Ansiedade

Ativos e fórmulas que ajudam a amenizar os sintomas.

A ansiedade é um dos sintomas mais comuns associados ao estilo de vida moderno. No entanto, hoje em dia, percebe-se o aumento pela procura de práticas integrativas e complementares como a fitoterapia e a suplementação para amenizar os sintomas associados à ansiedade.

A Essentia Pharma apresenta neste material um compilado de ativos disponíveis atualmente para essa finalidade e que podem ser prescritos de forma isolada ou associados entre si.

Crocus sativus

(Extrato padronizado com 0,3% de safranal)

Erva mediterrânea conhecida como saffron, muito utilizada na culinária. Suas propriedades benéficas à saúde estão principalmente atribuídas ao crocin, um carotenoide hidrossolúvel com alto teor de glicosil e capacidade antioxidante, que torna a cor amarelo brilhante do estigma. Atua como um inibidor da recaptação de serotonina – neurotransmissor que influencia na saciedade, apetite, humor, compulsão e ansiedade.

Em um estudo recente, em pacientes que receberam 50mg de extrato de Crocus sativus duas vezes ao dia, foi evidenciada a sua eficácia no tratamento da ansiedade e depressão de leve a moderada.

Sugestão posológica

30 a 200mg ao dia.

Ashwagandha

(Extrato padronizado com 3% de withanolides)

Withania somnifera Dunal (WS), comumente conhecida como Ashwagandha, tem sido usada há séculos na medicina Ayurvédica para melhorar a vitalidade e aumentar a longevidade.

É padronizada em 3% de withanolides, o seu princípio ativo mais interessante. Estudos mostram diferenças significativas na ansiedade, concentração, fadiga, atividade social e vitalidade.

Sugestão posológica

300mg a 1000mg ao dia.

Ansiless®

(Extrato padronizado com 5% de escutelarina)

Ansiless® é composto do extrato de Scutellaria lateriflora padronizado em 5% de escutelarina. Sua padronização assegura não somente um tratamento seguro e eficaz, mas também uma alternativa preciosa aos psicofármacos ortodoxos, frequentemente associados a efeitos colaterais.

Utilizado para tratamento da ansiedade, estresse e depressão.

Sugestão posológica

250mg a 500mg ao dia.

Pro sleep®

Composto por uma associação de berries, ricas em fitonutrientes que promovem um relaxamento cerebral e conferem um sono reparador. Tem perfil farmacológico similar ao Zolpidem, aumenta significativamente a potência alfa-1. As ondas alfa são conhecidas por indicar um estado relaxado, semelhante ao que é atingido através da meditação.

Reduz o tempo de latência do sono, aumentando sua duração e sem causar sonolência no dia seguinte; além de reduzir a ansiedade ligada à insônia.

Sugestão posológica

130mg a 260mg ao dia, uma hora antes de deitar-se.

Pinetonina

Fitocomplexo derivado de óleos essenciais, indicado para promover o bem-estar, diminuir sintomas do estresse, como agitação, ansiedade e insônia. Segundo estudos, tem ação no padrão de ondas alfa e ondas betacerebrais (auxiliando no relaxamento) e também na regulação dos níveis de cortisol.

Sugestão posológica

30% a 50% em spray nasal;
pulverizar 1 jato em cada narina, de 1 a 2x ao dia.

Holy Basil

Holy basil ou Tulsi, nome dado para o manjericão santo, tem uma história de uso bem antiga, sendo uma planta tradicionalmente usada na medicina Ayurvédica para saúde geral e uma vida longa. Hoje é comumente classificado como um adaptógeno (reduzindo os efeitos do estresse e ansiedade sobre o corpo) e é valorizado pela sua versatilidade em ajudar a restaurar a saúde em casos nos quais o desequilíbrio é a causa de doença.

Sugestão posológica

250mg a 1000mg ao dia.

Humulus Lupulus®

(Extrato padronizado com 3% de flavonoides)

O Humulus lupulus é tradicionalmente utilizado como auxiliar do sono, promovendo atividade de indução e manutenção do mesmo. Essa ação é devida, principalmente, à atividade sedativa da sua porção de α-ácidos. O extrato de H. Lupulus tem efeitos comprovados na indução da resposta de ionotrópicos (receptores de GABA-A) e como coadjuvante no tratamento da depressão.

Utilizado para tratamento da ansiedade, estresse e depressão.

Sugestão posológica

100mg a 400mg ao dia.

Melissa Officinalis

(Extrato seco padronizado)

Pode modular várias medidas de comportamento, como um moderado sedativo em transtorno do sono, na atenuação de sintomas de desordens nervosas e, inclusive, na redução de excitabilidade, ansiedade e tensão.

Em estudo pré-clínico em camundongos foi administrado um extrato hidroalcoólico de folhas de M.oficinalis: houve redução significativa da atividade comportamental em dois testes em comparação com o controle, o que sugere que o extrato apresenta efeito sedativo.

Sugestão posológica

500mg a 1000mg ao dia.

Zembrin

Composto pelo extrato padronizado de Sceletium tortuosum, uma planta de origem sul-africana utilizada para alívio da fome, fadiga e melhora do humor. Possui efeitos sedativos e é coadjuvante no tratamento da ansiedade e sintomas de depressão.

Seu uso também está relacionado à diminuição dos sintomas deletérios relacionados ao estresse e à ansiedade que levam à compulsão alimentar e pioram os sintomas da TPM.

Sugestão posológica

8mg a 25mg ao dia.

5-Hidroxitriptofano

(5-HTP)

5-HTP é o aminoácido precursor direto da serotonina presente na Griffonia simplicifolia. Diferentemente do L-triptofano, que faz parte de várias estruturas proteicas, o 5-HTP apresenta a vantagem de ser utilizado principalmente pelo cérebro para produzir serotonina, consequentemente, apresentando maior efetividade em nível cerebral.

Além dos excelentes resultados na modulação do humor, o seu uso também tem efeito no sono.

Sugestão posológica

100mg a 400mg, via oral, divididas em 2 a 3 doses.
Podem ser usados de 25mg a 50mg, via sublingual.

Phenibut

Phenibut (ácido β-fenil-y-aminobutírico) aumenta a concentração de GABA, neurotransmissor responsável por modular a atividade dos neurônios. É utilizado como tranquilizante e como agente nootrópico. Reduz o estresse, a insônia, a ansiedade, melhora a memória e a função intelectual.

Sugestão posológica

50mg a 250mg, 2 a 4 vezes ao dia.

L-Teanina

A L-teanina é um aminoácido presente na Camellia sinensis (chá verde) que produz um efeito calmante no cérebro por bloquear a ligação do ácido l-glutâmico aos receptores de glutamato. Dessa forma, induz o relaxamento e possui efeito calmante e modulador do humor, aumentando a sensação de bem-estar, uma vez que promove aumento das ondas cerebrais alfa.

Não causa sonolência e não interfere na habilidade de pensar, ajudando inclusive na concentração mental.

Sugestão posológica

Via oral, 100 a 300mg ao dia; na forma sublingual, 50mg a 100mg ao dia.

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação para consumidores, no termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Fórmula Relax

Fórmula sublingual de ação rápida e sabor bastante agradável, com propriedades tranquilizantes. Une o 5-HTP natural que age como precursor direto da serotonina e o Crocus sativus, que induz o relaxamento e possui efeito calmante e modulador do humor.

  • 5-Hidroxitriptofano 50mg
  • Crocus sativus 50mg

Sugestão posológica:
Utilizar 1 cápsula sublingual, 2 vezes ao dia. 30 cápsulas.



Fórmula indutora de ondas cerebrais alfa

Fórmula com excelentes feedbacks clínicos tanto na indução do sono como na redução da ansiedade. Composto por um complexo de fitonutrientes, promove um aumento das ondas cerebrais alfa e induz um estado relaxado, semelhante ao que é atingido através da meditação.

  • Pro Sleep 260mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose à noite.

Spray nasal ativador do equilíbrio e bem-estar

Spray nasal contendo blend de óleos essenciais, indicado para promover o bem-estar e diminuir sintomas do estresse. Segundo estudos, tem ação no padrão de ondas cerebrais alfa e beta (auxiliando no relaxamento) e também na regulação dos níveis de cortisol.

  • Pinetonina 30%
  • Spray nasal. qps 1 jato

Sugestão posológica:
Aplicar 1 jato em cada narina.

Fórmula Antiestresse

Contém mistura sinérgica de ingredientes para regular as catecolaminas e o neurotransmissor inibitório GABA. Útil para a ansiedade, manter o foco, amenizar as alterações de humor e alívio geral do estresse.

  • Inositol 1g
  • Ashwagandha (3% withanolides) 300mg
  • L-taurina 250mg
  • GABA 250mg
  • L-teanina 100mg
  • Holy basil 200mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose, 2 vezes ao dia.
60 cápsulas.

Fórmula equilíbrio da ansiedade - indução de Gaba

Os transtornos de ansiedade são geralmente tratados com substâncias que aumentam a produção de GABA ou que sejam GABAérgicas. Esta fórmula possui um blend de ativos que, juntos, estimulam essa produção.

  • Taurina 250mg
  • Magnésio (quelado) 200mg
  • Melissa (extrato seco) 200mg
  • L-Teanina 200mg
  • Zinco (quelado) 15mg
  • Piridoxal-5-fosfato 10mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose, 2 vezes ao dia.
60 cápsulas.

Fórmula Serotonina e GABA Plus

Possui ativos que auxiliam os sistemas de neurotransmissores inibitórios de serotonina e GABA, os quais produzem efeitos calmantes. É indicado para pacientes com dificuldade de adormecer e manter o sono, ansiosos e com tendências à hiperatividade.

  • Vitamina B3 30mg
  • Piridoxal 5-fosfato 30mg
  • Ácido fólico 400mcg
  • Metilcobalamina 200mcg
  • Magnésio (quelado) 100mg
  • L-taurina 500mg
  • Phenibut 50mg
  • 5-HTP 100mg
  • L-teanina 100mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose à noite.
30 cápsulas.

Tintura Relax Plus

Indicado para problemas de ansiedade, nervosismo, insônia e agitação. Também pode ser utilizado em crianças agitadas, com dificuldade de relaxar e dormir.

  • Tintura mulungu (Erythrina mulungu) 25%
  • Tintura camomila (Matricaria camomila) 25%
  • Tintura passiflora (Passiflora alata) 25%
  • Tintura melissa (Melissa oficinallis) 25%

Sugestão posológica:
Tomar de 40 a 80 gotas em 100 ml de água, 3 vezes ao dia.
Para crianças, 20 gotas, 3 vezes ao dia.

Fórmula com Ansiless

Ansiless é padronizado em 5% de escutelarina. Essa padronização assegura uma alternativa preciosa aos psicofármacos ortodoxos, frequentemente associados a efeitos colaterais. Utilizado para tratamento da ansiedade, estresse e depressão.

  • ANSILESS® 250mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose, 1 a 2 vezes ao dia.
30 cápsulas.

Fórmula melhora do humor e da saciedade

Fórmula composta por Zembrin (Sceletium tortuosum) que visa reduzir a compulsão alimentar através da melhora da ansiedade, humor e bem-estar.

  • Zembrim® 8mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose ao dia.
30 doses em cápsulas.

Fórmula sono saudável com aminoácidos

A L-teanina e a L-taurina são responsáveis por promover o relaxamento e reduzir a ansiedade e o excesso de excitação. Fortalecendo a saúde do sono, a L-glicina é a principal responsável pelo relaxamento dos músculos durante o estado REM.

  • L-glicina 500mg
  • L-taurina 500mg
  • L-teanina 500mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 a 2 doses, antes de dormir.
30 cápsulas.

Fórmula Tranquilizadora Geral

Blend de substâncias que proporciona variedade de mecanismos que podem garantir o efeito relaxante. Tem ação relaxante psíquica e é indicado para ansiedade, tensão nervosa, estresse, agitação e insônia.

  • Passiflora (extrato) 200mg
  • Valeriana (0,5% ácido valerênico) 200mg
  • Magnésio (glicina) 200mg
  • Melissa 200mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose à noite.
30 cápsulas.

Fórmula Ansiolítica

Combinação que promove o relaxamento, bem-estar mental e bom humor.

  • 5-hidroxitriptofano 25mg
  • Taurina 50mg
  • Glicina 50mg
  • Teanina 50mg

Sugestão posológica:
Tomar 1 dose, 2 a 3 vezes ao dia.

Conteúdos relacionados