Suplementos com foco nas mulheres

Saiba como o Gamalift e o Cranberrylift podem atender demandas específicas das pacientes

Entendendo a tensão pré-menstrual

Durante o tempo de vida fértil, muitas mulheres sofrem com os efeitos da tensão pré-menstrual. Os principais sintomas físicos enfrentados são: dor nas mamas, dor de cabeça, cansaço, dor nas costas, dor lombar e nos membros inferiores. Também é comum acontecer uma alteração temporária de peso por diminuição da diurese e retenção de líquidos.

Mas não é só fisicamente que as mulheres são afetadas. Sintomas como: instabilidade emocional, irritabilidade ou maior sensibilidade são muito comuns nesse período. O lado mental também sofre influência dos hormônios envolvidos com o ciclo menstrual. Os sintomas emocionais mais comuns são: instabilidade emocional, irritabilidade ou maior sensibilidade. Isso se dá principalmente pela prevalência da progestorena, mesmo hormônio que deixa as mulheres mais sensíveis durante o período gestacional.

E como os suplementos podem ajudar nesse período?

O óleo de borragem é a fonte mais rica do ácido graxo ômega-6 e de maior importância nutricional: o GLA (ácido gamalinolênico). O GLA ajuda a melhorar os sintomas da tensão pré-menstrual. Os precursores das prostaglandinas, principalmente o GLA, influenciam na regulação de hormônios sexuais femininos e na liberação de neurotransmissores cerebrais.

Efeitos do óleo de borragem na TPM

Estudos demonstraram que a suplementação de 1 cápsula de óleo de borragem ao dia durante 3 ciclos menstruais mostrou:

90%

Melhora nos sintomas físicos da TPM

70%

Melhora nos sintomas emocionais

92%

Sintomas de mastalgia (sensibilidade / dor nas mamas)

Ação anti-inflamatória do óleo de borragem

Adicionalmente, o óleo de borragem tem efeito comprovado no controle de processos inflamatórios do organismo. Para entender: o ácido linoleico ômega-6 (proveniente do óleo de borragem) passa por uma série de transformações em nosso organismo até chegar à prostaglandina E1 (PGE1).

As prostaglandinas atuam como sinais químicos celulares produzidos a partir de lipídios e são parecidos com hormônios. São encontradas locais de dano ou infecção, pois lidam com lesões e doenças, controlando alguns processos, como:

Inflamação

Fluxo de sangue

Formação de coágulos de sangue

Por isso, podemos dizer que as prostaglandinas (PGE1) são substâncias que promovem diversas ações benéficas entre elas: ação anti-inflamatória, vasodilatadora e imunomoduladoras.

Ao mesmo tempo, a conversão do GLA dentro do organismo pode ser afetada por fatores como tabagismo, consumo de álcool, diabetes, estresse, ingestão elevada de gorduras trans, envelhecimento e desequilíbrio entre ômega-3 e ômega-6 na dieta.

Óleo de borragem está no Gamalift

O óleo de borragem é a fonte mais rica e importante do ácido graxo ômega-6 gamalinolênico (GLA). O óleo de borragem presente no Gamalift é obtido através de um processo de prensagem à frio, esse método de extração garante um óleo 100% puro e natural.

Todo o processo de obtenção é realizado sob temperaturas baixas, com o objetivo de reduzir a quebra das cadeias dos ácidos graxos, evitando danos nas propriedades nutricionais do óleo, além de preservar suas características sensoriais.

Além disso, sua fórmula contém vitamina E, que funciona como um antioxidante para proteger o próprio óleo, evitando sua oxidação e garantindo suas propriedades nutricionais.

Dúvidas comuns sobre o Gamalift

É possível suplementar ômega-3 junto com Gamalift?
A suplementação de fontes associadas de ômega-3 e ômega-6 traz muitos benefícios porque manter proporções adequadas entre estes tipos de gorduras no nosso corpo contribui com a prevenção da inflamação.

As recomendações diárias da proporção de ômega-6 e ômega-3 indicadas por diversos autores e órgãos de saúde, em diferentes países, tendem para a proporção de 4 a 5 porções de ômega-3 para cada porção de ômega-6.

Gamalift é recomendado para gestantes?
A suplementação de óleo de borragem ou outras fontes de GLA não é recomendada durante a gestação já que pode induzir o parto de forma prematura.

Gamalift pode ser indicado para mulheres com Síndrome do Ovário Policístico?
Essa síndrome acontece por causa de um descontrole hormonal que causa alguns sintomas inflamatórios, como acne e vermelhidão no rosto, além de ciclos menstruais irregulares, excesso de pelos, resistência à insulina e obesidade. A suplementação com GLA pode ajudar no tratamento, diminuindo esses sintomas.

Gamalift é um suplemento só para mulheres?
Não. Apesar de os benefícios do óleo de borragem rico em GLA serem mais pronunciados nas mulheres, especialmente na TPM, homens que precisam tratar algum processo inflamatório, como artrite reumatoide, por exemplo, também podem se beneficiar do Gamalift.

Qual é a diferença entre óleo de borragem e óleo de prímula?
O óleo de prímula também é uma fonte do ômega-6 GLA, porém não é tão rico quanto o óleo de borragem. O óleo de borragem é a maior fonte natural de ômega-6 GLA.

Gamalift é um produto vegano?
Não. Apesar de o óleo ser de origem vegetal, ou seja, da planta Borago officinalis, o invólucro das cápsulas contém gelatina (origem animal) como um de seus ingredientes.

Entendendo a infecção urinária

Embora possa ser causada por mais de um tipo de bactéria, a Escherichia coli (E. coli) é a principal responsável por quase 85% das Infecções do Trato Urinário (ITUs). Esse tipo de infecção atinge muito mais as mulheres (40%) do que os homens (12%).

O tratamento convencional para as ITUs determina o uso de antibióticos. No entanto, sabemos que essa opção pode causar a destruição da microflora benéfica, o que, consequentemente, pode causar infecções oportunistas por fungos. Por esse motivo, é muito comum as mulheres terem candidíase, por exemplo, depois de um tratamento de cistite com antibióticos.

Por vezes acontece ainda das bactérias que causaram a infecção não serem eliminadas totalmente. Nesses casos, ocorrem mutações que deixam essas bactérias ainda mais resistentes, dificultando a ação do nosso sistema imunológico e dos próprios antibióticos, reiniciando uma nova infecção que pode ser ainda mais grave.

Opção natural para tratar a infecção urinária

O cranberry é apontado como uma opção natural para prevenir e auxiliar no tratamento das infecções urinárias por ser uma fruta rica em:

  • Proantocianidinas tipo A (PACs- A), uma classe de flavonoides com potente ação antimicrobiana;
  • Carboidrato D-manose.

Essas duas substâncias têm a capacidade de dificultar a aderência da bactéria E. coli na mucosa do trato urinário, o que ocorre através de “braços” conhecidos como fímbrias. Os PACs-A do cranberry americano evitam que as bactérias E. coli se grudem nas paredes do trato urinário através das fímbrias tipo II. Já a D-manose evita essa ligação através das fímbrias tipo I.

Tanto os PACs-A quanto a D-manose funcionam como “iscas” enganando as bactérias E. coli, assim impedindo que elas iniciem uma infecção. Essas bactérias sairão na próxima urina.

Cranberry está no Cranberrylift

Além de ser o primeiro suplemento no Brasil com a associação de D-manose e cranberry americano padronizado em PACs-A, Cranberry Lift contém ingredientes selecionados:

  • Cranberry: utilizamos o cranberry americano (Vaccinium macrocarpon) padronizado nos taninos bioativos proantocianidinas tipo A (PACs-A) e altamente concentrado. Cada 1 kg de cranberry em pó equivale a 6 kg da fruta in natura;
  • D-manose: adicionada em quantidades comprovadamente eficazes para a prevenção e o tratamento auxiliar das infecções urinárias;
  • Canela e hibisco: a canela e o hibisco oferecem compostos bioativos, e sabor, sendo o hibisco também um diurético, facilitando assim a eliminação das bactérias pela urina.

Dúvidas comuns sobre o Cranberrylift

Como tomar o Cranberrylift?
Como vimos, o Cranberrylift pode ser utilizado tanto na prevenção como no tratamento da infecção urinária. A dosagem, no entanto, varia para cada cenário. Confira sugestão de prescrição:

Prevenção – 1 sachê (5g), diluído em aproximadamente 200ml (1 copo) de água, 1 a 2 vezes ao dia (infecções recorrentes), ou antes e após a relação sexual.

Auxiliar no tratamento – 1 sachê (5g), diluído em aproximadamente 200ml (1 copo) de água, a cada 3-4 horas, durante 3 dias, até desaparecerem os sintomas.

Caso não haja melhora ou ocorra a piora dos sintomas é necessário interromper o tratamento e procurar um médico. Isso pode ocorrer em casos em que a infecção está sendo causada por outra bactéria que não a E. coli.

Gestantes podem utilizar Cranberry Lift?
Sim. O Cranberry Lift é uma alternativa natural e segura para uso por gestantes, como prevenção e auxiliar no tratamento de infecção urinária causada por E. coli.

Cranberry Lift pode ser consumido todos os dias?
O consumo diário de Cranberry Lift pode ser indicado, principalmente, para mulheres com histórico de infecções urinárias de repetição (recorrentes), ou seja, duas vezes em seis meses ou três vezes em um ano. Todos os ingredientes do Cranberry Lift são naturais e seguros.