Shilajit
(50% ácidos fúlvicos)

Benefícios para a cognição e libido

Melhora da vitalidade

O que é Shilajit?

Shilajit é um fitocomplexo único, derivado de substâncias húmicas, em especial o ácido fúlvico (principal composto bioativo ao qual são atribuídas suas propriedades terapêuticas). Ele é produzido pela decomposição de material vegetal das espécies Euphorbia royleana e Trifolium repens, um processo que acontece ao longo dos séculos.

Se caracteriza como uma substância escura, extraída de um exsudato de rochas localizadas em altas montanhas, especialmente no Himalaia. Seus benefícios para a saúde, como o aumento da longevidade e fertilidade, são muito explorados pelas medicinas ayurvédica e tibetana.

Tradicionalmente, o Shilajit é consumido por pessoas do Nepal e do Norte da Índia, onde também é conhecido como Salajit, Shilajatu, Mimie ou Mummiyo. Os sherpas, etnia local tibetana, tem esse ativo como parte da dieta, e a sua população é conhecida por possuir níveis elevados de longevidade e resistência física.

Principais indicações

Sua propriedades antioxidantes, adaptogênicas, imunomoduladoras, nootrópica e ansiolítica contribuem para o combate ao estresse e às condições que normalmente aparecem com o decorrer da idade. Além disso, o Shilajit é um excelente tônico do sistema geniturinário (tonificando toda a sua musculatura), que possui ação diurética e benefícios para o estímulo da libido e aumento da fertilidade. Há ainda resultados positivos para a nutrição esportiva, em especial no aumento de força e redução da fadiga pós-atividades físicas

Concentração padronizada e benefícios potencializados

Com o desejo de oferecer matérias-primas altamente eficazes e inovadoras, fomos em busca das melhores alternativas disponíveis no mercado internacional. Como resultado dessa busca, encontramos o Shilajit com uma concentração superior de ácidos fúlvicos (padronizado em 50%), o que torna possível a potencialização dos benefícios e a eficácia terapêutica dos tratamentos.

O que dizem os estudos clínicos

Cognição e neuroproteção

A partir de um estudo clínico voltado para a área da cognição, foi avaliada a suplementação de 200mg de Shilajit por via oral em associação com vitaminas do complexo B em pessoas diagnosticadas com Alzheimer, o que resultou no aumento da neurogênese nas células do hipocampo, contribuindo para um menor declínio e comprometimento das funções cognitivas desses pacientes.

Outras pesquisas também demonstraram resultados que confirmam esses mesmos achados. Em experimento realizado in vitro, os ácidos fúlvicos se mostraram como um fator antiagregante da proteína Tau – substância que, quando apresenta um acúmulo em regiões específicas do cérebro, está relacionada com a progressão do Alzheimer. Essa proteína, juntamente com a proteína Aβ, forma emaranhados e placas que inibem as sinapses entre os neurônios e impedem o funcionamento normal do cérebro. Ao inibir a agregação da Tau, os ácidos fúlvicos (principal composto bioativo de Shilajit) se mostraram como um potente ativo em tratamentos para proteger o cérebro da formação de placas e, consequentemente, do declínio cognitivo e funcional relacionados ao Alzheimer.

Fertilidade

Para avaliar o benefício de Shilajit na fertilidade, foi realizado um estudo em pacientes com oligospermia. Os indivíduos foram suplementados com 100mg de Shilajit, 2x ao dia, após as principais refeições, durante 90 dias. A partir disso, obteve-se uma melhora na espermia, contagem total de esperma e motilidade comparado com os valores de base. Em outro teste realizado, foi avaliado o consumo de 250mg de Shilajit, 2x ao dia, por 90 dias. Com isso, houve um aumento nos níveis de testosterona total e livre, em voluntários saudáveis. Em ratos machos, observou-se um número maior de espermatozoides, enquanto que em ratas fêmeas, ocorreu o aumento da ovulação.

Imunidade

Em um estudo clínico com pacientes portadores de HIV, foi realizada a suplementação de 500mg de Shilajit, por 6 meses. Ao final do teste, notou-se a melhora nos sintomas e o aumento das contagens de células CD4 e CD8. Enquanto as células CD4 aumentaram de 259 ± 119 a 356 ± 203, as células CD8 foram de 733 ± 483 a 984 ± 356, respectivamente.

Nutrição esportiva

Segundo pesquisas recentes, o uso de 500mg de Shilajit por 8 semanas, associado a uma rotina de atividades físicas de resistência, reduziu as alterações metabólicas relacionadas à fadiga, aumentando a força e massa muscular. Além disso, um segundo estudo demonstrou que o ativo é capaz de aumentar a biodisponibilidade de ATP e os níveis de testosterona, potencializando ganhos de massa magra e a potência muscular.

Dose usual: 250 a 500mg, 1 a 2 vezes ao dia

IMPORTANTE

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Fórmula para disposição e vitalidade com Shilajit

Fórmula com Shilajit, substância da tradição ayurvédica e tibetana, classificada como um ingrediente rasayana (composto rejuvenescedor e imunomodulador). Suas propriedades antioxidantes, adaptogênicas e imunomoduladoras, junto da sua ação ansiolítica e nootrópica, combatem o estresse e as condições do envelhecimento.

  • Shilajit (50% ácidos fúlvicos) 400mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula fitoterápica afrodisíaca

Formulação que age aumentando os níveis de testosterona livre, dopamina e concentrações de óxido nítrico, contribuindo para o aumento da vasodilatação periférica. Além disso, atua como estimulante da libido e promove a saúde sexual.

  • Shilajit (50% ácidos fúlvicos) 400mg
  • Long jack 250mg
  • Maca 300mg
  • Mucuna (20% L-dopa) 500mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula tonificante feminina

Composto que otimiza a libido, aumentando o LH e reduzindo os níveis de FSH e prolactina. Além disso, provoca mudanças significativas nos níveis de gonadotrofina e estimula a foliculogênese.

  • Shilajit (50% ácidos fúlvicos) 250mg
  • Ashwagandha (3% withanolideos) 250mg
  • Asparagus racemosus (20% saponinas) 250mg
  • Maca 500mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose, duas vezes ao dia.

Fórmula energia cerebral, memória e cognição

Fórmula que otimiza a função energética mitocondrial, ativando a memória e a cognição.

  • Shilajit (50% ácidos fúlvicos) 250mg
  • Coenzima Q10 Micro-SR™ 15mg
  • Riboflavina-5-fosfato 10mg
  • Fenilpiracetam 100mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Aporte de energia e prevenção da fadiga no exercício

Fórmula que otimiza a função energética mitocondrial, ativando a memória e a cognição.

  • L-Carnitina 500mg
  • Creatina 1g
  • Beta-Alanina 500mg
  • Shilajit (50% ácidos fúlvicos) 300mg
  • ATP 300mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

BISWAS, Tuhin Kanti et al. Clinical evaluation of spermatogenic activity of processed Shilajit in oligospermia. Andrologia, v. 42, n. 1, p. 48-56, 2010.

CARRASCO-GALLARDO, Carlos et al. Can nutraceuticals prevent Alzheimer’s disease? Potential therapeutic role of a formulation containing shilajit and complex B vitamins. Archives of medical research, v. 43, n. 8, p. 699-704, 2012.

PARK, Jeong-Sook; KIM, Gee-Young; HAN, Kun. The spermatogenic and ovogenic effects of chronically administered Shilajit to rats. Journal of ethnopharmacology, v. 107, n. 3, p. 349-353, 2006.

PANDIT, S. et al. Clinical evaluation of purified Shilajit on testosterone levels in healthy volunteers. Andrologia, v. 48, n. 5, p. 570-575, 2016.

STOHS, Sidney J. Safety and efficacy of shilajit (mumie, moomiyo). Phytotherapy research, v. 28, n. 4, p. 475-479, 2014.

Wirth M, Benson G, Schwarz C, Köbe T, Grittner U, Schmitz D, Sigrist SJ, Bohlken J, Stekovic S, Madeo F, Flöel A, The effect of spermidine on memory performance in older adults at risk for dementia: A randomized controlled trial, CORTEX (2018), doi: https://doi.org/10.1016/ j.cortex.2018.09.014

PANDIT, S. et al. Clinical evaluation of purified Shilajit on testosterone levels in healthy volunteers.Andrologia, v. 48, n. 5, p. 570-575, 2016.

Khanna R, Witt M, Khalid Anwer M, Agarwal SP, Koch BP. Spectroscopic characterization of fulvic acids extracted from the rock exudate shilajit . Organic Geochemistry. 2008;39(12):1719–1724.

Ghosal S, Lata S, Kumar Y, Gaur B, Misra N. Interaction of shilajit with biogenic free radicals. Indian Journal of Chemistry B. 1995;34:596–602.

Cornejo A, Jiménez JM, Caballero L, Melo F, Maccioni RB. Fulvic acid inhibits aggregation and promotes disassembly of tau fibrils associated with alzheimer’s disease. Journal of Alzheimer’s Disease. 2011;27(1):143–153.

Gupta, G.D., Sujatha, N., Dhanik, A., Rai, N.P., 2010. Clinical evaluation of Shilajatu Rasayana in patients with HIV infection. Ayu Journal 31, 28–32

Keller JL, Housh TJ, Hill EC, Smith CM, Schmidt RJ, Johnson GO. The effects of Shilajit supplementation on fatigue-induced decreases in muscular strength and serum hydroxyproline levels. J Int Soc Sports Nutr. 2019 Feb 6;16(1).