Como diminuir o absenteísmo nas consultas
O absenteísmo nas consultas pode trazer efeitos adversos tanto para os médicos e as clínicas quanto para os próprios pacientes. Essas ausências não justificadas em atendimentos de saúde podem impactar nos processos administrativos e financeiros para os profissionais, e dificultar a adesão a um tratamento adequado e de qualidade para os pacientes.
No entanto, algumas práticas na gestão clínica podem ajudar a diminuir as faltas e fortalecer o vínculo entre paciente e profissional, ações importantes para manter um atendimento efetivo e de qualidade. Entenda!
Como o absenteísmo nas consultas pode impactar a prática clínica?
Dentre os principais efeitos que o absenteísmo nas consultas pode gerar para a prática clínica, podemos citar os impactos na organização financeira, na eficácia do atendimento e na satisfação do paciente e da equipe. Entenda:
Impacto financeiro
Sabemos que é importante manter um fluxo constante de pacientes para se manter estável financeiramente e, por isso, consultas não comparecidas podem apresentar uma perda direta de receita para as clínicas e para os profissionais. Além disso, a falta de constância de pacientes pode comprometer a capacidade de lidar com custos fixos de manutenção do local de trabalho, como aluguel, remuneração de funcionários, softwares de atendimento, entre outros.
Eficácia do atendimento
Quando os pacientes não comparecem, o tempo dos profissionais de saúde é desperdiçado, resultando em ineficiência no uso de recursos que poderiam ser direcionados para outros pacientes ou atividades clínicas. A dificuldade de planejamento e gerenciamento da carga de trabalho devido a horários subutilizados impede que outros pacientes sejam atendidos oportunamente, contribuindo para listas de espera prolongadas e um uso inadequado dos recursos disponíveis.
Satisfação do paciente e da equipe
A qualidade do cuidado ao paciente e a satisfação da equipe também podem ser prejudicadas. A interrupção na continuidade do cuidado, especialmente para pacientes com condições crônicas, pode levar a piores desfechos clínicos devido a atrasos na detecção e no tratamento de problemas de saúde. Administrativamente, o absenteísmo nas consultas corrobora para um aumento na carga de trabalho devido à necessidade de reagendamentos, reorganização de agenda e adoção de outros métodos de lembrete para evitar ocorrências futuras.
O que pode motivar o absenteísmo nas consultas?
Uma pesquisa realizada no Sistema Único de Saúde – SUS, que investigou possíveis soluções para o absenteísmo em consultas ambulatoriais da rede pública, destacou que um dos principais motivos da ausência de pacientes é o esquecimento.
Seja por consultas marcadas com um grande espaço de tempo ou até mesmo em função dos inúmeros compromissos que fazem parte do cotidiano, esquecer a data agendada foi o motivo relatado por 23,5% dos entrevistados.
Além disso, podemos citar também outros motivos que podem contribuir para as faltas tanto na rede pública como na rede privada:
• Confusão na hora do agendamento;
• Surgimento de compromissos inesperados na mesma data;
• Problemas de saúde que impedem o comparecimento.
O fato é que, com algumas estratégias simples, esses problemas podem ser reparados, e a principal delas está relacionada com uma boa comunicação entre consultório e paciente.
Dicas para diminuir o absenteísmo nas consultas
Algumas dicas e estratégias podem favorecer um bom canal de comunicação entre paciente e profissional, ajudando a reduzir o absenteísmo nas consultas ou até mesmo favorecendo o aviso com certa antecedência em casos de ausência. Veja quais são elas:
Tenha uma boa relação com o paciente
Tanto para quem realiza o agendamento na recepção quanto para o profissional de saúde que irá fazer o atendimento, é fundamental entender que manter uma boa relação com o paciente é o ponto chave.
Isso faz com que a pessoa se sinta acolhida e ajuda a construir um relacionamento de confiança. Quando a conversa acontece de forma facilitada e gentil, o paciente se sente mais à vontade para fazer perguntas e tirar dúvidas, o que ajuda a evitar possíveis confusões relacionadas às informações da consulta e estabelece um canal aberto para comunicação em casos de reagendamentos ou desistências.
Mantenha uma comunicação clara
Atualmente o contato entre paciente e consultório é feito geralmente por aplicativos de mensagens, o que pode gerar ruídos na comunicação. Por isso, nesse momento é preciso que o paciente obtenha as informações que necessita de forma simples e, mais importante ainda, que não haja dúvidas.
É essencial manter as informações sempre bem explicadas, com uma redação clara e concisa e com o correto uso da língua portuguesa. Ainda, a agilidade nesse momento também se faz importante, visto que, quando o paciente procura pelo atendimento na primeira vez, geralmente demonstra alguma demanda pontual.
Confirme o horário agendado
Em alguns momentos, a consulta pode ser agendada com bastante antecedência do dia que será, de fato, o atendimento. Dessa forma, é necessário que ao final da conversa sejam confirmados o horário, o dia e o mês em que a consulta irá acontecer, para que não haja confusão e o paciente se certifique que poderá comparecer na data marcada.
Essa confirmação também deve ser feita em dias próximos ao agendamento, sempre relembrando ao paciente a necessidade de comunicar antecipadamente em caso de desistência.
Envie lembretes
Como falamos anteriormente, é fundamental relembrar a data agendada ao paciente, procedimento que deve fazer parte do fluxo de comunicações do consultório. A boa notícia é que, atualmente, existem softwares e plataformas que automatizam o envio de lembretes aos pacientes por meio de mensagens de textos, aplicativos de mensagens ou notificações no telefone cadastrado.
Esse recurso pode ser utilizado em mais de um momento quando a consulta possui um grande espaço de tempo. Assim, o lembrete pode ser disparado uma semana antes da consulta e também no dia anterior, a fim de relembrar o horário.
Atualize o cadastro dos pacientes frequentemente
Conforme mencionado, o uso da IA em consultório e serviços de saúde para Tanto para confirmar o horário diretamente com o paciente quanto para o envio de lembretes automatizados, é necessário ter os dados do paciente sempre atualizados no prontuário.
Essa atualização precisa ser feita periodicamente na base cadastral do consultório, o que pode ser realizado no momento do agendamento ou no dia da consulta, na recepção.
BUENO, N. da S., et al.. “HOW CAN NEW TECHNOLOGIES HELP REDUCE ABSENTEEISM IN PEDIATRIC CONSULTATION?”. Revista Paulista De Pediatria, vol. 38, Sociedade de Pediatria de São Paulo, 2020, p. e2018313, doi:10.1590/1984-0462/2020/38/2018313.
BAPTISTA, S. C. P. D., et al.. “Patient Absenteeism in Outpatient Consultations: An Integrative Literature Review”. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, vol. 55, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, 2021, p. e20200380, doi:10.1590/1980-220X-REEUSP-2020-0380.
Obrigada por compartilhar estas informações. São dicas relevantes na prática clínica
Olá Dra Jucirene, agradecemos imensamente seu feedback ♥ Um grande abraço, Essentia Group
Gostei demais das dicas. Qual aplicativo de IA pode nos auxiliar?
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