite) e a síndrome do intestino irritável.

Melhora o sistema imune, alergia, gripes e resfriados, auxilia na digestão e absorção de nutrientes, promove a saciedade e ajuda no perfil lipídico.

Melhora o microbioma intestinal.

Combate à diarreia, às infecções intestinais, à dor abdominal e à flatulência, melhora o sistema imune e estimula a produção de vitaminas, principalmente as do complexo B.

É um probiótico bacilo gram positivo indicado para restabelecer e manter o equilíbrio da flora intestinal. Os esporos de Clausii Pro® são probióticos gastrorresistentes que germinam no intestino e colonizam a mucosa intestinal beneficiando a microbiota intestinal.

Sugestão de dosagem:

Adultos: 1 A 10 BLH UFC ao dia

Crianças: 200 a 800 MLH UFC ao dia

A definição de dose e a forma de uso podem ser estabelecidas pelo profissional de maneira individualizada, levando em consideração a indicação de uma cepa isolada ou com uma associação de cepas probióticas. A união de cepas pode ser complementar e benéfica, visto que cada espécie manifesta diferentes funções para o organismo.

Blends de cepas probióticas

O Active Kefir consiste da associação de sete cepas de bactérias ácido-láticas isoladas e recombinadas a partir do kefir, na forma de pó, apresentando uma contagem de células viáveis, que permite sua utilização como probiótico em diferentes formas farmacêuticas e sem possíveis inconveniências associadas ao processo artesanal doméstico. Ele auxilia no processo de digestão, restaura a homeostase da microbiota intestinal, reduz a constipação e a diarreia e aumenta a biodisponibilidade de nutrientes.

Sugestão posológica: 1 a 10 bilhões de UFC ao dia.

Combina 8 cepas probióticas liofilizadas (Lactobacillus acidophilus + L. plantarum + L. paracasei + L. delbrueckii + Bifidobacterium lactis + B. longum + B. infantis + Streptococcus thermophilus) e é indicado para o tratamento de disbioses intestinais.

Sugestão posológica: 50 a 100mg, 2 vezes ao dia.

É um blend probiótico com uma combinação única de 10 cepas probióticas selecionadas para proporcionar a saúde do sistema gastrointestinal. Inúmeras evidências científicas têm demonstrado a eficácia clínica da combinação adequada de probióticos nas desordens gastrointestinais, tais como síndrome do intestino irritável, colite, refluxo, diarreia, constipação, entre outras patologias. Sua indicação é para desordens intestinais de crianças e adultos.

Sugestão posológica: 25 a 100mg para adultos e 10 a 50mg para crianças.

Blend com probióticos selecionados com a dosagem adequada para estimulação do eixo cérebro-intestino e benefícios à saúde de pacientes nas alterações comportamentais. A combinação exclusiva das cepas balanceadas é capaz de produzir e liberar substâncias neuroativas como ácido gama aminobutírico (GABA) e serotonina. Seu uso é indicado para redução do estresse, depressão e ansiedade e melhora das desordens cognitivas.

Sugestão posológica: 50 a 400mg ao dia.

Metta Biotic é um blend composto por 10 cepas probióticas. Sua ação envolve a redução da disbiose, inflamação e permeabilidade intestinal (leaky gut). Além disso, estimula a saciedade, reduz a compulsão alimentar através da diminuição da ansiedade e melhora a inflamação relacionada à obesidade, contribuindo também na redução da resistência insulínica, do colesterol, do peso e das medidas corporais.

Sugestão posológica: 100mg, duas vezes ao dia.

Paraprobióticos

Os paraprobióticos são cepas de probióticos inativadas (não vivas) que possuem propriedades benéficas ao organismo. São obtidos por meio de técnicas que preservam sua estrutura celular ou que geram fragmentos das suas paredes celulares e que irão interagir com o sistema imunológico, desencadeando respostas imunomoduladoras e anti-inflamatórias.

Como não dependem de células vivas, os paraprobióticos não requerem refrigeração e podem ser manipulados em gomas, chocolates, soluções orais, entre outras formas. São seguros para pessoas sensíveis a probióticos vivos.

Atualmente estão disponíveis diferentes opções de paraprobióticos, como as linhas ImmuneCal e Bio MAMPs®, assim como outras cepas com essas características.

Efeito probiótico e sobre a diarreia, imunomodulador e fonte de selênio.

Sugestão posológica: 50 a 100mg ao dia.

Linhas de paraprobióticos

ImmuneCal

A linha ImmuneCal contempla paraprobióticos inativados via tindalização, que mantém a integridade das membranas das cepas, permitindo sua aderência ao epitélio intestinal a fim de desempenhar os seus inúmeros benefícios ao organismo. Atua como prebiótico, contribuindo em transtornos funcionais do intestino e melhorando o sistema imunológico através da modulação da resposta anti-inflamatória, sendo que algumas cepas agem auxiliando na síndrome metabólica e em infecções urinárias de repetição:

Saúde intestinal, diarreia, dor, distensão abdominal, imunidade e anti-inflamatório.

Sugestão posológica: 1 a 20 BLH de células inativadas ao dia.

Saúde intestinal, diarreia, imunidade e anti-inflamatório.

Sugestão posológica: 1 a 20 BLH de células inativadas ao dia.

Síndrome metabólica, melhora do perfil lipídico, dermatite, imunidade e anti-inflamatório.

Sugestão posológica: 1 a 20 BLH de células inativadas ao dia.

Infecção urinária de repetição, imunidade e anti-inflamatório.

Sugestão posológica: 1 a 20 BLH de células inativadas ao dia.

Bio MAMPs®

Estão disponíveis na forma de lisados proteicos, obtidos de cepas com elevadas concentrações de unidades formadoras de colônias, que interagem com o sistema imunológico do hospedeiro, ativando-o.

Contribui para o emagrecimento, modulação da barreira intestinal, condições de fundo inflamatório e imunidade.

Sugestão posológica: 25 a 100mg ao dia.

Ação anti-inflamatória.

Sugestão posológica: 12,5 a 100mg ao dia.

Ação antialérgica.

Sugestão posológica: 12,5 a 100mg ao dia.

Ações antimicrobiana e anti-inflamatória.

Sugestão posológica: 12,5 a 100mg ao dia.

Reduz risco de infecções.

Sugestão posológica: 12,5 a 100mg ao dia.

Aumento da imunidade.

Sugestão posológica: 12,5 a 100mg ao dia.

Ações antialérgica e anti-inflamatória.

Sugestão posológica: 12,5 a 100mg ao dia.

Ação antialérgica.

Sugestão posológica: 12,5 a 100mg ao dia.

Atua na saúde imunológica e metabólica, contribuindo também na redução da inflamação em pré-diabéticos e obesos.

Sugestão posológica: 10 a 50mg, 2 vezes ao dia.

Pós-bióticos

Os pós-bióticos são os produtos bioativos derivados dos probióticos, que podem ser produtos do metabolismo de bactérias do intestino (como os ácidos graxos de cadeia curta, enzimas, peptídeos e polissacarídeos) ou de sua degradação (como os lisados bacterianos e fragmentos de paredes celular).

Esses subprodutos apresentam efeitos benéficos para o organismo, atuando na melhora da saúde da microbiota intestinal, em condições inflamatórias intestinais, na permeabilidade intestinal e como antidiarreico, além de favorecer a saciedade, saúde cognitiva, saúde cutânea, entre outras funções.

É uma fonte de tributirina, um triglicerídeo composto por três moléculas de ácido butírico esterificadas em glicerol, que promove equilíbrio da microbiota intestinal. O ácido butírico, também conhecido como butirato, é um ácido graxo de cadeia curta. Newbiome® é produzido através de uma tecnologia exclusiva, que remove o ácido butírico excedente em seu processo de produção, resultando em um produto purificado, isento do odor característico desse composto. Ao final do processo, a tributirina é microencapsulada, permanecendo na forma de pó, o que permite sua manipulação em associação com outros ativos.

Sugestão posológica: 200mg a 1g ao dia.

É composto por 3 moléculas de butirato (ácido graxo de cadeia curta) ligadas a uma molécula de glicerol, resultante do metabolismo bacteriano, sem a necessidade de passar pelo processo de fermentação. Sua utilização está indicada para o manejo dos sintomas relacionados à inflamação na Doença de Crohn e na Colite Ulcerativa, na inibição do crescimento de bactérias patogênicas no trato gastrointestinal, para pessoas que praticam dietas low-FODMAP e indivíduos sensíveis ao consumo de fibras. Possui ainda a vantagem de ser microencapsulado, o que garante a biodisponibilidade do ativo.

Sugestão posológica: 300mg ao dia. Para o tratamento de condições gastrointestinais de difícil manejo, recomenda-se a ingestão de 900mg, divididas em três tomadas ao dia.

Prebióticos

Os prebióticos são fibras dietéticas encontradas naturalmente em alguns alimentos. Eles são responsáveis por alimentar as bactérias benéficas e, quando digeridos, as multiplicam, melhorando a saúde geral do intestino.

São oligossacarídeos de ocorrência natural em produtos de origem vegetal. Quimicamente são oligômeros de frutose e glicose, frutos do metabolismo da inulina. Os FOS também são conhecidos como prebióticos, uma vez que são resistentes à digestão no estômago, e no intestino são fermentados pelas bactérias benéficas, estimulando seu crescimento e melhorando a saúde do organismo. A sua presença pode inibir o crescimento das bactérias patogênicas, como do Clostridium perfringens e da Escherichia coli. Os FOS podem produzir efeitos significativos de queda na contagem de anaeróbios totais nas fezes e queda de pH no intestino, dificultando a viabilidade de bactérias patogênicas. Adicionalmente, possuem características específicas na prevenção de cáries dentárias, redução nos níveis séricos de colesterol total e lipídeos, além de aumentarem a absorção de Ca e Mg no intestino.

Sugestão posológica: 500mg a 5g ao dia.

São fibras prebióticas presentes naturalmente em frutos e vegetais, que aumentam os níveis de bifidobactérias intestinais, inibem o crescimento de bactérias patógenas e melhoram a colonização intestinal e constipação. Possuem alta tolerabilidade, com menores relatos de efeitos colaterais, como gases, inchaço abdominal e flatulência, quando comparados ao FOS.

Sugestão de dose: 500mg a 4,5g ao dia.

A goma guar é obtida da semente de Cyamopsis psoraloides (leguminaceae). Recomendada para o emagrecimento, uma vez que promove sensação de saciedade, e também no tratamento do diabetes mellitus, pois reduz a concentração de glicose no sangue, tanto a glicemia pós-prandial quanto a glicemia de jejum. Em contato com a água forma um gel de alta viscosidade. Reduz o colesterol sérico total e os níveis de LDL.

Sugestão posológica: 1 a 2g, 1 a 3 vezes ao dia, um pouco antes das refeições.

Fibra prebiótica, purificada a partir da goma acácia, com propriedades bifidogênicas e efeito hipoglicemiante. Tem uma excelente tolerância digestiva devido à sua fermentação lenta pela microflora intestinal, não provocando desconforto abdominal.

Sugestão posológica: 5 a 10g ao dia.

A polidextrose é formada por polímeros de glicose, obtida pela sua policondensação térmica a vácuo. Apresenta baixa digestibilidade, sendo capaz de produzir efeitos fisiológicos similares aos de fibras alimentares solúveis pela sua capacidade de atingir o cólon intacta, não sofrendo digestão no trato gastrointestinal superior, tanto pela acidez do estômago quanto pelas enzimas digestivas.

Sugestão posológica: 500 a 2.000mg, 1 a 3 vezes ao dia.

É uma hemicelulose mucilaginosa, hidrofílica, extraída de algumas espécies de algas. Mucilagens são substâncias que facilitam a evacuação por fornecer resíduo não digerível, aumentar o volume fecal e, consequentemente, estimular o peristaltismo. O agar agar é usado por sua ação demulcente e formação de massa para o tratamento da obstipação crônica, síndrome do intestino irritável e diverticulite e para o controle de hemorroidas e colostomia.

Sugestão posológica: 2 a 5g ao dia, em dose fracionada junto às refeições.

É um componente da raiz da Amorphophallus konjac, muito utilizada como alimento no Japão e na China. É um carboidrato de alto peso molecular, quimicamente semelhante à celulose. Enquanto a celulose é insolúvel e absorve somente 5 a 10 vezes de seu peso em água, o glucomannan é solúvel e absorve água em mais de 200 vezes, formando uma solução viscosa. Por exemplo, em uma solução de 1 a 2%, seu volume aumenta lentamente atingindo uma viscosidade máxima em 5 horas. Essa fibra dietética, dada a sua capacidade de absorção de água e formação de uma massa gelificada compacta a nível do trato gastrointestinal, proporciona uma plenitude gástrica reconhecida pelo hipotálamo.

Sugestão posológica: 1 a 3g, 2 a 3 vezes ao dia, 1 a 2 horas antes das refeições.

Fibra prebiótica insolúvel, purificada a partir do bambu, com excelente tolerância digestiva, indicada para ser usada com fibras solúveis para o tratamento de constipação intestinal.

Sugestão posológica: 2 a 10g ao dia.

Inulinas são oligossacarídeos naturais encontrados em muito vegetais, em maior quantidade na chicória, mas também na cebola, alho, banana verde e batata yacon. São pouco digeríveis no intestino delgado e fermentados no cólon, promovendo o crescimento das bifidobacterium, sendo consideradas bifidogênicas e prebióticas. Reduzem a lipogênese hepática e as concentrações plasmáticas de triacilgliceróis (efeito hipolipidêmico), melhoram a absorção dos nutrientes, fortalecem o sistema imunológico e aumentam o volume das fezes e a frequência de evacuações.

Sugestão posológica: 3 a 10g, 1 a 2 vezes ao dia.

A pectina é um coloide natural, encontrado em frutas e em alguns tipos de raízes e tubérculos. Possui alto grau de metoxilação e rápida gelificação. Produzida a partir da casca de frutas cítricas, é uma fibra solúvel que apresenta os benefícios já citados dessa porção da fibra, como auxiliar na perda de peso, ajudar o bom funcionamento do intestino e diminuir a concentração de colesterol e glicose séricos.

Sugestão posológica: 500 a 1.500mg ao dia.

Apesar de o verdadeiro psyllium ser originário da planta Plantago psyllium, a casca e a semente do Plantago ovata é comumente referido como psyllium, que é amplamente utilizado no tratamento da constipação. Psyllium contém uma grande proporção de hemicelulose e mucilagem. As mucilagens presentes na composição do psyllium absorvem considerável quantidade de água, aumentando o volume fecal que, por sua vez, normaliza o tempo de trânsito intestinal. A interação com a água favorece o amolecimento das fezes e reduz a necessidade de esforço para evacuação, atividade muito útil em casos de hemorroidas.

Sugestão posológica: 5 a 15g, 1 a 3 vezes ao dia.

Simbiótico flora intestinal saudável (pool de lactobacillus com FOS)

A suplementação com Lactobacillus é hoje uma das principais ferramentas na prevenção e tratamento da disbiose. A associação do FOS (prebiótico) à composição com 5 tipos de cepas probióticas confere um caráter simbiótico, podendo aumentar os efeitos benéficos de cada uma delas, reconstituindo e reequilibrando a flora intestinal de forma natural e proporcionando melhora da digestão.

  • Lactobacillus acidophilus 1blh UFC
  • Lactobacillus bifidum 1blh UFC
  • Lactobacillus bulgaricus 1blh UFC
  • Lactobacillus casei 1blh UFC
  • Lactobacillus rhamnosus 1blh UFC
  • FOS 300mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose, 2 vezes ao dia.

Fórmula para infecções intestinais

Associação de cepas que atuam no equilíbrio da flora intestinal de forma natural, melhorando quadros de diarreia, tanto as de origem infecciosa quanto as relacionadas ao uso de antibióticos.

  • Lactobacillus acidophilus 1blh UFC
  • Lactobacillus bulgaricus 1blh UFC
  • Lactobacillus casei 1blh UFC
  • Lactobacillus rhamnosus 1blh UFC
  • Bifidobacterium bifidum 1blh UFC
  • Bifidobacterium lactis 1blh UFC
  • Enterococcus faecium 1blh UFC
  • Saccharomices boulardi 1blh UFC

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula para disbiose mega bifidum para constipação

Fórmula com múltiplas bifidobactérias que têm como finalidade a recuperação da microflora intestinal para os pacientes que apresentam deficiência dessas estirpes de cepas, principalmente em casos de constipação crônica. A recomendação de associar fibras prebióticas é para favorecer o crescimento dessas cepas no intestino e reduzir o tempo de trânsito e aumentar o peso e a frequência das fezes.

  • Bifidobacterium brevis 1blh UFC
  • Bifidobacterium infantis 1blh UFC
  • Bifidobacterium lactis 2blh UFC
  • Bifidobacterium longum 1blh UFC
  • Bifidobacterium bifidum 1blh UFC
  • Inulina 1g

Sugestão posológica: tomar 1 dose, 1 a 2 vezes ao dia.

Fórmula multiprobióticos para intolerância à lactose

Associa cepas com ação conhecida sobre a intolerância à lactose, distensões abdominais e alergias alimentares e para a melhora da digestão, da imunidade e da reposição da flora intestinal nesses pacientes.

  • Lactase 5000 FCC
  • Lactobacillus acidophilus 1blh UFC
  • Lactobacillus rhamnosus 1blh UFC
  • Lactobacillus plantarum 1blh UFC
  • Lactobacillus delbrueckii 2blh UFC
  • Lactobacillus paracasei 1blh UFC
  • Lactobacillus gasseri 1blh UFC
  • Bifidobacterium longum 1blh UFC
  • Bifidobacterium bifidum 1blh UFC

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula para síndrome do intestino irritável

Associação de probióticos e fitoterápicos que restauram a microbiota, reduzem sintomas de ansiedade e espasmos intestinais.

  • Lactobacillus paracasei 1blh UFC
  • Lactobacillus gasseri1blh UFC
  • Lactobacillus plantarum 1blh UFC
  • Lactobacillus reuteri 1blh UFC
  • Bifidobacterium infantis 1blh UFC
  • Ginger (5% gingerols) 500mg
  • Perilla frutescens 300mg

Sugestão posológica: tomar uma dose ao dia.

Fórmula probiótica para H. pylori (gastrite)

Composição de cepas que auxiliam no controle e proliferação das bactérias prejudiciais, principalmente o H. pylori no estômago. O uso dessa fórmula pode reduzir a recidiva após o tratamento com antibióticos ou prevenir patologias secundárias ao H. pylori.

  • Lactobacillus acidophilus 1blh UFC
  • Lactobacillus casei 1blh UFC
  • Lactobacillus gasseri 1blh UFC
  • Lactobacillus johnsonii 1blh UFC
  • Lactobacillus reuteri 1blh UFC
  • Lactobacillus plantarum 1blh UFC
  • Lactobacillus rhamnosus GG1blh UFC
  • Bifidobacterium lactis 1blh UFC
  • Bifidobacterium brevis 1blh UFC
  • Saccharomyces boulardii 1blh UFC

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula para retocolite e Crohn com Boswellin PS® e probióticos

A fórmula conta com Boswellin PS®, extrato obtido da goma da árvore Boswellia serrata, apresentando alto teor de ácido boswellico do tipo AKBBA (ácido 3-acetil-11-ceto-boswellico), com ação anti-inflamatória e de rápida ação usada no tratamento da retocolite e Doença de Crohn. Os probióticos ajudam na manutenção do sistema imunológico e melhoram a integridade da mucosa intestinal.

  • Boswellin PS® 300mg
  • Lactobacillus bulgaricus 1blh UFC
  • Lactobacillus rhamnosus GG1blh UFC
  • Lactobacillus plantarum 1blh UFC
  • Lactobacillus longum 1blh UFC
  • Lactobacilus reuteri 1blh UFC
  • Saccharomyces boulardii 1blh UFC

Sugestão posológica: tomar 1 dose, 2 vezes ao dia. Pode ser associada ao sachê de Glutamina 5g.

Simbiótico com Active Kefir – tratamento da diarreia e constipação

O Active kefir, uma combinação de sete cepas viáveis, atua na restauração da homeostase da microbiota intestinal, reduzindo a diarreia e a constipação e melhorando também a absorção de nutrientes. Os Xilooligossacarídeos (XOS) são fibras prebióticas altamente toleráveis ao TGI, que estimulam a produção de ácidos graxos de cadeia curta, são fontes de energia para os enterócitos e ajudam a colonização de bactérias benéficas, inibindo as patogênicas, além de melhorarem a saúde da flora intestinal, podendo ser utilizados no tratamento da diarreia e constipação.

 

  • Active Kefir 5blh UFC
  • XOS 1g

Sugestão posológica: tomar uma dose ao dia pela manhã.

Fórmula pós-biótica com Corebiome®

Fonte de ácidos graxos de cadeia curta, como o butirato. São produtos do metabolismo bacteriano que atuam de forma benéfica na saúde intestinal. É indicado em quadros inflamatórios intestinais, como colite ulcerativa e Doença de Crohn e na permeabilidade intestinal.

  • Corebiome® 300mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Prebióticos – FODMAP friendly

Fórmula ideal para pacientes em dietas com baixos teores de FODMAP, não causando distensão abdominal, gases e desconforto.

  • Fibregum 2g

Sugestão posológica: misturar uma dose em 1 copo d’água ou suco. Tomar imediatamente após o preparo, pela manhã em jejum. Aliar a uma dieta com baixos teores de FODMAP (sigla em inglês que significa oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis).

Fórmula em sachês para constipação

Fornece uma mistura de fibras solúveis e insolúveis na razão adequada para atuar na constipação de forma suave e sem causar irritação ao intestino. A fórmula possui fibras que absorvem água no cólon, agindo como emoliente e facilitando a passagem das fezes. A ótima fonte de fibras insolúveis aumenta o volume das fezes e estimula naturalmente os movimentos peristálticos do intestino.

  • Psyllium 3g
  • Inulina 1g
  • Fibra de bambu 2g

Sugestão posológica: misturar 1 dose em 1 copo d’água ou suco e tomar imediatamente após o preparo, 2 vezes ao dia. Sugere-se também adicionar a alimentos como iogurte, salada de frutas, cereais, smoothies e sopas.

POOL de prebióticos em cápsulas

O mix de fibras solúveis e prebióticas de FOS, inulina e polidextrose contribui expressivamente no equilíbrio da flora intestinal, uma vez que regula o trânsito intestinal.

  • FOS 500mg
  • Inulina 500mg
  • Polidextrose 500mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula para imunidade com probióticos

A saúde da microbiota intestinal está intimamente ligada a um sistema imunológico saudável, visto que a barreira intestinal e a presença do muco evitam a entrada e combatem os invasores. Os probióticos estimulam a produção de vitaminas e melhoram a absorção de nutrientes, sendo que no intestino estão presentes em grande parte das células do sistema imunológico do nosso organismo. Portanto, a suplementação de cepas probióticas que atuam na melhora da imunidade pode ser interessantes para essa indicação.

  • Lactobacillus bulgaricus 2blh UFC
  • Lactobacillus casei 1blh UFC
  • Lactobacillus johnsonii 1blh UFC
  • Lactobacillus paracasei 1blh UFC
  • Lactobacillus plantarum 1blh UFC
  • Lactobacillus reuteri 1blh UFC
  • Lactobacillus brevis 1blh UFC
  • Lactobacillus lactis 1blh UFC

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula para imunidade plus com paraprobióticos

Essa fórmula contempla diferentes classes de ativos, sendo que as cepas da linha SynbiOFFs® ImmuneCal atuam na melhora da imunidade, através da modulação das respostas inflamatórias, e os fatores de transferência do Imuno TF agem no equilíbrio e fortalecimento imunológico e na capacidade de ativar os mecanismos de defesa do organismo, além de fitoterápicos amplamente conhecidos para essa finalidade.

  • ImmuneCal® L. acidophilus 5blh UFC
  • ImmuneCal® L. casei 5blh UFC
  • ImmuneCal® L. plantarum 5blh UFC
  • ImmuneCal® L. rhamnosus 5blh UFC
  • Imuno TF 25mg
  • Própolis verde 50mg
  • Betaglucan plus 250mg
  • Echinacea extrato 200mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Melhora da imunidade e doenças inflamatórias com Bio MAMPs

Associação de fragmentos ativos de cepas inativadas por processo térmico, amplamente estudadas para melhora da imunidade e inflamação, através da diminuição da produção de citocinas inflamatórias e aumento de citocinas anti-inflamatórias.

  • Bio MAMPs L. acidophilus 20mg
  • Bio MAMPs L. rhamnosus 20mg
  • Bio MAMPs L. casei 20mg
  • Bio MAMPs L. helveticus 20mg
  • Bio MAMPs L. gasseri 20mg
  • Bio MAMPs B. lactis 20mg
  • Bio MAMPs S. thermophilus 20mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula probiótica para alergia 

Composição de cepas que auxiliam como imunoestimulantes e imunomoduladores, reduzindo as respostas alérgicas e a permeabilidade intestinal.

  • Lactobacillus bulgaricus 1blh UFC
  • Lactobacillus casei 1blh UFC
  • Lactobacillus johnsonii 1blh UFC
  • Lactobacillus paracasei 1blh UFC
  • Lactobacillus plantarum 0,5blh UFC
  • Lactobacillus reuteri 1blh UFC
  • Lactobacillus rhamnosus 1blh UFC
  • Lactobacillus salivarus 0,5blh UFC
  • Lactobacillus brevis 1blh UFC
  • Lactobacillus lactis 1blh UFC
  • Lactobacillus longum 1blh UFC
  • Saccharomyces cerevisiae 150mg

Sugestão posológica: ingerir 1 dose ao dia.

Fórmula para acne com probióticos

A acne é uma condição inflamatória da pele e os probióticos podem atuar no tratamento dessa condição através das suas ações anti-inflamatórias sistêmicas.

  • Lactobacillus sakei 2blh UFC
  • Lactobacillus acidophilus 2blh UFC
  • Lactobacillus sporogenes 2blh UFC
  • Lactobacillus rhamnosus 1blh UFC
  • Lactobacillus johnsonii 1blh UFC

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula para dermatite com probióticos

Os probióticos atuam regulando o sistema imunológico, possuem ação anti-inflamatória e ajudam na melhora da inflamação cutânea, como no caso da dermatite atópica.

  • Lactobacillus delbrueckii 1blh UFC
  • Lactobacillus fermentum 1blh UFC
  • Lactobacillus rhamnosus GG1blh UFC
  • Lactobacillus sakei 1blh UFC
  • Lactobacillus salivarius 1blh UFC
  • Bifidobacterium bifidum 1blh UFC
  • Bifidobacterium brevis 1blh UFC
  • Streptococcus thermophilus 1blh UFC
  • Bacillus subtilis 1blh UFC

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula com probióticos para melasma e saúde cutânea

Associação de cepas que atua na melhora da elasticidade, hidratação e uniformidade do tom da pele, além do Pinus pinaster, o licopeno e o polypodium serem conhecidos por suas propriedades na proteção do envelhecimento cutâneo e proteção das células da pele contra os raios UV.

  • Pinus pinaster 50mg
  • Licopeno 10mg
  • Polypodium leucotomos 200mg
  • Lactobacillus breve 1blh UFC
  • Lactobacillus lactis 1blh UFC
  • Lactobacillus plantarum 1blh UFC
  • Bifidobacterium adolescentis 1blh UFC

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Probióticos para candidíase e vaginoses

A suplementação com lactobacillus é essencial para um efetivo tratamento de infecções vaginais, como a candidíase e vaginoses, assim como para infecções urinárias de repetição. Nessa fórmula estão presentes cepas importantes para a saúde do trato urogenital, o FOS (fruto-oligossacarídeo), que é um oligossacarídeo de origem vegetal com ação prebiótica, e os probióticos, os quais potencializam a eficácia pois aumenta a sua replicação.

  • Lactobacillus pentosus 1blh UFC
  • Lactobacillus crispatus 1blh UFC
  • Lactobacillus fermentum 1blh UFC
  • Lactobacillus gasseri 1blh UFC
  • Lactobacillus jensenii 1blh UFC
  • Lactobacillus rhamnosus 1blh UFC
  • FOS 500mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula para infecções urinárias de repetição

A suplementação com lactobacillus reduz as infecções urinárias de repetição, através da prevenção da adesão, crescimento e colonização de bactérias causadoras de infecções urinárias no trato urinário. O cranberry inibe a adesão das fímbrias do tipo I e P dos uropatógenos, tais como E. coli, no epitélio do sistema urinário, impedindo assim a sua colonização e infecção subsequente.

  • ImmuneCal L. rhamnosus 4blh UFC
  • Cranberry (extrato padronizado 25% proantocianidinas) 500mg
  • Lactobacillus pentosus 1blh UFC
  • Lactobacillus crispatus 1blh UFC
  • Lactobacillus acidophilus 1blh UFC

Sugestão posológica: ingerir 1 dose, 6 vezes ao dia por 2 dias; depois, 4 vezes ao dia por 2 dias; em seguida, 2 vezes ao dia até 3 dias após acabar os sintomas.

ATENÇÃO:

Se não houver melhora nos 3 dias iniciais do tratamento, buscar outro tratamento, pois a infecção pode ser causada por bactéria diferente da E. coli.

Fórmula para candidíase com probióticos vaginais

A suplementação com lactobacillus melhora a saúde da flora vaginal, reduzindo a incidência de candidíase vaginal, pois atua impedindo a formação de biofilmes da Candida albicans, trata a disbiose e estimula a resposta de macrófagos de forma a minimizar processos inflamatórios.

  • Lactobacillus crispatus 1blh UFC
  • Lactobacillus fermentum 1blh UFC
  • Lactobacillus pentosus 1blh UFC
  • Lactobacillus gasseri 1blh UFC
  • Lactobacillus acidophilus 1blh UFC
  • Lactobacillus rhamnosus 1blh UFC
  • Lactobacillus jensenii 1blh UFC
  • Óvulo vaginal qsp 1 dose

Sugestão posológica: usar 1 óvulo ao dia. Introduzir por via vaginal quando deitar.

Fórmula para síndrome metabólica com probióticos

Associação da naringenina, coenzima Q10 Micro-SR™ e cepas probióticas que atuam na melhora de parâmetros relacionados à síndrome metabólica, como o perfil lipídico, a diminuição da pressão arterial, o controle glicêmico e a redução de peso corporal.

  • Naringenina 200mg
  • Coenzima Q10 Micro SR 25mg
  • ImmuneCal® L. plantarum 10blh UFC
  • Lactobacillus sakei 1blh UFC
  • Lactobacillus delbrueckii 1blh UFC
  • Lactobacillus gasseri 1blh UFC
  • Bifidobacterium animalis 2blh UFC
  • Saccharomyces cerevisiae 150mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula com Bio MAMPs Akkermansia muciniphila – síndrome metabólica

Composto que auxilia no restabelecimento da microbiota saudável, com auxílio no tratamento da obesidade e síndrome metabólica.

  • Bio MAMPs Akkermansia muciniphila – AKK 25mg

Sugestão posológica: tomar uma dose ao dia.

Fórmula mega lactobacillus para emagrecimento

Fórmula com algumas cepas de lactobacillus e bifidobactérias que tiveram ação benéfica comprovada na obesidade e no metabolismo de gorduras e carboidratos. A recomendação de associar fibras prebióticas é para favorecer o crescimento dessas cepas no intestino e proporcionar sensação de saciedade.

  • Lactobacillus sakei 1blh UFC
  • Lactobacillus salivarius 1blh UFC
  • Lactobacillus bulgaricus 1blh UFC
  • Lactobacillus gasseri 1blh UFC
  • Lactobacillus paracasei 1blh UFC
  • Lactobacillus plantarum 1blh UFC
  • Lactobacillus helveticus 1blh UFC
  • Lactobacillus rhamnosus 1blh UFC
  • Lactobacillus curvatus 1blh UFC
  • Bifidobacterium lactis 2blh UFC
  • Bifidobacterium longum 1blh UFC
  • Saccharomyces boulardii 100mg
  • Glucomanan 500mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula de apoio ao tratamento do estresse, ansiedade e depressão

Restabelece a flora e a permeabilidade intestinal, desempenha um papel importante na comunicação bidirecional entre o intestino e o cérebro, secreção de neurotransmissores e regulação de citocinas potencialmente tóxicas às funções cerebrais.

  • Lactobacillus casei 1blh UFC
  • Lactobacillus helveticus 1blh UFC
  • Lactobacillus plantarum 1blh UFC
  • Bifidobacterium infantis 1blh UFC
  • Bifidobacterium longum 1blh UFC
  • Perilla frutescens 200mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

img-cicle1-probioticos

Benefícios dos probióticos em gestantes e lactantes

Diversos fatores podem influenciar no estabelecimento da microbiota a partir do início da vida, desde a idade gestacional da mãe, a exposição a antibióticos durante a gravidez e após o parto ou até mesmo a via de nascimento (parto normal ou cesária) e o meio de nutrição do bebê (aleitamento materno ou uso de fórmulas infantis). Independente da situação, a saúde do bebê pode ser impactada, seja em relação a cólicas, alergias, infecções intestinais, dermatites atópicas, imunidade ou outras questões.

Sabendo disso, é recomendado o uso de probióticos na fase final da gestação e inicial da amamentação, uma vez que eles contribuem para a saúde do recém-nascido e previnem algumas condições clínicas com o crescimento da criança.

Fórmula para a mãe para redução da cólica em bebês

A suplementação com lactobacillus na gestação reduz a incidência de cólicas e alergias no recém-nascido. É indicada a suplementação no último trimestre e durante a amamentação inicial.

  • Lactobacillus acidophilus 1blh UFC
  • Lactobacillus bulgaricus 1blh UFC
  • Lactobacillus casei 1blh UFC
  • Lactobacillus gasseri 1blh UFC
  • Lactobacillus paracasei 1blh UFC
  • Lactobacillus plantarum 1blh UFC
  • Lactobacillus reuteri 1blh UFC
  • Lactobacillus rhamnosus 1blh UFC
  • Bifidobacterium brevis 1blh UFC
  • Bifidobacterium infantis 1blh UFC
  • Bifidobacterium lactis 1blh UFC
  • Bifidobacterium longum 1blh UFC

Sugestão posológica: tomar 1 dose, 3 vezes ao dia.

img-cicle2-probioticos

Benefícios dos probióticos em bebês e crianças

O uso de probióticos na infância pode trazer benefícios para a melhora da flora intestinal, contribuindo para a saúde imunológica e servindo no manejo de questões gastrointestinais, como diarreia, cólicas, dores abdominais, entre outros

De acordo com estudos, a dose de probióticos para crianças varia de 200 a 800 milhões UFC ao dia. No entanto, a definição de dose pode variar de acordo com a necessidade clínica individual de cada paciente, bem como a prescrição da suplementação com uma cepa isolada ou com uma associação de cepas probióticas.

Confira, a seguir, algumas sugestões de fórmulas e suas principais indicações.

Lactobacillus baby para saúde intestinal – recém-nascidos a 1 ano

Fórmula benéfica à microbiota intestinal dos bebês, auxiliando na redução de cólicas e desconfortos, além de atuar na melhora da imunidade e diminuir a incidência de dermatites.

  • Lactobacillus acidophilus 200mlh UFC
  • Bifidobacterium bifidum 200mlh UFC
  • Lactobacillus reuteri 300mlh UFC

Em sachês, shakes e cápsulas sprinkle.

Sugestão posológica: diluir o pó em líquido (água, leite materno ou fórmula), 1 vez ao dia ou conforme orientação médica. Dar imediatamente após o preparo, com auxílio de seringa, copinho ou o que for mais adequado à rotina do bebê.

Probióticos para imunidade – recém-nascidos a 1 ano

Melhoram a homeostase da microbiota intestinal e contribuem para a resposta imune e sistêmica. Além disso, ajudam a reduzir os efeitos secundários de antibióticos e auxiliam no sistema nervoso central e no controle de peso e dislipidemias.

  • Lactobacillus acidophilus 400mlh UFC
  • Bifidobacterium bifidum 300mlh UFC
  • Lactobacillus reuteri 300mlh UFC
  • Lactobacillus rhamnosus 400mlh UFC

Em sachês, shakes e cápsulas sprinkle.

Sugestão posológica: diluir o pó em água ou no leite, 1 vez ao dia ou conforme orientação médica. Dar imediatamente após o preparo, com auxílio de seringa, copinho ou o que for mais adequado à rotina do bebê.

Fórmula para bebês com APLV – recém-nascidos e bebês até 1 ano de idade

Auxilia na redução da permeabilidade intestinal, melhorando a saúde intestinal e
reduzindo a inflamação.

  • Lactobacillus acidophilus 200mlh UFC
  • Lactobacillus rhamnosus 200mlh UFC
  • Lactobacillus casei 300mlh UFC
  • Lactobacillus reuteri 200mlh UFC
  • Bifidobacterium bifidum 200mlh UFC
  • Bifidobacterium lactis 300mlh UFC

Em sachês, shakes e cápsulas sprinkle.

Sugestão posológica: diluir o pó em líquido (água, leite materno ou fórmula), 1 vez ao dia ou conforme orientação médica. Dar imediatamente após o preparo, com auxílio de seringa, copinho ou o que for mais adequado à rotina do bebê.

Fórmula multiprobióticos – 1 ano ou maiores

Melhoram a homeostase da microbiota intestinal e contribuem para a resposta imune e sistêmica. Além disso, ajudam a reduzir os efeitos secundários de antibióticos, auxiliam no sistema nervoso central e no controle de peso e dislipidemias.

  • Lactobacillus acidophilus 1blh UFC
  • Lactobacillus bulgaricus 1blh UFC
  • Lactobacillus casei 1blh UFC
  • Lactobacillus gasseri 1blh UFC
  • Lactobacillus paracasei 1blh UFC
  • Lactobacillus plantarum 1blh UFC
  • Lactobacillus reuteri 1blh UFC
  • Lactobacillus rhamnosus 1blh UFC
  • Bifidobacterium brevis 1blh UFC
  • Bifidobacterium lactis 1blh UFC
  • Bifidobacterium longum 1blh UFC
  • Bifidobacterium animalis 1blh UFC

Sugestão posológica: crianças de 10 a 20kg, tomar 1/2 dose ao dia. Crianças a partir de 20kg, tomar 1 dose ao dia.

probioticos-topicos-2

Probióticos tópicos

Os probióticos para aplicação tópica são fragmentos de cepas que agem não só restaurando a alteração do microbioma cutâneo, mas também no estímulo à produção de antibióticos naturais, ácido hialurônico e ácido lático, além das ceramidas na pele.

Essas propriedades contribuem para o reforço da barreira de defesa, hidratação e também para a proteção contra microrganismos causadores de enfermidades cutâneas.

Seus benefícios são observados em fórmulas voltadas ao tratamento da acne, dermatite e eczema, cicatrização após procedimentos e aumento da elasticidade da pele.

Para saber mais informações, benefícios e sugestões de doses, acesse o conteúdo completo clicando no botão abaixo.

IMPORTANTE

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação
para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Para solicitar referências entre em contato com nossa equipe técnica:
essentia@essentia.com.br

Produtos Essential Nutrition
Opções que auxiliam na saúde intestinal.

Collagen Gut

Glutamina

Fiberlift

Artigos relacionados: