Como escolher um software para clínicas

A tecnologia tem se tornado uma grande aliada da gestão de clínicas, otimizando processos, melhorando a organização e garantindo um atendimento mais eficiente. Com tantas opções no mercado, escolher o software ideal para sua clínica pode parecer desafiador.

Neste guia, vamos abordar os principais critérios para selecionar o melhor sistema. Continue a leitura e descubra como fazer a escolha certa!

O que é um software para clínicas e para que serve?

Um software para clínicas é um sistema desenvolvido para auxiliar na gestão e operação de clínicas médicas, odontológicas, estéticas, entre outras.

Ele serve para automatizar processos administrativos, financeiros e operacionais, melhorando a eficiência e organização do atendimento, tanto para os profissionais envolvidos quanto para os pacientes.

Qual a diferença entre um software de gestão de clínica e um prontuário eletrônico?

Um software para clínicas é um sistema amplo que serve para gerir todos os processos e operações de um consultório, como dar suporte à recepção, auxiliar nos atendimentos realizados pelos profissionais de saúde, atender às demandas dos pacientes, etc.

Enquanto isso, o prontuário eletrônico é apenas onde fica armazenado o histórico digital do paciente, como consultas, exames, receitas, entre outros documentos, sendo uma das funcionalidades que está incluída no software para clínicas, mas que também pode existir de forma independente.

Acesse o guia do prontuário eletrônico de pacientes.

Como escolher um software para a sua clínica?

Agora que você sabe o que é um software para a gestão de clínicas e consultórios, bem como a diferença entre ele e um prontuário eletrônico, é hora de entender como escolher a melhor opção para você. Veja os principais fatores que devem ser levados em consideração na hora de assinar uma plataforma.

Entenda as principais necessidades no dia a dia de trabalho

O primeiro passo é entender o que você precisa durante a rotina. Isso vai depender das necessidades da sua equipe, do tamanho da sua clínica e dos serviços oferecidos aos pacientes. Dentre as principais ferramentas que devem fazer parte de um software completo para a gestão de clínicas e que podem ajudar nas operações, citamos:

ponto Agendamento online, fácil e prático;

ponto Prontuário eletrônico do paciente;

ponto Gestão financeira, com recursos que facilitem o controle de faturamento e despesas, além de estabelecer metas à equipe;

ponto Relatórios detalhados de atendimentos;

ponto Assinatura com certificado digital, para trazer mais praticidade e segurança;

ponto Ferramentas atualizadas e melhorias constantes no software.

Encontre uma opção que atenda também às necessidades dos pacientes

O software ideal para a gestão da sua clínica precisa apresentar funcionalidades que também facilitem a interação do paciente, melhorando a experiência antes, durante e depois do atendimento.

Isso pode ser feito por meio de aplicativo, dentro do próprio software, que funcione como uma extensão do atendimento, onde o paciente poderá ter acesso a diferentes recursos, como:

ponto Acesso fácil aos documentos do atendimento;

ponto

Notificações para ajudar a diminuir o absenteísmo nas consultas;

ponto Compartilhamento de prescrições, planos alimentares, orientações, pedidos de exames, entre outros;

ponto Agenda inteligente que sugere horários e permite que o paciente faça o próprio agendamento.

Busque por uma plataforma inovadora e atualizada

Além de todas as funcionalidades que já apresentamos, um bom software para clínicas deve acompanhar as inovações tecnológicas da área da saúde para oferecer mais eficiência e qualidade no atendimento.

Uma dessas inovações é o uso da inteligência artificial, que atua como um suporte para otimizar o tempo, automatizar processos e aprimorar a experiência do paciente. No contexto de um software para clínicas, algumas das principais funcionalidades disponibilizadas por essa tecnologia incluem:

ponto Transcrição simultânea do atendimento;

ponto Espaço para pesquisas científicas;

ponto Elaboração de perguntas com base no prontuário do paciente para facilitar a pesquisa do médico;

ponto Sugestão de possíveis diagnósticos de acordo com o histórico e as queixas do paciente para que sejam consideradas diversas possibilidades;

ponto Demonstração de interações medicamentosas para uma prescrição segura e prática;

ponto Análise do padrão de dosagens de ativos para confirmar a prescrição.

Com a inteligência artificial, médicos, nutricionistas e outros profissionais da saúde podem se concentrar totalmente no paciente, reduzindo tarefas burocráticas e melhorando a assertividade dos diagnósticos e tratamentos.

No Easy Health, você encontra todas essas funcionalidades e muito mais, com ferramentas que unem praticidade, inovação e qualidade para transformar a gestão da sua clínica.

Agende uma apresentação e saiba mais!