BOSWELLIN PS®

Alta concentração de ácidos Boswellicos.
Potente ação anti-inflamatória.
Alta eficácia para tratamento de artrite e doenças inflamatórias.

O que é Boswellin PS®?

Extrato obtido da goma da árvore Boswellia serrata, com o diferencial de um alto teor de ácido boswellico do tipo AKBBA, o mais poderoso dos ácidos boswellicos. Possui importante ação anti-inflamatória de ação rápida usado no tratamento de artrite, miosite, fibrosite, colite ulcerosa, osteoartrite, asma, aumento da imunidade e neuroproteção.

Diferencial do Boswellin PS®

Contém uma fração de polissacarídeo naturalmente encontrado na resina da goma de Boswellin serrata e que confere um maior perfil de absorção dos ácidos boswellicos, principalmente do tipo AKBBA (ácido 3-acetil-11-ceto-boswellico – mais de 10%), o mais efetivo dos ácidos boswellicos. A alta concentração de AKBBA proporciona uma absorção potencializada, além de uma maior ação anti-inflamatória.

Como ocorre a inflamação no organismo?

Após sofrermos um estímulo que potencialmente ativa o sistema inflamatório, uma reação imediata autoimune inicia-se para restaurar o tecido lesionado. Ocorre ativação da fosfolipase e liberação do ácido araquidônico.

Uma vez liberado, o ácido araquidônico pode ser metabolizado pela via da lipoxigenase ou da cicloxigenase, gerando, respectivamente, leucotrienos, prostaglandinas e tromboxanos, substâncias responsáveis pelos sintomas clássicos da inflamação: dor, rubor, tumor, calor e perda da função.

Os anti-inflamatórios atuam bloqueando essa cascata, seja inibindo a cicloxigenase (ex.: AINEs), a formação do ácido araquidônico (ex.: corticoides) ou inibindo a lipoxigenase (Boswellin PS®).

Benefícios em relação a AINEs

Uma das grandes vantagens do uso de Boswellin PS® comparado ao uso de AINEs (anti-inflamatórios não esteroidais) é que, por ele não inibir a cicloxigenase (COX), não há de se esperar os efeitos gastrointestinais comumente ocorridos com o uso de AINEs. Mais do que desprover de efeitos gastrointestinais, a Boswellia serrata é relatada como um composto capaz de proteger a mucosa estomacal e duodenal de úlceras gástricas. O uso da Boswellia serrata também é citado para o tratamento de diversas patologias respiratórias, como, por exemplo, asma e bronquite. Isso se dá por inibir a formação dos leucotrienos que causam broncoconstrição e também por inibir a elastase leucocitária, enzima ligada à produção de muco.

Origem da sua ação anti-inflamatória

Os efeitos anti-inflamatórios da Boswellia serrata são atribuídos aos ácidos boswellicos presentes na planta principalmente do tipo AKBBA (ácido 3-acetil-11-ceto-boswellico). No entanto, encontra-se também na goma um componente bioativo chamado de acetato de incensole, cujos estudos vinculam sua ação à propriedade de neuroproteção.

Estudos Clínicos

Marcadores de inflamação como TNF (fator de necrose tumoral) e LT (linfotoxina) foram
verificados em estudo comparando Boswellin® e o Boswellin PS®.

Os dois gráficos a seguir mostram a superior ação anti-inflamatória do Boswellin PS®:

Essa ação anti-inflamatória é responsável pela sua eficácia em tratamentos como de artrite e osteoartrite.

Um trabalho realizado no Hospital Universitário de Freiburg, Alemanha, comparou os efeitos da Boswellia serrata e do corticoide betametasona na redução de edema cerebral. O resultado concluiu que a Boswellia serrata reduziu significativamente o edema cerebral e sugeriu que seu uso pode auxiliar no tratamento, diminuindo assim o uso de corticoides pelos pacientes. Nos casos de ileíte (inflamação no íleo), o uso da Boswellia serrata e do AKBBA isolado, administrados em duas doses distintas, mostrou a diminuição do perfil da inflamação comparado ao controle.

Os leucócitos circulantes e a aderência leucocitária diminuíram mais de 90%, conforme pode ser visualizado no gráfico abaixo:

O extrato de Boswellia serrata também foi capaz de mostrar uma regressão na progressão de doenças, como colites e doença de Crohn’s, em vários estudos publicados quando comparado ao fármaco já consagrado sulfassalazina.

Para solicitar referências, entre em contato com nossa equipe técnica:
essentia@essentia.com.br

IMPORTANTE

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação
para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Fórmula para Colite

  • Ginger 200mg
  • Boswellin PS® 200mg
  • Lactobacillus Acidophillus 1BLH
  • Lactobacillus Rhamnosus 1BLH
  • Lactobacillus Plantarum 1BLH
  • Lactobacilus Reuteri 1BLH

Sugestão posológica:

Tomar 1 dose, 2 vezes ao dia. Pode ser associada ao sachê de Glutamina 5g.

Anti-inflamatório para artrite I

  • MSM 400mg
  • Boswellin PS® 200mg
  • Glucosamina 750mg
  • Condroitina 250mg

Sugestão posológica:

Tomar 1 dose, 2 vezes ao dia, longe das refeições.

Anti-inflamatório para artrite II

  • Boswellin PS® 300mg
  • UC II 20mg

Sugestão posológica:

Tomar 1 dose, 2 vezes ao dia.