Nootrópicos – Melhora da performance intelectual

Os nootrópicos, conhecidos como “smart drugs” ou drogas da inteligência, são substâncias com ação cerebral capazes de aumentar o foco, atenção, memória e raciocínio. Eles melhoram a performance intelectual tanto em pacientes com déficit cognitivo e portadores de Alzheimer, Parkinson, TDAH e depressão, como também em indivíduos saudáveis que desejam aumentar a performance cognitiva, a memória e a produtividade nos estudos ou trabalho.

A ação dos nootrópicos tem como alvo principal a modulação de neurotransmissores, como a acetilcolina, dopamina e noradrenalina e as suas cascatas de sinalização. A acetilcolina por exemplo, está envolvida no processo de formação de novas memórias e concentração, assim como no aumento do metabolismo cerebral.

A Essentia Pharma apresenta neste material um compilado das principais substâncias nootrópicas disponíveis atualmente, que podem ser manipuladas de forma isolada ou associadas entre si.

Nootrópicos

BACOPIN®

(Extrato padronizado em 50% de bacosídeos)

Diversos estudos demonstram que o Bacopin® melhora significativamente o potencial de memorização, especialmente na capacidade de aprendizado de crianças com déficit de atenção. Algumas pesquisas relatam um efeito em casos de Alzheimer, devido à ação antioxidante do extrato de Bacopa monnieri no hipocampo, estriado e córtex frontal. Atua melhorando a função colinérgica e previne a deposição de substância amiloide no cérebro. Tem a capacidade de proteger o hipocampo dos efeitos nocivos do alumínio.

Sugestão de dosagem: Para adultos, de 150mg a 450mg (a melhor posologia é 100mg, 3 vezes ao dia), e para crianças com idade entre sete e treze anos, a dose diária recomendada é de 50mg a 150mg.

NOOPEPT®

É um tripeptídeo com ação semelhante ao Piracetam, mas com ação superior e imediata na cognição. Ele otimiza a comunicação entre os neurônios e melhora o fluxo sanguíneo cerebral, demonstrando efeito na cognição, age como ansiolítico e neuroprotetor. Sua ação neuroprotetora se dá pelo aumento da acetilcolina, melhorando a memória a longo prazo. Outro efeito é a inibição da neurotoxicidade do excesso do cálcio e glutamato no cérebro, substâncias relacionadas a doenças como Autismo e Alzheimer.

Sugestão de dosagem: De 10mg a 30mg ao dia. Para ação na melhora da cognição, sugere-se o uso até 1 hora antes do episódio que necessita de concentração. Sugere-se o uso intermitente para não desenvolver tolerância, de segunda a sexta-feira, por exemplo.

FENILPIRACETAM

É uma forma mais biodisponível do Piracetam. Diferencia-se do Piracetam por uma modificação estrutural, que melhora a passagem pela barreira hematoancefálica, podendo ser até 60 vezes mais potente. Age na otimização da cognição, atenção, memória, raciocínio, linguagem, compreensão e também na melhora da capacidade física. Estudos demonstram benefícios em casos de AVC, com comprometimento neurológico e físico, epilepsia, depressão, síndrome da fadiga crônica, e também na resistência ao estresse.

Sugestão de dosagem: De 50mg a 300mg ao dia.

ALFA-GLICERILFOSFORILCOLINA (ALFA-GPC)

Alfa-glicerilfosforilcolina (alfa-GPC) é um fosfolipídio derivado da lecitina de soja e precursor da biossíntese do neurotransmissor acetilcolina e potencializador da ação do hormônio GH em indivíduos jovens e idosos. A administração de alfa-GPC tem demonstrado redução do tempo de recuperação em pacientes em coma e traumatismo craniano, melhora da memória, atenção e desempenho cognitivo em indivíduos saudáveis. Também afeta de maneira positiva a bioquímica de neurotransmissores ligados a disfunções da memória relacionada à idade e demência senil do tipo Alzheimer.

Sugestão de dosagem: Em casos de suplementação, de 200mg a 300mg, 2 a 3 vezes ao dia; em terapia de disfunção cognitiva, de 300mg a 600mg, 2 a 3 vezes ao dia.

COGNIZIN®

Cognizin® é uma forma patenteada de citicolina que possui ação neuroregeneradora estimulando a produção de fosfolipídios essenciais à formação dos neurônios. É precursor da acetilcolina, neurotransmissor importante para concentração e memória. Aumenta a produção de serotonina e a dopamina, que influenciam o aprendizado, humor e transmissão de impulsos nervosos.

Sugestão de dosagem: De 200mg a 1000mg ao dia. Por ser parassimpaticomimético ajuda o sono se tomado associado a melatonina, ou durante o dia com efeito tranquilizante.

LION’S MANE

Lion’s mane é um fungo comestível (Hericium erinaceus) com grande variedade de substânicas anti-inflamatórias e neuroprotetoras como ß-glucana, isoindolinonas, hericenonas e erinacina. Tem a capacidade de atravessar a barreira hematoencefálica e reduzir as placas amiloides, substância que se acumula no cérebro de portadores da doença de Alzheimer. Também promove o aumento de alguns neurotransmissores no cérebro, tendo benefício na depressão, ansiedade e autismo.

Sugestão de dosagem: De 250mg a 5g ao dia.

HOMOTAURINA

A homotaurina é um composto com estrutura molecular semelhante ao GABA e a taurina, que faz com que a homotaurina apresente uma ação gabaérgica e neuroprotetora, melhorando assim processos de cognição e memória, auxiliando no tratamento da doença de Alzheimer.

Sugestão de dosagem: Dose de 50mg ao dia, em cápsulas gastrorresistentes.

IDEBENONA

A idebenona é um potente antioxidante celular, uma forma mais biodisponível da Coenzima Q10, que aumenta o metabolismo cerebral, os níveis de noradrenalina, serotonina, fator de crescimento neural (NGF), e acetilcolina e, consequentemente, a capacidade de aprendizado. Diversos estudos demonstram seu benefício na doença de Alzheimer, déficit de memória associado à idade e melhora da cognição em pacientes com demência devido a múltiplos AVC isquêmicos.

Sugestão de dosagem: Para fins preventivos, de 40mg a 120mg ao dia, fracionado em 2 a 3 vezes. Em doença de Alzheimer ou AVC isquêmicos, preconiza-se a utilização de 180mg a 270mg ao dia. Para maior absorção sugere-se a forma lipofílica.

PHENIBUT

Phenibut (ácido β-fenil-y-aminobutírico) aumenta a concentração de GABA, neurotransmissor responsável por modular a atividade dos neurônios. É utilizado como tranquilizante e como agente nootrópico. Reduz o estresse, a insônia, a ansiedade, melhora a memória e a função intelectual.

Sugestão de dosagem: De 50mg a 250mg ao dia.

VIMPOCETINA

A Vimpocetina é considerada um neuroprotetor natural, que age no metabolismo cerebral e é considerado um poderoso ativador da memória. É indicada em casos de doença cerebral vascular isquêmica e disfunção regenerativa cerebral senil, pois vários estudos comprovam sua ação na memória de curto e longo prazo, na capacidade de coordenação motora e na recuperação da fala.

Sugestão de dosagem: De 15mg a 60mg, dividido em três vezes ao dia. Iniciar com doses menores e aumentar progressivamente.

GINKGO BILOBA

(Extrato padronizado com 25% de glicosídeos)

Ginkgo biloba promove aumento da produção de fatores de crescimento neural e glial agindo como neurorregenerador e aumenta a ação de acetilcolina, dopamina e GABA no cérebro. Pode ser indicado como nootrópico e como coadjuvante em quadros de demência e Alzheimer. Ele melhora o metabolismo de enzimas antioxidantes e de radicais livres e bloqueia o declínio cognitivo.

Sugestão de dosagem: De 120mg a 360mg ao dia.

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação para consumidores, no termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Fórmula para aumento do foco e atenção

  • Noopept 30mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose até 1 hora antes do episódio que necessita de concentração.

Fórmula máxima cognição

  • Fenilpiracetam 100mg
  • Noopept 15mg
  • Magnésio (treonato) 100mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose após café da manhã.

Estimulante de atenção para crianças em idade escolar

  • Bacopin (50% bacosídeos) 100mg
  • Gotu kola (0,8% polifenóis) 150mg
  • Paulinea cupana (5% cafeína) 100mg
  • L-teanina 150mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose antes do período escolar.

Fórmula para humor e aprendizado

  • Cognizin® 200mg
  • Noopept 30mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose ao dia.
*OBS: a dose pode ser aumentada conforme necessidade do paciente.

Fórmula para memória e atenção

  • Noopept 30mg
  • Bacopin (50% bacosídeos) 150mg
  • Ginkgo biloba (25% glicosídeos) 150mg
  • Idebenona 40mg
  • Idebenona 40mg

Cápsulas.

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose ao dia.

Fórmula para nutrição cerebral

  • Lion’s mane 1.000mg
  • Homotaurina 50mg

Cápsulas gastrorresistentes.

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose ao dia.

Fórmula boost cognitivo

  • Lion’s mane 500mg
  • Noopept 20mg
  • Huperzine A 25mcg
  • Bacopin (50% bacosídeos) 150mg
  • Rhodiola rosea 150mg
  • L-teanina 100mg
  • N-acetil-tirosina 150mg

Cápsulas.

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose ao dia.

Fórmula cerebral super

  • Bacopin® (50% bacosídeos) 150mg
  • Vimpocetina 10mg
  • DMAE 100mg
  • Huperzine 2,5mg
  • Noopept 15mg

Cápsulas.

Sugestão posológica:
Tomar 2 doses ao dia.