GLP-1 Support Nutrition: tratamentos injetáveis
Protocolos injetáveis para suporte no tratamento com análogos de GLP-1
Acesso rápido
O que é GLP-1
Os medicamentos análogos de GLP-1, inicialmente desenvolvidos para o controle glicêmico do diabetes tipo 2, representam uma das abordagens atuais mais eficazes para o manejo da obesidade, promovendo uma significativa redução de peso e prolongando a sensação de saciedade.
Eles estão mudando o panorama do tratamento da obesidade e do diabetes. No entanto, o conhecimento ainda limitado sobre os ativos, a falta de acompanhamento nutricional e as dificuldades em adotar um estilo de vida saudável podem afetar a eficácia, a qualidade dos resultados e a relação custo-benefício do tratamento.
Como ocorre a ação do GLP-1
Sua ação ocorre ao modular as regiões cerebrais que controlam o apetite, influenciando a liberação de neurotransmissores e os peptídeos que regulam a fome e o gasto energético.
Perifericamente, melhoram o controle glicêmico ao aumentar a secreção de insulina, reduzindo a liberação de glucagon e a motilidade gastrointestinal, e regulam os hormônios intestinais. Os análogos de GLP-1 estão sendo cada vez mais estudados, e as pesquisas indicam seus potenciais neuroprotetores e cardiovasculares justamente pelo controle do índice glicêmico e da dislipidemia. Para garantir a eficácia terapêutica do tratamento e a qualidade de vida dos pacientes, o uso correto desses medicamentos, assim como um suporte nutricional adicional, são essenciais.
Um dos medicamentos mais promissores e estudados é a tirzepatida, um agonista duplo dos receptores de GIP e GLP-1, com ação prolongada. Sua estrutura foi projetada como uma única molécula peptídica que ativa, simultaneamente, os receptores do polipeptídeo insulinotrópico dependente de glicose (GIP) e do peptídeo-1 semelhante ao glucagon (GLP-1), ambos pertencentes à família dos receptores acoplados à proteína G.
Suporte ao tratamento
Os medicamentos análogos de GLP-1 demonstram, em diversos estudos, reduzir o peso corporal com múltiplos benefícios clínicos. No entanto, o tratamento inclui possíveis efeitos colaterais, como condições gastrointestinais, deficiências nutricionais devido à redução de calorias, perda muscular e óssea, baixa adesão a longo prazo com subsequente reganho de peso e altos custos com baixa relação custo-benefício.
Por isso, diversas diretrizes da prática clínica recomendam a terapia nutricional e comportamental multicomponente, em função de ser importante abordar, desde o início do tratamento, as metas para redução de peso com saúde.
Ao iniciar o tratamento, é fundamental verificar a saúde geral do paciente. Entre os exames e anamnese indicados, incluem-se:
- Análise de hábitos e rotina alimentares.
- Investigação de possíveis transtornos alimentares e gatilhos emocionais.
- Verificação da composição corporal através da densitometria de corpo inteiro (análise de massa magra e gordurosa, saúde óssea e tecido adiposo visceral).
- Avaliação do estilo de vida, incluindo a prática de exercícios, o nível de estresse, a qualidade do sono, o uso de substâncias e as conexões sociais.
Durante o uso dos análogos de GLP-1, o manejo nutricional e clínico dos efeitos colaterais gastrointestinais é essencial, assim como a adaptação às novas preferências e ingestões alimentares, a prevenção de deficiências nutricionais e a preservação da massa muscular e óssea por meio de treinamento de resistência e uma dieta adequada. Além disso, intervenções complementares no estilo de vida são igualmente importantes.
Nesse processo, os médicos desempenham um papel fundamental para abordar os principais desafios em torno do tratamento da obesidade com análogos de GLP-1, tornando-o mais eficaz e focado na saúde geral dos pacientes.
Durante os tratamentos, um dos efeitos esperados é a supressão do apetite e o rápido alcance da saciedade durante as refeições. Existem relatos de pacientes com ocorrências de náuseas leves ao tentarem se alimentar mesmo estando saciados, o que reforça a necessidade de um acompanhamento.
É muito importante implementar estratégias completas de suporte nutricional, já que a redução na ingestão de alimentos pode impactar a absorção de micronutrientes e macronutrientes, levando a deficiências e desequilíbrios. Dessa forma, a conduta de orientação em saúde se torna indispensável e estratégias para promover a saúde geral, com ênfase no suporte nutricional, devem ser integradas ao tratamento.
Protocolos para potencializar o tratamento durante o processo de emagrecimento:
EV 6.1 Protocolo endovenoso adjuvante para emagrecimento e ansiedade
- Ativos Dose
- L-triptofano 100mg/10mL
- L-teanina 50mg/2mL
- Glicina 75mg/2mL
- L-carnitina 600mg/2mL
- Cloreto de cromo 100mg/2mL
- Inositol 100mg + taurina 100mg /2mL
EV 9.2 Protocolo endovenoso adjuvante para ansiedade/depressão
- Ativos Dose
- L-teanina 50mg/2mL
- Glicina 75mg/2mL
- Sulfato de zinco 20mg/2mL
- Complexo B - sem B1 /2mL
- Inositol 200mg + taurina 200mg /2mL
- L-triptofano 100mg/10mL
EV 21.1 Protocolo endovenoso adjuvante para regulação do sono
- Ativos Dose
- GABA 25mg/2mL
- ATP 20mg/2mL
- L-teanina 50mg/2mL
- Melatonina 3mg/2mL
- L-triptofano 100mg/10mL
- Complexo B - sem B1 /2mL
IM 3.1 Protocolo intramuscular adjuvante para redução do estresse, equilíbrio do humor e melhora da memória
- Ativos Dose
- Hidroxitriptofano 4mg/2mL
- L-teanina 50mg/2mL
- N-acetil L-tirosina 20mg/2mL
- Lidocaína 20mg/1mL
IM 5.2 Protocolo intramuscular ativador metabólico e adjuvante para compulsão alimentar
- Ativos Dose
- L-carnitina 600mg/2mL
- Cloreto de cromo 100mcg/2mL
- L-teanina 50mg/2mL
- Hidroxitriptofano 4mg/2mL
- Lidocaína 20mg/1mL
IM 5.5 Protocolo intramuscular adjuvante para emagrecimento
- Ativos Dose
- Citrus sinensis (L.) Osbeck 20mg/1mL
- Hidroxitriptofano 4mg/2mL
- SAC (Siloxanetriol Alginato de Cafeína) 20mg/2mL
- L-carnitina 600mg/2mL
- Picolinato de cromo 100mcg/2mL
- Lidocaína 20mg/1mL
IM 7.3 Protocolo intramuscular adjuvante para redução da retenção de líquidos
- Ativos Dose
- Furosemida 4mg/2mL
- Taurina 100mg/1mL
- Lidocaína 20mg/1mL
IM 14.1 Protocolo intramuscular adjuvante para regulação do sono
- Ativos Dose
- Melatonina 3mg/2mL
- Hidroxitriptofano 4mg/2mL
- L-teanina 50mg/2mL
- Lidocaína 20mg/1mL
Desmame
A estratégia de descontinuação do tratamento deve ser cuidadosamente planejada, pois, segundo estudos recentes, a sustentabilidade do peso constitui um desafio significativo. Mesmo após adotar um estilo de vida mais saudável com dieta e exercícios, muitos pacientes recuperaram parte do peso perdido ao interromper o uso de análogos de GLP-1.
Um desmame consciente e organizado facilita a manutenção dos resultados, evitando reganho de peso e o retorno da compulsão alimentar.
Enquanto o tratamento promove a saciedade por meio de mecanismos cerebrais e gastrointestinais, a suspensão do uso interrompe esses efeitos, resultando no retorno da fome e exigindo a readaptação do organismo e dos hábitos para que os resultados sejam mantidos.
Uma revisão sistemática recente identificou que pacientes que pararam de usar análogos de GLP-1 apresentaram uma recuperação de peso considerável, mesmo mantendo as orientações de dieta e rotina de atividades físicas.
Pensando nisso, os principais pontos a serem monitorados são:
- Retorno da sensação de fome, causada pela supressão do estímulo ao GLP-1 e aos neurotransmissores no SNC, além do restabelecimento do peristaltismo gastrointestinal.
- Flutuações nos níveis glicêmicos, principalmente pós-prandiais que estão relacionados ao retorno do consumo de carboidratos.
- Desejo por alimentos calóricos, que pode ocorrer junto às flutuações nos níveis glicêmicos.
Sugere-se que o tempo de desmame siga com a redução gradual das doses. Nesse período, os cuidados nutricionais devem ser os mesmos adotados durante o tratamento, com atenção ao consumo adequado de fibras e proteínas, ao equilíbrio de vitaminas e minerais, à hidratação e à saúde intestinal.

Manutenção do peso e da massa magra
Pesquisas indicam que de 15% a 40% da redução de peso em programas de emagrecimento está associada a perdas de massa muscular e óssea, especialmente em tratamentos com análogos de GLP-1. Isso acontece porque a supressão do apetite e o rápido alcance da saciedade impactam a ingestão de micro e macronutrientes, podendo levar a deficiências e desequilíbrios.
É essencial implementar estratégias completas de suporte, uma vez que o músculo é um tecido metabolicamente ativo. A perda muscular pode chegar a 2,5kg de músculo para cada 10kg de peso eliminado, o que pode causar flacidez e diminuição do gasto energético, gerando riscos além da obesidade.
A queda da densidade óssea também é uma preocupação durante a restrição calórica, pois o baixo consumo de nutrientes leva o organismo a um processo de reabsorção e de menor síntese desse tecido, principalmente em mulheres. Para minimizar esse declínio, recomenda-se um aporte proteico diário de 2 a 2,5g por kg de peso corporal durante períodos de restrição calórica prolongada.
Protocolos para auxiliar na manutenção de massa magra durante o processo de emagrecimento:
EV 6.2 Protocolo endovenoso adjuvante para ganho de massa magra
- Ativos Dose
- L-glutationa 100mg/2mL
- HMB 50mg/2mL
- L-carnitina 600mg/2mL
- L-leucina 150mg/10mL
- L-ornitina HCl 300mg/2mL
- Aminoácidos essenciais (5,56%) 10mL
- Minerais 2mL
EV 6.4 Protocolo endovenoso adjuvante para emagrecimento e ganho de massa magra
- Ativos Dose
- Alanil glutamina 120mg/2mL
- L-carnitina 600mg/2mL
- HMB 50mg/2mL
- Cloreto de cromo 100mg/2mL
- BCAA 2mL
EV 6.5 Protocolo endovenoso adjuvante para crescimento muscular/sarcopenia
- Ativos Dose
- Alfa-GPC – 98% de GPC 150mg/1mL
- Aminoácidos essenciais (5,56%) 10mL
- HMB 50mg/2mL
- Alanil glutamina 120mg/2mL
- Taurina 100mg/2mL
- L-citrulina 200mg + Vit C (ácido ascórbico) 75mg /2mL
- Beta-alanina 750mg/2mL
EV 7.4 Protocolo endovenoso adjuvante para flacidez
- Ativos Dose
- Inositol 100mg + taurina 100mg /2mL
- L-ornitina HCl 300mg/2mL
- Ácido lipoico 10mg/2mL
- L-arginina 1g/2mL
- Vit C 400mg/2mL
- L-prolina 500mg/2mL
IM 5.1 Protocolo intramuscular adjuvante para emagrecimento e ganho de massa magra
- Ativos Dose
- BCAA /2mL
- L-carnitina 600mg/2mL
- L-arginina 400mg + lidocaína 20mg /2mL
- L-ornitina HCI 300mg/2mL
- Picolinato de cromo 100mcg/2mL
IM 5.3 Protocolo intramuscular adjuvante para crescimento muscular/sarcopenia
- Ativos Dose
- Alfa-GPC 98% 150mg/1mL
- HMB 50mg/2mL
- BCAA /2mL
- Beta-alanina 750mg/2mL
- Lidocaína 20mg/1mL
IM 5.4 Protocolo intramuscular adjuvante para ganho de massa magra
- Ativos Dose
- L-glutationa 100mg/2mL
- HMB 50mg/2mL
- BCAA /2mL
- L-ornitina HCI 300mg/2mL
- Lidocaína 20mg/1mL
IM 6.2 Protocolo intramuscular adjuvante para flacidez
- Ativos Dose
- DMAE bitartarato 60mg/2mL
- Monometilsilanetriol 10mg/2mL
- L-arginina 400mg + lidocaína 20mg /2mL
- Condroitina sulfato 100mg/2mL
- Vit C 400mg/2mL
Equilíbrio de nutrientes
Indivíduos com sobrepeso têm uma maior probabilidade de apresentar deficiências vitamínicas, em comparação a adultos com peso adequado. Quando estão em tratamento com os análogos de GLP-1, essa situação pode se agravar devido à supressão do apetite e aos efeitos gastrointestinais relacionados aos medicamentos.
Essa redução no aporte de nutrientes pode gerar impactos também na saúde do cabelo e da pele. O emagrecimento rápido pode alterar o tônus da pele, deixando rugas, flacidez e linhas de expressão mais aparentes.
Por esses motivos, a suplementação de vitaminas, minerais e antioxidantes é uma estratégia fundamental para suprir as necessidades nutricionais, dar suporte à saúde muscular, óssea e imunológica, estimular o metabolismo e alcançar os resultados terapêuticos esperados.

Hidratação
A hidratação desempenha um papel fundamental no tratamento, sendo essencial para a saúde e o sucesso na perda de peso. É importante ressaltar que os efeitos gastrointestinais dos análogos de GLP-1 podem prejudicar a hidratação, podendo ser necessário, inclusive, a reposição de eletrólitos.
A ingestão adequada de água facilita a digestão, a eliminação de toxinas e o transporte de nutrientes, estimula o metabolismo e ajuda a reduzir a fadiga e as dores de cabeça.
Estilo de vida
É fundamental esclarecer ao paciente a importância de realizar alguns ajustes no estilo de vida, como:
- Melhora na qualidade do sono: o sono insuficiente está associado à resistência à insulina, aumento da fome e ganho de peso, o que pode reduzir alguns benefícios do tratamento. Por isso, estudos recomendam o uso de L-teanina, combinada com intervenções já mencionadas, para melhorar a estabilidade do humor e auxiliar no controle do estresse.
- Controle do estresse mental: o estresse mental crônico deve ser abordado com os pacientes com obesidade, pois pode promover o desenvolvimento da condição por meio do sistema nervoso simpático e da ativação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, que eleva os níveis de cortisol, interferindo na sensibilidade à insulina.
- Acompanhamento da saúde geral: é preciso ter atenção a outros aspectos de saúde para evitar condições oculares e sarcopenia, minimizar o uso de substâncias e nutrir conexões sociais positivas.
Portanto, os médicos que prescrevem medicamentos análogos de GLP-1 para o controle da obesidade, diabetes ou outras condições podem estabelecer um plano de tratamento cuidadoso com a inclusão de acompanhamento nutricional e de estilo de vida antes, durante e após o período de redução de peso.
O plano deve envolver uma alimentação saudável, a prática de atividade física e treinamento de resistência, a triagem e tratamento de transtornos por uso de substâncias, os possíveis distúrbios alimentares, mentais e de sono e a suplementação adequada. Essas abordagens podem proporcionar benefícios que vão além da simples redução de peso, minimizando os efeitos colaterais gastrointestinais e evitando as deficiências nutricionais e as perdas muscular e óssea, além de contribuir para a melhoria da saúde metabólica e do bem-estar geral.
Protocolos para o equilíbrio dos nutrientes durante o processo de emagrecimento:
EV 7.1 Protocolo endovenoso adjuvante para saúde da pele, do cabelo e das unhas
- Ativos Dose
- Minerais /2mL
- Vit B5 40mg/2mL
- Complexo B – sem B1 /2mL
- L-metionina 100mg/2mL
- NAC 300mg/2mL
- MSM 750mg/5mL
- Aminoácidos essenciais (3,8%) 10mL
EV 10.5 Protocolo endovenoso adjuvante para fortalecimento dos ossos
- Ativos Dose
- Sulfato de magnésio 500mg/5mL
- Cloreto de cálcio 100mg/1mL
- Glicina 75mg/2mL
- L-lisina 300mg/2mL
- Vit C 1g/5mL
- Vit DK2 100.000UI /1mL
- Vit DK2 600.000UI /1mL
EV 13.1 Protocolo endovenoso adjuvante para hidratação
- Ativos Dose
- Alanil glutamina 120mg/2mL
- Sulfato de magnésio 200mg/2mL
- Vit C 1g/5mL
- Complexo B – sem B1 /2mL
- NAC 300mg/2mL
- Aminoácidos essenciais (3,8%) 10mL
EV 15.1 Protocolo endovenoso adjuvante para saúde intestinal
- Ativos Dose
- Alanil glutamina 120mg/2mL
- Sulfato de magnésio 200mg/2mL
- L-glutationa 100mg/2mL
- NAC 300mg/2mL
- Taurina 100mg/2mL
- MSM 750mg/5mL
EV 15.3 Protocolo endovenoso adjuvante para disbiose
- Ativos Dose
- MSM 750mg/5mL
- Vit C 1g/5mL
- Aminoácidos essenciais (5,56%) 10mL
- Complexo B – sem B1 /2mL
- NAC 300mg/2mL
- Biotina 5mg/2mL
IM 1.3 Protocolo intramuscular de reposição de vitaminas
- Ativos Dose
- Complexo B – com metil B12 /2mL
- Vit D3 (colecalciferol) 50.000UI /1mL
- Vit D3 (colecalciferol) 100.000UI /1mL
- Vit D3 (colecalciferol) 300.000UI /1mL
- Vit D3 (colecalciferol) 600.000UI /1mL
IM 13.2 Protocolo intramuscular adjuvante para disbiose
- Ativos Dose
- MSM 750mg/5mL
- Vit C 400mg/2mL
- Glicina 75mg/2mL
- Lidocaína (opcional) 20mg/1mL
Principais desafios

Estipular metas atingíveis para o paciente, visando não apenas a perda de peso, mas também a manutenção do peso perdido.

Suplementar adequadamente as vitaminas, os minerais e os antioxidantes fundamentais para suprir necessidades nutricionais, fornecer suporte muscular, ósseo e imunológico e estimular o metabolismo.

Acompanhar e reavaliar o tratamento complementar como estratégia de desmame.

Compreender os impactos fisiológicos, nutricionais e metabólicos de cada intervenção e aplicar estratégias baseadas em evidências, com sensibilidade e conhecimento técnico, para a eficácia terapêutica e a saúde integral.

Monitorar continuamente as necessidades individuais de nutrição, preservação de tecidos, equilíbrio metabólico e prevenção de deficiências.

Integrar ciência e cuidado para garantir benefícios sustentáveis e seguros, promovendo resultados duradouros e transformações na vida dos pacientes.
São indicados compostos que promovem:
- Estimulação à produção endógena de GLP-1.
- Saciedade.
- Modulação dos níveis de serotonina.
- Otimização do metabolismo energético.
- Redução da absorção de carboidratos ou gorduras.
Estética
Ao abordarmos o processo de emagrecimento, compreendemos que a saúde e a estética estão intrinsecamente ligadas. Por essa razão, sugerimos alguns protocolos estéticos específicos que atuam em sinergia com as orientações de saúde, complementando os resultados do emagrecimento ao aprimorar o contorno corporal e a qualidade da pele, garantindo uma abordagem completa e alinhada ao bem-estar físico e à satisfação do paciente.
Protocolos para a estética que complementam os resultados durante o processo de emagrecimento:
ES 1.1 Protocolo subcutâneo adjuvante para gordura localizada I (prega de gordura maior que 3cm)
- Ativos Dose
- Desoxicolato de sódio 60mg/2mL
- Cafeína benzoica 100mg/2mL
- L-carnitina 600mg/2mL
- Tripeptídeo-41 24mg/2mL
- Lidocaína (opcional) 20mg/1mL
ES 1.2 Protocolo subcutâneo adjuvante para gordura localizada II (prega de gordura maior que 3cm)
- Ativos Dose
- Cafeína benzoica 100mg/2mL
- Crisina 100mg/2mL
- Pentoxifilina 40mg/2mL
- Desoxicolato de sódio 60mg/2mL
- Lidocaína (opcional) 20mg/1mL
ES 1.4 Protocolo subcutâneo adjuvante para gordura localizada e celulite
- Ativos Dose
- L-arginina 400mg + lidocaína 20mg /2mL
- L-carnitina 600mg/2mL
- SAC (Siloxanetriol Alginato de Cafeína) 20mg/2mL
- Tripeptídeo-41 24mg/2mL
ES 2.1 Protocolo intradérmico adjuvante para flacidez
- Ativos Dose
- DMAE bitartarato 60mg/2mL
- Monometilsilanetriol 10mg/2mL
- TGFB3 1% + EGF 1% + IDP-2 1% /2mL
- Lidocaína 20mg/1mL
ES 2.2 Protocolo intradérmico adjuvante para flacidez facial
- Ativos Dose
- Monometilsilanetriol 10mg/2mL
- Ácido lipoico 10mg/2mL
- DMAE bitartarato 60mg/2mL
- Melatonina 3mg/2mL
- Lidocaína 20mg/1mL
ES 2.3 Protocolo intradérmico adjuvante para flacidez corporal I
- Ativos Dose
- Monometilsilanetriol 10mg/2mL
- Ácido lipoico 10mg/2mL
- DMAE bitartarato 60mg/2mL
- Lidocaína 20mg/1mL
ES 2.4 Protocolo intradérmico adjuvante para flacidez corporal II
- Ativos Dose
- Monometilsilanetriol 10mg/2mL
- DMAE bitartarato 60mg/2mL
- Vit C 10mg/2mL
- Vit B5 10mg/2mL
- Lidocaína 20mg/1mL
ES 2.5 Protocolo intradérmico adjuvante para aumento de colágeno e rejuvenescimento da pele
- Ativos Dose
- Monometilsilanetriol 10mg/2mL
- EGF 1% + IGF 1% + TGFB3 1% /2mL
- L-prolina 500mg/2mL
- DMAE bitartarato 60mg/2mL
- Lidocaína 20mg/1mL
ES 3.1 Protocolo subcutâneo adjuvante para celulite graus I e II
- Ativos Dose
- Pentoxifilina 40mg/2mL
- Monometilsilanetriol 10mg/2mL
- Benzopirona 1mg/2mL
- SAC (Siloxanetriol Alginato de Cafeína) 20mg/2mL
- Lidocaína 20mg/1mL
ES 3.2 Protocolo subcutâneo adjuvante para celulite graus III e IV
- Ativos Dose
- Tripeptídeo-41 24mg/2mL
- Pentoxifilina 40mg/2mL
- L-arginina 400mg + lidocaína 20mg /2mL
- Monometilsilanetriol 10mg/2mL
ES 3.3 Protocolo subcutâneo adjuvante para celulite graus III e IV ( com retenção hídrica)
- Ativos Dose
- Pentoxifilina 40mg/2mL
- Crisina 100mcg/2mL
- Benzopirona 1mg/2mL
- Tripeptídeo-41 24mg/2mL
- Lidocaína 20mg/1mL
A inclusão de protocolos injetáveis — endovenosos, intramusculares, subcutâneos ou intradérmicos — pode ser um complemento estratégico ao tratamento com análogos do GLP-1, atuando em sinergia para mitigar efeitos colaterais, preservar a massa muscular e óssea, corrigir deficiências nutricionais e aprimorar o contorno corporal. Essa abordagem integral não apenas favorece a saúde física, como também impacta positivamente a autoestima e a qualidade de vida.
A eficácia do tratamento é potencializada pela personalização do cuidado, no qual o papel do profissional de saúde é essencial para monitorar, ajustar e guiar cada paciente, assegurando que a perda de peso seja sustentável, segura e, sobretudo, orientada para o bem-estar integral. Ao unir ciência e cuidado humano, é possível alcançar resultados consistentes e promover transformações reais e duradouras.
Conheça mais sobre os ativos
Auxilia no gerenciamento de alguns dos desafios do tratamento, como o estresse e a ansiedade, além de melhorar também a qualidade do sono.
Contribui para a melhora do humor e a redução da ansiedade. Também desempenha um papel importante na sensação de saciedade ao manter os níveis de serotonina equilibrados, ajudando a controlar o desejo por alimentos ricos em carboidratos e açúcares.
Auxilia na regulação do açúcar no sangue, ajudando o corpo a processar a glicose de forma mais eficiente.
Possui mecanismo de ação para a queima de gordura e o aumento da capacidade do corpo de utilizar ácidos graxos como fonte de energia, o que é fundamental para a perda de peso. Também possui um papel importante na melhora da resistência física e na redução da fadiga muscular, permitindo treinos mais eficazes.
Auxilia o corpo a regular os níveis de açúcar no sangue ao melhorar a sensibilidade à insulina. O cromo pode favorecer a utilização da glicose pelas células, contribuindo para um melhor controle glicêmico.
Potencializa os efeitos do tratamento ao auxiliar as células que respondem à insulina, favorecendo o controle glicêmico.
Auxilia na função cardiovascular e protege o corpo contra o estresse oxidativo, além de possuir propriedades calmantes, que podem contribuir para a qualidade do sono.
Atua no controle do apetite, o que pode resultar na regulação da fome e saciedade, além de participar do metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas.
As vitaminas do complexo B são fundamentais para converter os alimentos em energia, o que é importante para combater a fadiga que pode acompanhar o processo de perda de peso.
Através dos seus efeitos calmantes e relaxantes, auxilia no gerenciamento do estresse e da ansiedade, que podem acompanhar as mudanças de estilo de vida, e na melhora da qualidade do sono.
Auxilia no combate à fadiga e na melhora do desempenho físico durante os exercícios.
Adjuvante na redução dos desejos por comida e no controle da fome, o que é fundamental para o sucesso do tratamento.
Auxilia no aumento dos níveis de serotonina e pode contribuir para o controle do apetite, especialmente a vontade de comer carboidratos e doces. Também promove a sensação de saciedade e atua no combate à ansiedade e na regulação do humor.
Em situações estressantes, o corpo consome mais tirosina para produzir neurotransmissores. Portanto, a suplementação pode contribuir para manter os níveis adequados e auxiliar para um melhor gerenciamento do estresse.
Adjuvante no gerenciamento de peso e gordura, principalmente no acúmulo de gordura abdominal, no controle glicêmico e no combate ao estresse oxidativo.
Atua na redução da pressão arterial e na diminuição dos níveis de colesterol. Além disso, é um potente antioxidante que auxilia na proteção do corpo contra o estresse oxidativo.
Diurético que auxilia na remoção do excesso de líquido do corpo, atuando como adjuvante no tratamento de condições como hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva e edema.
Auxilia na absorção da glutamina, que faz o fortalecimento da barreira intestinal, melhorando a digestão e a absorção de nutrientes. Também ajuda a repor os estoques de glutamina nos músculos, favorecendo a recuperação pós-treino e prevenindo a fadiga.
É um grupo de três aminoácidos essenciais que auxilia na prevenção muscular, evitando a perda de músculos no processo de emagrecimento e agindo na recuperação pós-treino.
Possui um importante papel na proteção das células aos danos causados pelos radicais livres e toxinas.
Conhecido por seu papel na preservação da massa muscular e proteção dos músculos contra a degradação, garantindo que a maior parte do peso perdido seja de gordura.
Importante para a manutenção muscular por atuar na construção da massa magra e auxiliar na sensação de saciedade.
Auxilia na remoção do excesso de amônia do corpo, reduzindo, assim, a fadiga e contribuindo para a resistência muscular e um melhor desempenho.
Fornece suporte para a clareza mental e a concentração, importantes para a disciplina durante o tratamento.
Antioxidante com poderosa ação oxidante que contribui para o controle glicêmico e a proteção vascular.
Aminoácido essencial por ser precursor de óxido nítrico (NO) e potente vasodilatador que promove o relaxamento e a expansão dos vasos sanguíneos, melhorando o fluxo e a circulação. Uma boa circulação é essencial para a saúde cardiovascular e para o transporte eficiente de nutrientes e oxigênio aos músculos, o que pode ser benéfico durante a prática de exercícios físicos.
Nutriente fundamental que auxilia o sistema imunológico, agindo como antioxidante e protegendo as células contra danos de fatores externos. Contribui também para a saúde dos vasos sanguíneos e síntese do colágeno.
Essencial para a produção de coenzimas, o que pode auxiliar no combate à fadiga, atua na degradação de ácidos graxos e fornece suporte para a saúde da pele.
Um dos principais componentes do colágeno que auxilia no fortalecimento de tendões, ligamentos e articulações.
Precursor da colina, responsável pela melhora da flacidez da pele, com ação antioxidante.
Auxilia na produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, melhorando a saúde da pele e dos cabelos.
Frequentemente administrado para tratar a osteoartrite, possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que atuam na funcionalidade articular.
Atua como precursor de aminoácidos e antioxidantes essenciais à desintoxicação hepática. Manter a saúde do fígado é fundamental durante o processo de perda de peso, pois ele é responsável pelo metabolismo das gorduras e pela eliminação de toxinas.
Possui ações antioxidante e desintoxicante, protege as células do estresse oxidativo e apoia a função de desintoxicação do fígado, que é crucial durante o processo de perda de peso. Além disso, pode fortalecer o sistema imunológico e manter o corpo mais resistente a infecções.
Composto orgânico de enxofre com propriedades anti-inflamatórias que contribuem para a redução da inflamação e da dor nas articulações.
É conhecido por seus efeitos calmantes, auxiliando a relaxar os músculos e o sistema nervoso. Isso pode contribuir para um sono de melhor qualidade, que é fundamental para a regulação hormonal e para o sucesso da perda de peso. Além disso, desempenha um papel importante na regulação da pressão arterial e da glicemia.
Mineral essencial para a saúde óssea e para a função muscular e nervosa, podendo auxiliar na prevenção da osteoporose.
Aminoácido que auxilia na firmeza da pele e na saúde das articulações durante a perda de peso.
Fundamental para converter carboidratos, gorduras e proteínas em energia, contribuindo para o funcionamento regular do metabolismo.
Nutriente que é sintetizado no fígado e tem a função de auxiliar na digestão e na absorção de gorduras.
Atua na redução da gordura localizada, ativando enzimas que promovem a quebra das células de gordura (lipólise).
Ativa a lipólise, processo em que ocorre a síntese de moléculas mensageiras que sinalizam a quebra das células de gordura, resultando no seu esvaziamento.
Conhecida, principalmente, por seu papel como inibidor de aromatase, uma enzima que converte a testosterona (hormônio masculino) em estrogênio (hormônio feminino).
Atua como um agente hemorreológico, melhorando as propriedades do fluxo sanguíneo.
Componentes que trabalham em sinergia para promover a regeneração e o rejuvenescimento da pele, com foco na melhora da flacidez e na redução de gordura localizada.
Para potencializar os resultados dos protocolos injetáveis, é importante também manter a suplementação por via oral. Acesse o nosso material de suporte ao uso de análogos de GLP-1 e conheça as orientações para uma suplementação complementar segura e eficaz.
IMPORTANTE
Este material é de apoio técnico para prescritores e é proibida a sua divulgação para consumidores, nos termos do item 5.14 da RDC 67/2007.
CAVA, Edda; YEAT, Nai Chien; MITTENDORFER, Bettina. Preserving healthy muscle during weight loss. Advances in Nutrition, v. 8, n. 3, p. 511-519, 2017.
CHAVEZ, A. M.; CARRASCO BARRIA, R.; LEÓN-SANZ, M. Nutrition support whilst on glucagon-like peptide-1 based therapy. Is it necessary? Curr Opin Clin Nutr Metab Care, v. 28, n. 4, p. 351-357, jul. 2025.
CHEN, A. S.; BATSIS, J. A. Treating Sarcopenic Obesity in the Era of Incretin Therapies: Perspectives and Challenges. Diabetes, [s. l.], 11 jul. 2025. DOI: 10.2337/dbi25-0004. Disponível em: https://diabetesjournals.org/diabetes/article/doi/10.2337/dbi25-0004/160535/Treating-Sarcopenic-Obesity-in-the-Era-of-Incretin. Acesso em: 25 jul. 2025.
DAVIS, J. Hunger, ghrelin and the gut. Brain Res, v. 1693, Pt B, p. 154-158, 15 ago. 2018.
DRUCKER, D. J. Mechanisms of Action and Therapeutic Application of Glucagon-like Peptide-1. Cell Metab, v. 27, n. 4, p. 740-756, 3 abr. 2018.
FITZSIMMONS, E. E.; BARDONE-CONE, A. M. Coping and social support as potential moderators of the relation between anxiety and eating disorder symptomatology. Eat Behav, v. 12, n. 1, p. 21-28, jan. 2011.
HEGAZI, R.; HALPERN, B. Looking beyond fat in obesity: the frequently overlooked importance of muscle mass. Reviews in Endocrine and Metabolic Disorders, [s. l.], 17 jul. 2025. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11154-025-09986-1. Acesso em: 24 jul. 2025
MEHRTASH, F.; DUSHAY, J.; MANSON, J. E. Integração de dieta e atividade física na prescrição de GLP-1s — fatores de estilo de vida permanecem cruciais. JAMA Intern Med. Publicado online em 14 jul. 2025.
MODVIG, I. M. et al. Amino acids differ in their capacity to stimulate GLP-1 release from the perfused rat small intestine and stimulate secretion by different sensing mechanisms. Am J Physiol Endocrinol Metab, v. 320, n. 5, p. E874-E885, 1 maio 2021.
NEELAND, I. J.; LINGE, J.; BIRKENFELD, A. L. Changes in lean body mass with glucagon-like peptide-1-based therapies and mitigation strategies. Diabetes Obes Metab, v. 26, Suppl 4, p. 16-27, set. 2024.
NOVEL strategies for medical management of obesity: mechanisms, clinical implications, and societal impacts—a report from the 25th Annual Harvard Nutrition Obesity Symposium. American Journal of Clinical Nutrition, 2025.
REISS, A. B. et al. Weight Reduction with GLP-1 Agonists and Paths for Discontinuation While Maintaining Weight Loss. Biomolecules, Basel, v. 15, n. 3, 408, 13 mar. 2025. DOI: 10.3390/biom15030408. Disponível em: https://www.mdpi.com/2218-273X/15/3/408. Acesso em: 25 jul. 2025.
Comentários