Suplementação
pré-gestacional para homens

Combate aos radicais livres e nutrição mitocondrial podem melhorar a expressão gênica dos futuros bebês.

A prescrição de suplementação para mulheres que querem engravidar não é novidade. Está bastante difundido que a associação do ácido fólico, zinco, vitamina B12 e outros oligoelementos auxiliam na prevenção de má-formação cardíaca, autismo, lesões no DNA e doenças vasculares.

Porém, há uma nova linha de trabalho que defende que a suplementação dos homens antes do momento da fecundação pode não apenas corrigir problemas de fertilidade, mas também melhorar os indicadores de saúde do espermatozoide. Essa otimização ajudaria a evitar algumas doenças e garantir uma melhor expressão gênica.

Nutrição pré-concepcional masculina

A saúde do espermatozoide é altamente influenciável por quadros de estresse oxidativo que podem afetar sua mobilidade e mesmo causar microlesões em seu DNA, afetando a fertilidade e a expressão gênica no futuro bebê. Entre os suplementos que podem ser utilizados com funções antioxidantes e de nutrição mitocondrial (que impulsiona a mobilidade do espermatozoide) estão:

Coenzima Q10

Estudos revelam que níveis aumentados de ubiquinol, uma das formas da CoQ10, na membrana celular protegem as células contra o aumento da produção de radicais livres e diminuem o dano ao DNA celular. Como o ubiquinol também atua no aumento da produção de energia celular, os estudos sobre fertilidade mostram ainda um aumento da motilidade espermática.

A CoQ10 atua como um potente antioxidante intracelular, protegendo a estrutura das células da destruição da própria parede celular causada pelos radicais livres. Além disso, estimula a biogênese mitocondrial – ou seja, a produção de novas mitocôndrias dentro das células.

L-Carnitina

Toda a energia para a movimentação do espermatozoide é dada pelas mitocôndrias. A carnitina atua transportando os ácidos graxos de cadeia longa para a mitocôndria e favorecendo a queima dessa gordura, o que gera energia. Assim, o espermatozoide tem sua mobilidade aumentada.

Astaxantina

Este carotenoide de ação antioxidante vem sendo pesquisado por sua influência positiva sobre a fertilidade masculina. Em estudo com homens considerados inférteis há pelo menos 12 meses, foram observadas melhoria na velocidade linear do espermatozoide e redução nas espécies reativas de oxigênio no grupo suplementado. Além disso, 10,5% dos casais que receberam placebo engravidaram, contra 54,5% dos casais tratados com astaxantina.

Como atualmente há um excesso de estímulos para a produção de radicais livres (poluição do ar, a ingestão de alimentos com resíduos de pesticidas ou aditivos químicos, o estresse e o uso de álcool), a suplementação masculina com antioxidantes é ainda mais recomendada.

Saiba mais sobre as possibilidades de suplementação pré-gestacional masculina e feminina na apresentação A Importância da Suplementação na Gestação, do Dr. Rogério Rita. Clique na imagem abaixo e vá direto ao ponto em que ele aborda a suplementação masculina. Se preferir, assista à apresentação completa por esse link.