NADH/NAD+ 10mg/2mL
Formulação desenvolvida com a inovadora tecnologia StabilSolution.
Acesso rápido
2. Tecnologia StabilSolution: para uma formulação robusta e eficaz
3. Apresentação disponível
4. Mecanismo de ação
5. Benefícios de NADH/NAD+
6. Indicações terapêuticas
7. Precursores de NADH/NAD+
8. Potencial sinérgico de NMN e NADH/NAD+
9. Via de administração
10. Referências
O que é NADH/NAD+?
NADH/NAD+ são cofatores energéticos envolvidos em diversos processos celulares, como metabolismo energético, reparo de DNA, sistema imunológico e proteção neuronal.
Eles coexistem em equilíbrio químico e sofrem reações de oxirredução simultaneamente quando entram no organismo ou em contato com solução. Essas reações químicas são as responsáveis por suas atividades no interior das células.
No entanto, as características físico-químicas da molécula de NADH levam a sua instabilidade em soluções aquosas comuns, podendo ser observada uma extensa degradação do ativo quando solubilizado em veículos aquosos.
Tecnologia StabilSolution: para uma formulação robusta e eficaz
Para o desenvolvimento e a manutenção de uma formulação robusta e estável, a Essentia Pharma desenvolveu uma tecnologia inovadora e altamente eficaz: StabilSolution. Através desse mecanismo, é possível garantir o equilíbrio molecular entre todas as substâncias presentes na formulação, preservando a sua estabilidade e promovendo a eficácia da dose por todo o seu período de utilização.
![icon2 icon2](https://prescritor.essentia.com.br/wp-content/uploads/2025/01/icon2-69x99.png?x55849)
Apresentação disponível
NADH/NAD+ 10mg/2mL
Mecanismo de ação
Os benefícios do NADH/NAD+ ocorrem através do mecanismo de ativação das sirtuínas (SIRT1 e SIRT2). A SIRT1 atua na manutenção dos telômeros presentes na fita de DNA, age como antioxidante e colabora para a restrição calórica. A SIRT2 tem papel fundamental no controle do transporte de vesículas extracelulares e no metabolismo oxidativo.
Além disso, o aumento da fração dos nucleotídeos colabora para o aumento de ADP-ribose e poli(ADP-ribose)-polimerase, auxiliando no reparo das fitas de DNA e na estrutura da cromatina.
Naturalmente, com o processo de envelhecimento, a reserva desses compostos (NADH/NAD+) diminui, podendo dar origem a uma série de condições relacionadas às células, e, consequentemente, influencia no aspecto da pele, na cognição, na energia e na imunidade.
Benefícios de NADH/NAD+
Cognição
Estudos apontam que o aumento dos níveis de NADH/NAD+ pode contribuir no tratamento de Alzheimer, pois possui a capacidade de englobar as proteínas ß-amiloides e evitar que elas interrompam as sinapses, prevenindo a perda de memória de pacientes com o diagnóstico. Além disso, NADH promove um aumento na proliferação de células neurais e da plasticidade das sinapses, levando à melhora nos fatores cognitivos gerais.
Cardiovascular
Pesquisas relatam que ambos os nucleotídeos, NADH/NAD+, atuam contra quadros cardiovasculares através da remodelação e manutenção cardíaca, além de serem benéficos para a melhora na pressão arterial sistólica.
Imunidade
No sistema imunológico, possuem um papel importante na redução do fator de necrose tumoral (TNF-α), que está relacionado diretamente com a prevenção de tumores e doenças neurodegenerativas.
Pele
Na regeneração da pele, os estudos atribuem seu efeito ao aumento na síntese de colágeno e regulação positiva de proteínas envolvidas na produção de queratina, filagrina e involucrina, essenciais para manter a umidade e elasticidade da pele.
Indicações terapêuticas
De acordo com estudos, NAD+ e NADH estão relacionados a diferentes mecanismos. Os principais efeitos relatados na literatura são melhora na sensibilidade à insulina, aumento do metabolismo energético, efeito hepatoprotetor, restauração da função sistólica cardíaca, melhora do comprometimento cognitivo, Alzheimer e comportamento depressivo, efeito redutor de colesterol na obesidade e combate ao estresse oxidativo.
Precursores de NADH/NAD+
De forma endógena, os cofatores NADH/NAD+ possuem três precursores indiretos (nicotinamida, ribosídeo de nicotinamida e L-triptofano) e um precursor direto
(ß-mononucleotídeo de nicotinamida), os quais promovem o aumento de NADH/NAD+ no interior das células.
No entanto, devido ao desequilíbrio gerado naturalmente pelo consumo das enzimas conversoras e pela alta demanda de utilização de NADH/NAD+ pelo organismo com o passar do tempo, a reposição desse ativo se torna interessante para a manutenção da saúde celular como um todo, favorecendo o reparo constante das células e, consequentemente, promovendo o processo de envelhecimento natural e saudável.
Potencial sinérgico de NMN e NADH/NAD+
NADH/NAD+, quando diretamente administrado, possibilita, de maneira mais rápida e pontual, a elevação dos níveis de cofatores, sem a necessidade de um precursor, e, assim, consequentemente, favorece a disponibilidade de quantidades maiores de NADH/NAD+ para consumo imediato.
Já o ß-Mononucleotídeo de Nicotinamida (NMN) é um precursor direto de NADH/NAD+ e dos demais precursores envolvidos na elevação dos seus níveis, o que contribui para a absorção e a manutenção celular de forma mais duradoura.
Levando em conta esses mecanismos, é possível identificar um potencial sinérgico quando os ativos são administrados de forma intercalada. Enquanto a administração direta de NADH/NAD+ promove o aumento rápido dos seus níveis, o NMN atua na sua manutenção prolongada.
Via de administração
![ft1 ft1](https://prescritor.essentia.com.br/wp-content/uploads/2024/10/ft1-66x66.png?x55849)
IMPORTANTE
Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.
Susan Broom Gibson, Richard Mestayer, Jade Berg, Ross Grant, Garrett Dyess, Intravenous Administration of Nicotinamide Adenine Dinucleotide Improves Cognitive Performance in Human Subjects: Implications for Clinical Populations, Archives of Physical Medicine and habilitation. Volume 102, Issue 10, 2021, Page e42, ISSN 0003-9993, https://doi.org/10.1016/j.apmr.2021.07.585.
Gong, B., Pan, Y., Vempati, P., Zhao, W., Knable, L., Ho, L., … Pasinetti, G. M. (2013). Nicotinamide riboside restores cognition through an upregulation of proliferator-activated receptor-γ coactivator 1α regulated β-secretase 1 degradation and mitochondrial gene expression in Alzheimer’s mouse models. Neurobiology of Aging, 34(6), 1581–1588. doi:10.1016/j.neurobiolaging.2012
Hou, Y., Lautrup, S., Cordonnier, S., Wang, Y., Croteau, D. L., Zavala, E., … Bohr, V. A. (2018). NAD+supplementation normalizes key Alzheimer’s features and DNA damage responses in a new AD mouse model with introduced DNA repair deficiency. Proceedings of the National Academy of Sciences, 115(8), E1876–E1885. doi:10.1073/pnas.1718819115
Lautrup, S., Sinclair, DA, Mattson, MP e Fang, EF (2019). NAD+ no Envelhecimento Cerebral e Distúrbios Neurodegenerativos. Cell Metabolism, 30(4), 630–655. doi:10.1016/j.cmet.2019.09.001.
Liu, D., Pitta, M., Jiang, H., Lee, J.-H., Zhang, G., Chen, X., … Mattson, MP (2013). A nicotinamida previne a patologia e o declínio cognitivo em camundongos com Alzheimer: evidências de bioenergética neuronal aprimorada e processo de autofagia. Neurobiologia do Envelhecimento, 34(6), 1564–1580. doi:10.1016/j.neurobiolaging.2012
Yang, Y. & Sauve, AA (2016). NAD + metabolismo: Bioenergética, sinalização e manipulação para terapia. Biochimica et Biophysica Acta (BBA) - Proteínas e Proteômica, 1864(12), 1787–1800. doi:10.1016/j.bbapap.2016.06.014
Braidy, N., & Liu, Y. (2020). NAD+ therapy in age-related degenerative disorders: A benefit/risk analysis. Experimental Gerontology, 110831. doi:10.1016/j.exger.2020.110831.
Comentários