Jornada do paciente:
o que é e qual a importância de mapear

Você sabe quais fatores podem contribuir para a fidelização de um paciente? A resposta para essa pergunta não envolve apenas o momento do atendimento, mas todas as etapas que antecedem e sucedem uma consulta.

Por aqui, vamos te ajudar a entender cada fase da jornada do paciente e como o seu mapeamento pode ser essencial para melhorar os processos no consultório e enriquecer a relação entre o profissional de saúde e o paciente. Confira!

O que é a jornada do paciente?

A jornada do paciente é o caminho que uma pessoa percorre desde o primeiro contato com um sintoma ou necessidade de saúde até a resolução (ou controle) do problema, passando por todas as etapas de busca por informação, atendimento, tratamento e acompanhamento.

É uma espécie de “mapa” da experiência do paciente com o sistema de saúde. Mapear essa jornada pode ajudar profissionais e clínicas a entenderem como oferecer um atendimento mais humanizado, personalizado e eficaz.

Quais as principais etapas da jornada do paciente?

É importante destacar que dependendo da rotina de cada profissional ou clínica o caminho percorrido pelo paciente pode se diferenciar. Entretanto, existem algumas etapas que são essenciais nesse processo. Entenda:

1. Percepção do problema de saúde

É o momento em que o indivíduo percebe os primeiros sintomas que o levam a recorrer a um atendimento médico. Esses sintomas podem ser decorrentes de um quadro agudo ou de sinais que o alertam acerca da necessidade de um cuidado especializado com a saúde física ou mental.

2. Tomada de decisão

Nesse estágio, o paciente já compreendeu melhor sua condição e começa a avaliar as opções de cuidado disponíveis, comparando profissionais, clínicas e tratamentos relacionados ao seu problema.

Para a decisão, são levados em consideração fatores como confiança no profissional ou na instituição, indicações de outros amigos ou familiares, cobertura do plano de saúde, custo-benefício dos serviços oferecidos, entre outros.

Nessa fase, é essencial que as instituições de saúde ofereçam informações claras, canais de comunicação eficientes e um atendimento humanizado, para fortalecer a confiança e facilitar essa escolha.

3. Consulta médica

A consulta médica é um dos momentos mais importantes. Nessa etapa, o paciente espera atenção, empatia e clareza nas explicações por parte do profissional de saúde, além de um ambiente acolhedor e seguro.

A forma como o médico conduz o atendimento tem impacto direto na adesão ao tratamento e na satisfação do paciente. Por isso, a pontualidade ao iniciar a consulta, a organização dos processos operacionais (agendamento, prescrição de exames ou medicamentos), bem como um tratamento cuidadoso por parte de toda a equipe, fazem diferença para uma experiência positiva.

4. Diagnóstico e plano de tratamento

Depois da consulta e da realiização de exames, quando necessários, o paciente entra na etapa de diagnóstico e definição do plano de tratamento. Esse é um momento crucial, pois é quando ele finalmente entende o que está acontecendo com sua saúde e quais serão os próximos passos para sua recuperação ou controle da condição.

O plano de tratamento deve ser construído de forma personalizada e realista, considerando o estilo de vida, as preferências, as limitações e as condições financeiras do paciente.

5. Acompanhamento e fidelização

A última etapa ocorre após a conclusão do tratamento e tem como foco manter o vínculo com o paciente, estimulando a indicação do serviço e o retorno no futuro.

Algumas estratégias como lembretes para retornos, envio de conteúdos educativos e a atualização constante dos canais digitais de comunicação ajudam a manter o paciente engajado com a clínica ou o profissional de saúde.

Nesse momento, também é interessante realizar a coleta de feedback por meio de pesquisas de satisfação, com o intuito de identificar possíveis melhorias no atendimento e reforçar a reputação do médico ou da clínica.

Qual a importância de mapear a jornada do paciente no seu consultório?

Mapear a jornada do paciente em um consultório ou clínica é fundamental para entender como ele se relaciona com o serviço de saúde em cada etapa, desde o primeiro contato até o pós-atendimento.

O mapeamento ajuda a otimizar processos internos, alinhar a equipe e garantir que todas as etapas estejam voltadas para a satisfação e fidelização do paciente. Isso resulta em maior organização, redução de falhas, melhor aproveitamento de recursos e, principalmente, um serviço de saúde mais acolhedor e resolutivo.

Como garantir uma boa experiência durante a jornada do paciente?

Uma jornada eficiente é aquela em que o paciente se sente satisfeito com a experiência vivida, mantém o laço com a clínica e segue o plano de tratamento de forma correta, estabelecendo uma relação de confiança e transparência com o profissional que está cuidando da sua saúde.

Para isso, algumas estratégias podem ser favoráveis, facilitando o engajamento do paciente com a promoção do seu próprio bem-estar, reduzindo o absenteísmo nas consultas e contribuindo para a fidelização.

Invista em um atendimento de qualidade

O primeiro passo para garantir que a jornada do paciente seja uma experiência de qualidade, é manter um atendimento humanizado, que transmita confiança a quem está sendo atendido. Para isso, se atente a alguns pontos, como:

ponto Priorizar a pontualidade nos atendimentos;

ponto Deixar o ambiente acolhedor para receber o paciente;

ponto Apostar em uma comunicação clara e objetiva;

ponto Manter uma escuta ativa em relação às queixas trazidas durante a consulta;

ponto Dar orientações personalizadas de acordo com as necessidades e o estilo de vida de cada paciente;

ponto Se mostrar disponível para sanar as dúvidas que possam surgir.

Aprimore os processos

Outro ponto importante é manter os processos operacionais bem definidos e otimizados, pois assim o profissional consegue dedicar mais atenção ao paciente.

Contar com um software especializado em gestão de clínicas e consultórios pode ser uma boa alternativa nesse momento. Um exemplo é o Easy Health, uma plataforma inovadora que oferece ferramentas para facilitar a sua rotina e enriquecer o seu atendimento. Conheça alguns recursos disponíveis:

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Agenda on-line inteligente que proporciona mais praticidade para o profissional e o paciente

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Aplicativo para o paciente integrado ao prontuário eletrônico.

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Extração automática de dados diretamente do PDF dos exames

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Envio facilitado de documentos ao paciente

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Ferramentas que auxiliam na gestão financeira

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Recursos avançados de inteligência artificial

Se você deseja saber mais sobre as inovações da inteligência artificial na área da saúde e conhecer outros recursos essenciais para a prática clínica, acesse o site do Easy Health e veja como a tecnologia pode ajudar a elevar o seu atendimento a outro nível.

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