Saúde articular e óssea

Tratamentos e prevenção

A estrutura óssea

Além da função de sustentação do corpo, os ossos fornecem a estrutura capaz de proteger os órgãos, ancorar os músculos e armazenar cálcio. São estruturas dinâmicas que se adaptam e reagem às situações a que são submetidas, como as atividades físicas, a nutrição e as variações hormonais.

A estrutura óssea é composta por uma matriz de colágeno, cristais de hidroxiapatita e proteínas. Os ossos são conectados uns aos outros pelas articulações, que podem ser rígidas (no crânio, por exemplo) ou móveis (joelhos, quadris e ombros). Muitas articulações possuem cartilagens nas extremidades ósseas, permitindo que um osso deslize sobre o outro com menos atrito.

Manter os ossos e as articulações saudáveis é parte essencial para uma melhor qualidade de vida e longevidade.

Doenças osteoarticulares

Os problemas articulares podem atingir as cartilagens, os ossos e os ligamentos. Quando há lesões dessas estruturas, ou simplesmente pelo avançar da idade, as dores nas articulações, a perda óssea e a degradação de cartilagens se tornam cada vez mais comuns.

Entre as doenças que mais afetam as articulações estão a osteoartrite (artrose) e a artrite. A artrose é um fenômeno de desgaste da cartilagem que reveste as articulações, enquanto a artrite implica na presença de um estado de inflamação caracterizado por dor, calor e rubor.

O tratamento e/ou controle da inflamação articular é feito a partir de substâncias anti-inflamatórias, como, por exemplo, os fitoativos naturais, auxiliando a reduzir a dor e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Como agir em prol da saúde óssea

A manutenção da saúde dos ossos está diretamente relacionada à ingestão de nutrientes específicos. Um aporte de cálcio é essencial para a manutenção da massa óssea, pois é o mineral mais abundante do corpo humano, armazenado em grande parte nos ossos. Por isso, é fundamental que a quantidade de cálcio ingerida esteja em equilíbrio com a necessidade do corpo, para que não ocorra a depleção dessa reserva nos ossos.

Além do cálcio, diversos outros nutrientes são importantes para a formação e manutenção dos ossos, e até mesmo para otimizar a absorção e retenção desse mineral pelo organismo. A seguir apresentamos outros ativos que podem agir em sinergia para a saúde de toda a estrutura osteoarticular.

 

Nutrientes para os ossos e as articulações

Cálcio de algas

Cálcio originado de algas, alta biodisponibilidade

Cálcio de origem vegetal (alga lithothamnium) com alta biodisponibilidade, contempla quatro variáveis desse mineral em sua composição (hidróxido de cálcio, cloreto de cálcio, sulfato de cálcio e carbonato de cálcio). Além disso, possui, naturalmente, a presença de mais de 70 minerais. Sua extração é feita de forma sustentável em bancos sedimentares. Por ser uma fonte 100% orgânica, pode ser utilizada por vegetarianos e veganos. As algas marinhas possuem uma excelente taxa de absorção de cálcio, oferecendo uma biodisponibilidade de 87%, superior a do carbonato de cálcio, por exemplo, que oferece 69% de biodisponibilidade desse mineral ao organismo, essencial para a manutenção de ossos saudáveis e para prevenir a osteoporose.

Sugestão posológica: 1,5g ao dia, podendo ser dividida em 2 a 3 doses.

Ácido Hialurônico oral

Auxilia na lubrificação das articulações e na absorção de impacto

O ácido hialurônico é uma proteína constituinte do fluido que lubrifica as cartilagens e possui propriedades anti-inflamatórias e antiedematosas. Para as articulações, o ácido hialurônico administrado via oral auxilia na lubrificação e na absorção de impacto. Além disso, modula a produção de prostaglandinas, fornecendo apoio adicional a essa função.

Com a osteoartrite, a cartilagem e as outras estruturas da articulação começam a degradar-se com o aparecimento da inflamação e com a perda de lubrificação apropriada. As articulações tornam-se rígidas e o movimento é doloroso. Os suplementos de ácido hialurônico podem ajudar a reverter esse processo.

Em um estudo realizado para investigar a eficácia do tratamento com essa proteína no tratamento da osteoartrose de joelho, foi administrado via oral, 200mg de ácido hialurônico ao dia por 12 meses, obtendo-se como resultado a melhora dos casos, especialmente entre os pacientes até 70 anos. Assim, essa substância tem sido indicada para o uso oral no tratamento e na prevenção da osteoartrose e osteodistrofia.

Sugestão posológica: 50 a 100mg, 2 a 3 vezes ao dia, entre as refeições.

Pinus pinaster (extrato padronizado 95% de proantocianidinas)

Extrato rico em protocianidinas, ajuda a preservar o colágeno das articulações

O Pinus pinaster é um extrato rico em proantocianidinas, bioativos com grande biodisponibilidade. Atravessa com facilidade a barreira hematoencefálica e tem uma forte afinidade com o colágeno, aumentando a resistência contra a degradação por enzimas. Proporciona benefícios significativos para os indivíduos que sofrem de artrite: reduz a rigidez articular e a dor nas articulações, restaura a função articular e melhora a mobilidade, reduzindo a necessidade de utilização de medicação para a dor causada pela artrite.

Pesquisadores da Universidade do Arizona comprovaram a sua ação na melhoria da dor e de outros sintomas da artrite, através de ensaio clínico em homens com artrite no joelho com idade entre 25 e 65 anos. Pacientes que tomaram Pinus pinaster relataram diminuição gradual da dor a partir de um mês, e atingiram uma alteração significativa após dois meses, em comparação ao placebo.

Sugestão posológica: 100 a 150mg ao dia.

Colágenos

O colágeno é um polipeptídeo que corresponde a cerca de um terço das proteínas totais do corpo humano. Essa molécula é o principal constituinte da pele, dos tecidos conectivos e dos ossos e é composta principalmente pelos aminoácidos glicina, prolina e lisina. O colágeno modula a formação óssea e a mineralização da matriz óssea com o aumento do crescimento e da diferenciação de osteoblastos e da redução de osteoclastos.

Colágeno tipo II e UC-II™

Colágeno de origem aviária, preserva a integridade das cartilagens

É o colágeno não desnaturado e não hidrolisado, ou seja, com a sua estrutura intacta necessária à sua atividade no organismo. As cartilagens são formadas basicamente por proteoglicanos (macromoléculas responsáveis pela regulação da hidratação) e colágeno tipo II (proteína estrutural responsável pela tração e firmeza do tecido cartilaginoso).
Diversos estudos clínicos relatam a contribuição positiva da suplementação com UC-II em doenças como osteoartrite, artrite reumatoide artrite idiopática juvenil.

Sugestão posológica: 40mg ao dia, podendo ser dividido em duas tomadas.

Cartidyss®

Colágeno, polissacarídeos e minerais de alta biodisponibilidade extraído da cartilagem de arraias

Extrato da cartilagem de arraias marinhas composto de polissacarídeos (sulfato de glucosamina, sulfato de condroitina e ácido hialurônico), minerais (fosfato de cálcio) e alta disponibilidade de colágeno hidrolizado tipo II – 96% de peptídeos de baixo peso molecular (<3.000 daltons).

Em modelo pré-clínico de osteoartrite, a suplementação com compostos de Cartidyss® por 4 semanas levou a uma melhor recuperação funcional da articulação lesionada e alívio da dor. Estudo clínico com indivíduos que relatam desconforto na articulação do joelho, demonstrou que a administração de 1000mg de Cartidyss® contribuiu para o alívio da dor e melhora da funcionalidade dessa articulação.

Sugestão posológica: 200mg a 2,5g ao dia.

Peptan® B 2000 LD

Colágeno de origem bovina, auxiliar na produção de colágeno e reparação das cartilagens

Peptan® é a marca líder mundial de peptídeos de colágeno. Produzido e comercializado pela Rousselot, na França e no Brasil, os seus peptídeos de colágeno – proteína bioativa única – oferecem benefícios comprovados para o envelhecimento saudável, saúde óssea e das articulações, beleza da pele e nutrição esportiva. A eficiência dos peptídeos de colágeno na saúde das articulações é apoiada por um extenso conjunto de estudos científicos. Seguros e naturais, os peptídeos de colágeno são os alicerces do próprio corpo para a cartilagem, e um dos ingredientes ideais para tratar não só os indivíduos mais velhos como também de quem pratica esportes repetitivos, como corrida ou ciclismo.

Em um estudo clínico, 94 mulheres, com idades entre 40 e 70 anos e com problemas nas articulações dos joelhos, receberam 8g de Peptan® ou placebo diariamente, durante 6 meses. O tratamento com Peptan® levou a uma redução estatisticamente significativa do resultado de redução de 24% aliada a uma redução de 32% nas dores das articulações e 44% de melhoria da rigidez.

Sugestão posológica: 8 a 10g ao dia.

Sulfato de glucosamina

Auxilia na lubrificação das articulações e na produção de colágeno

Glucosamina e condroitina são dois dos nutracêuticos mais comumente utilizados em estudos clínicos e pré-clínicos para aliviar a dor e a rigidez articular associada à osteoartrite. Glucosamina, um amino-monossacarídeo que ocorre naturalmente no organismo, é classificado como ativo de ação lenta na osteoartrite, sendo importante para o reparo e a produção de tecidos conectivos. Essa molécula é precursora da condroitina e do ácido hialurônico, e aumenta a produção de proteoglicanos, que são estabilizadores das membranas celulares, resultando em um efeito anti-inflamatório. Representa, portanto, um componente fundamental para a produção do fluido sinovial que lubrifica as articulações, além de auxiliar na produção do colágeno.

Sugestão posológica: 1.500mg ao dia, ou 500mg, 3 vezes ao dia.

Sulfato de condroitina

Auxilia na preservação e na reparação das cartilagens, além de melhorar a saúde óssea

O sulfato de condroitina é encontrado na cartilagem, nos ossos, na pele e na parede arterial. Ele promove aumento da síntese de proteoglicano da cartilagem articular. Evidências preliminares demonstraram que o uso de condroitina por longo período pode retardar o estreitamento do espaço entre as articulações, sugerindo que o suplemento poderia também retardar a progressão da osteoporose. Seu uso é indicado para tratamento da osteoartrose de joelho com dor moderada a severa, em associação com o sulfato de glucosamina, uma vez que essa combinação de nutracêuticos condroprotetores estimula a biossíntese e inibe a degradação dos proteoglicanos de cartilagens degeneradas. Alguns estudos mostraram, além da estimulação direta da cartilagem, a ação da inibição da IL-1 e metaloproteases.

Sugestão posológica: 1.000mg ao dia ou, de 250 a 500 mg, 2 a 3 vezes ao dia.

Vitamina D

Benefícios na densidade óssea e prevenção da osteoporose

Os efeitos da vitamina D nos ossos e em seu desenvolvimento são primariamente indiretos e mediados por seu efeito no transporte intestinal de cálcio e na homeostase sérica de cálcio e fosfato. Sua forma ativa aumenta a atividade da fosfatase alcalina e a expressão de genes de calcificação em osteoblastos. Raquitismo e osteomalácia podem ser prevenidos pela suplementação diária com 400 UI de vitamina D. A deficiência de vitamina D acelera o remodelamento e a perda óssea, levando ao aumento de fraturas osteoporóticas, que podem ser prevenidas pela administração conjunta de, no mínimo, 800 UI de vitamina D e quantidade adequada de cálcio.

Disponibilizamos a vitamina D3 nas seguintes formas farmacêuticas: Vitamina D3 Oral Lipofílica e Vitamina D3 em Solução Lipofílica (na forma de gotas ou jatos), que possibilitam maior eficácia do ativo, uma vez que utilizam bases lipofílicas específicas para aumento da absorção.

Sugestão posológica: 1.000 a 10.000 UI ao dia.

Vitamina K

Prevenção da osteoporose

A vitamina K é essencial para a coagulação sanguínea e estudos recentes demonstram que a suplementação com essa vitamina tem efeitos benéficos no metabolismo e na manutenção de ossos saudáveis. O papel desempenhado pela vitamina K no remodelamento ósseo se dá pela promoção da transformação de osteoblastos em osteócitos e pelo controle da osteoclastogênese. Além disso, a vitamina K regula o metabolismo do cálcio através da ativação de uma proteína específica (osteocalcina), responsável pela otimização da ligação do cálcio à estrutura óssea e indispensável para a solidez dos ossos, prevenindo assim o desenvolvimento da osteoporose.

Dentre as formas de vitamina K, destaca-se a vitamina K2, também conhecida como menaquinona, por apresentar maior biodisponibilidade quando comparada a vitamina K1. Associa-se as duas formas de vitamina K (K1 e K2) por seu efeito sinérgico.

Sugestão posológica: Vitamina K2 (MK7) 50 a 150mcg ao dia.

Cissus quadrangularis (extrato padronizado 10% de cetosteronas)

Ajuda na cicatrização óssea e na prevenção da osteoporose

Cissus quadrangularis é considerado um tônico e analgésico, e acredita-se que auxilia no processo de cicatrização óssea. Um estudo pré-clínico de cicatrização de fraturas demonstrou que a administração de C. quadrangularis acelerou a formação de calo ósseo quando comparado ao grupo controle. Ensaios in vitro demonstram que a adição de Cissus a culturas de células osteoblásticas humanas aumenta marcadores de proliferação celular, diferenciação e mineralização. Em pacientes com artrose, o Cissus reduziu a dor, o inchaço e a fragilidade da articulação afetada, sem provocar reações adversas.

Sugestão posológica: 300 a 500mg, 1 a 2 vezes ao dia.

Ativos anti-inflamatórios para as articulações

Bixa orellana (18% geranilgeraniol)

Fonte de geranilgeraniol e tocotrienol, ações antioxidante e anti-inflamatória

O extrato da Bixa orellana L (Urucum) é uma fonte de geranilgeraniol e tocotrienol. Seus compostos bioativos atuam como moduladores na expressão de alguns genes, promovendo ação antioxidante e anti-inflamatória e a longevidade saudável.

Em um estudo in vivo realizado, avaliando a suplementação com gama tocotrienol (substância presente na Bixa orellana), foram analisadas dosagens séricas de proteína C reativa, ensaios de superóxido dismutase e glutationa total. Foram realizadas também análises histológicas analisando as articulações após um período de 45 dias. Ao final do estudo, foi observado que a suplementação de gama tocotrienol reduziu significativamente todos os marcadores de inflamação e oxidação investigados.

Além disso, o exame histopatológico evidenciou redução significativa das alterações induzidas pelo colágeno no tecido articular. Em outro estudo randomizado, duplo-cego e controlado, realizado em mulheres na pós-menopausa, foi observada uma redução na reabsorção óssea no grupo tratado com Bixa orellana em comparação aos outros grupos, indicando propriedades de fortalecimento ósseo.

Sugestão posológica: 400 a 1000mg ao dia.

Curcumin Micro-SR™

Cúrcuma altamente biodisponível, ação na redução de mediadores inflamatórios

O extrato de cúrcuma padronizado é um excelente antioxidante, anti-inflamatório não esteroide e estimulador do sistema imunológico. Possui efeito anti-inflamatório semelhante ao diclofenaco, com o benefício de provocar menos efeitos adversos. A curcumina reduz a inflamação das articulações através da redução de citocinas (TNFα e IL-1ß) no líquido sinovial, da redução de migração das células inflamatórias para o local e da supressão da produção de mediadores inflamatórios por regular a atividade da ciclo-oxigenase.

Há evidências de que a progressão da osteoartrite envolve apoptose de condrócitos, degeneração da cartilagem e diminuição da sua regeneração. Além disso, a curcumina inibe a formação e maturação de osteoclastos, contribuindo para a estratégia terapêutica da osteoporose. Suas propriedades são potencializadas pela tecnologia Micro-SRTM, onde o ativo é primeiramente micronizado e microencapsulado, aumentando a sua biodisponibilidade em 10x quando comparado ao Curcumin 95% padrão e um controle de liberação prolongado durante 10 horas.

Sugestão posológica: 25 a 250mg ao dia, podendo dividir a dose em 2 tomadas (corresponde de 250mg a 2,5g de curcumina). Pode ser associado a outros ativos.

Boswellin PS®

Extrato rico em ácidos boswellicos, ação analgésica e anti-inflamatória

Extrato obtido da goma da árvore Boswellia serrata, apresentando alto teor de ácido boswellico do tipo AKBBA (ácido 3-acetil-11-ceto-boswellico), com rápida ação anti-inflamatória e excelente absorção. Estudos clínicos demonstram não apenas as propriedades anti-inflamatórias, mas também a eficaz analgesia e melhora da função motora de articulações comprometidas.

Sugestão posológica: 100 a 400mg, até 3 vezes ao dia.

PEA Essentia

Substância canabidomimética, ação anti-inflamatória e analgésica

Palmitoiletanolamida é um mediador lipídico endógeno, encontrado também em alimentos (gema de ovo e amendoim) e suplementos dietéticos. Pea Essentia é a palmitoiletanolamida de origem sintética e micronizada. Substância canabidomimética, exerce ação anti-inflamatória e analgésica através de vários mecanismos, entre eles a inibição da liberação de moléculas pró-inflamatórias de mastócitos, monócitos e macrófagos. Em pacientes com osteoartrite no joelho, além de analgesia, reduziu outros sintomas associados, inclusive níveis de ansiedade, melhorando a qualidade de vida desses indivíduos.

Sugestão posológica: via oral, de 600 a 1.200mg ao dia, podendo ser fracionado em 2 ou 3 vezes por até dois meses. Após, reduzir a dose pela metade por até 4 meses e avaliar o quadro.

Garcínia mangostana

Redução dos mediadores inflamatórios, reduzindo dor das articulações

Extrato seco do fruto do mangostão (Garcinia mangostana L.) padronizado a 10% de alfa-mangostina, conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias. Possui duas xantonas, a alfa e a gama-mangostina, que apresentam efeito inibitório significativo sobre o óxido nítrico (NO) e sobre a produção da PGE2, uma vez que inibem a atividade da COX-1 e da COX-2. O extrato de Garcinia mangostana promove redução da dor nas articulações de forma comparável à nimesulida em idosos com doenças reumáticas.

Sugestão posológica: 600mg ao dia, fracionado em 200mg, 3 vezes ao dia.

Metilsulfonilmetano (MSM)

Derivado do DMSO, auxilia na redução da dor e do edema das articulações

Metilsulfonilmetano (MSM), também conhecido como dimetilsulfona, é um derivado do DMSO, solvente pungente utilizado para o alívio da dor nas articulações artríticas. É frequentemente associado aos sulfatos de glucosamina e de condroitina, pois possui ação sinérgica, o que aumenta a sua eficácia. Estudo com 118 pacientes portadores de osteoartrite de leve a moderada, durante 12 semanas, aponta que a utilização combinada de MSM e glucosamina promove maior redução da dor e do edema, e melhora a habilidade funcional das articulações, quando comparada à monoterapia com MSM ou glucosamina.

Sugestão posológica: 1.000 a 3.000mg ao dia. Pode ser associado na mesma fórmula de sulfato de glucosamina.

Diacereína

Fármaco que promove redução de interleucinas, melhora da dor e da inflamação

A diacereína é um fármaco que apresenta efeito protetor da cartilagem por sua ação anti-inflamatória. Impede a liberação de fatores inflamatórios e degradantes da cartilagem já que é inibidora da interleucina-1-beta, um importante mediador envolvido na degradação da cartilagem, da remodelação óssea subcondral, da apoptose dos condrócitos e da inflamação articular. É uma substância de ação sintomática lenta na osteoartrose, porém possui efeito duradouro se o uso for mantido. Pode ser associada a anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), pois não inibe as prostaglandinas. Pode ser especialmente útil em pacientes idosos com problemas cardiovasculares ou outras condições que impedem o uso de AINES. Seu mais comum efeito colateral é a diarreia, que melhora com a redução da dose ou a interrupção do seu uso. Para evitar esse efeito, recomenda-se a introdução progressiva da diacereína.

Sugestão posológica: 20 a 50mg, 1 a 3 vezes ao dia.

IMPORTANTE

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação
para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Fórmula anti-inflamatória com fitoativos naturais

A inflamação articular pode ser bastante incapacitante, causando dor e redução da mobilidade. Para manter a qualidade articular, a fórmula fornece potentes anti-inflamatórios a nível articular.

  • Cissus quadragularis 300mg
  • Curcumin Micro-SR™50mg
  • Boswellin PS® 300mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Prevenção de lesões no esporte

A associação de colágeno tipo II e Curcumin Micro-SR™ auxilia na prevenção de danos inflamatórios das articulações, promovendo mais mobilidade e lubrificação. Tart Cherry é um liofilizado das cerejas amargas que reduz os danos sobre o tecido muscular, auxiliando na sua recuperação. Além disso, estimula a resposta antioxidante endógena e reduz o catabolismo muscular.

  • Colágeno tipo II 40mg
  • Curcumin Micro-SR™ 50mg
  • Tart Cherry 500mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose após o treino.

Fórmula analgésica articular

O colágeno tipo II age na modulação da degradação do colágeno presente nas articulações, reduzindo a dor articular. O ácido hialurônico em associação ao PEA Essentia, anti-inflamatório e analgésico natural, proporciona mais conforto na mobilidade.

  • PEA Essentia 500mg
  • Colágeno tipo II 40mg
  • Ácido hialurônico oral 50mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Tintura fitoterápica articulações saudáveis

Com ação anti-inflamatória e analgésica, esse composto é indicado para condições artríticas (tratamento da artrite reumatoide e artrite reumatoide juvenil), osteoartrite, processos inflamatórios (miosite, fibrosite, tendinite, colite), dores na coluna, traumas e fibromialgia.

  • Tintura garra-do-diabo (Harpagophytum procumbens) 33,3%
  • Tintura unha-de-gato (Uncaria tomentosa) 33,3%
  • Tintura sucupira (Bowdichia virgilioides) 33,3%

Sugestão posológica: tomar de 30 a 60 gotas em 100ml de água, 3 vezes ao dia.

Redução da dor e da rigidez articular

Boswellin PS® é uma excelente alternativa natural para a redução da inflamação articular, e tem seus benefícios potencializados com a associação de metil sulfonil metano (MSM), propiciando a formação de colágeno. A vitaminas e minerais estão associadas ao colágeno tipo II, promovendo a reconstituição do tecido cartilaginoso, reduzindo a dor e a rigidez articular.

  • Colágeno tipo II 40mg
  • Boswellin PS® 100mg
  • Vitamina C 60mg
  • MSM 300mg
  • Magnésio dimalato 200mg
  • Vitamina D (lipofílica) 2.000UI

Sugestão posológica: administrar 1 dose ao dia.

Fórmula para recuperação da cartilagem articular

A associação de colágeno tipo II com condroitina sulfato sódica e glucosamina sulfato promove as condições ideias para a reposição das substâncias naturais que compõem as articulações, permitindo a recuperação, mobilidade e o movimento articular.

  • Colágeno tipo II40mg
  • Condroitina sulfato1,2g
  • Glucosamina sulfato1,5g
  • Base com aroma natural para sachês qsp1
    dose

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula protetora de colágeno

Sua ação sinérgica previne a quebra do colágeno, diminuindo o ciclo destrutivo das cartilagens e, consequentemente, evitando a inflamação e a dor e favorecendo a manutenção da função e da estrutura da articulação.

  • Cartidyss®200mg
  • Vitamina C Total 500mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula antioxidante para osteoartrite

A administração oportuna destes potentes agentes antioxidantes atua na captação de radicais livres no período inflamatório articular que pode, portanto, reduzir o dano oxidativo e prevenir a morte celular, desacelerando a progressão da artrose.

  • Boswellin PS®200mg
  • Pinus pinaster50mg
  • Manganês (Albion®) 1,5mg
  • MSM250mg
  • Selênio (quelado)50mcg
  • Vitamina C Total 500mg
  • Mix de tocoferóis100mg
  • Licopeno5mg
  • N-acetilcisteína300mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose, 2 vezes ao dia.

Gotas lipofílicas de vitamina D e K

A vitamina D possui alta absorção, facilita a absorção de cálcio na corrente sanguínea e, consequentemente, desempenha um papel importante na manutenção da densidade óssea. Menos reconhecida, mas também importante, é a necessidade da vitamina K para o transporte de cálcio a partir da corrente sanguínea para dentro do osso e a sua necessidade para a regulação de cálcio nas artérias.

  • Vitamin D3 (lipofílica) 5.000UI
  • Vitamin K1 (lipofílica) 1.000mcg
  • Vitamina K2 (lipofílica) 100mcg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia, junto à refeição.

Fórmula osteoprotetora

Promove ossos saudáveis apoiando a qualidade e a integridade da reconstrução óssea. Pode influenciar positivamente a osteocalcina, um marcador chave na taxa de remodelação e inflamação óssea.

  • Vitamin D3 (lipofílica) 5.000UI
  • Vitamina K2 (lipofílica) 100mcg
  • Cissus quadrangularis 500mg

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula para manutenção óssea

Contém sais minerais que fornecem componentes vitais para combater a perda óssea, aumentar a formação de novos tecidos, aumentar a densidade da massa e melhorar a saúde óssea. Além dos minerais, também apresenta antioxidantes que favorecem a supressão de processos que levam à degradação óssea.

  • Vitamin D3 (lipofílica) 2.000UI
  • Vitamina C Total 300mg
  • Ácido folínico 800mcg
  • Vitamin B12 200mcg
  • Vitamin B6 25mg
  • Ácido ortosilício 300mg
  • Citrato de magnésio 200mg
  • Citrato de cálcio 200mg
  • Bamboo (extrato 75% silício) 100mg
  • Boro (Albion®) 1.000mcg
  • Vitamina K2 (lipofílica) 100mcg

Sugestão posológica: tomar 1 dose fracionada em 2 tomadas, de manhã e à noite, com pelo menos duas horas entre as refeições.

Fortalecimento dos ossos com peptídeos de colágeno

Essa formulação ajuda a restabelecer o equilíbrio de ossos densos e flexíveis, evitando a degeneração óssea, caracterizada pela fraqueza dos ossos, bem como ajuda a estimular o crescimento de novas células e fornecer nutrientes capazes de agir na falta de flexibilidade atribuída ao colágeno, comum com o passar dos anos.

  • Colágeno Peptan B 2000 LD® 5g
  • L-glicina 500mg
  • L-lisina 500mg
  • Vitamina C Total 500mg
  • Cálcio (quelado) 500mg
  • Magnésio (quelado) 250mg
  • Bamboo (75% silício) 100mg
  • Shake com aroma natural qsp 1 dose

Sugestão posológica: tomar 1 dose ao dia.

Fórmula para osteoporose

Após a cisão do complexo ácido ortosilícico estabilizado em colina no estômago, ocorre a disponibilização da forma ácido ortosilícico, hidrossolúvel e altamente assimilável pelo organismo, ajudando na mineralização óssea. Cálcio e magnésio são os cofatores minerais mais importantes para a construção e remodelação de ossos saudáveis. Já as vitaminas D e K garantem a ativação da osteocalcina, que move o cálcio para fora da sua corrente sanguínea, inserindo-o na matriz óssea e evitando a calcificação dos tecidos moles.

  • Ácido ortosilício 200mg
  • Cálcio (quelado) 400mg
  • Magnésio (quelado) 200mg
  • Vitamina D3 (lipofílica) 5.000UI
  • Vitamina K2 (lipofílica) 50mcg

Sugestão posológica: tomar 1 dose fracionada, 2 vezes ao dia.

Fórmula para cicatrização óssea em shake

Associa aminoácidos, vitaminas e minerais com conhecida ação na cicatrização de fraturas e recuperação óssea.

    • Ácido ortosilício 100mg
    • L-Arginina 1000mg
    • L-Citrulina 500mg
    • L-Glicina 250mg
    • L-Prolina 250mg
    • L-Lisina 300mg
    • L-Metionina 500mg
    • Vitamina C Total 500mg
    • Vitamina D3 (lipofílica) 2.000UI
    • Vit K1 1mg
    • Cobre (quelado) 0,5mg
    • Manganês (quelado) 5mg
    • Zinco (quelado) 20mg
    • Citrato de cálcio 500mg
    • Fósforo quelado 100mg

Aroma natural para shake

Sugestão posológica: tomar 1 ao dia. Associar 1 dose de Collagen 2 Joint diluído em água, 1 vez ao dia.

Produtos relacionados

Produtos Essential Nutrition para complementar os tratamentos sugeridos e potencializar os resultados.

Golden Lift

Collagen 2 Joint

Omega Joint

Collagen Bones

Conteúdos relacionados

Aspray, T., & Hill, T. (2019). Osteoporosis and the Ageing Skeleton. Subcell Biochem, 91, 453-476.

Banu, J., Varela, E., Bahadur, A., & Soomro, R. (2012). Inhibition of Bone Loss by Cissus quadrangularis in Mice: A Preliminary Report. Journal of Osteoporosis, 2012.

Blasco, J., Aguirre, A., Gil-Quintana, E., & Fenaux, M. (2016). The effect of daily administration of 300 mg of ovomet® for treatment of arthritis in elderly patients. Int. J. Clin. Rheumatol., 11(5), 77-81.

Bouillon, R., Marcocci, C., Carmeliet, G., & Bikle, D. (2019). Skeletal and Extraskeletal Actions of Vitamin D: Current Evidence and Outstanding Questions. Endocr Rev, 40(4), 1109-1151.

Crowley, D., Lau, F., Sharma, P., & Evans, M. (2009). Safety and efficacy of undenatured type II collagen in the treatment of osteoarthritis of the knee: a clinical trial. Int J Med Sci, 6(6), 312-321.

Dudics, S., Langan, D., Meka, R., & Venkatesha, S. (2018). Natural Products for the Treatment of Autoimmune Arthritis: Their Mechanisms of Action, Targeted Delivery, and Interplay with the Host Microbiome. Int. J. Mol. Sci., 19(2508).

Feng, K., Ge, Y., Chen, Z., & Li, X. (2019). Curcumin Inhibits the PERK-eIF2α-CHOP Pathway through Promoting SIRT1 Expression in Oxidative Stress-induced Rat Chondrocytes and Ameliorates Osteoarthritis Progression in a Rat Model. Oxidative Medicine and Cellular Longevity.

Gil-Quintana, E., Fenaux, M., La Nuez, M., Molero, A., & Aguirre, A. (2018). Short-Term Effects of Ovomet®, Eggshell Membrane, in Joint Pain: A Double-Blind and Placebo Study. J Osteopor Phys Act, 6(1).

Guida, F., Luongo, L., Boccella, S., Giordano, M., & Romano, R. (2017). Palmitoylethanolamide induces microglia changes associated with increased migration and phagocytic activity: involvement of the CB2 receptor. Scientific Reports, 7(1).

Henrotin, Y., Antoine, C., Zwerts, E., & Neutelings, T. (2021). Oral supplementation with fish cartilage hydrolysate accelerates joint function recovery in rat model of traumatic knee osteoarthritis. Food Science & Nutrition, 9(6), 2877-2885.

Kuang, X., Liu, C., Guo, X., & Li, K. (2020). The combination effect of vitamin K and vitamin D on human bone quality: a meta-analysis of randomized controlled trials. Food & Function, 11(4), 3280-3297.

Li, H., Xiao, Z., Quarles, L. D., & Li, W. (2021). Osteoporosis: Mechanism, Molecular Target and Current Status on Drug Development. Curr Med Chem, 28(8), 1489-1507.

Liang, Z., Xue, Y., Wang, T., & Xie, Q. (2020). Curcumin inhibits the migration of osteoclast precursors and osteoclastogenesis by repressing CCL3 production. BMC Complement Med Ther, 20(1).

Muthusami, S., Senthilkuma, K., Vignesh, C., & Ilangovan, R. (2011). Effects of Cissus quadrangularis on the Proliferation, Differentiation and Matrix Mineralization of Human Osteoblast Like SaOS-2 Cells. Journal of Cellular Biochemistry, 112, 1035-1045.

Shep, D., Khanwelkar, C., Gade, P., & Karad, S. (2019). Safety and efficacy of curcumin versus diclofenac in knee osteoarthritis: a randomized open-label parallel-arm study. Trials, 20(1), 214.

Steels, E., Venkatesh, R., Steels, E., Vitetta, G., & Vitetta, L. (2019). A double-blind randomized placebo controlled study assessing safety, tolerability and efcacy of palmitoylethanolamide for symptoms of knee osteoarthritis. Inflammopharmacology, 27(3), 475-485.

Usha, P.R., & Naidu, M.U.R. (2004). Randomised, Double-Blind, Parallel, Placebo-Controlled Study of Oral Glucosamine, Methylsulfonylmethane and their Combination in Osteoarthritis. Clin Drug Investig, 24(6), 353-63.

Viswanath, J., Cheekavolu, C., Sankaraiah, S., & Dixit, R. (2017). Effect of cissus quadrangularis linn and zingiber officinale rosc in osteoarthritis patients. International Journal of research in medical sciences, 5(8).

Wojtys, E. (2020). Bone health. Sports Health, 12(5), 423-424.

Yu, G., Xiang, W., Zhang, T., & Zeng, L. (2020). Effectiveness of Boswellia and Boswellia extract for osteoarthritis patients: a systematic review and meta-analysis. BMC Complement Med Ther, 20(225).

Zahan, M. N., Hasan, M., Mallick, S., & Hashem, M. (2022). Effect of Cissus quadrangularis on Fracture Healing in Laboratory Animal. J. Health Biol Sci, 10(1), 1-5.