Alfa-GPC
(98% de GPC)

Precursor de acetilcolina
Melhora da função cognitiva
Aumento da performance esportiva
Importante para a fertilidade masculina

O que é o Alfa-GPC?

O Alfa-GPC, ou ɑ-glicerol fosfatidilcolina, atua na proteção osmótica e na regulação do estresse, auxiliando na construção das membranas celulares. É também precursor da acetilcolina, um neurotransmissor que possui papel importante no sistema nervoso central e nas junções neuromusculares, além de contribuir para a fertilidade masculina através da motilidade dos espermatozoides. Por essas importantes funções, esse ativo acaba sendo utilizado como ergogênico, aumentando a performance física, e como nootrópico, substância de ação cerebral capaz de aumentar o foco e a cognição, sendo também considerado uma antitoxina fisiológica para o rim, fígado e cérebro.

Nosso diferencial: 98% de GPC

O Alfa-GPC da Essentia Pharma garante que ao menos 98% da matéria-prima seja formada pelo princípio ativo GPC em sua forma purificada. Essa molécula é a responsável pela eficácia terapêutica do tratamento. Por conta disso, em cada ampola de Alfa-GPC (98% de GPC) asseguramos a qualidade, a segurança e os resultados potencializados durante o tratamento.

Apresentação disponível

Alfa-GPC (98% de GPC) 150mg/1mL (Ampola)

Atuação no organismo

A molécula de Alfa-GPC possui várias funções no organismo humano. Atua como protetora osmótica e reguladora do estresse metabólico, atingindo altas concentrações renais. Em combinação com o DHA (ácido graxo do ômega-3) é sintetizado no metabolismo humano a molécula omega-3 fosfatidilcolina (PC-DHA), que auxilia na construção de membranas celulares e tecidos metabolicamente ativos, como a massa cinzenta cerebral, retina, músculos e espermatozóides.O Alfa-GPC atravessa com facilidade a barreira hematoencefálica, atuando no sistema nervoso central como precursor da acetilcolina, um neurotransmissor necessário para conduzir as junções neuromusculares que regulam os músculos esqueléticos, músculos lisos e miocárdio.

Principais indicações

Alfa-GPC é conhecido em diversas literaturas pelo seu potencial cognitivo, recuperação de derrames, encefalopatia pós-cirúrgica, transtorno de déficit de atenção com hiperatividade, doenças neurodegenerativas, perda de memória e outras dificuldades cognitivas. Além disso, o tratamento com esse ativo também demonstrou auxiliar na recuperação em casos de deterioração de personalidade e retraimento social, melhorando o comportamento e mostrando sua importância nos tratamentos de pacientes com Alzheimer. A molécula também é precursora do hormônio do crescimento, atuando na revitalização da hipófise anterior e lesão craniocerebral.

Estudos clínicos em humanos

Existem diversas pesquisas com Alfa-GPC injetável. Um estudo clínico com quatro voluntários saudáveis comparou as administrações endovenosa, intramuscular e via oral do ativo. Com administração parenteral pela via endovenosa (EV) do Alfa-GPC, a concentração de colina plasmática atingiu um pico máximo em 5 minutos e retornou à linha de base em 4 horas. Com administração pela via intramuscular (IM), a concentração de colina plasmática atingiu o pico máximo em 30 minutos, retornando à linha de base em 6 horas. Com a administração realizada pela via oral do ativo Alfa-GPC, a maior concentração de colina plasmática foi atingida em 3 horas, e a linha de base retornou após 10 horas da administração. A concentração plasmática de colina máxima atingida pela via oral consistiu na metade da concentração atingida pelas vias parenterais, comprovando sua maior biodisponibilidade com a administração injetável. Independente da forma de administração, nenhum efeito colateral foi relatado.

Em outro estudo realizado, foram envolvidos 2.972 pacientes vítimas de derrame que realizaram tratamento com Alfa-GPC por 1 mês pela via intramuscular, seguido por 5 meses de administração via oral, demonstrou melhora acentuada da recuperação nos aspectos de cognição, humor, sociabilidade e estado clínico. Foi também realizado um estudo duplo-cego com pacientes diagnosticados com Alzheimer. Além da avaliação neuropsicológica, esses pacientes foram submetidos a exames dos níveis hormonais de cortisol, ACTH, prolactina e hormônio do crescimento. A avaliação neuropsicológica demonstrou melhora significativa nos pacientes que realizaram o tratamento com o Alfa-GPC, em relação ao grupo placebo. O cortisol e o ACTH reduziram, enquanto o nível de prolactina não foi alterado. Os níveis de hormônio do crescimento aumentaram significativamente a partir da 12ª semana de tratamento, enquanto os níveis de GH do grupo placebo reduziram drasticamente. 44% dos pacientes tratados com o ativo demonstraram um aumento do fluxo sanguíneo cerebral em 7%. Pesquisadores acreditam que o Alfa-GPC pode ser utilizado para regular negativamente o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, que se encontra superativado em doenças neurodegenerativas e pode contribuir para a progressão dessas enfermidades.

Pacientes pós-cirurgia cardíaca normalmente precisam de dias ou semanas para recuperação e outros sofrem de incapacidade permanente. Além das dificuldades na memória e na fadiga mental, também é comum observar diferenças na personalidade e interação social. Desse modo, foi realizado um estudo randomizado com pacientes submetidos à cirurgia cardíaca de ponte de safena. Durante a prática, o Alfa-GPC foi administrado nas primeiras 4 semanas pela via endovenosa, e depois seguiram com administração intramuscular por 5 meses, completando 6 meses no total. A partir das 4 semanas, foi observada uma melhora significativa na memória do grupo de tratamento em relação ao grupo placebo. No final do tratamento, todos os pacientes pós-cirúrgicos reverteram o quadro de declínio e estavam recuperados, enquanto os pacientes do grupo placebo seguiram com um quadro crítico de cognição.

Administração injetável
de Alfa-GPC (98% de GPC)

Para administração intramuscular da Alfa-GPC (98% de GPC), recomenda-se que a aplicação seja realizada de forma profunda e lenta (região mais vascularizada), pela técnica em Z, reduzindo possível desconforto e o escape da medicação no local da entrada da agulha. A injeção deve ser feita a uma velocidade de 1ml a cada 10 segundos. Essa velocidade oferece tempo às fibras musculares para que se expandam e contenham a solução no local correto.

Para administrações pela via intravenosa, os parâmetros de gotejamento devem ser acompanhados e iniciados preferencialmente de forma lenta, avaliando a individualidade e a resposta do paciente.

IMPORTANTE

Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação
para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.

Icon-endoven

Protocolo para recuperação neuronal

A associação destas substâncias atua na saúde cognitiva, melhorando o foco e a concentração, visando o aporte de antioxidantes, o aumento da produção de acetilcolina, a otimização da função mitocondrial e o apoio à restauração dos níveis de homocisteína. Contém nutrientes revitalizantes capazes de reparar os neurônios.

  • Alfa-GPC (98% de GPC) 150mg/1mL1 ampola
  • Pool para Cognição 2mL1 ampola
  • Inositol (10%) 1g/10mL1 ampola
  • L-Triptofano (1%) 100mg/10mL1 ampola
  • Vitamina B12 (Metilcobalamina) (0,25%) 2500mcg/1mL1 ampola
  • Pool de Minerais /2mL1 ampola

Sugestão de uso: diluir 1 ampola de cada produto em 250ml de SF 0,9% e aplicar pela via endovenosa com gotejamento inicial lento (45-60min/bolsa), avaliando individualmente cada paciente.

Protocolo para neuroproteção

Esse protocolo contempla diversas substâncias que atuam na prevenção de doenças neurodegenerativas, auxiliam a atividade mental e defendem as células contra o estresse oxidativo. Além disso, possuem efeito antioxidante e ajudam na manutenção de membranas celulares, contribuindo para a estrutura e a função das células cerebrais.

  • Alfa-GPC (98% de GPC) 150mg/1mL1 ampola
  • Acetil L-Carnitina 800mg/2mL1 ampola
  • Complexo B (com Metil B12)/2ml1 ampola
  • Piracetam (25%) 500mg/2mL1 ampola
  • Sulfato de Magnésio (10%) 500mg/5mL1 ampola
  • L-Fenilalanina (1%) 50mg/5mL1 ampola

Sugestão de uso:diluir 1 ampola de cada produto em 250mL de SF 0,9% e aplicar pela via endovenosa com gotejamento inicial lento (45-60min/bolsa), avaliando individualmente cada paciente.

Adicional (opcional):

  • L-Glutathion (12%) 600mg/5mL1 ampola

Sugestão de uso: diluir a ampola em 100mL de SF 0,9% e aplicar pela via endovenosa com gotejamento inicial lento (45-60min/bolsa), avaliando individualmente cada paciente.

Protocolo para crescimento muscular / sarcopenia

A associação dessas substâncias potencializa a ação do hormônio do crescimento, a reparação muscular e a redução da proteólise das células musculares. Possui também efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, além de contribuir para o aumento da força e a diminuição da fadiga.

  • Alfa-GPC (98% de GPC) 150mg/1mL1 ampola
  • Pool de Aminoácidos Essenciais /10ml1 ampola
  • HMB (Hidroximetilbutirato) (2,5%) 50mg/2mL1 ampola
  • L-Glutamina (6%) 120mg/2mL1 ampola
  • L-Taurina (5%) 100mg/2mL1 ampola
  • L-Citrulina (2%) 200mg + Vitamina C (0,75%) 75mg/10mL1 ampola
  • Beta Alanina (37,5%) 750mg/2mL1 ampola

Sugestão de uso: diluir 1 ampola de cada produto em 250mL de SF 0,9% e aplicar pela via endovenosa com gotejamento inicial lento (45-60min/bolsa), avaliando individualmente cada paciente.

Protocolo para atletas de alto rendimento

A associação dessas substâncias aumenta a força e a resistência à fadiga, mantendo o músculo com pH, energia celular e homeostase intracelular, ideal para o funcionamento em exercícios de alto rendimento.

  • Alfa-GPC (98% de GPC) 150mg/1mL1 ampola
  • Beta Alanina 750mg/2mL1 ampola
  • D-Ribose 500mg/2mL1 ampola
  • L-Cartinina 600mg/2mL1 ampola
  • L-Carnosina 500mg/2mL1 ampola

Sugestão de uso: diluir 1 ampola de cada produto em 250mL de SF 0,9% e aplicar pela via endovenosa com gotejamento inicial lento (45-60min/bolsa), avaliando individualmente cada paciente.

Protocolo para cognição e memória plus

A associação destas substâncias atua na saúde cognitiva, melhorando o foco e concentração, visando o aporte de antioxidantes, aumento da produção de acetilcolina, otimização da função mitocondrial e apoio à restauração dos níveis de homocisteína. Contém nutrientes revitalizantes capazes de reparar os neurônios.

  • Alfa-GPC (98% de GPC) 150mg/1mL1 ampola
  • Pool para Cognição /2mL1 ampola
  • Piracetam 500mg/2mL1 ampola
  • L-Theanina 50mg/2mL1 ampola
  • Inositol 200mg + L-Taurina 200mg/4mL1 ampola
  • L-Fenilalanina 50mg/5mL1 ampola
  • ATP – Adenosina Trifosfato (1%) 20mg/2mL1 ampola
  • Pool de Aminoácidos /10mL1 ampola

Sugestão de uso: diluir as ampolas do protocolo em uma bolsa de 250mL de SF 0,9% e aplicar pela via endovenosa com gotejamento inicial lento (45-60min/bolsa), avaliando individualmente cada paciente.

Icon-intramus

Protocolo para recuperação neuronal

A associação destas substâncias atua na saúde cognitiva, melhorando o foco e a concentração, visando o aporte de antioxidantes, o aumento da produção de acetilcolina, a otimização da função mitocondrial e o apoio à restauração dos níveis de homocisteína. Contém nutrientes revitalizantes capazes de reparar os neurônios.

  • Alfa-GPC (98% de GPC) 150mg/1mL1 ampola
  • Pool para Cognição /2mL1 ampola
  • Inositol (10%) 200mg/2mL1 ampola
  • L-Fenilalanina (1%) 20mg/2mL1 ampola
  • Lidocaína (2%) 20mg/1mL1 ampola

Sugestão de uso: aspirar o conteúdo das ampolas e aplicar lentamente metade do volume (cerca de 4,5mL) em cada músculo ventroglúteo.

Protocolo para neuroproteção

Esse protocolo contempla diversas substâncias que atuam na prevenção de doenças neurodegenerativas, auxiliam a atividade mental e defendem as células contra o estresse oxidativo. Além disso, possuem efeito antioxidante e ajudam na manutenção de membranas celulares, contribuindo para a estrutura e a função das células cerebrais.

  • Alfa-GPC (98% de GPC) 150mg/1mL 1 ampola
  • Complexo B (com Metil B12)/2mL1 ampola
  • Piracetam (25%) 500mg/2mL1 ampola
  • Sulfato de Magnésio (10%) 200mg/2mL1 ampola
  • Lidocaína (2%) 20mg/1mL1 ampola

Sugestão de uso: aspirar o conteúdo das ampolas e aplicar lentamente metade do volume (cerca de 5mL) em cada músculo ventroglúteo.

Protocolo para crescimento muscular / sarcopenia

A associação dessas substâncias potencializa a ação do hormônio do crescimento, a reparação muscular e a redução da proteólise das células musculares. Possui também efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios, além de contribuir para o aumento da força e a diminuição da fadiga.

  • Alfa-GPC (98% de GPC) 150mg/1mL1 ampola
  • HMB (Hidroximetilbutirato) (2,5%) 50mg/2mL1 ampola
  • BCAA/2mL1 ampola
  • Beta Alanina (37,5%) 750mg/2mL1 ampola
  • Lidocaína (2%) 20mg/1mL1 ampola

Sugestão de uso: aspirar o conteúdo das ampolas e aplicar lentamente metade do volume (cerca de 4mL) em cada músculo ventroglúteo.

Canty D.J., Zeisel S.H., Jolitz A.J., Lecithin and Choline – Research Update on Health and Nutrition.

Cho E., Zeisel S.H., Jaques P., Selhub J., Dougherty L., Colditz G.A., Dietary choline and betaine assessed by food-frequency questionnaire in relation to plasma total ho mocysteine concentration in the Framingham Offspring Study, Am. J. Clin. Nutr. 2006,83: 905-911.

Holmes-McNary M.Q., Cheng W.-L., Nar M.-H., Fussell S., Zeisel S.H., Choline and choline esters in human and rat milk and in infant formulas. Am. J. Clin. Nutr. 1996,64: 572-576.

Howe J.C., Williams J.R., Holden J.M., Zeisel S.H., Mar M.-H., USDA Database for the Choline Content of Common Foods, March 2004.

Koc H., Mar M.-H., Ranasinghe A., Swenberg J.A., Zeisel S.H., Quantitation of Choline and Its Metabolites in Tissues and Foods by Liquid Chromatography(Electrospray Ionization-Isotope Dilution Mass Spectrometry, Analytical Chemistry 2002, 74(18): 4734-4740.

Zeisel S.H., Mar M.-H., Hove J.C., Holden J.M., Concentrations of Choline-Containing Compounds and Betaine in Common Foods. Human Nutrition and Metabolism 2003: 1302-1307.

Cheng W.-L., Holmes-McNary M.Q., Mar M.-H., Lien E.L. Zeisel S.H., Bioavailability of choline and choline esters from milk in rat pups, Nutritional Biochemistry 1996, 7:457-464.

Abbiati G., Fossati T., Lachmann G., Bergamaschi M., Castiglioni C., Absorption, tis sue distribution and excretion of radiolabeled compounds in rats after administration of [14C]−L−α-glycerylohosphorylcholine, Euro. J. Drug Metabol. Pharma 1993, 18(2):173-180.

Gatti J. et al., A comparative study of free plasma choline levels following intramuscular administration of L-alpha-glycerylphosphorylcholine and citicoline in normal volunteers, Int. J. Clin. Pharmacol. Ther. Toxicol. 1992, 30(9): 331-335.

De Moliner et al., Pharmacokinetics of choline alsphscerate in the healthy volunteer, Le Basi Raz. Ter. 1993, 23, Suppl. 3, 75.

Parnetti L,. Avate G., Bartorelli L., Cucinotta D., Cuzzupoli M., Maggioni M., Villardita C., Senin U., Multicenter Study of L-α-Glyceryl-Phosphorylcholine vs ST200 among Patients with Probable Senile Dementia of Alzheimer’s Type, Drugs & Aging 1993, 3(2): 159-164. All data and recommendations as well as formulations made herein are based on our present state of knowledge. We disclaim all liability on risks or formulae that may result from the use of our products, including improper and illicit use. 17 W0532002/072008

Gambi D., Onofrj M., Multicenter clinical study of efficacy and tolerability of choline alfoscerate in patients with deficits in higher mental function arising after an acute ischemic cerebrovascular attack, Geriatrica 1994, 6:91.