Guia do prontuário eletrônico de pacientes
A digitalização de recursos para otimização do trabalho é uma realidade na maioria das clínicas e consultórios do país. E um dos primeiros passos desse processo foi dado pelo prontuário eletrônico de pacientes. Essa digitalização agilizou o atendimento tanto na recepção quanto na consulta e na cobrança. Hoje, esses sistemas evoluíram e passaram a armazenar cada vez mais informações úteis, além de se integrarem a outros sistemas da clínica, como a telemedicina. Confira abaixo uma análise do prontuário eletrônico de pacientes, com suas principais funções e possibilidades de integração.
O que é o prontuário eletrônico de pacientes
O prontuário eletrônico de pacientes é uma ferramenta que centraliza, em meio digital, o histórico de saúde dos pacientes, incluindo dados antropométricos, anamnese, resultados de exames, diagnósticos, tratamentos e seus desdobramentos. Assim, fornece aos médicos de todas as especialidades um panorama da saúde de cada paciente, criando condições para um atendimento mais certeiro.
Regras do prontuário eletrônico no Brasil
O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou, em 2002, a resolução 1.639, que estabelece normas para o prontuário eletrônico de pacientes. Ela determina como devem ser tratadas questões como integridade da informação, banco de dados, privacidade e auditoria. Estabelece, ainda, que todas as empresas que desenvolvem plataformas de prontuário eletrônico devem ser homologadas pelo próprio CFM.
Além disso, esses sistemas devem atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 2021. Um detalhamento dos artigos que têm relação com o prontuário eletrônico de pacientes, e com a atividade médica em geral, pode ser conferido na cartilha A LGPD e o profissional da medicina, produzida pelo CFM.
Dados de 2021, levantados pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, indicam que cerca de 85% das clínicas públicas, e 91% das particulares, já utilizam algum tipo de prontuário eletrônico de pacientes.
Funções básicas do prontuário eletrônico de pacientes
Não há uma configuração padrão para as funções que compõem o prontuário eletrônico, mas algumas delas são encontradas na maioria dos sistemas. Entre as funções em comum, estão:
- – Identificação do paciente;
- – Registro de atendimentos prestados;
- – Anamnese;
- – Diagnósticos;
- – Tratamentos prescritos;
- – Evolução dos tratamentos.
Funções adicionais
Alguns sistemas de prontuário eletrônico oferecem funções adicionais, como por exemplo:
- – Meio de comunicação compartilhado entre profissionais;
- – Registro legal das ações médicas;
- – Apoio à avaliação da qualidade do atendimento;
- – Fornecimento de dados para cobranças e reembolsos, além de suporte para outros aspectos gerenciais.
Gestão clínica integrada com prontuário eletrônico de pacientes
Além de funções avançadas, os sistemas de prontuário podem se diferenciar por integrarem plataformas de gestão integral da clínica médica. Assim, estará conectado ao sistema de agendamento de consultas, ao agregador de resultados de exame, ao banco de fórmulas e ao gestor de pagamentos, entre outros serviços oferecidos pelas melhores plataformas.
É o caso do Easy Health, que é uma plataforma projetada para aprimorar a prática clínica, auxiliar no gerenciamento do atendimento e melhorar as experiências do médico e do paciente. O prontuário está disponível já no plano gratuito da plataforma, e é integrado às funções de agenda, prescrição eletrônica, assinatura digital, plano alimentar e banco de fórmulas.
Assinando o plano PRO, o profissional da saúde ganha acesso ao módulo financeiro, a funções úteis para a prática de telemedicina e a diversos outros serviços. Conheça e utilize o Easy Health.
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