Hialuronato de sódio 0,06%
1,2mg/2mL

Ação hidratante que favorece a elasticidade, a firmeza e a textura da pele.

O que é hialuronato de sódio?

O hialuronato de sódio é um derivado do ácido hialurônico (polímero de carboidrato presente naturalmente em todos os organismos vivos). Classificado como um mucopolissacarídeo, ele se destaca pela sua capacidade de reter água, o que lhe confere propriedades viscosas essenciais para a estrutura, funcionalidade e lubrificação dos tecidos do organismo, como as articulações e os músculos.

Predominantemente localizado na matriz extracelular e pericelular, o ácido hialurônico também pode ser encontrado em ambientes intracelulares, onde desempenha papéis cruciais na organização e na manutenção da integridade tecidual. Sua biocompatibilidade, ausência de imunogenicidade e características viscoelásticas fazem dele um ativo interessante para diversas áreas da medicina.

Apresentação disponível

Hialuronato de sódio (0,06%) 1,2mg/2mL
ID/SC

Vias de administração

Intradérmico (ID): recomenda-se aplicar por via intradérmica ou por retroinjeção, uma vez por semana ou a cada 15 dias. O volume indicado para essa via é de 1mL; contudo, é indicado aplicar até no máximo 0,2mL por quadrante, evitando administrar todo o conteúdo em um só local.

Subcutâneo (SC): aplicar por via subcutânea uma vez por semana ou intercalando com outros protocolos a cada 15 dias, na região requerida. O volume indicado para essa via é de 1mL; contudo, pode-se aplicar o produto em quadrantes para evitar extravasamento e reações adversas locais.

Indicações terapêuticas

O hialuronato de sódio 0,06% é indicado para hidratação superficial da pele, sendo ideal para tratamentos que visam melhorar a textura, elasticidade e uniformidade cutânea, sem adicionar volume. É especialmente recomendado para a reidratação de áreas delicadas ou ressecadas e para auxiliar na recuperação da barreira cutânea em casos de ressecamento extremo.

Além disso, ele também pode ser utilizado como coadjuvante em terapias capilares, contribuindo para a hidratação do couro cabeludo e auxiliando no crescimento e fortalecimento dos fios.

Mecanismos de ação

O ácido hialurônico desempenha diversas funções biológicas essenciais, como manter a viscoelasticidade dos tecidos conjuntivos líquidos, regular a hidratação tecidual e facilitar o transporte de água. Ele também organiza os proteoglicanos na matriz extracelular, promovendo a hidratação, a elasticidade, a firmeza e a estabilidade da pele, além de atuar como mediador em processos celulares fundamentais, incluindo migração, mitose, desprendimento celular, desenvolvimento tecidual e resposta inflamatória.

No tecido cutâneo, o ácido hialurônico auxilia na redução de linhas finas, melhora da textura e manutenção do turgor saudável, além de estimular a síntese de colágeno e a organização dos componentes dérmicos. Sua interação com moléculas de água é potencializada por receptores celulares específicos e favorece processos de cicatrização, regeneração e remodelação dos tecidos.

Em concentrações menores, como 0,06%, o hialuronato de sódio atua como hidratante biológico, integrando-se à matriz extracelular e promovendo equilíbrio hídrico sem alterar o contorno da pele. Sua ação também potencializa a comunicação celular e acelera mecanismos regenerativos, sendo especialmente eficaz em estratégias de revitalização cutânea, estímulo dérmico leve e manutenção da qualidade da pele.

IMPORTANTE

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Ayatollahi, A., Firooz, A., & Samadi, A. (2020). Evaluation of safety and efficacy of booster injections of hyaluronic acid in improving the facial skin quality. Journal of Cosmetic Dermatology. Published online May 17, 2020. doi:10.1111/jocd.13493

Beer, K., & Avelar, R. (2014). The Use of Hyaluronic Acid and Calcium Hydroxylapatite Fillers for Full-Face Correction. Journal of Drugs in Dermatology, 13(9), 1103-1107.

Injectable Non-Animal Stabilized Hyaluronic Acid as a Skin Quality Booster: An Expert Panel Consensus. Accessed August 8, 2020. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29320592/

Juhász, M. L., & Marmur, E. S. (2014). The use of injectable hyaluronic acid and calcium hydroxylapatite fillers in the management of skin aging. Journal of Drugs in Dermatology, 13(9), 1077-1082.

Reuther, T., Bayrhammer, J., & Kerscher, M. (2010). Effects of a three-session skin rejuvenation treatment using stabilized HA-based gel of non-animal origin on skin elasticity: a pilot study. Archives of Dermatological Research, 302, 37-45. doi:10.1007/s00403-009-0988-9.

Ypiranga, S., & Fonseca, R. (2017). Hyaluronic Acid Filler for Skin Booster on the Face. In Issa, M.C.A., & Tamura, B. (Eds.), Botulinum Toxins, Fillers and Related Substances (pp. 1-10). Springer International Publishing. doi:10.1007/978-3-319-20253-2_23-1.