Proteínas do soro do leite: suas subfrações e processamento
Nas últimas décadas, numerosas pesquisas vêm demonstrando as qualidades nutricionais das proteínas do soro do leite – whey protein.
Durante décadas, essa parte do leite era dispensada pela indústria de alimentos. Somente a partir da década de 70, os cientistas passaram a estudar as propriedades dessas proteínas.
Evidências recentes sustentam a teoria de que as proteínas do leite, incluindo as proteínas do soro, além de seu alto valor biológico, possuem peptídeos ativos, que trazem diversos benefícios para a saúde.
Componentes e frações das proteínas do soro do leite e seus benefícios
As proteínas do soro do leite apresentam estrutura globular e suas frações, ou peptídeos do soro, são constituídas de:
(ALA)
(IgG, IgA, IgM e IgE)
As subfrações ou peptídeos secundários das proteínas do soro são: lactoferrina, beta-microglobulinas, gama-globulinas, lactoperoxidase, lisozima, lactolina, relaxina, lactofano, fatores de crescimento IGF-1 e IGF-2, proteoses-peptonas e aminoácidos livres. Todas com um papel importante para a manutenção da saúde.
As proteínas do soro podem exibir diferenças na sua composição de macronutrientes e micronutrientes, dependendo da forma de obtenção.
Tecnologia para o processamento do soro do leite
Diversas podem ser as tecnologias aplicadas para o processamento do soro. Dentre as tecnologias disponíveis, a CFM (Cross-Flow Microfiltration) se destaca por ser um processo diferente de outros menos aprimorados, como a troca iônica.
CFM (CROSS-FLOW MICROFILTRATION)
X
TROCA IÔNICA
As vantagens do processo Cross-Flow Microfiltration incluem:
mínimo de proteína desnaturada (sem função biológica);
obtenção da proteína sem utilização de processos químicos;
melhor perfil de aminoácidos;
proteína final com maior teor de cálcio e menos sódio.
Essa tecnologia permite a obtenção de produtos diferenciados com elevado valor nutricional que preservam as frações das proteínas do soro do leite com valor biológico.
Como você sabe, o whey protein é um suplemento muito utilizado. Diante das informações apresentadas, fica evidente que conhecer as técnicas aplicadas no processamento das proteínas do soro do leite pode fazer a diferença no tratamento indicado para seus pacientes.
Mantenha seus conhecimentos atualizados e conte com o blog da Essential Nutrition como fonte de informação.
Olá! O Whey de vocês pode conter derivados de soja?
Olá Dra, tudo bem? o Whey contém derivados, menos de 0,1g de lecitina de soja por porção.
Olá, vi pela, publicação de vocês, que o processo de extração de vocês faz com que o whey não contenha a caseína. É isso mesmo?
Porque não indico, muitas vezes, o whey justamente pela presença da caseína em muitas formulações e muitos pacientes são alérgicos à essa proteína.
Confirmando isso, passarei a indicar o whey da essential.
Olá Dra, tudo bem? Isso mesmo, todos os produtos da nossa linha de wheys passam por um processo de extração limpo e purificado (CROSS-FLOW MICROFILTRATION), que não utiliza produtos químicos para isolar a proteína de componentes indesejáveis como a caseína, gordura, carboidratos e lactose. Aguardamos um feedback ♥
Muito interessante este artigo, esclarecendo a sua real importância de suplementação proteica
Olá Dra, tudo bem? Agradecemos o feedback, é muito importante para nós ♥
vocês tem whey protein sem lactose?
Olá Dra Letícia, tudo bem?
Todos os suplementos da linha Essential Nutrition são isentos de Lactose.