Black Cumin

Promove a resposta imune | Potente agente antioxidante | Modula reguladores chave da inflamação | Suplemento para longevidade

O que é black cumin?

Black Cumin é o óleo extraído a frio das sementes da Nigella sativa, popularmente conhecida como cominho preto. N. sativa é uma antiga especiaria, cuja semente é utilizada há muitos séculos como tempero e aditivo alimentar nas regiões do Oriente Médio e do Mediterrâneo.

Black Cumin na História

Nigella sativa (NS) tornou-se o foco de interesse entre os pesquisadores das áreas médicas desde 1970, porém suas referências históricas de utilização para fins medicinais são encontradas em alguns dos mais antigos textos religiosos e médicos. É referido como um remédio por Hipócrates, o pai da medicina científica, e Dioscórides, considerado o fundador da farmacognosia. No túmulo do faraó egípcio Tutancâmon (nascido cerca de 1340 aC), dos vários artigos de acompanhamento, dignos “da vida aqui à eternidade”, foram encontrados as sementes do cominho preto.

Milenares sementes de vida

O Black Cumin no antigo latim é chamado de “Panaceia” que significa “a cura para tudo”, enquanto em árabe é denominado como “Habbah Sawda” ou “Habbat el Baraka” traduzido como “Sementes de bênção”. As características curativas e terapêuticas surpreendentes do Black Cumin o tornam um dos mais efetivos, seguros, não- prejudiciais e citoprotetores ativos naturais que pode ser usado para a prevenção e tratamento de muitas doenças complexas.

Originalmente N. sativa foi usada para tratar enxaquecas e alergia, e com o crescente desenvolvimento das pesquisas, hoje podemos incluir entre seus inúmeros benefícios a eficácia em destruir células cancerosas.

O que tem no Black Cumin?

Sua composição inclui ácidos graxos insaturados (linoleico, oleico e linolênico), ácidos graxos saturados em pequenas quantidades (araquidônico e eicosanoico), vitamina E (tocoferol α, β e γ), retinol (vitamina A), carotenoides, alcaloides tais como nigelimina, nigelidina e nigelicina, fitoesteróis incluindo β-sitosterol, avenasterol, estigmasterol, campesterol e lanosterol e ainda apresenta consideráveis 18% a 24% de timoquinona, responsável pela maioria dos benefícios da semente para a saúde.

Como Funciona

Principais mecanismos de ação

1. Antioxidante

Seus compostos permitem aumentar os naturais sistemas antioxidantes, reduzir produtos intracelulares da oxidação, bem como eliminar os radicais livres presentes.

2. Anti-inflamatório

● Supressão da atividade do complexo NF – kappa β: a ligação a esse fator de transcrição determina a indução da transcrição de proteínas pró-inflamatórias.
● Inibição de importantes sistemas enzimáticos (5-LOX e COX1) que são responsáveis na formação de mediadores inflamatórios como os leucotrienos e prostaglandinas. Além disso, reduz também 5-HETE, composto precursor de moléculas inflamatórias.
● Inibição da produção e atividade de citocinas (TNF-α) e interleucinas (IL-1β,IL-6,) pró- inflamatórias.

3. Imunomodulador

● Estimulação do combate ao câncer e infecções através de células específicas do sistema imunológico, com comprovado aumento da atividade citotóxica das células NK e Linfócitos T.
● Aumento significativo da proliferação de esplenócitos com relação dose-resposta.
● Ativação adequada de citocinas pró-inflamatórias, em resposta a moléculas estruturais patogênicas, resultando no combate eficaz de infecções.

Ativo natural comprovado cientificamente

Atualmente as diversas ações farmacológicas comprovadas e a literatura extensa sobre a atividade biológica do Black Cumin dão subsídios para torná-lo um potente ativo natural também para retardar a progressão de doenças crônicas.

Recentemente, pesquisadores revisaram os estudos científicos sobre os benefícios e o poder de cura da semente de Nigella sativa confirmando sua posição de destaque entre os medicamentos fitoterápicos. Os ingredientes bioativos de N. sativa são concentrados principalmente no óleo das sementes e formam uma mistura complexa de componentes.

Principais indicações

● Asma brônquica
● Alergia
● Analgésico e antipirético
● Diabetes
● Artrite reumatoide
● Hiperlipidemia
● Hepatopatias
● Hepatite C
● Hipertensão
● Aterosclerose
● Distúrbios imunológicos
● Psoríase
● Distúrbios neurológicos como epilepsia (diminuição da frequência de convulsões e efeito protetor ao cérebro)
● Prevenção e adjuvante no tratamento de doenças neurodegenerativas
● Problemas gastrointestinais como a úlcera gástrica e infecções microbianas
● Antiparasitário (cestódeos e nematódeos)
● Adjuvante no tratamento do câncer
● Adjuvante à terapia antibiótica
● Longevidade

Estudos Científicos

Um estudo clínico em pacientes que consumiram Black Cumin mostrou resultados encorajadores na modulação do sistema imunológico. Quarenta mulheres diagnosticadas com artrite reumatoide tomaram duas cápsulas de placebo por dia durante um mês. Após esse período consumiram por um mês 500mg de Black Cumin, duas vezes ao dia.

Em comparação com antes e depois do placebo, as pacientes que receberam as cápsulas do óleo de Nigella sativa, apresentaram uma melhoria significativa no índice de atividade da doença usado para avaliar a forma como a artrite reumatoide afeta o corpo como um todo. Além disso, houve uma redução do número de articulações inchadas e na duração da rigidez matinal (Figura 1). Notavelmente, a suplementação com Nigella sativa durante o tratamento de artrite pode ser considerada uma terapia potencial adjuvante.

Figura 1. Parâmetros clínicos em pacientes com artrite reumatoide antes e após o uso de placebo e óleo de Black Cumin.

* Significativamente diferentes (p<0,05)

A hipercolesterolemia é o maior fator de risco para a doença arterial coronariana. Baixas concentrações de colesterol sanguíneo, particularmente o colesterol LDL, reduz o risco dessa doença. Por conseguinte, foi avaliado o efeito do Black Cumin sobre o perfil lipídico de seres humanos. O efeito de sementes de Nigella sativa foi avaliado após a administração de 1g do composto antes do desjejum em pacientes hipercolesterolêmicos (n = 10), durante 2 meses. Foi observada a redução no colesterol total, triglicerídeos e LDL em um grau significativo, bem como houve o aumento do HDL (Figura 2). Esse estudo comprova que as sementes de Nigella sativa favoravelmente modificam o perfil lipídico em pacientes com hipercolesterolemia, demonstrando seu potente efeito protetor aterosclerótico.

Figura 2. Resposta do perfil lipídico dos pacientes suplementados com Black Cumin.

* Significativamente diferentes (p<0,01).

A partir de evidências experimentais demonstrando que Nigella sativa tem efeitos de modulação positivos sobre problemas de memória, perda de células piramidais do hipocampo e consolidação da capacidade de memória das informações armazenadas e de memória espacial em ratos, pesquisadores investigaram os efeitos do Black Cumin sobre a memória, atenção e cognição de voluntários idosos, administrando 500mg do Black Cumin após o jantar. Os pesquisadores, durante o período de estudo de nove semanas, avaliaram ainda o perfil de segurança do composto, sendo que todos os resultados foram comparados à linha de base  (controle antes do tratamento) e aos resultados do grupo que recebeu placebo.

O presente estudo comprovou o papel da N. sativa na melhora da memória, através de testes de memória lógica, memória visual e capacidade construtiva visual-espacial. Ao testar a memória de trabalho verbal foi constatada uma melhora na pontuação total. Os autores afirmam também que houve melhora nos testes de atenção que fornecem informações sobre a busca visual, digitalização, velocidade de processamento, atenção, flexibilidade mental e funções executivas. Não houve alterações estatisticamente significantes (p > 0,05) em qualquer um dos marcadores da função cardíaca, hepática e renal demonstrando a segurança da utilização do Black Cumin.

Para solicitar referências, entre em contato com nossa equipe técnica
essentia@essentia.com.br

Sugestão de fórmula

Black Cumin

Black cumin pode ser manipulado na forma de cápsulas orais, e sua dose usual é de 500mg até 5g ao dia, de acordo com o intuito do tratamento.

  • Black Cumin500mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose, 2 vezes ao dia.

IMPORTANTE

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação
para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.