Suporte aos tratamentos
de emagrecimento rápido

Suplementos que auxiliam na reposição de nutrientes e manutenção do peso.

Alternativas que levam ao rápido emagrecimento

A busca por alternativas eficientes para o emagrecimento e tratamento da obesidade está em constante crescimento. Novas terapias e novos medicamentos mais efetivos ganham destaque, como os análogos de GLP-1, inicialmente desenvolvidos para o manejo do diabetes tipo 2, mas que também produzem um processo de emagrecimento rápido e colocam o paciente numa restrição alimentar prolongada.

Um ponto de atenção ao uso dessas substâncias, assim como outras estratégias que levam ao uso de uma dieta restritiva, é a baixa ingestão de nutrientes que o paciente pode sofrer. Isso se dá porque, muitas vezes, esses processos de emagrecimento rápido acabam restringindo a ingestão de micronutrientes e proteínas, podendo causar estresse ao corpo, com perdas de massa muscular e óssea a longo prazo.

Cuidados essenciais durante os tratamentos

Uma recomendação a seguir é realizar um check-up completo antes de iniciar o tratamento. Entre os exames indicados a serem feitos estão: densitometria de corpo inteiro para monitorar a saúde óssea e muscular, ultrassom de abdômen para prevenir o surgimento de litíase biliar e avaliação metabólica e nutricional completa. Além disso, o acompanhamento médico durante e após o uso desses medicamentos é fundamental para garantir a qualidade de vida do paciente.

O uso de alguns suplementos também pode ser uma boa estratégia para amenizar os efeitos adversos e promover os resultados desejados. Dessa forma, trouxemos nesse material alternativas que podem ser utilizadas no decorrer do tratamento e após a sua interrupção. Confira, a seguir, as sugestões de fórmulas e os produtos da Essential Nutrition que selecionamos para que os pacientes mantenham o peso atingido, evitando o uso dos medicamentos e reduzindo o “efeito sanfona”.

Suplementos indicados durante o processo de emagrecimento com uso de análogos de GLP-1

Vitaminas e minerais

Segundo estudos, pessoas acima do peso possuem maiores chances de apresentar deficiências de vitaminas, se comparadas a adultos não obesos. [3] Além disso, ao iniciar o tratamento com o Semaglutida ou outros análogos de GLP-1, o apetite desses pacientes é suprimido, levando á redução do desejo de comer [1] e, consequentemente, a baixos níveis de vitaminas e minerais.

Por isso, associar a suplementação vitamínica e mineral aos tratamentos de emagrecimento é uma estratégia importante para atender às necessidades nutricionais, estimular o metabolismo e garantir os resultados esperados com a terapia. [4] Conheça a seguir algumas sugestões de fórmulas e produtos que contemplam essas substâncias.

Fórmula multivitamínica para o emagrecimento

Promove o restabelecimento dos micronutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, favorecendo o metabolismo, a imunidade e a proteção antioxidante.

  • Vitamina A (1/3 retinol 2/3 betacaroteno) 5.000 UI
  • Vitamina D3 (lipofílica) 5.000 UI
  • Vitamina E Total 100mg
  • Vitamina C Total 300mg
  • Vitamina K2 Trans (lipofílica) 60mcg
  • Vitamina B12 200mcg
  • Metilcobalamina 200mcg
  • Vitamina B1 10mg
  • Vitamina B2 5mg
  • Vitamina B3 50mg
  • Vitamina B5 50mg
  • Piridoxal 5-fosfato 15mg
  • Ácido folínico 400mcg
  • Biotina 100mcg
  • Magnésio (glicina) 200mg
  • Ferro (Albion) 40mg
  • Zinco (acetato) 20mg
  • Cobre (quelado) 0,3mg
  • Cálcio (citrato) 200mg
  • Cromo (picolinato) 50mcg
  • Manganês (quelado) 0,5mg
  • Selênio (metionina) 80mcg
  • Silício quelado 10mg
  • Licopeno 5mg
  • Ácido R-alfa-lipoico 5mg

Sugestão de uso: tomar 1 dose fracionada em 2 a 3 tomadas ao dia.

Vitaminas lipofílicas ADEK

A redução da ingestão de gordura é muito intensa durante o uso de remédios ou dietas restritas, podendo levar à redução das vitaminas lipossolúveis no organismo. Por isso, suplementar vitaminas lipossolúveis se torna fundamental. Para esses casos, indicamos o uso de todas as vitaminas lipossolúveis em uma formulação com excipientes lipofílicos ou em gotas oleosas para potencializar a absorção.

  • Vitamina A (1/3 retinol 2/3 betacaroteno) 3.000 UI
  • Vitamina D3 Lipofílica 5.000 UI
  • Vitamina E Lipofílica 100mg
  • Vitamina K2 Trans Lipofílica 100mcg

Sugestão de uso: tome 1 cápsula via oral 1x ao dia.

ou

  • Vitamina A 1.000 UI
  • Vitamina D3 5.000 UI
  • Vitamina E 100mg
  • Vitamina K2 Trans 100mcg
  • 5 gotas oleosas 15ml

Sugestão de uso: tome 5 gotas via oral 1x ao dia.

Multivitamínico composto por 13 vitaminas e 8 minerais essenciais na forma quelada. Fornece nutrientes com excelente absorção, contendo vitaminas na forma ativa, como: riboflavina-5-fosfato, piridoxal 5-fosfato, metilcobalamina e metilfolato, vitamina K2 – Mk7 (vitamina K de alta absorção), mix de tocoferóis (formas de vitamina E semelhantes às disponíveis na natureza), dentre outros. Além disso, as doses tanto dos minerais quanto das vitaminas suprem a ingestão diária recomendada (IDR) em praticamente sua totalidade.

Sugestão de uso: 1 cápsula 3x ao dia após as refeições.

As vitaminas do complexo B são muito importantes para o nosso organismo, pois estão envolvidas no metabolismo energético, no funcionamento do sistema imune e em muitas outras funções. A fórmula do B Complex oferece todas as vitaminas desse complexo - incluindo suas formas ativas - e as associa ao magnésio quelado, buscando uma sinergia perfeita entre os nutrientes e um melhor aproveitamento no organismo.

Sugestão de uso: 1 cápsula 2x ao dia.

Segundo estudos, a deficiência de vitamina D está associada à redução da sensibilidade à insulina e ao aumento do risco de desenvolver complicações relacionadas à obesidade, como a síndrome metabólica. [5] Para ajudar, a Vit D3 da Essential Nutrition traz a vitamina D em sua forma ativa (colecalciferol), na dose de 2000UI por cápsula, em um meio lipofílico (com azeite de oliva extravirgem prensado a frio e TCM), o que potencializa a sua absorção.

Sugestão de uso: 1 cápsula após refeições (1 a 4 cápsulas ao dia conforme prescrição).

Hidratação

Manter-se bem hidratado é fundamental para a saúde e para a perda de peso. A água ajuda na digestão, na eliminação de toxinas e no transporte de nutrientes. Além disso, a hidratação contribui para potencializar o metabolismo, reduzir a sensação de cansaço e dores de cabeça, que, muitas vezes, podem ser sintomas de desidratação [5].

Porém, durante o uso de análogos de GLP-1, podem ocorrer efeitos gastrointestinais, como vômitos ou diarreia, que comprometem a hidratação dos pacientes [1], sendo imprescindível a reposição de eletrólitos. Ainda, o hábito de tomar 2 litros de água pura ao dia pode levar a uma diurese excessiva, levando a uma perda maior dos eletrólitos. Dessa forma, optar por alternativas que contribuam para uma reposição eletrolítica efetiva pode ser um bom caminho.

Formulação equilibrada, com eletrólitos, oligoelementos, vitamina C e outros micronutrientes, que repõe de forma prática e eficiente o que foi perdido naturalmente durante o dia, seja com o calor, na prática esportiva ou em quadros de desidratação. Disponível nos sabores neutro, tangerina e limão.

Sugestão de uso: 1 sachê a cada copo de 300ml de água. Não fazer uso de água pura, sempre adicionar eletrólitos quando for ingerir água.

Sachê revigorante com Sustamine®

Dipeptídeo clinicamente testado, formado pela junção dos aminoácidos L-glutamina e L-alanina, responsáveis por promover a absorção de água e eletrólitos no intestino, aumentando o transporte dos íons para dentro da mucosa das células epiteliais, favorecendo a hidratação.

  • Sustamine® 1g
  • Cloreto de sódio 500mg
  • Cloreto de potássio 100mg
  • Citrato de magnésio 50mg

Sugestão de uso: diluir o conteúdo do sachê em 500ml de água e ingerir de 2 a 3x ao dia ou conforme orientação.

Proteínas e aminoácidos

De acordo com pesquisas, entre 15% e 40% da perda de peso pode estar relacionada com uma redução de massa magra, principalmente a muscular [6, 7]. Para que se evite essas perdas intensas e, consequentemente, a flacidez e a diminuição de massa óssea e muscular, sugere-se a ingestão (seja na forma de alimentos ou suplementos, ou ainda a combinação de ambos) de 2 a 2,5g/kg de peso corporal de proteínas ao dia, especialmente durante dietas prolongadas. Para suprir as necessidades proteicas durante o processo de emagrecimento, torna-se necessário o uso de suplementos proteicos, como whey protein, colágeno e/ou aminoácidos essenciais livres. Essas alternativas podem ser ótimas para pacientes que não tenham fome durante o tratamento, pois são em formas líquidas e garantem o aporte proteico adequado, com poucas calorias e sem carboidratos.

Amino Greens é uma associação dos 8 aminoácidos essenciais e 5 plantas germinadas, as quais são ricas em antioxidantes, minerais e vitaminas. Além de possuir uma excelente biodisponibilidade dos aminoácidos isolados, ele supre de forma equilibrada a necessidade diária de aminoácidos essenciais, isso é, aqueles que o nosso corpo não produz. Seu sabor se adapta mais quando misturado com sucos verdes, sopas vegetais ou sucos cítricos.

Já o Aminolift é um blend dos nove aminoácidos essenciais, associados ao magnésio e à vitamina B6, com aroma natural de tangerina.

Sugestão de uso: adicione 1 a 2 colheres-medida ou 1 a 2 sachês em 300ml de água ou sucos e misture até completa homogeneização. Beba imediatamente após o preparo.

Fonte de peptídeos bioativos de colágeno, ácido ortosilícico biodisponível, ácido hialurônico, biotina, vitaminas A, C e E. Sua atividade está relacionada à ação reestruturante da pele, favorecendo a hidratação e elasticidade e minimizando a formação de rugas, flacidez e linhas de expressão, as quais podem ficar mais evidentes após o emagrecimento rápido. Disponível nos sabores: neutro, cranberry e limão-siciliano.

Sugestão de uso: dissolver 1 medida em aproximadamente 250ml de água, sucos ou shakes e agitar até sua total homogeneização. Beber imediatamente após o preparo, uma a três vezes ao dia.

Alternativa perfeita para quem quer suplementar proteína a partir do colágeno na sua forma mais pura e biodisponível. Um dos grandes diferenciais da sua fórmula está na sua composição, que é 100% formulada com Bodybalance® — colágeno hidrolisado em peptídeos a partir de hidrólise enzimática controlada e patenteada — em sinergia com a vitamina C. O Colágeno Bodybalance® favorece a saúde muscular e a composição corporal, promovendo a síntese de massa magra e reduzindo os níveis de gordura, conforme comprovado em estudos (8, 9). Disponível nos sabores: neutro, baunilha, chocolate, frutas tropicais e tangerina.

Sugestão de uso: dissolver 1 medida em aproximadamente 250ml de água, sucos ou shakes e agitar até sua total homogeneização. Beber imediatamente após o preparo, uma a três vezes ao dia.

Fórmula com alto teor de cálcio marinho obtido das algas vermelhas Lithothamnium Calcareum, as quais são fonte de uma alta biodisponibilidade de cálcio e possuem naturalmente a presença de outros minerais fundamentais para a sua adequada utilização no corpo. Além de também possuir o colágeno tipo I hidrolisado em peptídeos, contém nutrientes que atuam em sinergia na manutenção da estrutura óssea, como o manganês, o boro, o zinco, as vitaminas do complexo B, o ácido ortosilícico, o magnésio, as vitaminas D3 e K2, entre outros.

De acordo com estudos clínicos, a alta ingestão de cálcio apresenta um efeito positivo durante a redução do peso corporal e da adiposidade em indivíduos com sobrepeso e obesidade submetidos à dieta restritiva. Além disso, dietas ricas em cálcio na presença de restrição energética parecem acelerar a perda de peso e gordura, preservando a massa magra.

Sugestão de uso: dissolver 1 medida em aproximadamente 250ml de água, sucos ou shakes e agitar até sua total homogeneização. Beber imediatamente após o preparo, de 1 a 3x ao dia.

Produto composto pelos nutrientes necessários para a produção natural de glutationa, o mais importante e poderoso antioxidante em nosso organismo. Além de contribuir para o ganho de massa magra, é antioxidante e imunomodulador. Sua fórmula contém whey protein, taurina, aminoácidos precursores de glutationa, vitaminas e minerais que são cofatores durante o processo de síntese. Ainda, a presença da betaglucana de levedura auxilia no reforço da imunidade, em conjunto com a glutationa e o whey protein. Disponível nos sabores chocolate e baunilha.

Sugestão de uso: adicionar 1 colher-medida em aproximadamente 200ml de água e misturar até a sua total homogeneização. Beber imediatamente após o preparo. Recomenda-se o uso de 1 a 3x ao dia, ou conforme orientação de um profissional.

Saúde intestinal

A saúde integral do nosso organismo está intimamente ligada à saúde intestinal. O nosso intestino é colonizado por bilhões de bactérias que ajudam a digerir e absorver os alimentos, estimulam o sistema imune e, junto com a camada epitelial intestinal, formam uma barreira protetora.

Quando ocorrem alterações na flora intestinal, surge a disbiose - quadro apontado com fator de risco para condições clínicas como obesidades, diabetes e patologias inflamatórias. Além disso, as alterações na microbiota podem ser de caráter qualitativo ou quantitativo, e estão relacionadas com a atividade metabólica ou com a distribuição das bactérias no trato gastrointestinal. Dessa forma, inúmeros trabalhos indicam a importância de tratar essas disfunções para que se obtenha êxito no longo prazo do tratamento da obesidade.

Akkermansia Muciniphila Bio-Mamps®

Encontrada em abundância em indivíduos saudáveis, Akkermansia muciniphila é uma bactéria mucolítica importante para a integridade da mucosa intestinal. Seu mecanismo de ação consiste em reduzir a permeabilidade intestinal e equilibrar a microbiota, aumentando a imunidade do intestino, assim como a redução da endotoxemia metabólica e a regulação do metabolismo da glicose e dos lipídios, auxiliando, dessa forma, nos tratamentos da obesidade e síndrome metabólica.

Sugestão de uso: 25 a 100mg ao dia.

Metta Biotic®

Sabe-se que a microbiota pode auxiliar na manutenção do peso saudável e na redução dos níveis de glicose e lipídeos circulantes. Metta Biotic® é um blend composto por 10 cepas probióticas que possuem ação comprovada em estudos para auxílio no tratamento da obesidade e síndrome metabólica. Suas cepas atuam reduzindo a disbiose, inflamação e permeabilidade intestinal (leaky gut). Além disso, estimulam a saciedade e controlam a compulsão alimentar, reduzem a resistência insulínica, o colesterol, o peso e as medidas corporais.

Sugestão de uso: 20 a 200mg ao dia.

Produto que possui uma combinação exclusiva de fibras solúveis e insolúveis (inulina, frutoligossacarídeos (FOS), goma guar, goma acácia e fibra de aveia), importantes para o equilíbrio do organismo e bom funcionamento intestinal. Por possuir sabor neutro, pode ser adicionado em qualquer tipo de alimento ou bebida, sem alterar seu sabor ou característica.

Sugestão de uso: adicione 5g (1 colher-medida) em aproximadamente 100ml (1/2 copo) de água, suco ou alimento de sua preferência.

Equilíbrio da microbiota durante e após a dieta

Composto que auxilia no restabelecimento da microbiota saudável e contribui para a manutenção do peso.

  • Akkermansia muciniphila BioMAMPs® 50mg
  • Metta Biotic® 100mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Suplementos para manutenção do peso após emagrecimento

Controle do peso corporal

Miricetina

Flavonoide encontrado naturalmente em diversas frutas e vegetais, com grande potencial terapêutico para a saúde metabólica. Seus efeitos estão relacionados com a sinalização de vias metabólicas que simulam os efeitos de restrições calóricas, como a via mTOR, sinalização de AMPK e regulação de sirtuinas [17]. Estudos em animais demonstraram que a miricetina tem ação também como agonista de GLP-1, além de inibir a enzima DPP-4, que degrada GLP-1, potencializando a ação desse hormônio na saciedade [18, 19].

Sugestão de uso: 50 a 100mg ao dia.

Berberina

Possui potente ação ativadora de AMPK, enzima responsável pela regulação da homeostase energética celular e envolvida com o metabolismo de ácidos graxos e de glicose. Ao ativar essa enzima no músculo esquelético, a berberina contribui para a melhora da resistência à insulina, aumenta a biogênese mitocondrial e reduz os níveis de triglicerídeos e colesterol, tornando-se interessante como auxiliar no processo de emagrecimento e manutenção do peso [10, 11]. Além disso, essa substância também preveniu o ganho de peso em humanos, via regulação da leptina [12].

Sugestão de uso: 500 a 2000mg ao dia, podendo ser fracionada em até 3 vezes, antes das refeições ou em jejum para obter mais efeito. Quando associado, pode-se reduzir a dose.

CurCousinTM

Nutracêutico composto por um análogo da curcumina naturalmente presente na cúrcuma longa​ e curcuma caesia (cúrcuma preta), padronizado em 99% Calebina-A, seu composto bioativo. Em um estudo randomizado, duplo-cego, monocêntrico e controlado por placebo,[43] realizado com 40 pacientes obesos ou com sobrepeso durante 90 dias, foi observada uma redução significativa no peso corporal, além da melhora no perfil lipídico dos indivíduos e alteração nos biomarcadores séricos, como leptina, adiponectina e cortisol. Esse mesmo teste avaliou a eficácia clínica e segurança de Calebin-A.

Sugestão de uso: 25mg de uma a duas vezes ao dia.

DNF-10

Composto por uma seleção específica de peptídeos, que possui ação nos mecanismos reguladores da fome e saciedade, promovendo o controle da ingestão alimentar. Suas propriedades são benéficas para prevenir ou reduzir o ganho do peso corporal, especialmente o acúmulo de gordura abdominal [20, 21].

Sugestão de uso: 500mg ao dia antes da refeição principal.

Ácido Alfa-lipoico

Micronutriente com diversas propriedades farmacológicas e antioxidantes, muito benéfico para a manutenção do peso após o uso de medicações, como a semaglutida, principalmente por controlar o apetite e aumentar o gasto energético. Além disso, é capaz de regular a AMPK, ativando sua ação no músculo esquelético (contribuindo para o metabolismo de carboidratos e gorduras) e suprimindo-a no hipotálamo. Através da inibição de AMPK no hipotálamo, é possível promover a redução da ingestão alimentar e aumentar a expressão dos neuropeptídeos anorexígenos, auxiliando no controle do peso corporal [22, 23].

Sugestão de uso: 50 a 600mg ao dia. Pode ser prescrito na forma de Ácido Alfa-lipoico, ou em sua forma mais ativa Ácido R-alfa-lipoico.

Fórmula para manutenção do emagrecimento - Semaglutida-like

Fórmula que reúne ativos estimulantes do GLP-1, hormônio regulador fisiológico do apetite e da ingestão de calorias. Além disso, a miricetina em composição também contribui para o maior tempo de ação desse hormônio, pois inibe a DPP-4, enzima responsável pela sua degradação.

  • Miricetina 100mg
  • Berberina HCl 500mg
  • CurCousinTM 25mg

Sugestão de uso: tomar de 1 a 3x ao dia, antes das refeições.

Saciedade e manutenção do peso

Fórmula com ativos sacietógenos, que contribuem para a melhora do metabolismo e o aumento do gasto energético.

  • DNF 10 300mg
  • Acido R-Alfa lipoico 30mg
  • Miricetina 100mg

Sugestão de uso: tomar 1 dose ao dia antes da refeição principal.

Estímulo ao gasto energético e queima de gordura

Resveratrol Micro-SR™

Polifenol com ação antioxidante, que contribui para o metabolismo glicêmico e lipídico. Sua ação também auxilia no processo de emagrecimento, na melhora da pressão arterial e na redução da inflamação [24–26]. Além disso, estudos recentes observaram que ele pode regular a secreção de miocinas e adipocinas que convertem o tecido adiposo branco em marrom, aumentando o gasto energético e mantendo o peso corporal em níveis saudáveis [25]. Suas propriedades são potencializadas pela tecnologia Micro-SR™, por meio da qual o ativo é primeiramente micronizado e microencapsulado, aumentando sua biodisponibilidade em 2,5x quando comparado ao resveratrol padrão.

Sugestão de uso: 20 a 80mg ao dia (corresponde a 50-200mg de resveratrol padrão). Pode ser associado a outros ativos.

Paradoxine

Extrato de Aframomum melegueta padronizado em 6-paradol, estudado por seus efeitos sobre a obesidade. Sua atividade no organismo aumenta a atividade do tecido adiposo marrom e a queima de calorias, o que, consequentemente, amplia a termogênese e reduz a gordura abdominal [27].

Sugestão de uso: 40mg, de 1 a 3x ao dia, preferencialmente após as refeições.

Morosil®

Extrato seco obtido a partir do suco das laranjas vermelhas Moro, cultivadas exclusivamente na área em torno do vulcão Etna, na Sicília. Essa laranja se destaca por sua excelente ação antioxidante e elevada concentração de vitamina C, flavonoides e ácidos hidroxicinâmicos. Contribui para uma redução acentuada no tamanho dos adipócitos pela diminuição do acúmulo de lipídios e aumento da sensibilidade à insulina [28].

Sugestão de uso: 400 a 500mg ao dia.

Meratrim®

Composto que associa os fitoterápicos Sphaeranthus indicus e Garcinia mangostana, desenvolvido especialmente para o manejo do emagrecimento. Seus mecanismos de ação estão relacionados com o metabolismo lipídico, inibindo a formação de adipócitos e o acúmulo de gordura (via inibição de PPARγ e ADRP), facilitando a lipólise (via aumento de adiponectina e redução da expressão de perilipina) e reduzindo a absorção de ácidos graxos (via inibição de CD36) [29].

Sugestão de uso: 400mg, 2x ao dia, meia hora antes do almoço e do jantar. Quando associado, pode-se reduzir a dose.

Adipogen®

Extrato das folhas de Piper betle e das sementes de Dolichos biflorus, capaz de atuar no gerenciamento de peso de maneira eficaz. Apresenta uma potente ação antiadipogênica, inibindo o processo de diferenciação dos adipócitos e, consequentemente, o acúmulo excessivo de gordura. Além disso, estimula a lipólise e a metabolização da gordura nos adipócitos maduros. Atua também reduzindo os níveis séricos de grelina (hormônio responsável pela fome) e aumentando os níveis de adiponectina (hormônio relacionado com o catabolismo de ácidos graxos e controle da glicemia) [30].

Sugestão de uso: 900mg ao dia, se administrado de forma isolada, dividido em 3 vezes ao dia, preferencialmente 30 minutos antes do café da manhã, almoço e jantar.

Aumento do gasto energético (efeito browning)

Associação de ativos capazes de converter o tecido adiposo branco em marrom, aumentando o gasto energético e a termogênese. Enquanto o Morosil presente contribui para a redução da gordura localizada.

  • Resveratrol Micro SRTM 25mg
  • Miricetina 50mg
  • Paradoxine 50mg
  • Morosil® 200mg

Sugestão de uso: tomar 2x ao dia, antes das refeições principais.

Fórmula emagrecedora com Miricetina

Associação de ativos que promovem a redução da gordura corporal, aumentam a termogênese e contribuem para um maior gasto energético.

  • Miricetina 50mg
  • BioPerine 15mg
  • Morosil® 400mg

Sugestão de uso: tomar 1 dose ao dia, pela manhã.

Redutores de absorção

Okralin®

Ativo obtido por meio do fruto do Abelmoschus esculentus, também conhecido como okra ou quiabo. Possui uma fórmula patenteada composta por pectina da okra, inulina e ácido cítrico, que irão atuar de forma sinérgica na redução da absorção da gordura presente nos alimentos. Em humanos, Okralin® ajuda na redução do peso corporal e dos níveis de gordura e colesterol. Além disso, ele auxilia na melhora da microbiota dos indivíduos e não possui efeitos colaterais citados [31].

Sugestão de uso: 600 a 1.200mg ao dia 15 min. após as principais refeições, quando em uso contínuo, ou 1,3g 15 min. após refeição rica em gordura, quando em uso esporádico.

CalReduct®

Produto à base de fibra vegetal – alfa-ciclodextrina - que se liga e reveste as gotículas de gordura, tornando-as resistentes à digestão e, assim, menos suscetíveis de serem absorvidas. Em seguida, esse complexo formado pelo CalReduct® e a gordura passa pelo aparelho digestivo e é eliminado como resíduo. Esse mecanismo possibilita uma redução calórica de até 500kcal ao dia, proporcionando um emagrecimento seguro e saudável [32–34].

Sugestão de uso: mastigar 4 comprimidos de CalReduct® com as principais refeições. Caso prefira, os comprimidos podem também ser engolidos.

SlimCarb®

Extrato com dupla padronização em 20% de Saponinas triterpenoides e 1% de mangiferin, utilizado no tratamento da obesidade e da síndrome metabólica. Os efeitos de SlimCarb® na inibição da absorção de carboidratos e redução da glicemia estão relacionados ao bloqueio das enzimas alfa-amilase e alfaglicosidase, reduzindo a digestão de amido e a absorção de glicose [35].

Sugestão de uso: tomar uma cápsula de 200mg, duas vezes ao dia, antes das principais refeições. Quando associado, pode-se reduzir a dose. É importante o uso com cautela em pacientes que já fazem o uso de outros hipoglicemiantes.

Emagrecimento natural Okralin®

Ativo composto por uma associação de fibra do quiabo com outras fibras insolúveis, as quais proporcionam o emagrecimento saudável, absorvendo a gordura da alimentação, sem efeitos colaterais intestinais.

  • Okralin® 600mg

Sugestão de uso: tomar uma dose, 15 minutos após refeição rica em gordura.

Snacks saudáveis

Os snacks funcionam como aliados no emagrecimento ou na manutenção do peso, contribuindo para o aumento do aporte de nutrientes e melhora da saciedade.

Linha de chocolates funcionais gourmet de puro cacau belga Barry Callebaut, whey protein isolado (CFM), óleo de coco, fibras solúveis e adoçantes de baixo índice glicêmico. São livres de lactose, glúten, gordura trans, açúcares, adoçantes artificiais e conservantes. A combinação das propriedades dos polifenóis do cacau com os benefícios do óleo de coco e das fibras prebióticas é uma opção saborosa de chocolate proteico vegetariano de alta qualidade que proporciona uma sensação de prazer única para desfrutar sem culpa. Ao todo, possuem 4 versões disponíveis (Be Unique, Be Alive, Be Brilliant e Be Powerful) com diferentes ingredientes e muito sabor.

Snack cracker assado, leve e saboroso. Sua receita é inspirada na sabedoria da culinária mediterrânea, conhecida pela variedade e qualidade dos alimentos que garantem uma proporção equilibrada de macronutrientes e prazer ao paladar. Sua fórmula conta com a proteína da ervilha, o grão-de-bico, o azeite de oliva, o sarraceno, a chia, a linhaça e a fibra da polpa de beterraba. Possui 93 kcal por porção e 4,6g de proteína. É uma excelente fonte de fibras.

Alternativa de barrinha leve e muito equilibrada, que traz um blend de proteínas vegetais (amêndoas, ervilha e arroz), fibras, vitaminas ativas e minerais quelados. Sua composição de nutrientes foi pensada especialmente para quem escolheu consumir alimentos plant-based. Radiance Joy é uma opção prazerosa e nutritiva para os lanches, os momentos de desejos por doce, pré ou pós-treino. Ao todo, são 4 sabores disponíveis: Berries + White Chocolate, Golden Milk, Mystic Lemon e Chocolate.

Fórmulas comestíveis

Chocolate disponível nas versões 50% e 70% cacau, rico em polifenóis e outros antioxidantes. Isento de açúcar, glúten, lactose e adoçantes artificiais. Base perfeita para manipular fórmulas.

Chocolate auxiliar no emagrecimento

  • Morosil® 500mg

Chocolate barra base

Sugestão de uso: ingerir 1 barra ao dia.

Opção saborosa para veiculação de ativos emagrecedores, pois preserva o gosto do cacau. Sua fórmula é aviada em bisnaga e 1 dose (5ml) possui, aproximadamente, 10Kcal e 11% de carboidratos.

Calda de cacau sacietogênica, termogênica e inibidora da absorção de carboidratos

  • Faseolamina 200mg
  • Polidextrose 1g
  • Cafeína 50mg

Calda de cacau qsp 1 dose

Sugestão de uso: tomar 1 dose (5ml) quando sentir necessidade de comer doce.

Formas feitas à base de colágeno hidrolisado e gelatina, com consistência macia e agradável ao mastigar. Possibilitam veicular, em média, até 2g de ativo. Sabores naturais disponíveis: cacau, uva, laranja, limão, morango, abacaxi e tangerina.

Gomas sacietogênicas

  • DL-fenilalanina 300mg
  • Slendesta (5% IP2) 150mg

Goma de Colágeno qsp 1 dose

Sugestão de uso: ingerir 1 goma 2 vezes ao dia, entre as principais refeições.

Forma feita à base de cacau, rica em polifenóis e outros antioxidantes, bastante prática para usar. Opção saborosa para pacientes com compulsão por chocolate. Uma dose é equivalente a 5 jatos, que podem ser administrados diretamente na boca nos momentos de maior compulsão.

Spray para compulsão por doces

  • L-teanina 75mg
  • Slendesta 50mg
  • 5-HTP 25mg
  • Base spray cacau qsp 1ml

Sugestão de uso: Ingerir 1 dose = 5 jatos, se desejo por doces.

IMPORTANTE

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Conteúdos relacionados

1. Fernandes LMH. Ozempic®: Semaglutida. [bula de medicamento]. Araucária, PR: Novo Nordisk; 2018.

2. Kyrillos J V., Skolnik NS, Mukhopadhyay B, Pennings N. Integrating semaglutide into obesity management–a primary care perspective. Vol. 134, Postgraduate Medicine. Taylor and Francis Ltd.; 2022. p. 37–49.

3. Thomas-Valdés S, Tostes M das G V., Anunciação PC, da Silva BP, Sant’Ana HMP. Association between vitamin deficiency and metabolic disorders related to obesity. Crit Rev Food Sci Nutr. 2017;57(15).

4. Kobylińska M, Antosik K, Decyk A, Kurowska K. Malnutrition in Obesity: Is It Possible? Vol. 15, Obesity Facts. 2022.

5. Chang T, Ravi N, Plegue MA, Sonneville KR, Davis MM. Inadequate hydration, BMI, and obesity among US adults: NHANES 2009-2012. Ann Fam Med. 2016;14(4).

6. Christoffersen BØ, Sanchez-Delgado G, John LM, Ryan DH, Raun K, Ravussin E. Beyond appetite regulation: Targeting energy expenditure, fat oxidation, and lean mass preservation for sustainable weight loss. Vol. 30, Obesity. 2022.

7. Ida S, Kaneko R, Imataka K, Okubo K, Shirakura Y, Azuma K, et al. Effects of Antidiabetic Drugs on Muscle Mass in Type 2 Diabetes Mellitus. Curr Diabetes Rev. 2020;17(3).

8. Zdzieblik D, Jendricke P, Oesser S, Gollhofer A, König D. The influence of specific bioactive collagen peptides on body composition and muscle strength in middle-aged, untrained men: A randomized controlled trial. Int J Environ Res Public Health. 1o de maio de 2021;18(9).

9. Zdzieblik D, Oesser S, Dressler P, Gollhofer A, König D. Effect of specific collagen peptides with various dosages on body composition in untrained men. Proceedings of the Nutrition Society. 2017;76(OCE4).

10. Xu X, Yi H, Wu J, Kuang T, Zhang J, Li Q, et al. Therapeutic effect of berberine on metabolic diseases: Both pharmacological data and clinical evidence. Vol. 133, Biomedicine and Pharmacotherapy. Elsevier Masson s.r.l.; 2021.

11. Imenshahidi M, Hosseinzadeh H. Berberine and barberry (Berberis vulgaris): A clinical review. Vol. 33, Phytotherapy Research. John Wiley and Sons Ltd; 2019. p. 504–23.

12. Qiu Y, Li M, Zhang Y, Liu Y, Zhao Y, Zhang J, et al. Berberine treatment for weight gain in patients with schizophrenia by regulating leptin rather than adiponectin. Asian J Psychiatr. 2022;67.

13. Nishihira J, Sato-Ueshima M, Kitadate K, Wakame K, Fujii H. Amelioration of abdominal obesity by low-molecular-weight polyphenol (Oligonol) from lychee. J Funct Foods. outubro de 2009;1(4):341–8.

14. Bahijri SM, Ajabnoor G, Hegazy GA, Alsheikh L, Moumena MZ, Bashanfar BM, et al. Supplementation with Oligonol, Prevents Weight Gain and Improves Lipid Profile in Overweight and Obese Saudi Females. Curr Nutr Food Sci. 10 de abril de 2018;14(2):164–70.

15. Yue C, Chu C, Zhao J, Zhang H, Chen W, Zhai Q. Dietary strategies to promote the abundance of intestinal Akkermansia muciniphila, a focus on the effect of plant extracts. Vol. 93, Journal of Functional Foods. Elsevier Ltd; 2022.

16. Joseph, MSc A, John, PhD F, Thomas, MSc J V., Sivadasan SDPD, Maliakel, PhD B, Mohan, PhD R, et al. Influence of a Novel Food-Grade Formulation of Red Chili Extract (Capsicum annum) on Overweight Subjects: Randomized, Double-Blinded, Placebo-Controlled Study. J Diet Suppl. 2021;18(4):387–405.

17. Akindehin S, Jung YS, Kim SN, Son YH, Lee I, Seong JK, et al. Myricetin exerts anti-obesity effects through upregulation of SIRT3 in adipose tissue. Nutrients. 12 de dezembro de 2018;10(12).

18. Lalitha N, Sadashivaiah B, Ramaprasad TR, Singh SA. Anti-hyperglycemic activity of myricetin, through inhibition of DPP-4 and enhanced GLP-1 levels, is attenuated by co-ingestion with lectin-rich protein. PLoS One. 1o de abril de 2020;15(4).

19. Li YX, Cheng KC, Liu IM, Niu HS. Myricetin Increases Circulating Adropin Level after Activation of Glucagon-like Peptide 1 (GLP-1) Receptor in Type-1 Diabetic Rats. Pharmaceuticals. 1o de fevereiro de 2022;15(2).

20. Jung EY, Lee JW, Hong YH, Chang UJ, Suh HJ. Low dose yeast hydrolysate in treatment of obesity and weight loss. Prev Nutr Food Sci. 1o de março de 2017;22(1):45–9.

21. Jung EY, Cho MK, Hong YH, Kim JH, Park Y, Chang UJ, et al. Yeast hydrolysate can reduce body weight and abdominal fat accumulation in obese adults. Nutrition. janeiro de 2014;30(1):25–32.

22. Targonsky ED, Dai F, Koshkin V, Karaman GT, Gyulkhandanyan A V., Zhang Y, et al. α-Lipoic acid regulates AMP-activated protein kinase and inhibits insulin secretion from beta cells. Diabetologia. julho de 2006;49(7):1587–98.

23. Kola B, Boscaro M, Rutter GA, Grossman AB, Korbonits M. Expanding role of AMPK in endocrinology. Vol. 17, Trends in Endocrinology and Metabolism. 2006. p. 205–15.

24. Timmers S, Konings E, Bilet L, Houtkooper RH, Van De Weijer T, Goossens GH, et al. Calorie restriction-like effects of 30 days of resveratrol supplementation on energy metabolism and metabolic profile in obese humans. Cell Metab. 2 de novembro de 2011;14(5):612–22.

25. Kim OY, Chung JY, Song J. Effect of resveratrol on adipokines and myokines involved in fat browning: Perspectives in healthy weight against obesity. Vol. 148, Pharmacological Research. Academic Press; 2019.

26. Springer M, Moco S. Resveratrol and its human metabolites—effects on metabolic health and obesity. Vol. 11, Nutrients. MDPI; 2019.

27. Sugita J, Yoneshiro T, Sugishima Y, Ikemoto T, Uchiwa H, Suzuki I, et al. Daily ingestion of grains of paradise (Aframomum melegueta) extract increases whole-body energy expenditure and decreases visceral fat in humans. J Nutr Sci Vitaminol (Tokyo). 2014;60(1).

28. Cardile V, Graziano ACE, Venditti A. Clinical evaluation of Moro (Citrus sinensis (L.) Osbeck) orange juice supplementation for the weight management. Nat Prod Res. 15 de janeiro de 2015;2015.

29. Phimarn W, Wichaiyo K, Sungthong B, Saramunee K. A Meta-analysis of Sphaeranthus indicus and Garcinia mangostana Products on Cardiometabolic Outcomes in Obese Patients [Internet]. Vol. 527, Indian Journal of Pharmaceutical Sciences. Disponível em: www.ijpsonline.com

30. Sengupta K, Mishra AT, Rao MK, Sarma KV, Krishnaraju A V., Trimurtulu G. Efficacy of an herbal formulation LI10903F containing Dolichos biflorus and Piper betle extracts on weight management. Lipids Health Dis. 2012;11.

31. Uebelhack R, Bongartz U, Seibt S, Bothe G, Chong PW, De Costa P, et al. Double-Blind, Randomized, Three-Armed, Placebo-Controlled, Clinical Investigation to Evaluate the Benefit and Tolerability of Two Dosages of IQP-AE-103 in Reducing Body Weight in Overweight and Moderately Obese Subjects. J Obes. 2019;2019.

32. Comerford KB, Artiss JD, Jen KLC, Karakas SE. The beneficial effects α-cyclodextrin on blood lipids and weight loss in healthy humans. Obesity. junho de 2011;19(6):1200–4.

33. Grunberger G, Jen KLC, Artiss JD. The benefits of early intervention in obese diabetic patients with FBCxTM - A new dietary fibre. Diabetes Metab Res Rev. janeiro de 2007;23(1):56–62.

34. Jarosz PA, Fletcher E, Elserafy E, Artiss JD, Jen KLC. The Effect of α-Cyclodextrin on postprandial lipid and glycemic responses to a fat-containing meal. Metabolism. outubro de 2013;62(10):1443–7.

35. Vyas N, Mehra R, Makhija R. Salacia – The new multi-targeted approach in diabetics. AYU (An international quarterly journal of research in Ayurveda). 2016;37(2):92.

36. Hasani A, Ebrahimzadeh S, Hemmati F, Khabbaz A, Hasani A, Gholizadeh P. The role of Akkermansia muciniphila in obesity, diabetes and atherosclerosis. Vol. 70, Journal of Medical Microbiology. 2021.

37. Rodrigues VF, Elias-Oliveira J, Pereira ÍS, Pereira JA, Barbosa SC, Machado MSG, et al. Akkermansia muciniphila and Gut Immune System: A Good Friendship That Attenuates Inflammatory Bowel Disease, Obesity, and Diabetes. Vol. 13, Frontiers in Immunology. Frontiers Media S.A.; 2022.

38. He M, Shi B. Gut microbiota as a potential target of metabolic syndrome: The role of probiotics and prebiotics. Vol. 7, Cell and Bioscience. BioMed Central Ltd.; 2017.

39. Sanchez M, Darimont C, Panahi S, Drapeau V, Marette A, Taylor VH, et al. Effects of a diet-based weight-reducing program with probiotic supplementation on satiety efficiency, eating behaviour traits, and psychosocial behaviours in obese individuals. Nutrients. 15 de março de 2017;9(3).

40. Gomes AC, de Sousa RGM, Botelho PB, Gomes TLN, Prada PO, Mota JF. The additional effects of a probiotic mix on abdominal adiposity and antioxidant Status: A double-blind, randomized trial. Obesity. 1o de janeiro de 2017;25(1):30–8.

41. Zhang, F.; Ye, J.; Zhu, X.; Wang, L.; Gao, P.; Shu, G.; Jiang, Q.; Wang, S. Anti-Obesity Effects of Dietary Calcium: The Evidence and Possible Mechanisms. Int. J. Mol. Sci. 2019, 20, 3072. https://doi.org/10.3390/ijms20123072

42. Major, G.C., Chaput, J.-.-P., Ledoux, M., St-Pierre, S., Anderson, G.H., Zemel, M.B. and Tremblay, A. (2008), Recent developments in calcium-related obesity research. Obesity Reviews, 9: 428-445. https://doi.org/10.1111/j.1467-789X.2007.00465.x

43. Majeed, Muhammed & Majeed, Anju & Pandey, Anjali & Lad, Prachi & Vuppala, Kiran. (2016). EFFICACY AND TOLERABILITY OF A NOVEL FORMULATION FOR WEIGHT MANAGEMENT IN OBESE SUBJECTS: A RANDOMIZED, DOUBLE BLIND, PLACEBO CONTROLLED, CLINICAL STUDY. International Journal of Ayurveda and Pharma Research. 4. 10-17.